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Lyvio quando traçar um plano nunca leve em conta a possibilidade do combate, primeiro porque qualquer pessoa ou guerreiro que não é viciado em luta pensaria assim, segundo porque eu aprendi uma coisa... o mestre sempre faz o que quer em termos de desafio, portanto ele pode pegar e ajustar um golem desses pro nível do nosso grupo ou fazer qualquer mudança de resistência por exemplo. Ele pode muito bem botar um Kobold que no MM vc encontra como ND 1, mas o Kobold pode ter ND 15(alterando a criatura). Tudo depende do mestre, então por mais que o Livro dos Monstros pareça esclarecedor ele simplesmente não serve pra nada no jogo mesmo, ao contrário do que parece saber números não adianta, mas contraditoriamente conhecer o monstro(história, etc, por exemplo como o Perseu derrotou uma medusa) é que vale mais a pena.Eutava catando no livro dos monstros para me precaver as criaturas de pedra ou terra que seria parecidas com as caracteristicas que felix disso e me deparei com: Golém de Pedra ou Gigante de pedra, que são beeeeeeeeeem fortes por sinal e bem superior ao grupo, se fosse apenas um poderiamos dar conta, mas são mais de um pois felx falou os guardas, então dois golens de pedra ou 2 gigantes de pedra é um desafio mortal como diz no livro do mestre, porém procurei ver também os elementais de terra grande, e dois deles são bem mais equilibrados para nosso grupo enfrentar, tomara que sejam dois elementais da terra grandes!
Até se fosse goblin prefiro passar escondido.Sinceramente, elemental ou gigante, eu prefiro passar escondido.
Disse tudo Dimenera. Eu quis dizer justamente isso, conhecer o monstro é uma coisa útil(fraquezas, como derrotá-lo, etc), mas os números exatos não tem importância alguma(talvez saber qual a Saving Throw mais baixa, embora na maioria dos casos seja dedutível com a aparência do monstro), mas vc deduzir que um monstro é muito poderoso depende puramente de como a história é conduzida(veja abaixo o exemplo sobre o dragão), claro que vc tira padrões baseado na aparência, tamanho e fama do monstro o que está correto, mas pode muito bem não ser td aquilo.Acho que o bom jogador usa um pouco de metajogo sim (por exemplo para pesquisar as possíveis fraquezas de uma criatura), mas nunca deve perder de vista o rumo que a aventura está tomando. Por exemplo: Se um grupo de nível 1 fica sabendo onde é a toca de um dragão vermelho ancião, não significa que é para ir até lá atirar nele com um estilingue. Talvez já seja desafio suficiente para o grupo levar esta informação até as autoridades locais.
Não foi crítica Apenas um toque, pois saber as fraquezas de um monstro ou como ele luta eh uma coisa interessante, mas o que eu quis demonstrar é que vc saber o nível de dificuldade de um encontro é algo que não adianta justamente pelos motivos que o Dimenera falou.Não sei se foi uma critica, mais foi mau se agi de modo errado, mas tipo vc mesmo disse que se faz um metajogo e eu fiz exatamente para se ter uma noçãozinha do que poderia ser esses soldados, saber as fraquezas vantagens etc. E quis compartiljar com o grupo já para ir preparando a estartegia, mas se fazer isso da proxima vez ficare para mim.