1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que vc acha da Morgana?

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Agamennon Warren, 26 Jan 2003.

  1. Fox

    Fox Visitante

    Eu li. :wink:

    E tambem acho essa falta de senso de interpretação pouco lógico. Eu ia usar o termo "pouco saudável", mas seria exagero.

    Não obstante a competência dela como escritora, não vi nenhum problema em fazer uma versão de uma lenda conhecidíssima.

    A crítica deveria ser direcionada a quem toma aquilo com um tom de oficialismo exacerbado. Afinal, o oficialismo está na mente de quem lê, não na obra em si.
     
  2. Deriel

    Deriel Administrador

    E é isso que temos feito desde o começo do tópico.
     
  3. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Duuu... desculpe demorar tanto tempo para responder esta mensagem.

    Então alguém se tocou? Legal... tinha de ser o Percival. (não consegui ler até o final! tava muito difícil de entender!)
     
  4. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Deriel, olhe só. Você diz que a Bradley é má escritora como uma verdade incontestável, mas isso é a sua opinião. Na minha opinião, escreve muito bem, tanto que me encantou com o livro dela que nunca me cansou e nunca pensei em parar de ler a não ser por obrigação de fazer outras coisas.
    Além disso, qual o problema de nós adotarmos como Morgana pra gente a Morgana forte, infeliz e corajosa da Marion? Cada um vê como quer, oras, eu não estou tentando impor a Morgana da Bradley pra ninguém, só estou dizendo que a vejo como uma pessoa bondosa alvo de preconceitos. Não é falta de interpretação, bom senso, ou qualquer outra coisa, é opinião própria... Francamente!
     
  5. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Negativo. 10 entre 10 críticos literários acham que a Bradley é uma péssima escritora. Kitsune, não esqueça de uma coisa na hora de julgar o que é uma boa autora ou má autora: ela pode escrever uma história divertida, mas de modo sofrível (Bradley), ou escrever uma história divertida, de modo brilhante (Homero).
     
  6. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Okay, mas eu não acho e muitos outros fãs também não acham. Isso é totalmente pessoal, o gosto varia de acordo com a história de vida de cada um. Eu adorei o estilo de escrita dela, transformou o livro em uma história gostosa de ler onde eu entendi o sofrimento de muitos personagens, sofri com eles e vi que muitos tinham problemas como os que eu tenho. Ela conseguiu como uma boa escritora me fazer me identificar com os personagens, me encantar com a magia de avalon, me fez sentir raiva e amor, me despertou sentimentos diversos. Obviamente não é a melhora escritora do mundo, claro que não, se é que há algum melhor escritor, o que duvido. Não chega aos pés do magnífico Oscar Wilde, de Bram Stoker, Nabokov, Tolkien, Asimov, etc (que são os autores com os quais tenho mais contato, e eu não li muitos clássicos que todos conheçam pra citar...hehehehhhehehe, preciso remediar isso!), mas não é má escritora, na minha opinião.
    Mesmo se fosse de opinião geral, não deve ser apresentada comom uma verdade absoluta, sempre haverá alguém que a achará maravilhosa, como sempre haverá alguém que a odiará. Isso depende da pessoa, não há certezas quando se trata de arte (já falei umas 20 frases bem clichês nesses ultimos posts... que coisa!)...
     
  7.  
  8. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Ok, Literatura é arte. Mas acho que você não entendeu minha colocação quanto aos críticos literários. Veja bem, quando um crítico literário classifica uma obra como "má literatura" não é uma questão de gosto pessoal. São levados em conta certos valores estéticos, valores esses que a Bradley em sua grande maioria não corresponde.
    Entendeu? Se a narrativa dela te agrada, ok. Mas isso não significa que ela escreva bem. Você está fazendo uma análise subjetiva, quando a crítica especializada faz uma análise pragmática.
    De qualquer forma, isso está fugindo completamente do tema proposto, foi mais para elucidar essa questão. Mesmo porque, o fato da Bradley escrever bem ou não, não é argumento para a discussão sobre a validade da "versão" que ela deu para a Morgana...
     
  9. Hal

    Hal Usuário

    Eu to terminado de ler o brumas de Avalon e a impressão q tenho de Morgana
    ( do Brumas) é uma mulhar meio desesperada, pois pouca coisa deu certo em sua vida, pra não dizer nada. Mas ela usa a vida das outras pessoas, coisa q ela não gostou q fizessem com ela ( quando Viviane o fez) .
    E eu acho q ela é fanática pela sua religião assim como Guinevern. Acho q a posição intermediária entre os conflitos religiosos era a do Merlim e não entendi porque ele foi condenado por profanar o cálice sagrado dos druidas ( sei lá como é chamado), se os druidas acreditavam q todos os deuses são um só...
     
  10. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Bom, Morgana usou mesmo algumas pessoas como Viviane fez, e apesar dela ter odiado Viviane por aquilo ela mais tarde percebeu que era o certo e que ela faria o mesmo no lugar de Viviane, e não a culpou pelo que fez. Além de tudo, ela usou as pessoas mas não deixou de se culpar por um segundo...
    Eu entendo a posição de Kevin, mas eu sou tipo Morgana, eu fiquei com vontade de mata-lo também por ter roubado a santa regalia, tanto quando ela...heheeheheehhehe
    E Lovejoy, eu não concordo com o julgamento de criticos. Não sei que critérios usam, mas não gosto de classificar uma arte como boa ou ruim, cada arte é diferente, tem seu valor. Entendo que alguns valores estéticos e literários devam ser levados em conta sim, mas daí a afirmar que ela é má escritora é demais, não acha?
    8-)
     
  11. Deriel

    Deriel Administrador

    Pq um quadro pode valer milhões e aquele desenho que todos fazemos algumas vez na vida não vale nada?

    Pq Shakespeare é pratiucamente uma unanimidade como escrito embora seja bem menos lido que Harry Potter, Tolkien e Paulo Coelhos da vida?

    Não é por ser arte que não seja possível qualifica-la e quantifica-la. Existe escritor ruim sim, pobre, sem vocabulário, sem ritmo.

    E a Bradley é uma má escritora.
     
  12. Hal

    Hal Usuário

    Achei ela meio repetitiva e sem emoção, sei lá. Mas é rasoável. :|
     
  13. Hellblazer

    Hellblazer Usuário

    a bradley pode nao ser uma escritora consagrada, mas acho que fez uma otima historia! e,mesmo que ela fosse uma boa escritora( eu nao sou critico para dizer se eh boa ou mah),nao seria reconhecida como tal,por varios motivos; a visao eh feminista, defende claramente a sabedoria de uma cultura paga e critica racionalmente o cristianismo praticado (vejam bem,nao critica o que cristo fez,mas sim o que seus padres pregam). e alguem aqui vai me dizer que o mundo nao eh judaico-machista??? :lily: :lily:
    eu acho a historia das brumas excelente, pois os personagens sao bastante complexos,cheios de emocoes e conflitos sem solucao.ninguem eh bom ou mau,sao o que sao, humanos. eh dificil encontrar personagens assim...sem contar a mistura de ficcao com realidade, que nos faz imaginar tudo como se houvesse ralmente acontecido, ao contrario de tolkien,por exemplo,em cujas obras sabemos que tudo aquilo nao aconteceu.
     
  14. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    :eek:

    a parte que você diz que é a realidade é a lenda do rei arthur?
     
  15. Alasselen_theOld

    Alasselen_theOld Usuário

    Morgana

    "Não devemos dar demasiada atenção ao que os críticos dizem. Nunca foi erguida uma estátua em honra de um crítico" Sibelius

    Eu acho que essa frase diz tudo.
    Na MINHA OPINIÃO a Bradley é uma excelente escritora, e eu gosto da Morgana, e tomo como a Morgana da Bradley a melhor, e nas outras ela é totalmente diferente, ela é má, loira, alta, e velha :twisted: (ei não tenho nada contra ser loira, alta, e velha). Sou mais a baixinha, da Morgana da Bradley :anjo: !!!

    Ah e eu com concordo plenamente com o que o Dragão de Avalon escreveu!!!
    Mas a Visão não é feminista, os druidas tmbm têm!!!!
     
  16. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Acho perfeitamente possível uma mulher ser uma boa escritora sem perder sua feminilidade e seu ponto de vista não descambar para feminismo barato (que assim como machismo é ridículo). As irmãs Bronte que o digam. E Louisa May Alcott.

    Mas... heim? Minha nossa senhora!

    Alaseila, você está confundindo as coisas... ou melhor não soube ler as palavras do pessoal que critica Bradley, meu caro. A visão da autora é feminista. Ninguém tava falando nada da Visão descrita no livro. :roll:

    Assim você acaba detratando os leitores dessa autora como incapazes de ler e interpretar textos!!! (você não foi capaz de interpretar o que Dragão escreveu :eek: )

    Agora analisando os leitores da obra de MRB... fico chocada. Eu gosto de ler Marion, mas não imaginava que outros leitores dessa escritora pudessem ter tão pobre capacidade argumentativa!

    Quando há uma crítica, então os defensores tem de saber pelo menos apresentar uma contra-prova decente. Pelo menos é o que podemos ver com autores bons... Já viu um leitor que defende Paulo Coelho? E um leitor que defende Tolkien?

    Paulo Coelho agrada "todo mundo". E os argumentos dos leitores deste "imortal" não são nada agradáveis, para não dizer que criança defenderia melhor Monteiro Lobato que eles.

    Tolkien é chato! Tem partes do ADT que eu simplesmente não aguentava e queria pular para o terceiro livro. Silmarillion nem isso eu tinha de consolo. Mas veja que os defensores de Tolkien tem uma grande bagagem de argumentos para defender seu autor.

    A meu ver, esta discussão está no nível do Paulo Coelho. Os leitores de Bradley não conseguem questionar os argumentos dos detratores de Bradley.

    Isso sem falar que os fans de Bradley ainda por cima tem desvantagem de não conseguir entender o que está sendo escrito pelos próprios aliados!

    Eu até poderia tentar defender Bradley, mas ultimamente até Frank Herbert não passa pelo meu segundo crivo crítico (a primeira trilogia Duna é fenomenal, mas o resto começo a achar que...)
     
  17. Cibele

    Cibele Usuário

    A Morgana é a verdaeira Rainha que dá o sangue por seu povo. Ela incorporou o espírito de sua comunidade e lutou por isso até o fim... um personagem muiuto complexo e humano.
     
  18. Agamennon Warren

    Agamennon Warren Desaparecido

    Eu não tinha postado ainda minha opinião e nem vou entrar na discussão da MZB ser uma boa escritora ou não.

    O que eu acho da Morgana (depois de ler vários livros contando a lenda) é que ela é uma mulher que "joga" com a situação. É claro que ela faz coisas contra a sua vontade, mas também várias vezes aproveita para "tirar uma casquinha". Ela é engenhosa e inteligente.
     
  19. Alasselen_theOld

    Alasselen_theOld Usuário

    Brontë???

    Essa Bronte que vc diz é a Emily Brontë???
    Não, não... vc fala fala, e só fala bobagem. Falar isso que vc falou de Tolkien, é um absurdo. Bom eu não li Paulo Coelho, mas todo mundo que leu odeia!!!!

    Nããããããão!!! Morgana é d+!!!!
     
  20. Gildor

    Gildor Usuário

    Por que é bobagem? Por que seria absurdo? Você é capaz de usar argumentos numa discussão, ou só consegue dizer que a outra pessoa 'só fala bobagem' porque discorda de você? :roll: :tsc:
     

Compartilhar