1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O que vc acha da Morgana?

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Agamennon Warren, 26 Jan 2003.

  1. Agamennon Warren

    Agamennon Warren Desaparecido

    Para todos os que leram As Brumas de Avalon, As Crônicas de Artur (O Rei do Inverno, Inimigo de Deus e Excalibur) ou algum outro conto, história, lenda ou romance desse herói que tanto intriga até hoje, eu pergunto a vocês:

    O QUE VOCÊS ACHAM DA MORGANA?

    Mostrada de difrentes maneiras nas literaturas - como uma mulher apenas seguindo o juramento que fez, ou a maligna bruxa devoradora de criancinha (exagerei aí) -, essa é uma das figuras que não pode faltar em nenhum conto arturiano.
     
  2. Fafa

    Fafa Visitante

    Morgana... representa a face da Deusa, eu ñ a acho de forma maligna, pelo contrário (tb pudera, li foi brumas...).
     
  3. Beladona_theOld

    Beladona_theOld Usuário

    Li as Brumas e não acho a Morgana má não...é ambiciosa sim, corajosa...mas é uma mulher triste, desesperada em alguns momentos...
    Adoro ela!!!!!!!!!!!!!! :mrgreen: Gosto tanto que o nome da minha filha será Morgana... :grinlove:
     
  4. Tilion

    Tilion Administrador

    A Morgana do Brumas é a versão da MZB, e ela (naturalmente) a coloca sob uma ótica mais favorável.

    Mas a versão "oficial" da Morgana é aquela do Thomas Mallory, no Le Mort D'Arthur, que é a mais conhecida (a de feiticeira "má", etc, etc).

    Pessoalmente, prefiro a do Mallory.
     
  5. Fosco Cachopardo

    Fosco Cachopardo Ghost of Perdition

    Eu gosto da Morgana, principalmente por causa da versão dela encontrada nas Brumas de Avalon. Aos olhos dos outros ela realmente pareceria má, mas é por causa q não tinhamos a versão dela da historia. Não acho q ela tenha sido má, apenas lutou pra manter aquilo q ela julgava ser melhor. Eu particularmente adoro as brumas de avalon, então sou um pouco suspeito pra falar, e meu conhecimento das outras versões é mto limitado, resume-se praticamente apenas aos filmes sobre o rei Arthur.
     
  6. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Só acho uma coisa: todo o lance do Mordred fica sem sentido com uma Morgana "boazinha"... a não ser que façam como nas Brumas de Avalon, onde a culpada da criação do Mordred foi a Morgause...
     
  7. Fernanda

    Fernanda Andarilho de Eriador e

    Se for para escolher entre uma ou outra versão eu prefiro a Morgana da Brumas de Avalon, sua motivação parece mais consistente e personagem fica mais rica e mais coerente.
    Mas eu imaginao uma Morgana entre os dois extremos, capaz de se valer do Mordred, mas agindo por razoões menos pessoais e mais religiosas. Ela é uma fanática, tão fanatica quanto a Gwinevere(nunca sei se escrevo esse nome direito, provavelmente não).
     
  8. V

    V Saloon Keeper

    A primeira concepção que tive da Morgana foi assistindo o filme "Excalibur", há muitos e muitos anos atrás. Tanto que até hoje eu imagino ela com a cara da Ellen Mirren.

    O filme é baseado no livro do Mallory. Eu tenho o filme e gosto muito, apesar de nunca ter encontrado o livro.

    Bom, assim como a maioria aí que só conhece a versão da Bradley e mesmo assim inventa uma série de "argumentos" sem sentido pra justificar sua "preferência" (como alguém pode preferir algo se não conhece as alternativas?), eu me acho no direito de ignorar completamente a versão da Bradley, dizendo que é ridícula, sem nunca ter lido um único livro dela.

    Não reclamem, eu estou sendo tão intransigente quanto todos que têm participado dessa discussão.

    E por falar nisso, acho que essa "discussão" não vai levar a lugar nenhum, já que os argumentos entram por um ouvido e saem pelo outro.

    Não se importem em responder essa mensagem, eu vou simplesmente ignorar e continuar apresentando argumentos que não fazem o menor sentido.
     
  9. Aerin

    Aerin Usuário

    Também acho que essa é uma discussão está com cara de que não vi dar em nada.

    Explico - cada um teve um primeiro contato com a personagem de uma maneira diversa e é essa a que tende a prevalecer. Eu por exemplo tenho dificuldade em imaginar uma outra Morgana que não seja a da Marion, e portando a vejo com uma mulher corajosa e ambiciosa mas não má.
     
  10. Primula

    Primula Moda, mediana, média...

    Na verdade, nem sei que versão arturiana dá pra confiar, hehehe... :wink:

    Comprei um dia uma versão da Busca... num fez o menor sentido pra mim... não entendi nada! Tipo de repente tavam todos ao redor de uma mesa e aparece a visão do Graal e todos saem em busca dele e é uma sucessão de confusões e comilanças e pra piorar a linguagem é antiga e eu não sou estudiosa do assunto fiquei muito perdida.

    Vou ver se acho o livro de novo e tento ler. Pra mim o que desencadeou toda a zona foi o Graal, a busca de uma santidade/purificação/glória. Não tem nada de Morgana, Merlin, Galahad, escambau... foi orgulho e covardia: a corte de Artur se dissolveu porque procurou a verdade lá lora, quando o tempo todo deviam procurar dentro de si mesmos.
     
  11. V

    V Saloon Keeper

    Então, só o Percival se tocou disso.

    Aí ele encontrou o "Graal".

    Bom, pelo menos é assim no filme. :mrgreen:
     
  12. Deriel

    Deriel Administrador

    Eu acho que a versão mais correta é a do Monty Python.

    Logicamente que a Morgana do Mallory é "a" Morgana, sem as invencionices feministas das Brumas de Avalon.
     
  13. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Brave, Brave Sir Robiiiiiiin........ :mrgreen:

    É pura questão de primeiro contato, gente.
    Eu também, fiquei bastante chocada quando fui ler outras versões da história. Demorou para cair a ficha que aquela história da Marion era só uma versão.
     
  14. Nimrodel Telcontar

    Nimrodel Telcontar Hobbit embaraçada

    Eu gosto da Morgana , e ainda mais do Mordred !

    Eu me imagino como Morgana, temos uma semelhança : meu irmão e o dela se chamam Arthur , e somos baixas com cabelos e olhos escuros :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
     
  15. Bachelorette

    Bachelorette Usuário

    err... todos leram brumas aqui, né?

    A morgana queria o trono, e traiu o próprio irmão.

    Mas, a morgana da marion é outra, acho uma pessoa sofrida. Uma pessoa que passou por várias privações em nome do irmão (ao começar pelo padrasto). Não queria estar na pele dela não.
     
  16. V

    V Saloon Keeper

    Não, eu nunca li.
     
  17. Melkor- o inimigo da luz

    Melkor- o inimigo da luz Senhor de todas as coisas

    Nem eu, Bachelorete. Eu me irrito muito com a Gwinevere pelo jeito com qual ela trata a Morgana, a chamando de bruxa, prostituta, serva do diabo... Essas coisas! Marion conseguiu me fazer amar Morgana e odiar Gwinevere, assim como ter pena de Arthur e Lancelot pelo amor de ambos e também por Arthur ser um tolo facilmente convencido por Gwinevere e por Lancelot viver num dilema terrível. Me fez chorar com a morte da senhora do lago e rir com o que ocorre com Gwen na casa de Meleagrant, sentindo que ela mereceu.
    Mas voltando ao assunto, Morgana realmente é uma pessoa boa (na obra de Marion, antes que começe outra discussão) que tenta fazer sempre o bem e por isso é odiada e "sabotada".
     
  18. Deriel

    Deriel Administrador

    Acho que devíamos queimar a Marion por ter distorcido dessa forma uma personagem mitológica.
     
  19. V

    V Saloon Keeper

    É mesmo, não querem queimar o PJ?

    E ele não fez um centésimo do que a Bradley fez. :mrgreen:
     
  20. Deriel

    Deriel Administrador

    Até imagino os defensores da Bradley: "Ah, ela só constou a mesma história com outro ponto de vista"

    Nhé!
     

Compartilhar