• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melian

Período composto por insubordinação.
Nesta semana tivemos uma tragédia: a separação do casal Sandy e Lucas. Também tivemos temperaturas assustadoramente altas, mas aquecimento global é delírio, falemos sobre a real tragédia: o amor acaba, já dizia Paulo Mendes Campos em uma belíssima, e conhecida, crônica. Nela, ele disse que o amor "pode acabar com doçura e esperança". Parece ter sido o caso da separação da Sandy e do Lucas. Mas sempre fica aquela sensação de que não estamos vendo alguma coisa, de que há algo encoberto pelos acordes de uma música que ainda não foi inteiramente tocada. Acontece que o amor, como a vida, acaba. E ele "acaba na poeira que vertem os crepúsculos, caindo imperceptível no beijo de ir e vir". E se o Lucas se apaixonou pela sua parceira no musical "Once"? (Já viram o filme? É belíssimo.) Ah, o neurótico e sua infinita capacidade de fabulação! "Em todos os lugares o amor acaba; a qualquer hora o amor acaba; por qualquer motivo o amor acaba; para recomeçar em todos os lugares e a qualquer minuto o amor acaba." Mas a literatura é o lugar e o tempo em que o amor, em todas as suas manifestações, recomeça. Quando Montaigne nos ensinou que escrever é aprender a morrer, ensinou-nos, também, que ler é o único modo de aprendermos a viver. Que tal socializarmos nossas vivências presenteando os amigos com maravilhosos exemplares da literatura universal? Venha participar do Amigo Oculto Literário de 2023.

Participantes: (A lista será montada após a confirmação, neste tópico, de todas as pessoas que participarão do evento).
abylos
amcardoso
Ana Lovejoy
Arringa Hrívë
Bartleby
Béla van Tesma (Lista de sugestão de presente para quem deseja possuir meu corpinho).
Bruce Torres
Erendis
Eriadan
Indu
Kainof
Loveless
Mavericco
Melian Explicações sobre a lista, porque sou professora.
Mercúcio
Níra
Paganus
Vela- o Rousoku (Copiei a ideia do Eriadan para sugestão de presente).
Sugestão de Cronograma (Será alterado, após anuência dos participantes):

Início do prazo de envio do livro: 10/11/2023
Fim do prazo de envio do livro: 20/11/2023
Data do início da revelação: 01/12/2023

Geralmente, a revelação acontece quando está quase chegando o Natal. As vozes da minha cabeça e eu achamos que isso acaba sendo contraproducente, porque, nessa época, muitas pessoas já viajaram, estão preocupadas com os preparativos para o Natal, dentre outras coisas, e acabam não participando como gostariam do tópico. Queria sugerir que antecipássemos a revelação, já que começamos a organização antes — o que dá tempo de as pessoas ajeitarem as coisas financeiramente — para não causarmos um "conflito de agenda" (como se nerd tivesse vida social! :rofl:) na vida dos amiguinhos. O que acham? Deem uma olhadinha nas datas que sugeri. Vocês podem (e devem!) sugerir outras, que sejam melhores para todos.​

ATENÇÃO! Caso você nunca tenha participado deste evento, leia a explicação a seguir, feita pelo @Eriadan .
Resumindo o evento para os novatos:

O que é: um amigo secreto anual só de livros (físicos :sad:) entre usuários do Fórum Valinor. É a 3ª edição consecutiva.
Como funciona: (1) todos encaminham para um organizador (que não participa do sorteio) o seu nome e endereço; (2) O organizador faz o sorteio secretamente, e encaminha para cada um a pessoa que ela tirou e os seus respectivos dados; (3) é dado um prazo para envio dos presentes pelo correio; (4) o evento termina com a revelação, no tópico. [A organizadora deste ano será @Clara]
Quando? Os itens (1) e (2) ainda não têm data definida; o prazo para envio do livro será de 10 a 20 de novembro; a revelação começará no dia 1º de dezembro.
Como funciona a revelação: já que começa depois do recebimento dos presentes, cada um já sabe quem o tirou, portanto a revelação é invertida: a pessoa que ganhou o livro dá dicas de quem a tirou, para os outros tentarem acertar.

Devo dar sugestões de livros que gostaria de ganhar? Vai de cada um. É recomendável, porém opcional.
Devo escrever dedicatória no livro? Vai de cada um. A maioria das pessoas dá bastante valor.
Servem livros usados? Também vai de cada um. É aconselhável cada participante manifestar suas preferências em relação a estes três últimos itens.
Servem livros digitais? Não. :cry:
Há limite mínimo ou máximo de valor? Não.

Dica importante: ao fazer o envio nos Correios, informe a modalidade impresso, cuja taxa é menor, exclusiva para envio de livros. Escreva no envelope:
Impresso — Fechamento autorizado.
Pode ser aberto pela ECT.

De preferência, utilize uma embalagem que possa ser aberta e fechada com facilidade, ou leve aberto, para fechar somente na hora.


Para quem quiser se familiarizar com o formato do evento, seguem os links para os tópicos dos anos anteriores:

Amigo Secreto Literário 2021.
Amigo Secreto Literário 2022.
 
Última edição:
Comecem a convocar pessoas para que elas confirmem a participação. @Mercúcio o senhor que começou a história mais cedo, apareça, aqui. hahaha @Eriadan não, não aceito livro para kindle, porque quero dedicatória. Ô @abylos anda, logo, que eu não tenho o resto do ano pra organizar esse trem. Seu @Béla van Tesma cê que me marcou pra criar o tópico, então apareça. Dona @Erendis larga os clássicos e apareça aqui! Ô @Finarfin ou eu deveria te chamar de Felipe Neto (ele também odiou A Biblioteca da Meia-Noite :hihihi:), corre aqui! Muito triste que a @Clara não vai participar. Mas feliz que ela vai nos ajudar com os trecos de organização de sorteio e tudo o mais. Pelo menos você estará no evento com a gente. Obrigada, Clarinha. 🤗 Ô seu @Indu bora? Gente, será que neste ano a dona @Ana Lovejoy vai participar? Seu @Bruce Torres venha aqui confirmar a participação.​
 
Maravilha!! Arrasou, @Melian !

Confirmo a participação e aponto apenas um problema em relação ao cronograma. Se o fim do prazo de envio é 30/11, quando iniciar a revelação muita gente poderá não ter recebido o livro ainda. E isso travaria o andamento da coisa.

Sugestão:

Início do prazo de envio: 10/11.
Fim do prazo de envio: 20/11.
Início da revelação: 01/12.
 
Confirmo a participação e aponto apenas um problema em relação ao cronograma. Se o fim do prazo de envio é 30/11, quando iniciar a revelação muita gente poderá não ter recebido o livro ainda. E isso travaria o andamento da coisa.
Perfeito! De onde eu tirei o 30, ali, não faço ideia. Acho que tava com o cronograma antigo na cabeça. Obrigada, migo.
Sugestão:

Início do prazo de envio: 10/11.
Fim do prazo de envio: 20/11.
Início da revelação: 01/12.
Adorei (e já editei lá. Caso alguém tenha alguma objeção, avise para que possamos rever). :cheer:
 
Em primeiro lugar, queria dar os parabéns à Valentina pela organização do tópico. Missão dada é missão cumprida. :clap: Em segundo lugar, queria confirmar minha participação (resguardada a possibilidade de mudar de ideia caso alguém muito babaca venha a compor a brincadeira). Em terceiro lugar, queria fazer uma denúncia!: não recebi a notificação pela marcação de meu nome, e por isso talvez outros não estejam recebendo... Nunca entendi por que o fórum faz dessas, mas não deixem também de convocar seus amiguinhos por outros meios. Por último: voto com a emenda do Mercúcio para o cronograma. Also: @Jacques Austerlitz @Spartaco @Ana Lovejoy @Kainof
 
Em primeiro lugar, queria dar os parabéns à Valentina pela organização do tópico. Missão dada é missão cumprida. :clap:
Thank You So Much GIF by euphoria

Em segundo lugar, queria confirmar minha participação (resguardada a possibilidade de mudar de ideia caso alguém muito babaca venha a compor a brincadeira).
Será que o cara que acha que criar uma livraria para divulgar livros de autoria feminina seja preconceito com os homens vai querer participar? Se for, eu não participo, porque não sou obrigada. :assobio:


E o migo @Eriadan que apareceu para chamar os migos mas não confirmou a participação? :rofl::rofl::rofl:
 
Por enquanto, estou editando o primeiro post e colocando os nomes dos participantes conforme eles confirmam a participação. Depois, vou colocar em ordem alfabética (se eu conseguir me lembrar disso hahaha), porque, quando me lembro, tenho TOC. :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo