• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que você planeja ler em 2022? — Tópico para as listinhas/metas literárias de ano novo

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
Seguindo a ideia proposta pelo Mercúcio para 2021 — de cujo tópico eu até roubei o título rs —, resolvi criar um tópico para o ano de 2022.

Minhas metas pessoais continuam as mesmas, porque agora eu vou tentar realmente realizá-las:
1) Comprar menos, vender/doar mais livros. Ler mais também, o que me leva ao item 2;
2) Ler em média 1.000 páginas por mês, ou 12.000 no ano todo;
3) Ler alguns classicões que estou devendo há anos [vou estabelecer quais em breve].

E vou adicionar uma nova e mais ousada:
4) Escrever ou adiantar bastante ao menos um livro em prosa.

:joinha:

E vocês?
Alguma meta pessoal para a literatura em 2022?
 
Ainda não faço ideia.
Tudo depende de como estiver minha saúde mental.
Este ano (e o anterior) não consegui levar adiante nenhuma leitura mais profunda.
Até um quadrinho do alan moore me empurrava pro buraco da ansiedade e da melancolia, de maneira que mergulhei nas histórias da agatha christie e nos relatos de discos voadores, encontros com extraterrestres e mundos paralelos. Tudo pra me manter o mais longe possível desse insensato mundo de morte, pandemia, dívidas, inflação e cagalhão na presidência. =/

E não consigo vislumbrar uma melhora em 2022, ao contrário.

Vamos ver como as coisas vão se encaminhar, então eu atualizo aqui. =]
 
2021 serviu pra eu me organizar e fechar minhas pendências.

Ano que vem eu vou ler muita teoria, até não aguentar mais. Se a gente realmente ler Fausto e se eu der seguimento ao Dom Quixote (estou no capítulo 22 da primeira parte), eu devo ler no máximo uns 5 de literatura e o resto de teoria. :lol:

Mas 2022 vai ser o ano do 12 pra mim. Quero ler 12 000 páginas e ganhar 12 kg de músculo (mantendo meus 12 % de gordura). Além disso, vou mudar a foto aqui todo mês. Só na eleição é que vai ser 13. :hihihi:
 
La se vai minhas metas impossíveis, duvido que conseguirei finalizar alguma.

Ler pelo menos dois dos livros do Doctor Who que estão encalhados há anos;
Terminas ao menos Daomu Biji Sha Hai;
Termina Jiang Ye
Ler Metrópoles
 
Minha lista pra esse ano está maior que a do ano passado. Por isso mesmo, certamente vou cumprir menos. Quem mandou acumular tanta coisa pra ler ao longo do ano? :dente:

IMG_20211227_092942_793.jpg

Pro caso da foto ter ficado ruim, os livros são:

1) Os Maias, de Eça de Queirós;
2) Terras do Sem Fim, de Jorge Amado;
3) O Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho;
4) O Continente, vol. 1, do Érico Veríssimo.
5) Escritores Maranhenses 1955-1965, de Josué Montello;
6) Janelas Fechadas, de Josué Montello;
7) Cais da Sagração, de Josué Montello;
8) Angústia, de Graciliano Ramos;
9) O Dono do Mar, de José Sarney;
10) A Estrutura da Bolha de Sabão, da Lygia Fagundes Telles;
11) Invenção e Memória, da Lygia Fagundes Telles;
12) Durante aquele estranho chá, da Lygia Fagundes Telles;
13) A Camisa do Marido, de Nélida Piñon;
14) Vozes do Deserto, de Nélida Piñon;
15) Diário Secreto, vol. 1, de Humberto de Campos;
16) Bresser-Pereira: Rupturas do Pensamento, de João Villaverde e José Márcio Rego.
 
Bem, já quero pegar logo de cara em 2022 Os Sertões, que é um livro que há muitos anos tenciono ler mas nunca pego pra valer. Agora vai.

Uma outra meta, que não fica restrita ao próximo ano, é a releitura de Meridiano de Sangue. A minha intenção é reler esse colosso literário ao menos uma vez por ano. Pretendo fazer o mesmo com Grande Sertão: Veredas, que já li quatro vezes e quero reler outras tantas.

Quanto à frequência de leitura, acho que ler uns 20 livros por ano pra mim já é satisfatório.
 
Pelo menos nos quatro primeiros meses do ano podendo até ser o primeiro semestre inteiro, decidi prorrogar a minha imersão maior em obras do Stephen King por antes ter ficado uma década inteira ser ter lido absolutamente nada dele.

No segundo semestre retomarei leituras com foco maior no gênero policial.
 
1) Os Maias, de Eça de Queirós;
aqui não é confessionário, mas lá vai: tinha pego recentemente uma matéria eletiva de lit port. para acabar com as eletivas, e eu não sabia qual seria a ementa, aí o prof. passa esse calhamaço de quase mil páginas... confesso que li um ou dois capítulos, se tanto, mas prestei atenção às aulas (e vi um monte de resumo na internet) e tirei 10 :hihihi: :timido: desculpa desde já à Melian ou quaisquer outros professores daqui pelo desgosto que a leitura do trecho acima irá causar :dente: mas pelo tanto que fiquei sabendo do livro achei bacanuda a proposta e execução. Vai na fé que deve ser uma leitura excelente; pretendo ler no futuro ;-;

_____________

Enfim, minha saúde mental dá umas guinadas doidas vez ou outra, e minha concentração não é a melhor, então vou tentar ser simples (espero que sejam simples o suficiente meus planejamentos para conseguir cumpri-los), deixando espaço para leituras aleatórias que me venham à mente:

Ler livros (pelo menos um de cada) de Gerald Murnane, Javier Marías, Fleur Jaeggy, para um projeto de leitura de um fórum gringo que participo;

Ler Paradise e Afterlives (esse último será o primeiro do mais recente Nobel a sair por aqui - os dois livros têm bastante relações temáticas entre si) de A. Gurnah;

Ler Flights (queria ler tbm o The Books of Jacob, mas tendo 1000 págs melhor não me comprometer...), lançado aqui como Correntes pela Todavia, de O. Tokarczuk.

Ler Anniversaries de Uwe Johnson, começando em 21 de agosto e terminando em 20 de agosto de 2023 (o livro é um diário fictício, uma entrada por dia, então embora tenha quase 2000 págs, em um ano dá pra dar conta).

E o projeto mais ambicioso: ler todo Shakespeare em um ano - começando Twelfth Night aaaaaaagora. (edit: ok, esse provavelmente vai se estender por uns três anos, pelo menos
🤧
)

_______

É isso. @Meneldur , pra qual santo eu rezo pra conseguir cumprir isso tudo :3?
 
Última edição:
Não gosto de metas numéricas: ler X livros no total, ou Y páginas por semana/mês, acho que se corre o risco de acelerar sem aproveitar a leitura devidamente. Minhas metas são as seguintes:

- Ler pelo menos um livro de divulgação científica;
- Ler pelo menos cinco clássicos (referência: lista da Bravo!);
- Ler pelo menos uma biografia;
- Ler poesia nacional;
- Manter a leitura em inglês de autores de língua inglesa.

2021 serviu pra eu me organizar e fechar minhas pendências.

Ano que vem eu vou ler muita teoria, até não aguentar mais. Se a gente realmente ler Fausto e se eu der seguimento ao Dom Quixote (estou no capítulo 22 da primeira parte), eu devo ler no máximo uns 5 de literatura e o resto de teoria. :lol:

Mas 2022 vai ser o ano do 12 pra mim. Quero ler 12 000 páginas e ganhar 12 kg de músculo (mantendo meus 12 % de gordura). Além disso, vou mudar a foto aqui todo mês. Só na eleição é que vai ser 13. :hihihi:
Seja mais ousado! Leia 13.000 páginas, ganhe 13kg de músculo (ganhando até 1% de gordura, é mais realista) e vote 12! :yep:
 
eu estou namorandinho a ideia de ler a vida e opiniões de tristram shandy do sterne e lovel the widower do thackeray - usar minha bagagem anglófona para brincar um tico com as influências do machado de assis. na real eu queria seguir na linha de algo que ligasse a becky sharp (de vanity fair do thackeray) às heroínas do machado, mas seria forçação de barra demais, achei melhor ficar na área em que há registro do que machado leu. :think:

fora isso eu sigo meio sem planos, talvez ler um pouco mais de autores nacionais. ano passado só li o torto arado de literatura nacional =S
 
Acho que por ora é terminar os que comecei ano passado - vira e mexe coloco um livro na frente do outro - e ler a Trilogia do Século do Follett pra abrir espaço nas estantes. As demais coisas eu vou acrescentando.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo