The History of Middle-earth

The History of Middle-earth
The History of Middle-earth é uma série de 12 livros publicados entre 1983 e 1996 que coleta e analisa material relacionado às obras de J. R. R. Tolkien, compilados e editados por seu filho, Christopher Tolkien. Parte do conteúdo consiste em versões antigas de textos já publicados, enquanto outra parta consiste de material inédito. Estes livros são extremamente detalhados, frequentemente analisando um pedaço de papel de forma a propiciar a evolução completa de duas ou mesmo três diferentes versões de uma passagem que foram escritas umas sobre as outras.
Christopher Tolkien documentou a história da escrita das histórias da Terra-média tão detalhadamente quanto seu pai documentou a história ficcional da própria Terra-média. Contudo, sabe-se que existem numerosos textos ainda não publicados nas bibliotecas Bodleian e da Marquette Universitye outros papéis possuídos por indivíduos, como a Elvish Linguistic Fellowship.Os primeiros cinco livros acompanham a história inicial de O Silmarillion e textos relacionados. Livros seis a nove discutem o desenvolvimento de O Senhor dos Anéis; o livro nove também discute a história de Númenor na forma do texto chamado The Notion Club Papers. Os livros dez e onze retornam ao material de O Silmarillion, incluindo os Anais de Beleriand e Anais de Aman. Livro doze discute o desenvolvimento dos Apêndices de O Senhor dos Anéis e mais outros textos diversos, datados dos últimos anos da vida de Tolkien.
Os mais importantes e relevantes textos da série foram traduzidos para o Português e publicados na Valinor, na seção Textos de J. R. R. Tolkien, para satisfazer o fã e o estudioso brasileiro.
Livros:

Comentários

  1. [...] um texto do The History of Middle-earth 12, na verdade o fechamento deste volume e de toda a série The History of Middle-earth. Ele mostra a chegada dos Numenorianos à Terra-média através de um dos “Homens [...]