O que eu faria se tivesse os direitos de O Senhor dos Anéis

Foto do autor
Escrito por Thiago Tizzot

Fazia tempo que não tínhamos notícias sobre a Terra-Média e de repente surge um rumor de que a Amazon poderia comprar os direitos para fazer uma série de O Senhor dos Anéis. Claro que no primeiro momento você pensa que é apenas uma daquelas notícias malucas da internet. Que não vai dar em nada. Mas para surpresa de todos que acompanham a forma que o Estate (herdeiros) gerencia os direitos de adaptação da obra do Tolkien ao longo dos anos, um acordo foi anunciado. 

Christopher Tolkien, filho e principal voz dentro do Estate, sempre foi contra qualquer forma de adaptação da obra de seu pai. Vale lembrar que tudo que foi feito até hoje, filmes e jogos, partiu de um acordo obscuro que o próprio Tolkien inocentemente topou fazer e os direitos acabaram nas mãos de Saul Zaentz. O Christopher disse que enquanto ele fosse o responsável, lutaria para que mais nenhuma adaptação fosse realizada e a obra do seu pai fosse deixada em paz. Porém este ano Christopher anunciou que deixaria seu cargo no Estate e as coisas mudaram e muito.

 

O anúncio de que a Amazon adquiriu os direitos de adaptar O Senhor dos Anéis para uma série com várias temporadas e possíveis spin-offs foi rápido e definitivo. A obra do Tolkien passa agora por uma nova fase. E depois da surpresa inicial da notícia em si, vem a grande pergunta: qual vai ser a história?

 

O release feito pela Amazon e pelo Estate não dá muitas pistas do que eles estão pensando, assustadoramente parece que ainda não existe um projeto concreto apenas ideias e possibilidades. O que fica claro é que a série se passará antes dos acontecimentos de A Sociedade do Anel. E com certeza terá alguma ligação com os filmes, mesmo que não sejam tratados como no mesmo universo, a Amazon vai explorar os personagens mais conhecidos. É importante dizer que os outros livros do Tolkien, como o Silmarillion e Contos Inacabados, não entraram no acordo. Então o que sobra? Basicamente os apêndices que estão em O Retorno do Rei e algumas histórias mencionadas muito brevemente durante a saga do anel.

 

Pensando nisso peguei meu exemplar de O Retorno do Rei da estante e procurei nos apêndices possíveis histórias que a Amazon poderia explorar.

 

Númenor

O reino de Númenor foi um presente dos valar (deuses) aos Edain pela sua ajuda na luta contra Morgoth. Era o reino poderoso e foram eles que ajudaram Gil-galad a derrotar Sauron (sim, aquele). O problema é que os Edain decidem levar Sauron prisioneiro. Foi um grande erro. Sauron mesmo preso consegue envenenar os ouvidos do rei e os Edain decidem que são mais importantes e poderosos que os próprios valar. Um grande conflito acontece e Númenor é destruída. Os únicos a escapar são Elendil e um pequeno grupo além de Sauron. O corpo de Sauron é destruído e ele retorna para Mordor.

 

Os Filhos de Elendil

Isildur é o filho mais velho de Elendil. Na queda de Númenor ele escapou com três navios para Pelargir, lá com seu irmão fundou o reino de Gondor. Foram tempos difíceis Sauron estava ali do lado e logo reuniu força suficiente para atacar Gondor. Isildur segue para o norte, Arno, deixando seu irmão para defender Osgiliath. Retorna com o exercito da Última Aliança. Derrota Sauron e recuperando o Anel. Acaba morto em uma emboscada de orcs.

 

Angmar

Depois da morte de Isildur o reino de Arnor foi dividido em três, Arthedain, Rhudaur e Cardolan. Apenas no primeiro a linhagem de Isildur foi mantida, nos outros com o passar dos anos ela se perdeu. Durante o reinado de Malvegil em Arthedain uma ameaça surgiu no norte, o reino de Angmar. O conflito abala as alianças entre os antigos reinos de Arnor. Traições aconteceram o uma grande batalha foi inevitável. Além dos homens, elfos e até hobbits se juntaram para derrotar o Rei Bruxo de Angmar.

 

Juventude de Aragorn

Aragorn é criado entre os Elfos, onde se apaixona por Arwen, depois sai pelo mundo para provar se valor. Ajuda Gondor e Rohan, derrota os corsários de Umbar, fez várias tarefas para Gandalf (inclusive captura Gollum) e defende o norte de ameaça que cada vez ficam mais frequentes até conhecer Frodo em Bree.

 

Em quatro temporadas, ou até mais, a série contaria a história dos Dúnedain o povo de Aragorn. Seguindo a história deles é possível mostrar os eventos que levaram a Guerra do Anel na Terceira era.

 

Quando pensei em fazer essa tentativa achei que encontraria fragmentos de histórias, nada desenvolvido o suficiente para se ter uma narrativa sólida e seria necessário a criação de muitos fatos para preencher as lacunas. Mas agora acho que os Dúnedain possuem uma linha de trama bem definida e que cobre uma boa parte da história da Terra-Média e tem uma ligação direta com o que foi apresentado nos filmes. Não sei se a Amazon vai usar isso, mas que existe uma boa história para ser contada, isso existe.

 

Acompanhar
Avisar sobre
guest

10 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Adelbert Dingle, um Hobbit.

Bem legal, acho que eu faria o mesmo.

Se for feito de forma respeitosa e buscando sempre o original (claro que em toda a dramatização cinematográfica e/ou para a TV terá história alheia a original, mas sem deturpar o original), será algo bem interessante.

O receio é grande mas a vontade de visitar a terra – média de novo é maior.

Márcio Gonçalves de Lima Noronha da Silva

Sou fâ, mas ainda não li os livros, apena vi os filmes; mas gostei da sua ideia. Como você apresentaria: da juventude da Aragon para o início ou do início até a juventude de Aragon? Eu gosto de trás pra frente, mas aceito tudo contanto que façam algo de qualidade.

Tem outra história que não foi citada, mas que deve ser levada em consideração e que envolve algumas sugestões mencionadas acima, que é a questão da forja dos anéis, e as guerras que se sucedem, isso comercialmente é uma das coisas que mais chamam atenção se tratando de filmes/séries de caráter épico.

Armeuj

Sugiro que você envie essas ideias para a Amazon!

Vinícius Borges

Obrigado Thiago… eu fiquei extremamente decepcionado com quando soube que eles fariam a seria nos tempos pré senhor dos anéis.. achei que seria historia inventada como Sombras de Mordor… que são baseadas porem não são do Tolkien…
Porém lendo sua matéria fiquei empolgado novamente.. tomara que saia algo relacionado aos Dúnedain.. curti. Fiquei empolgado novamente! Abraço!

Luciana Gomes

Fiquei curiosa pra saber a opinião de vocês a respeito dessa nova adaptação, agora em formato de série. Vi muita gente criticando, algumas pessoas elogiando… confesso que ainda não sei o que pensar!

10
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex