• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que você planeja ler em 2022? — Tópico para as listinhas/metas literárias de ano novo

Aprendi com a sábia Dilminha* que não se deve estabelecer uma meta, tem de deixar a meta aberta e, quando ela for atingida, deve-se dobrá-la. Com isso em mente, ficarei feliz se eu conseguir ler um livro em Inglês (que eu preciso aprender, meu Deus do céu! Valei-me, Santo Edward Cullen!) e um livro em Espanhol (que eu nem vou aprender, mas consigo ler sem aprender, com o auxílio de ferramentas de tradução hahahahaha). Se eu não conseguir ler, tudo bem, também, o importante é que vou tentar. 🤗

*Na verdade, aprendi com o fato de que leio mil livros ao mesmo tempo e, nessa bagunça, os que consigo terminar são guerreirinhos, uma vez que costumo começar a ler livro que nem tava na lista, porque vejo o título, gosto, compro e leio. É o meu jeitinho. :timido:
 
Já tô quase desistindo de ler um livro em Espanhol. Também tô quase desistindo de ler um livro em Inglês. Literariamente falando, meu 2022 será um desastre. :rofl::rofl::rofl:
Pega um romancezinho ou uns contos de terror do Horacio Quiroga nem que seja. Força na peruca!
#euacredito :issoaih::cheer:
 
Última edição:
E aí, como anda a listinha de vocês?

Middlemarch esse ano realmente não rola;
Os Anais de Tácito eu li numa tradução inglesa, intercalando com olhadelas no texto latino;
Viva o povo brasileiro é minha leitura do momento. Estou amando!
Muito possivelmente vou intercalar com o Grande Sertão logo depois.
 
Minha meta de ler 1 livro por semana falhou feio, falhou rude. Mas talvez na média eu ainda consiga.
Consegui encarar o Fausto. O Dom Quixote só li a parte 1 e acho difícil terminar a 2. Paraíso Perdido pretendo deixar pro ano que vem. O resto foi o que foi aparecendo.
 
La se vai minhas metas impossíveis, duvido que conseguirei finalizar alguma.

Ler pelo menos dois dos livros do Doctor Who que estão encalhados há anos;
Terminas ao menos Daomu Biji Sha Hai;
Termina Jiang Ye
Ler Metrópoles
:redcard:
Ate agora não marquei um nessa meta, se desse para contar os audiodramas do spin off do Doctor Who, acho que marco uma. :dente:
 
Minha lista pra esse ano está maior que a do ano passado. Por isso mesmo, certamente vou cumprir menos. Quem mandou acumular tanta coisa pra ler ao longo do ano? :dente:

Ver anexo 91939

Pro caso da foto ter ficado ruim, os livros são:

1) Os Maias, de Eça de Queirós;
2) Terras do Sem Fim, de Jorge Amado;
3) O Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho;
4) O Continente, vol. 1, do Érico Veríssimo.
5) Escritores Maranhenses 1955-1965, de Josué Montello;
6) Janelas Fechadas, de Josué Montello;
7) Cais da Sagração, de Josué Montello;
8) Angústia, de Graciliano Ramos;
9) O Dono do Mar, de José Sarney;
10) A Estrutura da Bolha de Sabão, da Lygia Fagundes Telles;
11) Invenção e Memória, da Lygia Fagundes Telles;
12) Durante aquele estranho chá, da Lygia Fagundes Telles;
13) A Camisa do Marido, de Nélida Piñon;
14) Vozes do Deserto, de Nélida Piñon;
15) Diário Secreto, vol. 1, de Humberto de Campos;
16) Bresser-Pereira: Rupturas do Pensamento, de João Villaverde e José Márcio Rego.

Um desastrezinho. Dos 16 livros da lista, só li 4:

2) Terras do Sem Fim, de Jorge Amado;
9) O Dono do Mar, de José Sarney;
12) Durante aquele estranho chá, da Lygia Fagundes Telles;
16) Bresser-Pereira: Rupturas do Pensamento, de João Villaverde e José Márcio Rego.

Iniciei a leitura de O Coronel e o Lobisomem, mas está bem abandonada. Não porque não estivesse gostando, mas peguei pra ler o Sebald e o deixei de lado.
 
Não tenho lido nem os posts dos haters nos tópicos de Os Anéis de Poder.* Por aí vocês já imaginam como as coisas estão, né? :rofl::rofl::rofl:


*A verdade é que eu passei a me divertir muito mais nos tópicos da série quando parei de ler os posts da Kinzinha e do outro loucão hater lá. Meu problema não é com as críticas à série, muito pelo contrário, eu adoro todas as críticas que o povo faz, e até concordo com elas. Meu problema é com a falta de boa vontade, mesmo.​
 
eu estou namorandinho a ideia de ler a vida e opiniões de tristram shandy do sterne e lovel the widower do thackeray - usar minha bagagem anglófona para brincar um tico com as influências do machado de assis. na real eu queria seguir na linha de algo que ligasse a becky sharp (de vanity fair do thackeray) às heroínas do machado, mas seria forçação de barra demais, achei melhor ficar na área em que há registro do que machado leu. :think:

fora isso eu sigo meio sem planos, talvez ler um pouco mais de autores nacionais. ano passado só li o torto arado de literatura nacional =S

eu sei que vão aí ainda uns dois meses para acabar o ano, mas o mais próximo que cheguei do meu plano foi ler 3 autoras nacionais - o tristram shandy ficou pra outro momento (a parte doida é que planejava ler no começo do ano e aí O FANTAAAAAAASMA ESPÍÍÍRITO DO TEMPO fez sua mágica e pans, a companhia lançou tradução do tristram shandy esse ano? wtf.).

meus lidos por enquanto estão assim:

1664926227425.png
1664926265050.png
1664926296737.png

eu praticamente só consigo ler fantasia e livro de gente descaralhada das ideias. :byebye:
 
Acho que por ora é terminar os que comecei ano passado - vira e mexe coloco um livro na frente do outro - e ler a Trilogia do Século do Follett pra abrir espaço nas estantes. As demais coisas eu vou acrescentando.
No fim das contas, passei adiante tanto essa trilogia como os livros de Knightsbridge, sem ler nenhum.
 
Estamos em outubro e ainda tenho esperança de retomar as leituras de um grupo que participo e ta parado rs
As leituras começaram ano passado, não passamos do primeiro :D
 
Como este será um ano mais atarefado, farei um planejamento mais enxuto. A princípio quero ler esses 4 livros aqui:

Middlemarch;
Anais de Tácito;
Viva o povo brasileiro;
Grande Sertão.
Acho até que fui bem. Não li Middlemarch e acho bem improvável que eu o leia ano que vem.
Como dito mensagens antes, li os Anais e Viva o povo brasileiro. Ficou faltando só o Grande Sertão, mas é possível que eu o faça já no primeiro semestre.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo