• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que vc acha da Morgana?

HAHAHA!!!

Não!! Cadum, é cadum. Mas é muuuuita falta de habilidade alguém desistir no meio de ADT, não????
Bom se ela gosta da Marion, e é tão boa assim, prq ela não argumenta?????
Ah, Eu gosto dos livros da Marion, e acho que ela é uma boa escritora, e como já disseram, são tão reais os livros dela que nos faz acreditar que seja REALIDADE!!!! Ela "representa" bem a confusão mental, o desespero, o medo, o receio, a reação das pessoas!!!! Não sei se ela fez curso, mas ela é uma psicóloga!!!! Os personagens inventados ou aperfeiçoados pela Marion, tem sentimentos, reações que nós temos, receios REAIS, a confusão que acometem (se é que eu poderia colocar assim) com os personagens, as pessoas reais tmbm tem. Alguns outros autores são totalmente superficiais quanto à isso, ou não sabem explorar bem o "assunto"!!!!!

E agora vc vem dizer que os leitores da Bradley, são um bando de moscas tontas????
E só pelo fato de alguém ter lido As Brumas já é algo considerável!!!!!

E ela não é feminista!!!! Ela apenas retrata as coisas como se tivessem ocorrido como ocorreram, na época. Ela não seria machista se o personagem principal fosse um homem, porque ela retrataria do jeito como se tivessem ocorrido!!!!

Ou vc quer que lá as mulheres sejam "livres" como são agora. Só porque um grupinho de pessoas diz que ela é feminista???? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÕOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!

Teria acontecido naquela época do jeito que ela expôs os fatos!!!!!!!!!



Espero que agora estejam satisfeitos!!!!! Dixcurpih se me alterei, exagerei, ou extendi d+ o caso.

Obrigado pelos elogios, a mim concedidos, por essas gentis almas!!! ;-D
 
:lol: Ele disse que a Primula tem "falta de habilidade" e não sabe argumentar. :lol:

Esse tópico acaba de ficar interessante... :twisted:
 
V disse:
:lol: Ele disse que a Primula tem "falta de habilidade" e não sabe argumentar. :lol:

Esse tópico acaba de ficar interessante... :twisted:

É que ele não aprendeu ainda a estudar o inimigo antes de contra-atacar.

Aliás, já se recuperou de minha falta de interesse pela sua fita Akira? :twisted:

Bem, ainda bem que eu digitei o post resposta e salvei em um notepad da vida...

******

Outro rapazinho que perde o fio da meada porque tá totalmente dominado por suas emoções, tsc... Não consegue escrever coisa por coisa porque tá alterado... tsc...

Não sei porque as pessoas non conseguem pensar quando estão emocionalmente afetadas. Normalmente esses estados tem muita adrenalina correndo nas veias, aumentando a circulação para poder reagir apropriadamente a uma situação de perigo/estresse... Claro que era usado principalmente para ativar os mecanismos de fuga, mas com a evolução natural muita gente passou a usar esse influxo maior de sangue no cérebro como combustível (inspiração, indignação, etc. essa coisas) para ajudar a escrever coisas inspiradoras.

Alasselen disse:
Não!! Cadum, é cadum. Mas é muuuuita falta de habilidade alguém desistir no meio de ADT, não????

Essa frase tem algum sentido? Normalmente sou muito boa em interpretar o texto dos outros, vendo coisas que normalmente deixam o resto das pessoas indignadas apenas.

Mas francamente é esse tipo de coisa que me deixou frustrada neste tópico: a total incapacidade de apresentar bons argumentos e discussão com pessoas que DISCORDAM de nossos pontos de vista. (com gente que concorda é muito fácil :roll:)

Bom se ela gosta da Marion, e é tão boa assim, prq ela não argumenta?????

Porque não me interessa, oras... O meu problema não era com a Marion, mas com o nível de discussão dos defensores da Marion. Eu gosto da Marion, mas não sou apaixonada por Marion como você pareceu ser. Nessas circunstâncias não é mais interessante o cavaleiro defender a dama em apuros, ainda mais se tens tanta fibra assim?

O problema a meu ver é que você não consegue... Fica tão excitado e afobado que perde sua linha de raciocínio para defender sua dama... e no final - oh deus, que lástima - acaba por esquecer da dama por completo e passa a ver minha argumentação como ataque pessoal a VOCÊ. (cuidado com outros ataques à dama. Ela pode ficar em perigo com sua distração)

Já usou o pesquisar? Modéstia a parte, já me tornei lenda neste fórum... devia saber contra quem está a discutir... é boa estratégia antes de entrar em um debate ou uma batalha. (tomar cuidado para eu não virar o Knolex ou o Folco.. :lol: tou ficando arrogante, hehehe)

Ah, Eu gosto dos livros da Marion, e acho que ela é uma boa escritora, e como já disseram, são tão reais os livros dela que nos faz acreditar que seja REALIDADE!!!! Ela "representa" bem a confusão mental, o desespero, o medo, o receio, a reação das pessoas!!!!

Talvez você seja muito jovem, talvez seja porque esteja apaixonado pela autora, talvez porque esteja confuso, talvez esteja impressionado com essa estória, ou talvez você seja muito crédulo... (Talvez não significa que seja, porém...)

No entanto, isso não é argumentação. Fazer uma pessoa acreditar que é realidade, muita gente consegue. Em uma aglomeração com uma moça caída no chão, posso gritar "estuprador" que a pessoa que estiver no lado vai ser linchada.

E algo que eu normalmente faço é "incorporar" os pensamentos de outrem. Um adolescente como você. (mesmo você sendo menino e eu menina, ups, mulher) Posso não sentir o mesmo que você, mas sei emular de tal forma que as pessoas não são capazes de saber se foi a Primula ou se foi um adolescente quem escreveu. (Vinci, se está lendo isto, sei que tem partes de Experiência Estórica que são forçadas... imagine um Lucas Silva e Silva escrevendo aquilo)

E pra isso não me formei em psicologia... mas tive umas consultas com psiquiatra. Serve? :twisted:

Não sei se ela fez curso, mas ela é uma psicóloga!!!!

Se eu fosse o V, eu gargalharia com esta frase - é exatamente ISTO que eu quero dizer com "que tipo de leitor é esse que não sabe interpretar, nem escrever?".

(ele acabou de dar gargalhadas... escrevi isto antes dele se pronunciar)

Não me diga que escreveu afobado e por isso escreveu sem pensar. É deveras... medíocre, para não dizer degradante ouvir isso de uma pessoa que "gosta de ler". E é isso que acaba me dando uma impressão muito ruim de que são leitores de Paulo Coelho.

Nota: até gosto do que P. Coelho escreve... não acho que seja o suficiente para virar Imortal, mas me diverte, e me faz pensar em coisas interessantes.

Se ela é psicóloga então ela fez o curso. Se não fez o curso, então não é psicóloga. Simples, não?

Os personagens inventados ou aperfeiçoados pela Marion, tem sentimentos, reações que nós temos, receios REAIS, a confusão que acometem (se é que eu poderia colocar assim) com os personagens, as pessoas reais tmbm tem. Alguns outros autores são totalmente superficiais quanto à isso, ou não sabem explorar bem o "assunto"!!!!!

Olha, se formos comparar com autores de Sabrina e Bianca, Marion sim está acima... mas Marion não é tudo isso não. Ela até tem boas idéias... mas comparado com Frank Herbert, perde feio...

Queda de Atlântida por exemplo. Teve um tema muito interessante, mostrando o que provocou a queda, mas não mostrando a queda propriamente dita... Isso foi algo realmente brilhante.

Mas... é muito prejudicado com os sentimentos das protagonistas.

Prejudicado em que sentido?

A autora não se preocupou em mostrar o sistema de governo, onde os personagens inseriam-se. Não se preocupou em mostrar os estudos dos Escolhidos, e mostrar porque Atlantida era mais avançada que nós. E um dos pontos de civilização é quando os seres humanos tem maior controle de seus corpos e emoções (as Bene Gesserit, assassinos Tleilaxu de Duna seriam um começo).

Antes ela mostrou os seixos enfraquecidos, e se ateve apenas no emocional. Ora, mas se fossem pessoas mais avançadas, uma das primeiras coisas que deviam aprender era controlar ira, raiva, ódio (treinamento Jedi?), pois lidavam com forças descomunais (magia). Eu esperava pessoas com melhor entendimento de sua própria psique, de suas próprias frustrações, medos e desejos. Melhor entendimento do próprio corpo (céus, Deoris nem sabia em que dia engravidou! Uma sacerdotisa do Templo e não sabe o básico que muitas camponesas sabem!)

Eu esperaria um treinamento como do garotinho que estava com Oráculo em Matrix. "The trick is.. there is no spoon".

Então por que a autora escolheu ignorar todo esse background? Por que tinham de ser tão humanos-falhos seus personagens (e não acho que o menininho de Matrix não fosse humano... apenas mais iluminado)?

Porque ela não saberia o que fazer com um Mentat, com um Mr. Smith, uma Santa Alia da Faca. Não saberia o que fazer com um Paul Atreides. Porque com esses personagens seria muito difícil explicar porque mesmo assim Atlântida afundou.

O fato dela não ousar mostrar esse cenário, concentrando-se apenas no mental mostra que ela não tem tanto domínio assim de personagens complexos e fortes. Na verdade, tenho a impressão que só temos vítimas (de si mesmas... antes fosse do sistema)

E agora vcs vem dizer que os leitores da Bradley, são um bando de moscas tontas????
E só pelo fato de alguém ter lido As Brumas já é algo considerável!!!!!

Ninguém disse que são um bando de moscas tontas. Eu li, gostei e já provei para muita gente que não sou mosca tonta (apesar que não precisaria disso... mesmo que alguém me diga que eu sou teria de pensar mesmo se não era e avaliar o que está errado comigo para mudar isso no futuro).

Swanhild (outra lenda) leu e PERCEBEU que depois da morte da autora, alguém tentou continuar a obra e enganar os leitores... no entanto, como V mencionou, muita gente nem deu pela diferença...

Minha crítica é que ao se deparar com um crítico bom e ferrenho de Bradley (no caso o V), a maioria aqui age como criancinha e não consegue achar bons argumentos para revidar o Vinagre. Nesse ponto, só posso concordar com o V, oras!

O que explicaria meu desapontamento, pois alguém ter lido APENAS Brumas é algo lamentável... (que é o que dá a entender sua frase)

E ela não é feminista!!!! Ela apenas retrada as coisas como se tivessem ocorrido como ocorreram, na época. Ela não seria machista se o personagem principal fosse um homem, porque ela retrataria do jeito como se tivessem ocorrido!!!!

Conan Doyle, Tolkien não seriam machistas, pois o rótulo não se aplicava para a época deles. Discutimos isso em outro tópico...

Mas Marion viveu numa época em que todas nós mulheres podemos cair na tentação de escrever algo feminista (ou seja, século XX). No começo do movimento, era necessário a queima de sutiãs, uma revolta violenta. Hoje em dia, o feminismo é tão ridículo quanto o machismo, mas volta e meia uma ou outra tentar ser melhor e ter mais direitos, quando o objetivo era ter os mesmos direitos.

Aliás, uma amiga minha comentou uma vez que vivemos numa época confusa para as mulheres... muitas querem ter os direitos de hoje, e TAMBÉM o de ontem. Ou seja, querem que namorado pague a conta, quer subir primeiro no ônibus, quer o cavalheiro para ceder lugar... Bem, mas estou divagando de novo...

O fato dela escrever apenas sob o ponto de vista das mulheres, é no mínimo perturbador (apesar de que por ser mulher eu gosto... mas sempre tomando cuidado para não cair na mesma complacência que tenho de ler Sabrinas e Biancas da vida).

Cite uma única obra onde Marion retratou um homem do ponto de vista de um homem. Até mesmo Espada Encantada, ela retratou não um homem como ele é, mas um homem idealizado, um príncipe para vir salvar sua princesa, um homem que ela deseja que venha em resgate de sua Calista. Alguns meninos idealizam isso também para si: ser um cavaleiro resgatando sua princesa.

Mas um homem mesmo? Não...

(Tinha preconceito contra Stephen King, mas lendo Dreamcatcher (nem ousem ir ver o filme pois eu me decepcionei muito), eu podia ver que Henry, Jonesy, Beaver e Peter eram homens de verdade. Com defeitos e manias estranhas muito familiares e que nunca havia compreendido antes, achando ser besteira de meninos. E ao ver Roberta retratada percebi que ele tentou um esforço grande em captar a personalidade dela, não idealizando-a demais.)

Firebrand (não sei o título em português... já que li só em inglês) novamente temos o ponto de vista das mulheres na Guerra de Tróia. Esse é um pouco melhor em termos de manter a mitologia.

O ponto é que todo livro que me vêem à memória, só tem mulheres (e infelizmente parece que todas são vítimas... se não do sistema, pior: de si mesmas). O máximo de homem forte, é o que a visão da mulher/personagem-que-conta-a-estória permite.

Agora se a autora é feminista? Creio que não... ela quis vender livros e esse livro ajuda muita feminista frustrada a sentir-se bem consigo mesma. Sem falar que muitas mulheres comuns gostam de ler coisas assim como catarse.

Ou vc quer que lá as mulheres sejam "livres" como são agora. Só porque um grupinho de pessoas diz que ela é feminista???? NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÕOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!
Teria acontecido naquela época do jeito que ela expôs os fatos!!!!!!!!!

Porque é separado quando você faz pergunta (não quando é resposta como agora). Mas não estou sendo pentelha com sua gramática de birra: o que uma frase tem a ver com a outra? (na primeira frase)

Espero que agora estejam satisfeitos!!!!! Dixcurpih se me alterei, exagerei, ou extendi d+ o caso.

Obrigado pelos elogios, a mim concedidos, por essas gentis almas!!! ;-D

Francamente? estou deveras desapontada... Você é o futuro do Brasil?

Uma pessoa que pensa que sabe alguma coisa da vida, mas mal consegue exprimir suas idéias? Que não consegue concatenar pensamentos e formula frases que mal posso entender o que quer dizer?

Que ao ler o que outra pessoa escreve não consegue entender uma linha, se não for no estilo da Marion?

Que acha que é melhor que as empregadas domésticas que lêem Sabrina e Paulo Coelho, chorando com novela mexicana, mas não consegue pensar que existe uma possibilidade de que também esteja lendo algo de mesma essência só que de capa dura?

Que não sabe sequer usar sarcasmo e ironia com finesse?

Que daqui a pouco vai adotar a postura "provoca, mas se perde chora", fazendo-se de vítima?

Sinto muito, fico insatisfeita. Pois se a tendência é aumentar o número de pessoa como você, como é que vou ter uma sociedade sem violência pra poder voltar para casa sossegada?

O Gildor fez bem em abandonar esta discussão... quando a pessoa que está debatendo contra você só chora e faz birra, que tipo de discussão proveitosa podemos ter?

*****

Com relação a Brumas de Avalon:

Foi uma boa idéia fazer um livro com o ponto de vista de quem ficou em casa (mulheres) e não participou da epopéia.

Foi interessante a sacada dela de colocar "o forte pra proteger o fraco", para explicar a paixão de Artur e Lancelot pela frágil "loira burra que dá raiva" Guinevere.

Mais interessante mostrar o processo de Morgana ficar no final contra Artur.

No entanto, as coisas pecam em Merlin e Artur...

Merlin foi retratado de forma muito pobre, enquanto sabemos que as ações dele reverberaram por toda a epopéia. Não o senti como igual a Vivian, mas como inferior a Vivian. Por isso as coisas que ele fez, acabava por se tornar menor diante dos outros feitos. Isso é totalmente desprovido de nexo: a fama dele sobreviver até hoje foi um dos motivos porque na nossa mente, Gandalf tornou-se o que é em Tolkien.

Artur é outro que foi diminuído consideravelmente. Exatamente porque o ímpeto de proteger os fracos é o que torna ele fraco, quando devia ser a fortaleza dele. Foi por isso que formou-se a lenda.

Um Artur que se enfraquece com a Guinevere é totalmente paradoxal à lenda. Tornar-se-ia uma piada com o passar dos séculos (corno, etc.). O fato de que ele foi forte até o fim é que salvou sua reputação até o fim dos tempos.

Sendo crítica em relação a mim mesma.

Sou mulher, e como mencionado, vivemos numa época difícil para as mulheres. Temos de fazer uma escolha: ser fortes e independentes ou viver na submissão. Essa escolha é difícil como nascer: temos de sair de um útero e enfrentar todo um mundo inóspito lá fora.

Por essa razão, creio que há em mim (como em muitas mulheres que tentam ser mais fortes) uma interessante dicotomia. "gosto de finais felizes" (tm Morte - Sandman), ao mesmo tempo que tomo gosto por estórias com mulheres fortes.

Isso explicaria nossa paradoxal escolha de livros... gostar de Brumas, gostar de Sabrina, Cinderela, Bela Adormecida (versão Disney).

Não posso falar por Swanhild ou Lady Ice (mesmo que conheça essa pentelha há mais de 10 anos...), mas por mim, senti uma compulsão em ler tudo de Marion... e o interessante é que todos os livros estão lá encaixotados e não tenho muita vontade de tirá-los de lá...

Duna já é outro negócio. E os contos de Holmes. E as HQs do Alan Moore. E Tolkien também (apesar de ser chato em certos pontos): tenho uma compulsão de tirá-los das caixas e relê-los.

Acho que a palavra é - desenvolvimento. Em todos esses o autor não teve medo de desenvolver ao máximo o potencial a ser contado. Ele não apenas teve uma idéia, ele visualizou a idéia e a descreveu.

Marion teve uma idéia e já saiu tentando escrever... por isso ela não ousou aprofundar-se em outros aspectos do universo imaginado. Não interessaria aos leitores que ela queria cativar.

E cativa mesmo, numa primeira leitura. Uma segunda leitura só é possível se o leitor esqueceu muito da estória e tem de ler como se fosse a primeira vez. Nunca me lembro de uma só frase de Avalon ou dos outros livros de Marion.

Mas não esqueci da estória de Holmes. E posso repetir com precisão diversas cenas de V de Vingança e Duna. Ou da frase do Homem Bicentenário "Como não vale a pena se eu conseguir minha condição humana? E mesmo se eu não conseguir... bem pelo menos isso vai acabar com toda essa luta".

Muitos desses livros sei de cor e salteado até mesmo as falas. E mesmo assim releio.

E por que?

Porque me cada releitura, eu descubro um novo elemento. A tal ponto que posso explicar toda uma estória sob um novo ponto de vista numa segunda leitura. (V de Vingança)

Eu percebi isso lendo a Espada Encantada, seguido de Queda de Atlântida. Uma segunda leitura não me revelou absolutamente nada. Foram interessantes idéias que a autora não teve coragem de explorar até o fim.

Esse é o mérito de Marion: inovou usando o ponto de vista feminino. Mas da mesma forma que a Titia Arroz, ficou presa ao seu sucesso e não muda de assunto, ou não muda de estilo, ou não ousa ir além. (ou tudo isso junto)

Como se algo de nossa antiga postura - a postura de mulher sendo reprimida - estivesse ainda travando algo nas mentes delas. Coisa que não devia, pois assim é muito grande o risco de se tornar escritor de romancezinho barato que não vai sobreviver aos séculos.

Eu esperava que ela percebesse isso durante o seu desenvolvimento de autora... infelizmente ela morreu antes disso.
 
Só uma coisa... quem criticou a Bradley foi o Deriel. Eu nunca li nada dela, nem quero ler, e por isso eu não posso criticá-la.

Eu critiquei o ponto de vista manipulativo pelo qual ela apresenta a Morgana, coisa de pseudo-wicca que bate o pé e choraminga dizendo que "bruxas não são más", esquecendo que, afinal, é tudo ficção.

E Primula... vc realmente devia ter deixado claro que "Titia Arroz" é a Anne Rice. Tenho certeza que muita gente não vai entender... :roll:
 
V disse:
Só uma coisa... quem criticou a Bradley foi o Deriel. Eu nunca li nada dela, nem quero ler, e por isso eu não posso criticá-la.

Eu critiquei o ponto de vista manipulativo pelo qual ela apresenta a Morgana, coisa de pseudo-wicca que bate o pé e choraminga dizendo que "bruxas não são más", esquecendo que, afinal, é tudo ficção.

E Primula... vc realmente devia ter deixado claro que "Titia Arroz" é a Anne Rice. Tenho certeza que muita gente não vai entender... :roll:

Ops! falha nossa! Duas por sinal!

Fazer o que se minha cabeça não anda funcionando corretamente...? :obiggraz: :lily:

PS: eu também gosto de Titia Arroz (Anne Rice) :obiggraz:
 
Pelo que me falaram, a Anne Rice só escreveu um livro bom... "The Witching Hour". Vejam só, sobre bruxas! :lol:

Falando sério, nunca li nada da Rice, nem tive vontade...

Eu fico perdido nesse tipo de discussão. Eu sei que o autor é ruim mas "não posso falar porque não li". O fato é que eu não quero perder meu tempo. Eu sei que é ruim. Já descreveram tais obras pra mim, e pessoas em cujo poder de análise eu confio me falaram que não presta.

Mas um dia eu ainda vou ler Paulo Coelho, Bradley e Rice, só pra poder falar mal. :twisted:

Ultimamente eu ando meio ocupado com o Dostoiévski. 8-)
 
Primeiro, você acha que sabe tudo. Julga os outros pelo que estão escrevendo, é um método bom. Mas você vê tudo pelo modo técnico. Está julgando Alasselen pelo que ele escreve, porém se esquece que todas as regras têm suas exeções...
Você se acha a Sherlock Holmes! Tentar aprender com um personagem de um livro, é uma boa idéia, mas às vezes isso só acontece em ficção...

Será que você se baseia só no que interpreta? Será que não esquece do resto? Você interpreta palavras para tentar chegar a uma característica psicológica das pessoas, mas um livro não tem muito mais que meras palavras???
Para se chegar a mente de uma pessoa é preciso analizar muito mais do que palavras apressadas ditas por elas.

Você diz que Alasselen não tem argumentos para defender Marion! Mas o que você fez até agora para contrariá-lo? Escreveu parágrafos e mais parágrafos e a única coisa que disse foi: Você não tem argumentos! Você está afobado.

Considera que todos os outros escrevem sem pensar, afobados e que não têm argumentos, não estão a seu nível, e assim subjulgá-los, considerando intocável.

Não subestime o inimigo por uma visão antecipada!

PS:Não estou defendendo a MZB, apenas apareci aqui, pois gosto de uma boa discussão.
 
Sabe qual é o maior problema de discutir Marion Zimmer Bradley com vocês? Vocês gostam da história contada por ela e ficam cegos com relação a qualidade do que foi escrito. Não adianta eu chegar aqui e falar sobre os critérios que os críticos literários usam (aliás, nem adianta falar de críticos literários, porque vocês acham que eu estou falando dos resenhistas da Veja :? ) para definir boa e má literatura, que vocês, por acharem o livro divertido, vão continuar com essa ladainha que Marion Zimmer Bradley é fantástica.

Eu li As Brumas de Avalon e posso falar. A história é apaixonante, sim. Mas a lenda de Artur já era apaixonante antes de ela contar a história. Se vocês fossem ler A Morte de Artur, do Thomas Mallory, teriam um exemplo de boa história e boa literatura. Mas é melhor quando já vem mastigado e pronto para engolir, né? :aham:

Ah, sim. E antes que eu me esqueça: Marion Zimmer é nesse tópico.. Aqui é para falar da Morgana :wink:
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
Sabe qual é o maior problema de discutir Marion Zimmer Bradley com vocês? Vocês gostam da história contada por ela e ficam cegos com relação a qualidade do que foi escrito. Não adianta eu chegar aqui e falar sobre os critérios que os críticos literários usam (aliás, nem adianta falar de críticos literários, porque vocês acham que eu estou falando dos resenhistas da Veja :? ) para definir boa e má literatura, que vocês, por acharem o livro divertido, vão continuar com essa ladainha que Marion Zimmer Bradley é fantástica.

Eu li As Brumas de Avalon e posso falar. A história é apaixonante, sim. Mas a lenda de Artur já era apaixonante antes de ela contar a história. Se vocês fossem ler A Morte de Artur, do Thomas Mallory, teriam um exemplo de boa história e boa literatura. Mas é melhor quando já vem mastigado e pronto para engolir, né? :aham:

É o ponto que estou tentando abrir os olhos do pessoal... eles não estão tornando o tópico interessante. Não tem espaço para discussão (e mesmo o azedo do Vinagre nem fica excitado em falar mal da Marion aqui) porque o nível de argumentação dos defensores é no mínimo pobre, ou pior: confuso.

Ou seja, se os defensores e detratores nào tem o mesmo nível, fica difícil ter uma batalha legal de se assistir... :roll: (minha veia bélica tá on... heheh)

Se não fosse eu, esse tópico teria ido pro limbo ou trancado como insosso. (putz! tou ficando mesmo arrogante!)

Erundulë disse:
Primeiro, você acha que sabe tudo. Julga os outros pelo que estão escrevendo, é um método bom. Mas você vê tudo pelo modo técnico. Está julgando Alasselen pelo que ele escreve, porém se esquece que todas as regras têm suas exeções...
Você se acha a Sherlock Holmes! Tentar aprender com um personagem de um livro, é uma boa idéia, mas às vezes isso só acontece em ficção...

:lol:

Minha cara... não é isso que temos aqui: palavras? Enquanto estamos em um fórum Alasselen é o que ele escreve, assim como eu sou o que eu escrevo, fim de papo. Não conheço a pessoa pessoalmente, não sou telepata para ler a mente dele, e claro, não sou psicóloga para isso.

Nem você é psicologa/telepata/etc para saber o que eu sou.

Então o que você pode fazer? Como eu, usa das palavras que a pessoa escreve e interpreta elas da forma que puder. (que aliás, é o que psicólogos e psiquiatras costumam fazer: avaliar a pessoa conforme o que ela diz, estando nervosa, afobada, calma ou não.)

Então o que normalmente devíamos fazer? Observar o conteúdo das mensagens em um determinado tópico onde a sua "vítima" postou... Depois verificar as outras mensagens também, se não foi o suficiente para montar uma contra-ataque eficiente.

Isso eu fiz. :grinlove:

Ah, fico lisonjeada (sério!) em me comparar com Sherlock. Faço pura interpretação de textos. Só esse primeiro parágrafo provavelmente gerou uma enorme propaganda negativa contra sua pessoa no fórum :sigh:

Será que você se baseia só no que interpreta? Será que não esquece do resto? Você interpreta palavras para tentar chegar a uma característica psicológica das pessoas, mas um livro não tem muito mais que meras palavras???
Para se chegar a mente de uma pessoa é preciso analizar muito mais do que palavras apressadas ditas por elas.

Creio que você está um pouco confusa...

Todos nós nos baseiamos no que interpretamos. SEMPRE! Quem diz o contrário é telepata (para ouvir pessoas vivas), médium (para ouvir pessoas mortas) ou um mentiroso.

Eu li algumas outras mensagens de Alasselen antes de contra-argumentar. (sem ser deste tópico necessariamente)

E como você disse as palavras dele foram palavras apressadas. Com isso, deduzi muitas coisas "sherlockianas" sim... que ele não se preocupou em avaliar a situação, nem sequer de interpretar minhas palavras com cuidado. (Impulsividade da juventude. É muito bom, mas se vocês continuarem assim batendo de cabeça sem estudar o terreno antes, vão estar esgotados quando chegarem aos vinte e poucos anos... E isso eu também já avisei no post anterior "cuidado para não esquecer a dama que estão a defender!")

Interpretação de textos é algo "tricky"... discutimos isso em um tópico uma vez... Muita coisa depende da capacidade de quem escreve em transmitir o que quer dizer, mas outra parte depende de quem lê: do background cultural da pessoa, das experiências de vida, do estado emocional da pessoa, etc.. O que leitor é no momento, influencia em muito a sua interpretação de textos (ou desinterpretação de textos, dependendo do caso)

E isso é outro dos pontos que eu ataquei nos "defensores de Morgana". A total incapacidade de interpretar textos - até de aliados! (o negócio de confundir visão de autor e Visão dos druidas doeu em minha vista...) quando nem ao menos estavam alterados emocionalmente era alarmante. Não foi surpresa em ver que um texto contrário geraria uma resposta totalmente confusa e sem sentido...

(ou você não leu o tópico todo e só tomou as dores do rapaz no último post que eu escrevi? 8O)

Você diz que Alasselen não tem argumentos para defender Marion! Mas o que você fez até agora para contrariá-lo? Escreveu parágrafos e mais parágrafos e a única coisa que disse foi: Você não tem argumentos! Você está afobado.

Ei ei ei! você também está afobada. Vou repetir (pois já disse no post anterior):

EU ESTOU CRITICANDO OS DEFENSORES DE MORGANA POIS NÃO CONSEGUEM DISCUTIR COM OS DETRATORES DE MORGANA.

Em nenhum momento eu entrei nessa para criticar Marion, ou apresentar contra-argumentos para provar Alajaesquecionome que Marion é ruim. Apenas percebi que este post (como V observou) estava fadado a ser trancado por absoluta falta de conteúdo!!!.

Por que? Porque não é nada interessante em ver defensores de Morgana repetindo "ela é cool, o máximo, etc.", enquanto os detratrores dizem "essa é uma ficção, não o mito". Ou seja, não havia uma DISCUSSÃO de fato, havia um desbalanceamento incrível de habilidades de argumentação!

E quando os defensores apresentavam uma defesa era nem dava tesão pros detratores atacarem... aliás, tava mais para fan(áticos?) por Morgana não quererem ouvir nenhuma crítica sobre a personalidade de Morgana sem responder "vocês não captaram a essência de Morgana!" (parece até a resposta padrão que o Zequinha ganhava "Porque sim, zequinha!")

O fato contundente é que o detrator Deriel "Essa onda Wicca quer colocar nobreza em um personagem mitológicamente mau" não deixa de ter razão em ficar fulo com gente que acha que "essa é a versão oficial e nem se preocupa em procurar outras"

Ninguém contestou essa simples frase, com "eu li o outro livro também..." ou "essa Morgana é apenas ficção, Deriel :lol:".

Para provar meu ponto da pobre preparação argumentativa dos defensores de Marion eu destaquei que eles NÃO TÃO FALANDO COISA COM COISA (se fez curso e se formou é psicólogo. Se não fez o curso, não é.)

Considera que todos os outros escrevem sem pensar, afobados e que não têm argumentos, não estão a seu nível, e assim subjulgá-los, considerando intocável.

Não subestime o inimigo por uma visão antecipada!

Não poderia ter dito melhor. Fizeste isso? Estudaste-me antes de me dirigir a palavra?

Entenda: estamos em um fórum de discussões... tipo uma batalha de vontades (wills) onde defenderemos nossas idéias a todo custo. Como diz meu amor "uma guerra não é bonita". Então devemos todos estar preparados e ter estômago para aguentar as pancadas. Como diz meu professor de boxing "todo mundo gosta de bater, mas apanhar..."

A todo momento, como seres humanos que somos, recebemos dados e avaliamos os dados que recebemos... fazemos julgamentos a todo momento das pessoas ao nosso redor. Estipulamos rótulos de identificação para lidar com o universo e pessoas.

Mesmo com poucos dados, todos nós - querendo ou não - criamos "pré-conceitos" em nossas mentes para futura avaliação. É o velho "a primeira impressão é a que fica". Muitos não avançam e contentam-se com a primeira impressão, gerando posteriormente o preconceito, racismo, intolerância, etc..

Existem oradores e "oradores", na vida real. Gente que é Datenas e Gil Gomes que ficam gritando "é uma vergonha, tem de ser feito algo, bla bla bla" e pessoas que analisam um cenario, procuram as causas e apresentam sugestões.

Normalmente o mundo é recheado dos "reclamões", que reclamam reclamam e reclamam e não tem capacidade para oferecer um outro ponto de vista, ou uma sugestão para resolver uma coisa. São pessoas sem recursos argumentativos.

Se a mesma proporção do mundo real reflete-se em um fórum, também temos 90% de Datenas.

Isso é bom ou ruim?

Depende!

Ninguém começa gênio. Minha capacidade argumentativa atual só existe porque encontrei resistência. Encontrando resistência, tive de procurar outros argumentos. Posso ter começado uma "Datena/Gil Gomes", mas porque perseverei tornei algo mais complexo.

E o fórum é um ótimo lugar para os Datenas da vida saírem da mesmice e tornarem-se pessoas com idéias próprias e fortes, com capacidade argumentativa forte. O primeiro requisito é ter alguém dizendo "eu não concordo".

(jnfelizmente, conforme um amigo constatou, é só dizer isso para a casa vir abaixo em 90% dos grupos de discussão... o pessoal leva pro lado pessoal, tsc...)

PS:Não estou defendendo a MZB, apenas apareci aqui, pois gosto de uma boa discussão.

Normal... mas... :sigh:

Você me criticou sendo exatamente igualzinha a mim :mrgreen: ou seja avaliou minhas poucas palavras recentes e concluiu apressadamente o que sou.

Se eu sou uma pobre interpretadora de textos para tentar avaliar Alaseilaquenomecomplicado, você também não é muito boa para interpretar o motivo de eu ter postado neste tópico. (putz, tou ficando boa em deixar interessantes tópicos fadados ao esquecimento)

Não acho que isso seja muito bom de se fazer antes de entrar em uma discussão...

Isso é o que eu conclui lendo/interpretando sua mensagem (de novo, é o que temos, é o que interpretamos! Se interpretei errado, verifique se você também não se exprimiu pobremente...) Mas esperança é a última que morre e claro tem uma parte besta em mim que teima em crer na iluminação do ser humano.

PS: Caso achem que estou fazendo zoeira com os seus nomes. Eu não faço birra com o nome de Alaseilaoque, mas é que digitar esses nomes elficos me confundem toda, principalmente depois de um bom tempo de digitação e distanciamento do "quote=nomedapessoa". E quando o nome tem trema então, fica pior ainda, Eudeuoquemesmo!!! (e não me sugiram esse negócio de copy/paste de nomes! odeio esse negócio de copy/paste! Ou eu digito ou eu não digito.)

****

No final de meu segundo post para tentar avaliar Marion/Morgana, avaliei outros livros da autora, e deduzi implicitamente que toda heroína de Marion é vítima. Começou com Morgana e Guinevere, mas passou para outros livros sem ser Avalon.

Infelizmente, isso me fez concluir (neste post, mas não antes durante minhas leituras) que Marion pode não ser feminista, mas deve ter feito um bom dinheiro com o público que é feminista... (espertinha ela, hehehe)

Mas acho muito estranho que ela não amadureceu como personagem. Eu continuava me identificando com ela mesmo depois que ela ficou quarentona, enquanto eu era uma mera adolescente. Foi perturbador e frustrante. Algo que me frustra no mundo até hoje - o medo das pessoas de assumirem as rédeas de suas vidas, de crescerem e amadurecerem[/b]

Este pedaço é para justificar meu post neste tópico, Joy :mrgreen:
 
Livros...

Eu posso não ter avaliado os outros livros da Marion.
O que interessa é ter um livro para se distrair, e se ele cumpre bem a função, está ótimo. Como eu já disse, e faço questão de repitir:
De todas as histórias (originais ou não) a da Marion é que está mais próxima do realismo.
E quanto vc diz que todas as personagens principais são vítimas.
Eu acho que para aquela história, foi até melhor, e talvez ela fez isso não por escolha própria, e talvez fosse mera coincidência.
Tirando os livros de Sherlock, mais alguns outros, só consigo pensar em livros em que o protagonista é vítima. Harry Potter (Harry), O Senhor dos Anéis (Frodo), O Diário de Zlata (Zlata), A Cor da Magia (Rincewind), A Saga Otori (Takeo), As Brumas de Avalon (Morgana, Igraine...) A Senhora de Avalon (Gawen, Teleri, Viviane, Dierna...).
Em todos os livros esses personagens são vítimas. Seja de alguma maldade, seja de alguma pessoa, seja do destino!!!!!


Tá e uma coisa que eu tenho que adimitir: vc tem argumentos bons, fala bem, pesquisa, analiza, e tem um conhecimento exemplar, mas péra aê vc não é o máximo não, e eu acho que ser uma pessoa humilde é uma dádiva que poucos têm (por isso eu não posso te incluir na lista)!!!!

Sabe essas pessoas que estão ganhando um monte de dinheiro com livros inúteis que não tem nada a vê??? Você poderia escrever um livro assim: ' Criticando os críticos...', vc tem conteúdo, sabe escrever, e tem estímulo (se preciso for ficarei contra vc!!! hehehe), e ganharia montanhas de dinheiro!!!

E quanto ao meu nome... não tem problema!!! "Aquila non capit muscas."
 
Alasselen disse:
Eu posso não ter avaliado os outros livros da Marion.
O que interessa é ter um livro para se distrair, e se ele cumpre bem a função, está ótimo. Como eu já disse, e faço questão de repitir:
De todas as histórias (originais ou não) a da Marion é que está mais próxima do realismo.

Vc quis dizer que, de todas as histórias existentes da lenda do Rei Artur, a da Marion é a mais próxima da realidade?

É aí que vc se engana. Existe um livro lançado recentemente no Brasil, a trilogia das Crônicas de Artur (existe um tópico falando sobre isso), que foi escrita por um historiador chamado Bernard Cornwell. Esse é descrito como o livro mais perto da realidade. Ele passou anos pesquisando sobre o assunto e no final de cada livro ainda explica certos fatos e o porque ele escreveu daquele jeito e não de outro.

E agora eu quero defender o tópico (sim, fui eu que abri) pq o meu objetivo era saber o que o pessoal do fórum achava da personagem Morgana, não da lenda do Artur. Era simplesmente a pessoa chegar, postar o que achava, dar um argumento e pronto. Se não concordasse com alguém tem todo o direito de se expresar, mas daí a começar uma verdadeira guerra pessoal aí me perdoem, virou zona!
Um começou a falar do jeito que a Marion escreve, outros que aquela era a história mais concisa, outros que adoravam a autora. Querem discutir Marion Zimmer Bradley, a vontade, mas esse não é o tópico, tem um outro que serve a esse propósito: Marion Zimmer Bradley.
 
Er... bom... eu ia escrever o q eu axava da Morgana, mas dai li as ultimas msgns q parece q num tem nada a ver com o topico... :roll: dai fikei pensando se num ia ficar meio sem logica colocar minha opiniao bem no meio da discussao sobre a obra da Marion... :lily:
Enfim, vou de acordo com o topico:
Eu adorooooo a Morgana!!! Seriu, axu uma personagem forte, inteligente, corajosa e humana, tem seus defeitos tb o q é bom - isso eu to falando dAs Brumas d Avalon, q foram só os livros q eu li-... Vivo colocando Morgana nos meus nicks e se tiver uma filha keria colocar esse nome hehehe... :mrgreen:
 
Morgana é o nome da minha cachorra (na verdade a cachorra é da minha tia, mas eu adoro ela :grinlove: )...o engraçado é q eu sempre achei q a Morgana fosse a grande vilã das historias do Rei Arthur até ler os livros da Marion Zimmer Bradley
quando descobri toda a verdade. Acho ela fantástica, poderosa e forte... :mrgreen:
 
tá aí.

esse é o problema que o V tava reclamando: tantos séculos de lenda e porque a marion faz lá sua morgana boazinha a galera acha que essa é "a verdade".

na boa, não há como saber qual é a verdade.

mas na dúvida, prefiro ficar com os tantos séculos de lenda: morgana é má e ponto. a história de arthur fica sem sentido com uma morgana boazinha. ou melhor: só se explica com aquela ladainha que morgana deitou com arthur no festival de Beltane sem saber que ele era seu irmão. e aí, passa-se a culpa para outro personagem: Viviane. Que no final das contas, sempre foi a "mocinha" das lendas, um tipo de "virgem" pagã.
 
Vc quer uma palavra só?
ELA É F**** !!!!!!!!!!!!!!!!!! Boa, má, seja já sua visão dela, essa é a melhor palavra que a descreve!!! Salve, Morgana!!!
 
Ah!! Eu axu q há várias 'versoes' bem diferente de Morganas, e cada um vai gostar mais de uma - ou de tds, sei lá hehe-... Nao dá p/ avaliar a personagem atraves de um só ponto de vista...
 
Nas Brumas ela eh legalzinha, n mais q isso.
Nas cronicas d artur, ele eh uma chata maluca e revoltada, mas eu gosto
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
tá aí.

esse é o problema que o V tava reclamando: tantos séculos de lenda e porque a marion faz lá sua morgana boazinha a galera acha que essa é "a verdade".

na boa, não há como saber qual é a verdade.

mas na dúvida, prefiro ficar com os tantos séculos de lenda: morgana é má e ponto. a história de arthur fica sem sentido com uma morgana boazinha. ou melhor: só se explica com aquela ladainha que morgana deitou com arthur no festival de Beltane sem saber que ele era seu irmão. e aí, passa-se a culpa para outro personagem: Viviane. Que no final das contas, sempre foi a "mocinha" das lendas, um tipo de "virgem" pagã.


Eu li outro dia sobre a lenda do rei Arthur, acho que na Super Interessante especial de história, e acho que prova bem o que eu dizia, JoyJoy. Os séculos de lenda também foram modificados por Mallory, há muito mais tempo que Zimmer, claro, mas ele próprio mudou muito a história ao reecreve-la, tal como muitos outros escritores. Agora não sei onde a revista está, mas se não me engano ele que introduziu a Gween e a traição de Lancelot (não tenho certeza). É isso que eu tava tentando dizer, tanto ela quanto ele não representam a versão original porque não há uma, dito que é uma lenda.

Se formos realmente até o fundo pra descobrir qual é a "verdadeira" lenda (não sei porque da necessidade de uma) vamos achar uma história diferente contada na boca do povo, nada mais do que isto... Não há como dizer que Mallory é "mais verdadeira" só porque é mais antiga, de certo a de Zimmer é construída em cima desta, já que é uma das últimas versões, mas não deixa de ter sua "verdade".

Bom, é o que acho... Só pra dizer que na revista tem todo estudo sobre a lenda para os interessados. Falei tanto aqui sobre Zimmer e Mallory que ia ser estranho não dizer nada depois de ler... ^^

Mas como Clarissa Yavanna disse, não dá pra julgar um personagem de uma lenda, como Morgana, pelo ponto de vista de uma única história... Cada um pega seu preferido e vê aquilo como "verdade". =]

(se parecer confuso não liguem não, nunca fui de falar coisa com coisa... ^^)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo