Amazon Aquire Direitos para uma Série de TV de “O Senhor dos Anéis”

Escrito por Fábio Bettega

Em sua busca com uma série de fantasia do calibre de Guerra dos Tronos, a Amazon fechou um acordo para adquirir os direitos globais para TV de O Senhor dos Anéis, baseado nos livros escritos por J. R. R. Tolkien, em um compromisso para várias temporadas. A série original será produzida pelo Amazon Studios em cooperação com o Tolkien Estate and Trust, HarperCollins e New Line Cinema, uma divisão da Warner Bros. Entertainment, a qual produziu a imensamente bem-sucedida trilogia cinematográfica de O Senhor dos Anéis.

Baseada na Terra-média, a adaptação de TV irá explorar novas histórias precedendo A Sociedade do Anel de J. R. R. Tolkien. O acordo inclui ainda uma série colateral adicional. Já tratamos aqui na Valinor sobre o que uma obra deste tipo poderia conter, no artigo A Prequência de “O Senhor dos Anéis”

Detalhes do acordo não foram revelados mas espera-se que os valores superem de longe quaisquer outros acordos de séries de TV até agora.

 

O Tolkien Estate se aproximou da Amazon, Netflix e HBO oferecendo este projeto. Os custos dos direitos estariam na faixa de U$200 a U$250 milhões embora algumas fontes digam que o valor possa estar um pouco abaixo dos U$200 milhões. E isto é apenas para os direitos, sem contar quaisquer custos de desenvolvimento, talentos e produção, em uma proposta que muitos observadores da indústria chamaram de “insana”. É um pagamento que deve ser feito no escuro pois não há ainda nenhum conceito nem ideias criativas sobre a possível série. Em cima disso tudo o custo de uma série dessa magnitude deve ficar em U$100-U$150 milhões por temporada.

 

“O Senhor dos Anéis é um fenômeno cultural que capturou a imaginação de gerações de fãs através da literatura e da tela grande”, disse Sharon Tal Yguado, Chefe de Séries Roteirizadas da Amazon Studios. “Estamos honrados em trabalhar com o Tolkien Estate and Trust, HarperCollins e New Line nesta excitante colaboração para televisão e estamos excitados em levar os fãs de O Senhor dos Anéis em uma nova jornada épica na Terra-média”

 

“Estamos muito satisfeitos que a Amazon, com seu longo comprometimento com a literatura, seja a casa da primeira série de TV de O Senhor dos Anéis”, disse Matt Galsor, um representante do Tolkien Estate and Trust e da HarperCollins. “Sharon e o time da Amazon Studios tem ideias excepcionais sobre como trazer para a tela histórias previamente inexploradas baseadas nos escritos originais de J. R. R. Tolkien”

 

Dada a meta da Amazon em lançar uma grande série fantástica aos moldes de Guerra dos Tronos, a qual veio diretamente do chefe Jeff Bezos e dos profundos cofres da Amazon, a companhia era considerada o principal concorrente pela série de O Senhor dos Anéis. Bezzos está envolvido diretamente nos assuntos da divisão de entretenimento Amazon Studios após o expurgo de seus principais executivos, liderados por Roy Price, e vem mantendo reuniões e fazendo ligações a agentes nas últimas duas semanas.

 

O acordo de O Senhor dos Anéis ofusca alguns dos acordos recentes que a Amazon fez nos últimos anos – U$80 milhões por seis episódios da série Crisis in Six Scenes de Woody Allen, U$70 milhões por oito episódios da série The Romanoffs de Matt Weiner e U$160 milhões por duas temporadas da série de David O. Russel a qual foi cancelada após já ter consumido perto de U$40 milhões (estas duas últimas séries originalmente vinham da The Weinstein Co., a qual não tem mais envolvimento em The Romanoffs).

 

O Tolkien Estate e a HarperCollins lançaram um vultuoso processo em novembro de 2012 contra a Warner Bros, sua subsidiária New Line e a Middle-earth Enterprises – uma divisão da Saul Zaentz Co – alegando infração de direitos autorais e quebra de contrato sobre vídeo games, máquinas eletrônicas e outras mercadorias digitais.

 

Apesar do processo de U$80 milhões ter sido resolvido em julho, os dois lados continuaram distantes e o Tolkien Estate vendeu a série de TV por si mesma, não com a Warner Bros. TV, a qual teria sido o parceiro mais lógico. WBTV não será um estúdio na série de O Senhor dos Anéis, a qual será produzida pela Amazon Studios.

 

Fonte: http://deadline.com

Acompanhar
Avisar sobre
guest

4 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] série de TV de O Senhor dos Anéis vai começar a ser filmada em 2019 com o primeiro episódio estreando em 2020, indica um artigo da […]

[…] Fazia tempo que não tínhamos notícias sobre a Terra-Média e de repente surge um rumor de que a Amazon poderia comprar os direitos para fazer uma série de O Senhor dos Anéis. Claro que no primeiro momento você pensa que é apenas uma daquelas notícias malucas da internet. Que não vai dar em nada. Mas para surpresa de todos que acompanham a forma que o Estate (herdeiros) gerencia os direitos de adaptação da obra do Tolkien ao longo dos anos, um acordo foi anunciado.  […]

[…] uma semana agitada onde foi oficializada a série de TV de “O Senhor dos Anéis” pela Amazon surge agora outra notícia tão ou mais impactante para os fãs de Tolkien: Christopher Tolkien, […]

[…] = window.adsbygoogle || []).push({}); [editado em 14/nov/2017] Com a notícia de que a Amazon adquiriu os direitos para uma série de TV de “O Senhor dos Anéis”, o artigo abaixo se torna relevante novamente. Ele foi originalmente escrito devido a notícias de […]

4
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex