• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias 2024

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Já que o @Eriadan não criou o tópico, e estamos no dia, 11, eu abro! :hihihi:

Podem ser apenas ideias que balizem o seu ano; não precisam ser metas num sentido estrito de "oh meu deus estou atrás do cronograma eu me sinto um lixo"...


Minhas metas pessoais continuam as mesmas, porque agora eu vou tentar realmente realizá-las:
1) Comprar menos, vender/doar mais livros (eu já preciso construir mais estantes, porque tá foda...);
2) Ler mais também, agora que estou livre da facul — o que me leva ao item 3;
3) Ler em média 1.000 páginas por mês, ou 12.000 no ano todo;
4) Ler no mínimo 50 livros;
5) Priorizar os livros bons e arriscar menos rs;
6) Ler de maneira um tanto menos caótica rs;
7) Ler alguns classicões que estou devendo há anos [vou estabelecer quais em breve e atualizar aqui];
8) Ler os livros que ganhei de presente;

Fora do âmbito da leitura em si, mas dentro do literário:
1) Terminar meu 2º livrinho de poesia, que ficou parado...
2) Começar a escrever um livro em prosa;
3) Continuar traduzindo os poemas do Lovecraft e talvez alguns do Byron... :dente:


 
Última edição:
Deixa eu ver, a principio o que planejei pra este ano é:
1-terminar a lista de livros de 2021 do grupo de leitura
2-Reler A saga jogos vorazes e os livros orgulho e preconceito e razão e sensibilidade.
3-Ler a "saga do tigre"(sei la se tem esse nome, mas é aquela saga de livros da Colleen Houck que tudo é do tigre)
4-Intercalar nas leituras livros evangélicos "de apoio"(estou chamando assim os livros que tratam dos assuntos da fé cristã e não são ficcionais/romances, etc)
5-Ler 100 anos de solidão, que ganhei de amigo secreto :)

No âmbito da escrita, pretendo escrever mais de algumas historias minhas que estão paradas.
 
Última edição:
Oh céus. Peraí que eu vou ver isso logo mais, pra analisar se tratam da mesma coisa. Se for o caso, o erro já tinha começado lá em 2021 com o Mercúcio. :timido:
 
Achei melhor considerar este tópico como o de Resoluções Literárias e editei o post original.
Aquele de listinhas acaba sendo incorporado aqui, de qualquer modo.
Podem fazer suas resoluções do jeito que acharem melhor.
Obrigado pela correção.

Aproveitei pra reviver algumas resoluções minhas, chegando à marca de 8 resoluções, que é pra fracassar em grande estilo. Fail again. Fail better.
 
Última edição:
curioso que ontem mesmo estava conversando sobre o @Bartleby sobre o tópico desse ano... minha resolução (rs) era criar hoje, mas o Béla já fez isso :hxhx:

quanto às leituras, não gosto de colocar quantos livros quero ler e tals, mas são:

1) variar um pouco a nacionalidade dos autores que leio. Percebi, na verdade fizeram eu perceber kk, que a lista minha de leitura do ano passado, e dos anos anteriores, se concentrava bastante em livros ingleses, outros europeus e tal. Então quero ler mais literatura latino-americana, asiática, árabe, por aí vai, quer clássicos quer algo mais contemporâneo;

2) ler mais em livros físicos do que em e-book. Tô relendo Grande Sertão: Veredas, dessa vez no livro que ganhei no amigo secreto, e que diferença faz - pra mim, pelo menos - em matéria de imersão, de imaginar cenários, de fluidez da leitura, de concentração, mesmo...

3) ser mais seletivo quanto aos livros. Colocar alguma porcentagem de páginas, 10% do total, talvez, pra avaliar se tô gostando da leitura ou não (válido apenas pras leituras em e-book e livros emprestados esse k).

4) talvez vender ou doar alguns títulos que tão ocupando espaço aqui em casa e que não planejo reler, As Crônicas de Gelo e Fogo, por exemplo

5) tanto a títulos específicos não sei ao certo, mas quero muito ler nesse ano o Meridiano de Sangue e algum do Murakami... O restante vamos decidindo ao longo do ano :timido:
 
2024 começa ainda no embalo da meta do ano anterior.. ler mais contos de H.P Lovecraft, mas agora estrear definitivamente com Mario Vargas Llosa.
 
Ah, pronto, o tópico pra gente ficar deprê no final do ano :drunk:

Zoa, boa sorte e boas leituras a todos 🤓!

Eu, por mim, já aprendi, e não vou fazer resolução nenhuma, não... se eu ler alguma coisa já tá bão :gato:
 
2024 começa ainda no embalo da meta do ano anterior.. ler mais contos de H.P Lovecraft, mas agora estrear definitivamente com Mario Vargas Llosa.
Uma das minhas resoluções é NÃO insistir mais com contos de Lovecraft rsrs Tô terminando o meu segundo ("The Shadow Over Innsmouth") à força... Mas confesso que o inglês atrapalha um bocado. Tem um capítulo inteiro de um cara narrando uma história com linguagem de bêbado, 80% das palavras escrita de forma diferente, é quase ilegível...
 
Percebi, na verdade fizeram eu perceber kk, que a lista minha de leitura do ano passado, e dos anos anteriores, se concentrava bastante em livros ingleses
fizeram = Biel o fez perceber. :lol:
ler mais em livros físicos do que em e-book
Espírito do Eriadan exorcizado com sucesso.
ser mais seletivo quanto aos livros
Espírito do Biel falando.
Ah, pronto, o tópico pra gente ficar deprê no final do ano :drunk:
Nem me fala, Biel, nem me fala. No ano passado, fiz uma única resolução e, ainda assim, consegui falhar. E falhei com louvor. :rofl:
u, por mim, já aprendi, e não vou fazer resolução nenhuma, não...
Cê nem inventa, que tem de fazer uma resolução romântica: envolvendo você, o Níra, flores e livros na cama. (Eram falsos os rumores de que eu tinha perdido a fé no amor. Sou a maior entusiasta do casal #Níratleby).​
 
Tá falando demais pra quem não fez resolução nenhuma. :chibata:
Vou fazer, mas, primeiro, tinha de incentivar os novinhos, que sou madrinha do casal.

Faça um post depois deste, que é pra eu não floodar quando postar minha listinha de resoluções (que não hei de cumprir, mas será linda!) :dente:
 
01. Priorizar a leitura de obras literárias brasileiras clássicas. Poesia contemporânea eu sempre leio, mas faz tempo que deixei de lado os livros — de contos e romances — clássicos, e bons, da nossa literatura. Ando precisando reler Graciliano Ramos, por exemplo, e vou aproveitar a questão da entrada da sua obra em domínio público para fazer isso. Eu amo a Literatura Brasileira, mas, nos últimos anos, estive em falta com ela.

02. Pagar a dívida que tenho com Laurence Sterne e ler a sua obra-prima: A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy. Desse modo, poderei averiguar como Machado de Assis se apropriou, na criação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, do que Sergio Paulo Rouanet chamou de "forma shandiana".

03. Ler um livro em Inglês. (Resolução que tenho feito nos últimos dois anos. Tenho falhado com louvor. Espero, no ano que se inicia, fugir à regra).​
 
Já que insistiram, rs, eu acho que eu vou fazer uma resoluçãozinha só, inspirado num amigo meu, grande defensor da poesia - sempre que alguém falava nas leituras do mês que "só leu poesia", ao invés de romances longos e tal, ele dizia, "nunca se sinta culpado por ler poesia!".

Então, também pra me ajudar, e me sentir produtivo, e quebrar essa ideia de que se eu não ler prosa "eu não estou lendo de verdade", vou tentar ler, o máximo possível, só coletâneas de poemas :)
 
01. Priorizar a leitura de obras literárias brasileiras clássicas. Poesia contemporânea eu sempre leio, mas faz tempo que deixei de lado os livros — de contos e romances — clássicos, e bons, da nossa literatura. Ando precisando reler Graciliano Ramos, por exemplo, e vou aproveitar a questão da entrada da sua obra em domínio público para fazer isso. Eu amo a Literatura Brasileira, mas, nos últimos anos, estive em falta com ela.

02. Pagar a dívida que tenho com Laurence Sterne e ler a sua obra-prima: A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy. Desse modo, poderei averiguar como Machado de Assis se apropriou, na criação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, do que Sergio Paulo Rouanet chamou de "forma shandiana".

03. Ler um livro em Inglês. (Resolução que tenho feito nos últimos dois anos. Tenho falhado com louvor. Espero, no ano que se inicia, fugir à regra).​
04. Ler os livros que ganhei de presente nos últimos tempos; só de amigo-oculto de 2023, tenho dois, o do trabalho e o do fórum.

05. Comprar o mínimo possível de livros. Se possível, só livros teóricos imprescindíveis, mesmo, que eu encontrar com promoções irresistíveis.

06. Abrir espaço na prateleira. Tem livro que li, gostei, mas não vejo motivo para manter "estocado". Tem livro que sei que não lerei. Vou praticar o desapego.​
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo