• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que vc acha da Morgana?

Já pensou se o PJ fizesse o Saruman ser bonzinho e injustiçado no filme?

Ia ter um monte de gente que só viu o filme defendendo o Saruman.. "eu acho que o Saruman não era mau..." :lol:
 
V disse:
Já pensou se o PJ fizesse o Saruman ser bonzinho e injustiçado no filme?

Ia ter um monte de gente que só viu o filme defendendo o Saruman.. "eu acho que o Saruman não era mau..." :lol:

E ia ser apenas a história contada "sob outro ponto de vista" :mrgreen:
 
Éh mas no livro de Marion a história é narrada pela própria morgana relatando sua própria vida, dizendo o que seria a "verdadeira" história, claro que ela poderia estar mentindo em varios pontos e é claro que ela era boazinha, ela que tava contando, mas supondo que tudo fosse verdade, talvez no ponto de vizta dela ela vosse do bem, entretando os demais personagens poderiam considera - la má, então se você pensar Marion mudou o enrredo da história, mas sem mudar realmete. Entende? :wink:
 
Deriel e V, que coisa! É só uma lenda antiga que foi colocada em papel por uma pessoa há algum tempo, não quer dizer que aquela forma ou qualquer outra seja a mais correta, Marion Zimmer Bradley apenas colocou no papel depois com outro ponto de vista. Não é novidade que contos se modificam conforme passam de pessoas para pessoas, a velha expressão "quem conta um conto aumenta um ponto" vale pra este caso como para qualquer outro.
Não dá pra comparar Saruman e Morgana, vocês querem sempre comparar Tolkien nesta discussão, mas não tem nexo algum. Saruman foi criado por um homem sozinho, por uma mente extremamente criativa, e botado oficialmente em papel. Morgana vem de lendas antigas, contos antigos, que o tal do Mallory aí a colocou no papel de acordo com o que ele achava dela, totalmente má, porém não há versão oficial, ele não criou Morgana e não pode dizer se ela é má ou não, isso ele não pode dizer. Na versão dele, pelo menos, ela é má, porém no ponto de vista da Marion, a Morgana é um personagem bom e alvo de preconceitos dos cristãos que não entendiam sua religião e a condenavam.
Não sei que graça vocês dois enxergam em "ponto de vista". Ele existe sim, oras, vocês querendo ou não.

V disse:
Bom, assim como a maioria aí que só conhece a versão da Bradley e mesmo assim inventa uma série de "argumentos" sem sentido pra justificar sua "preferência" (como alguém pode preferir algo se não conhece as alternativas?), eu me acho no direito de ignorar completamente a versão da Bradley, dizendo que é ridícula, sem nunca ter lido um único livro dela.

Você está se contradizendo, V. Você disse que nós (defensores da Bradley..hehehee) inventamos argumentos sem conhecer as outras versões e você diz que nunca leu a versão da Bradley, ainda por cima diz que é ridícula. Você não leu o livro, não tem o direito de julga-lo ou falar mal dele sem nunca ter tocado nele. Eu nunca li o livro do Mallory mas já li outros sobre a távola redonda sem contar nos filmes que vi, inclusive os famosos com o Richard Gere e a Julia Ormond e o com o kra que faz o duas caras no Batman... Tive contato com outras versões mas adotei a da Bradley, acho que a primeira versão influencia, mas nem tanto. Porém eu não estou ofendendo Le mort d'Arthur, estou apenas dizendo que os dois tem a mesma validade e que prefiro a de Morgana.
 
Então deixa que eu falo mal do Brunas. Afinal eu já li :wink:

É importante ressaltar que o livro do Mallory e o da Bradley absolutamente de forma alguma tem a mesma validade.

Mallory conta a lenda (vocês sabem como surgem as lendas, né?) assim como os textos da Mitologia Grega nos chegaram através de escritores que as colocaram em forma escrita. Eles não INVENTARAM as lendas.

A Morgana da Bradley é como as novelas da Globo. Vai me dizer qgora que aquela novelinha (acho que Mandala) com sua Jocasta e seu Édipo tem a mesma validade ou importância da lenda original? Fala sério. Pois é isso que vocês insistem, que o livro da Bradley tem a mesma importância da lenda "original" (não existe isso em lendas/mitologia), não é mesmo um absurdo?

Vou fazer minha versão da lenda afirmando que Morgana era uma balofa que só comia o tempo todos e vou insistir para que vocês a aceitem também, ao lado da morgana da Bradley

Ora, pois! :obiggraz: :obiggraz:
 
Kitsune no nai senshin disse:
o tal do Mallory aí

Chamo a atenção de todos para este trecho em particular. Ele explica a minha mensagem seguinte:

Kitsune no nai senshin disse:
V disse:
Bom, assim como a maioria aí que só conhece a versão da Bradley e mesmo assim inventa uma série de "argumentos" sem sentido pra justificar sua "preferência" (como alguém pode preferir algo se não conhece as alternativas?), eu me acho no direito de ignorar completamente a versão da Bradley, dizendo que é ridícula, sem nunca ter lido um único livro dela.

Você está se contradizendo, V.

Sim, propositalmente. Já ouviu falar em ironia? Assim como você não conhece a versão do "tal do Mallory aí" e mesmo assim prefere a da Marion, eu não conheço a da Marion e prefiro a do "tal do Mallory aí".

E todas essas outras versões que você conhece são lixo. Disney? Lixo. Filme com Richard Gere? Mega-lixo.
 
É totalmente diferente, V. A lenda do rei Arthur na qual Morgana é má, Guinevere é boa e tudo isso é a mais famosa, até conhecer o brumas eu já tinha lido vários livros e visto vários filmes onde era contada a lenda de acordo com Mallory. Talvez eu não tenha lido o livro do Mallory, mas eu sei provavelmente do que se trata e como é a versão dele. Já a da Zimmer você só sabe que a Morgana é boazinha, já que a versão dela é somente contada no Brumas de Avalon, você só poderia saber o suficiente pra julgar lendo o livro ou lendo sobre ele, o que provavelmente não fez.
 
Me diga então quais foram esses "vários livros" que você leu e esses "vários filmes" que você viu.
 
A Morgana foi sempre em vários livros e filmes taxada como a má, o proprio diabo....
livros (o citado no primeiro post, a trilogia de Mary Stwart, e outros que não lembro agora)
filmes (Excalibur, pelo menos eu vi umas tres versões diferentes na TV, tirando a propria trilogia das Brumas de Avalon....arghhh.....só se salva a primeira parte!)

Nas Brumas de Avalon, a autora conseguiu reverter este quadro e mostrar sob uma nova ótica Morgana, uma mulher forte, corajosa, dona de si e em alguns momento até mesmo frágil.
Com certeza o que é mostrado é que ela não é um personagem ruim...pelo contrario é uma sofredora...um ser humano com ambas faces a do bem e do mal...como qualquer um de nós. Esta sim foi a melhor versao que vi de Morgana até o momento e desta eu sou realmente fã :mrgreen:

*beijos*
 
V, não sei quanto a você, mas não decoro os nomes dos filmes de seção da tarde... Existem inúmeros filmes, livros e sei lá o que mais sobre as lendas do rei Arthur, além do filme da Disney... Hehehehe, mas esse não conta... Eu tenho muitos poucos nomes ou filmes dos quais eu lembre bastante, eu prefiro citar principalmente o do Richard Gere, que conta a história do Lancelot; o do cara que fez o duas caras do batman, que conta a história do Merlin de um modo bizarro e acho que só, que eu lembre. Li um livro que conta a história da Excalibur, emprestado de um amigo meu, li um livro sobre a Távola redonda bem resumido de uma coleção de livros de lendas antigas e também provavelmente outros porque sempre li muito, mas agora não sei citar nome nenhum e nem é preciso, eu já tenho mais fonte pra formar opinião do que você, não acha?
Todas essas fontes mostraram a Morgana má, e nesse ponto ela é como a de Mallory, pelo que você mesmo afirma. Já tendo visto ela como má e como boa, eu preferi a versão na qual ela é boa e alvo de preconceitos. Preconceitos principalmente por ela ser pagã e os cristãos chamarem-na de bruxa e essas coisas. Além do mais, é a minha opinião, nada que você diga vai muda-la, e eu estou cheio de ficar dando mil argumentos se sei que você também não vai mudar de opinião.
 
Não precisa colocar as duas histórias lado a lado, em questão de validade. Não quando se analisa elas a fundo, como o Deriel fez aqui.

Se você gosta, só fala que gosta e dê um porquê ou dois e cabou.

Eu pelo menos nunca me importei muito em defender meus gostos, porque eu critico abertamente, gostando ou não.

Ah sim, uma boa sacada, se curtem a Morgana da Bradley, é explicar o porque de gostarem mais do que outras versões. Isso sim seria válido, ao invés de falar da validade. :P
 
Depois que li "As Brumas de Avalon", não consigo aceitar nenhum versão para a lenda do rei Arthur e Morgana que não seja a de Marion Zimmer Bradley. Morgana não é boa nem má, ela é uma humana, uma sacedotiza a serviço da Deusa, da Grande Mãe. Ela segue seu juramento, sua doutrina. ela não é má, pelo menos não tipo "bruxa má", ela é humana, e como todos nós, tem seus pecados, ninguém é bom de tudo.
 
Eu só li as Brumas e, acreditem, apesar do enfoque dado pela Marion, eu ODEIO a Morgana! E gosto da Guinevere.

Acho a Morgana ardilosa, dissimulada, malévola e 'oferecida'. Como já disseram, fanática tb, tanto quanto a Guinevere.

Vou procurar ler essa versão má da Morgana, acho que vou me identificar mais...

P.S: apesar de detestar a Morgana eu amo As Brumas de Avalon!
 
Acho que vou fazer um livro mostrando que Sauron é bonzinho. Pelo que li aqui sempre vai ter tonto pra cair nessa e comprar meu livro.

:obiggraz:


O fato que parece que tá todo mundo igorando é que a Bradley fez essa versão estúpida da Morgana baseada numa pseudo-religião do século XX, que conquistou muitos admiradores, principalmente entre as feministas, por tratar de uma/umas deidades femininas.

Mas não tem como fugir, da mesma forma que Édipo dormiu com a mãe e depois furou os olhos, Morgana é má. Não adianta nada a Bradley escrever (bom, já morreu) dizendo que não foi bem assim... é uma lenda e a lenda é assim, Bradley não tem o direito de alterá-la. Mesma coisa com Morgana. Morgana É má, por mais que vocês achem a maldita versão wicca da Bradley simpática às suas próprias crenças
 
Deriel disse:
é uma lenda e a lenda é assim, Bradley não tem o direito de alterá-la.

A lenda está lá, nos livros supra-citados por quem conhece.

A versão da Bradley é apenas isso. Uma versão.

Se alguem gosta mais dessa história do que a da lenda, qual é o problema?

Eu quero entender que conduta ela transgrediu ao escrevê-la.
 
Eu estou acompanhando esse debate aqui por alguns dias. Por acaso a Marion Zimmer Bradley fazia algum tipo de propaganda enganosa sobre os livros dela, diminuindo o valor das versões mais clássicas da lenda de Artur? Não, que eu saiba. Agora, eu sei que ela admitia abertamente que trabalhava com os universos de outros autores e usava idéias de colaboradoras suas para desenvolver suas histórias. Ela fez isso com Darkover, por exemplo (Brumas eu não conheço bem, li apenas metade do livro e não me interessei em conseguir os volumes restantes para prosseguir). Vocês não podem supor que ela tinha algum interesse perverso em deturpar, usurpar ou o fazer o que seja desse tipo com as lendas arturianas. Ela podia ser uma máquina de produzir livros, e para isso ela lançava mão desses artifícios, mas não era nada pior do que isso. Há pencas de autores por aí que publicam livros seguindo receitas prontas.

Agora, se há alguma coisa ruim nos livros dela internamente (tipo furos na história), ou se vocês acham que a prosa é ruim, ou que algum personagem é mal construído, aí já é outra coisa.
 
Fox disse:
Se alguem gosta mais dessa história do que a da lenda, qual é o problema?

Nenhum quando tem a noção disso. Mas acho que você não tem acompanhado o tópico todo né? Leia com calma... o que todos dizem é que a Morganapra eles é a da Bradley. ISSO mata.

A Bradley é uma má escritora, a prosa dela é fraca e ela não tem estilo (tanto que outras pessoas escreveram por ela e ninguém percebe a diferença)

Ela pode escrever sobre o que bem lhe aprouver, mas agora ficar nessa de "ah, a Morgana é aquela da Bradley" não tem sentido nenhum.
 
Eu sinceramente prefiro muito mais a Morgana da Bradley do que qualquer outra.
Mas a história que a Bradley conta é a história que ela inventou, não é a versão oficial da lenda do seu ponto de vista, é só uma história, só isso.
E gosto muito dessa história, aliás é a melhor que eu ja li. ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo