• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Religião é um mal, Deus é amor.

Status
Fechado para novas mensagens.
Na boa, vini? Você NUNCA vai chegar a lugar algum, pq vc não sabe manter um diálogo. A maneira como você se expressa é tão chata quanto a daqueles chatos que batem na porta da sua casa com uma Bíblia debaixo do braço às 7hs duma manhã de domingo. E enquanto você se expressar assim ninguém irá dar a mínima para seus argumentos. "Pregar" o ateísmo é tão chato quanto pregar qualquer crença. Você não empurra suas crenças goela abaixo das outras pessoas. Isso se chama intolerância. A mesma intolerância que muitos apontam como um dos males de muitas religiões (e de fato é), você tem demonstrado ao querer fazer sobrepor seu conjunto de valores sobre os demais. O seu ateísmo transborda dos problemas de inúmeras religiões: intolerância, incapacidade de diálogo.

E apenas para que você não fique se questionando sobre minha crença: eu sou agnóstico. Na real, acho muito mais provável a inexistência de uma divindade do que a existência. Mas nosso conhecimento e nossos sentidos são limitados, incapazes de sondar e sentir a completude do universo. Então, por mais que não se apresentem provas sobre a existência de um deus, ele também não é completamente impossível. Ausência de evidência não é evidência de ausência.
No fim das contas, eu não dou a mínima para essa questão de existência ou não de um deus. Eu guio minha vida por princípios ético-morais que julgo independentes disso.

Mas eu não escolhi ser agnóstico. Foi algo que surgiu naturalmente. Eu não me tornei agnóstico por alguém ter vindo vomitar essas ideias na minha cara. Eu acredito que esse tipo de crença deve emergir de dentro para fora, como resultado de uma constante reflexão e indagação. Ninguém vai largar sua crença pq alguém veio num fórum de internet e começou a vociferar algo diferente, por mais que você acredite que sua linha de raciocínio seja perfeita.

Think about.
 
Última edição:
Microevolução existe, sim. Tanto que vemos isso nas diferentes raças de cachorros que divergiram de um ancestral comum. Mas macroevolução eu nunca vi prova nenhuma.
Ah, existem os fósseis... Um monte de ossos prova que uma criatura existiu, não que do peixe vieram os anfíbios, que viraram répteis, que viraram aves.

O problema é que se microevolução existe, macroevolução também, é uma dedução lógica. Macroevolução nada mais é que um monte de microevoluções empilhando umas nas outras ao longo do tempo.

Mas existem as formas intermediárias. O Archaeopteryx é um exemplo bem conhecido. E eu sinceramente acho mais difícil de engolir que as espécies tenham repetidamente sido extintas e outras foram surgindo ex nihilo progressivamente mais parecidas com as atuais do que aceitar que uma "veio de outra" (porque não é bem assim e tal que acontece).
 
Na boa, vini? Você NUNCA vai chegar a lugar algum, pq vc não sabe manter um diálogo. A maneira como você se expressa é tão chata quanto a daqueles chatos que batem na porta da sua casa com uma Bíblia debaixo do braço às 7hs duma manhã de domingo. E enquanto você se expressar assim ninguém irá dar a mínima para seus argumentos. "Pregar" o ateísmo é tão chato quanto pregar qualquer crença. Você não empurra suas crenças goela abaixo das outras pessoas. Isso se chama intolerância. A mesma intolerância que muitos apontam como um dos males de muitas religiões (e de fato é), você tem demonstrado ao querer fazer sobrepor seu conjunto de valores sobre os demais. O seu ateísmo transborda dos problemas de inúmeras religiões: intolerância, incapacidade de diálogo.

Falei isso por MP pra ele.... mas pelo visto não adiantou, tanto que ele continuou falando no tópico e me disse que estava "tentando ensinar"....
Meio tenso isso ae. =[

Quanto ao tópico, ando cada dia menos cristã, cada dia menos confiante na existência de Deus, mas confesso admirar a fé das pessoas. Fé desmedida em algo sem provas de existência. Isso é o significado da fé... acreditar em algo sem ter provas de sua existência e ainda assim não esmorecer.

A religião traz isso para as pessoas que buscam algo em que se sustentar. Lhes permite um pouco de conforto psicológico...

Vejam, eu disse religião. Não disse a Igreja, seja qual for.

A Igreja mente, distorce, erra para manter seu poder nos outros, através da religião. E com isso entende-se que quem corta a arvore é o lenhador e não o machado. Pois o mesmo nada faria sem o homem por trás... Nenhuma religião é ruim ou má... nenhuma crença é infundada se vc realmente tem fé nela, e nem tudo precisa de explicação para ser real para quem sente ou vive algo... O homem por trás de tudo é o problema...

Deus pode existir ou não... mas não me fará mal se descobrir sua existência...

Em resumo, o tópico seria uma discussão legal se os argumentos fossem colocados de forma mais branda e não empurrados nas faces alheias como se fossem verdades absolutas. Verdades absolutas não existem. Pena que as coisas seguem o rumo da ignorância mascarada de ensinamento...
 
Quanto ao tópico, ando cada dia menos cristã, cada dia menos confiante na existência de Deus, mas confesso admirar a fé das pessoas. Fé desmedida em algo sem provas de existência. Isso é o significado da fé... acreditar em algo sem ter provas de sua existência e ainda assim não esmorecer.

Fé não é virtude, é ingenuidade

E enfim, peço desculpas por tomar o tempo de todos, digo que de minha parte não estou chateado com absolutamente nada referente ao fórum, simplesmente vejo uma perda de energia muito grande em argumentar contra 7 pessoas ao mesmo tempo, sendo que todas pre-supõe que eu sou um escroto filha da puta, e estão automaticamente inclinadas a me execrar.

Enfim, o que eu queria dizer já não é importante, aprendi hj a ser mais respeitador com as crenças, e farei o possível para não mais entrar nesse mérito.

Mais uma vez, desculpe a todos e vamos a outros tópicos, finjam que esse tópico de hj foi só um spam indesejavel que lhe tomou algum tempo.

Paz a prosperidade a todos.

Sou agnóstico


Então você já é ateu, só não quer usar o titulo.
 
Última edição:
Antes de fazer isso, duas coisas:

1) Se não sabe brincar, não desce pro play. Você apagou e editou seu post inicial. Isso foi mongolóide.

2) Quando você diz que não vai mais conversar e aí vem e conversa eu fico imaginando que você só quer chamar a atenção. Se é esse o caso, avisa, que a gente pendura uma melancia no seu pescoço.

Vamos lá:

Na primeira afirmação, você não argumentou nada, apenas fez uso de falácias e antônimos.

Ok, vamos relembrar: a minha primeira afirmação foi "Você fez uma afirmação". Acho que você se perdeu novamente.


E obviamente não faz sentido algum confundir amor com ódio.

Claro que não faz. Assim como não tem sentido algum dizer

Deus assim como o amor, não pode ser medido, pesado, catalogado, visto, mas ambos podem ser sentidos, se pegarmos 10 pessoas e pedirmos pra cada um dar sua definição de deus ou amor, cada uma dará sua definição própia e diferente sobre o assunto, pois é algo particular e indefinivel.

A definição de Deus não é particular ou "indefinível". Cada religião tem a sua entidade superior, algumas tem até mais de um, inclusive. Essas definições são rígidas e registradas em vários lugares. Me preocupa você não entender isso, pq é um conceito muito básico. O conceito de cada Deus de cada religião está muito bem definido.

A definição de amor é também muito clara. O fato de cada pessoa dar uma definição diferente não torna o amor ou deus particular ou indefinível, apenas demonstra o quanto as pessoas são fracas, incultas ou ignorantes. As pessoas confundem até laranja com tangerina, quanto mais sentimentos e divinidades.

A argumentação é, Deus não existe fisicamente, e sim é um sentimento assim como o amor,

Sentimentos não se manifestam fisicamente num ambiente. Existem relatos, registros e diversas coisas que demonstram que o conceito de deus não é abstrato e sim concreto.


se vc perguntar pra um árabe que é deus, ele vai dizer que é Mohammad

Vai? É uma afirmação ou uma suposição? Se for uma afirmação eu gostaria de ver o registro das suas pesquisas. Por favor, cara. Seja sério. Você tá fazendo argumentações completamente bobas. Tá se fazendo passar por besta a toa. Olha esse tipo de argumentação que você ta usando:

, pra um crente, Deus é o cara do velho testamento ou jesus

LOL!


E na segunda afirmação você me diz, "se o criador do universos pedisse, eu faria", mas se não existe deus, quem quem mandou!?

Por favor, pare de beber antes de postar. Você tá completamente perdido na sua argumentação. Sério, essa frase foi tão mongolóide, tentando colocar o seu ponto de visão dentro da minha argumentação, que o seu texto todo ficou comprometido. Tá, vou tentar explicar:

Gênesis 22
E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.

E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.

Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.


Dá pra ver que você nunca leu a bíblia. Fica claro e ÓBVIO que o povo de Abraao já teve experiências anteriores com Deus. UM ANJO desceu e falou com ele antes disso. Então fica CLARO e ÓBVIO que dentro do contexto de Genesis, Abraão nesse ponto de Genesis 22 já havia visto e escutado provas da existência do Deus dele. Então, não faz sentido você falar " mas se não existe deus, quem quem mandou!?" pq além de estar gago, fica claro naquele ponto que Deus existia. Então obviamente, Abraao podia sacrificar o filho, pq sabia que a crença dele era em algo existente.


apenas o sub consciente desse alguem, por isso a religião é um disturbio Deus não manda pessoas matarem pessoas, as pessoas se matam por que são idiotas.

Não. As pessoas se matam pq acreditam que aquilo é o certo a ser feito. A ciência mata um monte todo ano também.


Paz e uma boa vida a todos.


:bamf:



PS: só pra fechar, vale o esclarecimento: eu não acredito em Deus. Mas essa argumentação é tão boba que você me agride e prejudica o entendimento das coisas.




Na boa, vini? Você NUNCA vai chegar a lugar algum, pq vc não sabe manter um diálogo. A maneira como você se expressa é tão chata quanto a daqueles chatos que batem na porta da sua casa com uma Bíblia debaixo do braço às 7hs duma manhã de domingo. E enquanto você se expressar assim ninguém irá dar a mínima para seus argumentos. "Pregar" o ateísmo é tão chato quanto pregar qualquer crença. Você não empurra suas crenças goela abaixo das outras pessoas. Isso se chama intolerância. A mesma intolerância que muitos apontam como um dos males de muitas religiões (e de fato é), você tem demonstrado ao querer fazer sobrepor seu conjunto de valores sobre os demais. O seu ateísmo transborda dos problemas de inúmeras religiões: intolerância, incapacidade de diálogo.

Eta jesus maravilhoso! Falou tudo que eu precisava dizer. Boa noite.
 
Última edição:
Fé não é virtude, é ingenuidade

E enfim, peço desculpas por tomar o tempo de todos, digo que de minha parte não estou chateado com absolutamente nada referente ao fórum, simplesmente vejo uma perda de energia muito grande em argumentar contra 7 pessoas ao mesmo tempo, sendo que todas pre-supõe que eu sou um escroto filha da puta, e estão automaticamente inclinadas a me execrar.

Enfim, o que eu queria dizer já não é importante, aprendi hj a ser mais respeitador com as crenças, e farei o possível para não mais entrar nesse mérito.

Mais uma vez, desculpe a todos e vamos a outros tópicos, finjam que esse tópico de hj foi só um spam indesejavel que lhe tomou algum tempo.

Paz a prosperidade a todos.




Então você já é ateu, só não quer usar o titulo.
Ignorância e petulante não é virtude é defeito.

Então, prefiro a ingenuidade meu jovem.

Espero que vc realmente aprenda a ser mais respeitador com as crenças, pois "fé não é virtude" ainda não prova isso.
No mais, paz e prosperidade pra ti.
 
E enfim, peço desculpas por tomar o tempo de todos, digo que de minha parte não estou chateado com absolutamente nada referente ao fórum, simplesmente vejo uma perda de energia muito grande em argumentar contra 7 pessoas ao mesmo tempo, sendo que todas pre-supõe que eu sou um escroto filha da puta, e estão automaticamente inclinadas a me execrar.
.

Ninguém está pressupondo nada disso mas acho que a forma como vc se expressou talvez não foi da melhor maneira. Acho que as conversas por mais que sejam de certo ponto "exaltadas" (e isso faz parte dos fóruns de discussões e entendo como normais e saudáveis) podem ter um direcionamento mais tranquilo que chame a atenção dos usuários que são a favor ou contra ideologias ou pontos de vistas

Até agora nunca postei nada com relação aos seus posts justamente por isso.

Pensa nisso...
 
Oi vinidmx li tudo até aqui, e cheguei agora na sua discussão.
Já vi muitos tipos como você no Religião é Veneno, Clube Cético, Ateus do Brasil e até na saudosa STR - Sociedade Terra Redonda.

Tenho uma pergunta pra te fazer porque você mudou seu primeiro post?

Sério, estou perguntando de forma séria sem fazer pouco caso.
Se você em algum momento percebeu que tava errado porque simplesmente não continuou a discussão com os outros usuários ou invés de falar de falácias, ad hominem e piriri parará, como se realmente soubesse do que estava falando (pelo que eu vi, tu não sabe do que fala, deve ter lido uma lisitinha de falácia e achou que era suficiente pra vencer nessa discussão).
Se em algum momento você queria ser levado a sério, deveria ter feito por onde. Não achei tua atitude correta não, critica os outros mas apaga o que escreve porque: a) falou besteira b) deu pra trás e viu que não tinha só gente tola aqui que não saberia falar desse assunto enquanto tu enterraria por goela abaixo tuas opiniões, ou seja voltamos a alternativa a)falou besteira.

Eu te daria algum crédito se tu ousasse escrever sobre a não existência de Deus num ambiente com pessoas criacionistas sem ofendê-las ou mitigar a inteligência do pessoal (mitigar é bonito né?).

Mas antes disso, dada as circunstâncias tu já perdeu o crédito intelectual aqui na área, pelo menos é o que vejo nas opiniões. De qualquer forma tu tá no lucro ainda colega, conheço criacionistas que te dariam "nos dedos" antes que tu pensasse em apagar o post e fóruns que tu seria banido por tentar esse pastoreio com leite moça aí.


Então você já é ateu, só não quer usar o titulo.

Vou te falar, tava me esforçando pra te levar a sério, mas tu tá confundindo tudo. Para de chamar lâmina de barbear bic de Gillete guri!
Tá falando errado, se tu tiver 78 anos igual a minha avó eu daria um desconto pra dizer "ateu, agnóstico tudo igual tudo a mesma coisa". Pois é não é. Quando souber a diferença volta discutir.


PS: A primeira parte eu tava bem legal mas me irritou ver esse pensamento de gente que lê Despertai! e Sentinela
 
O que eu venho notado, Vini, é que você pega o post do outro, e de todos os argumentos que o outro dá você só contra-argumenta aqueles que você consegue/quer, e ignora completamente o resto do post, finge que não viu. Isso não é atitude de quem quer ter um debate desinteressado, tá mais pra chamar atenção mesmo. E ainda escolheu mal o lugar, tem muita gente atéia por aqui, se você quiser chamar atenção dizendo ser ateu acho mais válido discutir esse tipo de coisa num fórum especificamente voltado para pessoas teístas. E blé, esse tipo de coisa "quebra" um pouco a discussão, então parei mesmo de discutir contigo, de vez. O ruim é que eu não gosto mesmo de fazer isso; eu gosto de discutir, ouvir a opinião dos outros (opiniões justificadas, veja lá). Mesmo que eu não concorde eu muitas vezes acabo tendo que examinar melhor a minha posição para argumentar. Mas eu tô vendo que esse tipo de resultado não sai nas discussões contigo, então perdi completamente a motivação. :tsc:
 
Então você já é ateu, só não quer usar o titulo.

Errado. Agnosticismo é bem diferente de ateísmo. Se você não sabe, pesquise sobre. Se sabe, então não fique com esse papo.

No mais, eu não gosto de rótulos. Se é para me qualificar dentro de algo, o mais próximo mesmo é o agnosticismo. Na real, para mim a pergunta: "existe ou não um deus?" é respondida com "tanto faz, não me importo".
 
Errado. Agnosticismo é bem diferente de ateísmo. Se você não sabe, pesquise sobre. Se sabe, então não fique com esse papo.

No mais, eu não gosto de rótulos. Se é para me qualificar dentro de algo, o mais próximo mesmo é o agnosticismo. Na real, para mim a pergunta: "existe ou não um deus?" é respondida com "tanto faz, não me importo".

Ou seja, apateísmo?
 
A principio, minha reação foi essa:

wtfnigger.gif




Só depois reparei que o ilustre editou o post inicial. Em todo o caso, existem certos assuntos sobre os quais uma discussão interminável não leva a nada, EMBORA possam ser discutidos vez ou outra como meio de agregar a riqueza da diversidade das pessoas (defender conceitos já formados sobre algo, irredutivelmente, é algo complicado, pois perde-se a capacidade de evoluir, já que a verdade de um tem o mesmo peso que a sua verdade, e se vc agregar as diversas verdades e considerar o benefício da dúvida, estará indo por um caminho mais seguro do que agarrar-se cegamente num caminho solitário . Outro ponto importante é: tudo é mutável, inclusive suas posições políticas, religiosas, etc. Vc é mutável fisicamente, intelectualmente e sentimentalmente. O próprio universo é uma constante mudança e vc é parte do universo e não separado dele. Nada permanece o mesmo, pois constantemente estamos experimentando coisas diferentes, errando e acertando. Mas querer argumentar sobre algo que foge ao empírico e analítico, friamente falando, é absurdo, sobretudo com relação a algo tão particular como a crença, que depende de experiências individuais SENSÍVEIS de cada um, sendo impossível sustentar qualquer argumentação individual como possível de ser acatada por alguém que pensa diferente de vc, age diferente, interpreta, sente e vive de uma outra forma a realidade.



vinidmx disse:
Fé não é virtude, é ingenuidade

Sério? Vc sendo um cara inteligente, tbm deve saber o significado de sofismas e axiomas. Existem vários tipos de fé, podendo ser alguns deles uma manifestação indireta de Deus, como a fé em alguém que vc admira ou ama. Às vezes Deus é a soma de nossas potencialidades, de nossas capacidades de, em conjunto, buscar melhorar o que somos e o que o mundo é. Talvez Deus seja a natureza, tbm o sorriso, o "amor" que tu sente por uma mulher. Talvez seja a criação do pintor, do poeta, do cineasta. Não pense de uma maneira preestabelecida, retrógrada e calcada naquilo que defendem ser Deus (crie uma possível imagem de Deus dissociada de qualquer religião). A fé é algo muito peculiar, e existe a fé saudável e a fé cega. A fé saudável consiste (no meu modo de ver) em concentrar energias positivas sobre alguém próximo a ti, por exemplo. Ter fé nas pessoas que para vc são importantes por algum motivo. Não adianta vc ter fé no traficante do morro ou fé nos chefinhos da Al Qaeda, por exemplo. A fé saudável é não carregar o pessimismo boçal e ver a vida (por mais amarga que seja) com alguma esperança. Vc cria um tópico do tipo "se vc não é meu amigo, então vc é meu inimigo". Temos dois braços, duas pernas, uma boca, ouvidos e a capacidade de pensar. Mas se vc acha que pensar significa achar apenas uma resposta, então vc está pensando POUCO. Se Deus existe ou não, talvez descobriremos quando morrermos. Até lá, faça o seu melhor e tente melhorar como pessoa. Eu mesmo, misantropo , procuro ter fé em algumas pessoas e até em mim. Isso já basta.



Quando se fala em Deus ou qualquer "coisa" que foge ao empírico e racional, temos a tendencia a nos reduzirmos a conceitos preestabelecidos, daí geralmente culpamos algo que é mantido por uma tradição cultural . Não se pode dizer que religião é um mal, mas sim a pessoa o é, pq não tem um perfeito equilíbrio psicológico e informações precisas para concluir com razoabilidade. Não sabe fazer usufruto daquilo que ele mesmo criou (incluindo a religião). A religião não age, não julga, não dá conselhos. É o homem quem "inventou" a religião, talvez pq herdou em seu DNA algum "código dos deuses" há muito esquecidos. O homem desde que começou a andar sobre duas pernas, começou a desenvolver a lógica e a pensar nas estrelas, no sol, na lua, e por desconhecê-los, passou a imaginar uma série de coisas e entendê-los como "coisas vivas" que nos vigiavam, assim o homem primitivo criava os seus primeiros deuses, e assim o homem passou a temer o que não poderia compreender, já que não havia ciência, não havia racionalidade.




Essa incompreensão explica um pouco por que os homens dos tempos antigos eram supersticiosos, e imaginavam que rumando para os confins do oceano iriam cair no abismo sem fim ou encontrariam monstros desconhecidos. Não é muito diferente quando imaginam a figura de Deus, de seus feitos, etc, não que a Bíblia ou qualquer crença seja uma mentira completa ou uma mera ilusão e fruto da criatividade humana. Até pq, nossa geração não vive há 2000 anos ou mais, caso contrário, poderíamos ter algum embasamento mais assertivo. Eu sou agnóstico e um pouco deísta (que até crê numa força inteligente superior, mas não nas religiões e nem numa revelação divina), mas NUNCA irei ser tão tacanho e dizer que a fé é coisa ingênua . Isso é ofensivo a quem tem fé, e o mínimo que se pode fazer por bom senso é ficar quieto. Lembra daquele verso da música do Legião Urbana? "Fala demais por não ter nada a dizer".



Se tu se sente irritado ou incomodado pela manifestação de um comportamento espiritual/ religioso, primeiramente controle-se. O equilíbrio emocional e racional andam juntos e fazem com que tua mente se mantenha aberta, e isso não significa deixar que o influenciem ou que mudem a sua opinião sobre isso. Mas agregar modos de pensar e sentir diferentes do seus o farão crescer.
 
Última edição:
Eu gostaria de saber quem foi o padre (ou pastor, rabino, whatever), que deixou esse menino tão traumatizado.

Segundo ele próprio, num post lá daquele tpc que foi fechado (depois procuro), o pai dele é pastor (ou foi).

Achei:

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=95507&page=20&p=2216392&viewfull=1#post2216392

E só pra constar, eu fui crente, embaixador do rei, pregador, missionário, evangelista, catequizador e afins, e não me arrependo nem um pouco de ter ido buscar uma verdade além do que me era dito, e a ter encontrado.

http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=95507&page=20&p=2216427&viewfull=1#post2216427

Há! Vamos lá, tenho mais de 20 anos de experiencia com o cristianismo, 2 anos de teologia, filho de pai formado em teologia e pastor, já preguei a palavra, evangelizei, fiz trabalho missionário, estudei, li a biblia 3 vezes do genesis ao apocalipse, e defendi com unhas e dentes o cristianismo, mas chega um ponto em que não da mais pra negar o obvio.

se vc perguntar pra um árabe que é deus, ele vai dizer que é Mohammad, pra um crente, Deus é o cara do velho testamento ou jesus,

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

Meus olhos ARDEM!!! :fire:

Deixa a Tia Aranel te explicar.

Tinha um cara, em meados de 600 d. C. - não lembro a data certa - que era um comerciante árabe. Ele teve umas treta lá na cidade dele e teve que fugir. Daí, em suas viagens, ele teve contato com 2 religiões chamadas judaísmo e cristianismo.
Dada a besteira dita acima, devo supor que vc não sabe disso, então vamos explicar:

- Judaísmo: segue o Velho Testamento. Chamam seu livro sagrado de Torá.
- Cristianismo: segue o Velho E O NOVO Testamento. Chamam seu livro sagrado de Bíblia.

Então, quando ele conheceu essas religiões ele achou da hora, sabe? Pelo menos MAIS da hora do que a religião politeísta que o povo árabe praticava até então. Ele acreditava ter encontrar a verdade. Porém, mais do que isso, ele acreditava SER UM PROFETA. Daí, ele voltou pra sua terra natal e fundou a religião que hoje conhecemos como Islamismo. Esse cara chamava Mohamed... que, em português, virou Maomé.

- Islamismo: inclui Novo, Velho Testamento + o que Maomé escreveu. Interpretam MUITA coisa de forma diferente dos demais. Chamam seu livro sagrado de Alcorão.

Então, definindo corretamente (sim, estou corrigindo as bobagens que você disse acima):

- Deus: é a entidade máxima destas 3 religiões e de todas as suas outras vertentes (existem ainda os mórmons, por exemplo, que acreditam em mais profetas modernos, entre outras religiões que tem a mesma base inicial: Velho Testamento). Ele criou o universo, o mundo, os anjos, os animais, os humanos... enfim... TU-DO. Seu nome mais comum é Jeová.

- Jesus: para os cristãos é o FILHO unigênito de Deus, que foi entronado no Céu como Rei e senta-se ao lado de Seu Pai, Deus (também conhecido como Jeová). Para os cristãos ele foi enviado à Terra como humano pra salvar (eu diria tentar) essa cambada de inútil e mal agradecidos que são... os humanos, é claro!
para os Islâmicos, Jesus é UM DOS PROFETAS, que ao todo são 25. Ou seja, ao contrário do que muita gente acha, os Islâmicos creem, SIM, em Maria, Jesus, etc... Mas Jesus, para eles, é apenas UM dos Profetas (o que não é pouca coisa, diga-se de passagem!)
Os Profetas são:

Adam (Adão) آدم
Idris (Enoque) ادريس
Nuh (Noé) نوح
Hud (Éber) هود
Saleh (Selá) صالح
Ibrahim (Abraão) ابراهيم
Lut (Ló) لوط
Ismail (Ismael) اسماعيل
Ishaq (Isaque) اسحاق
Yaqub (Jacó) يعقوب
Yusuf (José) يوسف
Ayub (Jó) أيوب
Shoaib (Jetro) شعيب
Musa (Moisés) موسى
Harun (Arão) هارون
Zulkifl (Ezequiel) ذو الكفل
Daud (Davi) داود
Sulayman (Salomão) سليمان
Ilyas (Elias) إلياس
Al-Yasa (Eliseu) اليسع
Yunus (Jonas) يونس
Zakariya (Zacarias) زكريا
Yahya (João Batista) يحيى
Isa (Jesus) عيسى
Muhammad (Maomé) محمد

- Allah: é o modo como os muçulmanos - e árabes em geral - se referem a DEUS. NÃO é um deus diferente daquele que acreditam os Judeus e Cristãos. Ao contrário do que muita gente pensa, Allah é apenas a palavra para "deus". NÃO é o nome de Deus.


Aproveitando: se tiver algum erro aí - principalmente sobre o islamismo - por favor, corrijam! (viu vini? É assim que se faz... humildade para aceitar que PODE estar errado e NÃO é o dono da verdade)

EDIT: cometi uns errinhos em relação ao islamismo sim, uma vez que escrevi do que eu lembrava de cabeça vagamente do que estudei ainda na época da escola. Mas SE alguém quiser fontes mais precisas, aqui vão alguns links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maomé
http://www.usislam.org/latinos/Portuguese/A_VIDA.htm
http://www.suapesquisa.com/islamismo/
http://www.islam.com.br/index.php?o...fia-do-profeta-muhammad-saas&catid=47:a-sirah


enfim, Deus é um termo abrangente que incorpora os sentimentos que temos por divindades, sentimento pelo inxplicável (que se torna cada vez mais explicável graças a ciencia), sentimento de gratidão que as pessoas tinham pelo sol, chuva e etc...

Aí sim, eu concordo com você. Também vejo - em parte - dessa forma. Mas você não pode - não vai conseguir - jamais querer OBRIGAR as pessoas a concordarem com você.

Seria mais útil PRA VOCÊ prestar atenção ao que elas tem a lhe dizer, COM A MENTE ABERTA, para entender porque elas se sentem de forma diferente em relação a Deus e aprender a respeitar isso! Você odeia catequizantes pela encheção de saco de querer te convencer a entrar para a religião deles tanto quanto eles te odeiam por querer convencê-los de seu ateísmo. E é assim que toda guerra "religiosa" começa!

E na segunda afirmação você me diz, "se o criador do universos pedisse, eu faria", mas se não existe deus, quem que mandou!? apenas o sub consciente desse alguem, por isso a religião é um disturbio Deus não manda pessoas matarem pessoas, as pessoas se matam por que são idiotas.

Viu o que acabei de dizer aqui?
Vc finaliza chamando as pessoas de idiotas SÓ PORQUE ELAS NÃO CONCORDAM COM VOCÊ!!!

Mais do que idiotice, seu comportamento é infantil.
Infantil = pessoa SEM maturidade e que NÃO é levada à sério.

Quer ser respeitado??? RESPEITE!

Quanto a hinduísmo e castas não vou falar nada por não me interessar sobre mitologia hindu.

Eu sabia alguma coisa a respeito... mas não lembro direito.

*pesquisando na Wikipedia*

Wikipedia

O hinduísmo não tem um "sistema unificado de crenças, codificado numa declaração de fé ou um credo", mas sim é um termo abrangente, que engloba a pluralidade de fenômenos religiosos que se originaram e são baseados nas tradições vêdicas.

Hindu é originalmente um termo persa, em uso desde os tempos do Sultanato Délhi, e que se referia a qualquer tradição nativa da Índia, em contraste com o islã. Hindu é usado no inglês no sentido de "pagão indiano" desde o século XVII, porém a noção do hinduísmo como uma tradição religiosa identificável, qualificando uma das religiões do mundo, surgiu apenas durante o século XIX.

A característica da tolerância compreensiva às diferenças de credo e a abertura dogmática do hinduísmo o torna difícil de ser definido como uma religião de acordo com o conceito ocidental tradicional. Embora o hinduísmo seja um conceito prático claro para a maior parte de seus seguidores,[carece de fontes] muitos manifestam algum tipo de problema ao tentar chegar a uma definição do termo, principalmente devido à ampla gama de tradições e ideias incorporadas ou cobertas por ele.

Embora seja descrito como uma religião, o hinduísmo costuma ser definido com mais frequência como uma 'tradição religiosa'. É descrito como a mais antiga das religiões mundiais, e mais diversa em tradições religiosas.

Sobre os Vedas (livros sagrados)

Wikipedia

Os Vedas são os textos mais antigos do hinduísmo, e também influenciaram o budismo, o jainismo e o sikhismo. Os Vedas contêm hinos, encantamentos e rituais da Índia antiga. Juntamente com o Livro dos Mortos, com o Enuma Elish, I Ching e o Avesta, eles estão entre os mais antigos textos religiosos existentes. Além de seu valor espiritual, eles também oferecem uma visão única da vida cotidiana na Índia antiga. Enquanto a maioria dos hindus provavelmente nunca leram os Vedas, a reverência por mais uma noção abstrata de conhecimento (Veda significa "conhecimento" em sânscrito) está profundamente impregnada no coração daqueles que seguem o Veda Dharma.

Existem quatro Vedas:
Rig Veda
Sama Veda
Yajur Veda
Atharva Veda
existe religiões dogmas cultos e doutrinas…

Sobre a divisão de Castas

Castas

O sistema de castas (Varna) indiano é dividido de acordo com a estrutura do corpo de Brahma.

As quatro principais castas são:
* A cabeça (Brâmanes) representa os sacerdotes, filósofos e professores;
* Os braços (Xátrias) são os militares e os governantes;
* As pernas (Vaixás) são os comerciantes e os agricultores;
* Os pés (Sudras) são os artesãos, os operários e os camponeses.
* A "poeira sob os pés" não foram originados do corpo de Brahma, por isso não pertencem às castas, mas tem um nome: são os Dalit ou párias, chamados de intocáveis (a quem Mahatma Gandhi deu o nome de Harijan, "filhos de Deus"). Os Dalit são constituídos por aqueles (e seus descendentes) que violaram os códigos das castas a que inicialmente pertenciam. São considerados impuros e, por isso, ninguém ousa tocar-lhes. Fazem os trabalhos considerados mais desprezíveis: recolha de resíduos, coveiros, talhantes, etc. Na sequência das invasões mongóis da Índia (século XIII), milhões de párias converter-se-iam ao islamismo, uma religião que não os ostracizava.
Fora do sistema das castas, também existem os Adivasis (povos tribais) e os Mechhas (estrangeiros).

Inicialmente, as castas teriam surgido ligadas aos guna predominantes nos indivíduos. Assim, aqueles em que sattva predomina são inclinados às actividades espirituais, à filosofia, à literatura, às artes, às ciências e ao conhecimento — sacerdotes, yogis, mestres espirituais (gurus), eremitas, filósofos, astrólogos, cientistas, escritores, historiadores, artistas e poetas (brâmanes). Rajas inclina naturalmente a actividades enérgicas, agressivas, à conquista de coisas (terras, riquezas) e pessoas (domínio dos outros), à aversão à pobreza e à modéstia, à busca da fama e da notoriedade — guerreiros e governantes (xátrias) e comerciantes, proprietários de terras, artistas (vaixás). Tamas inclina à passividade, à inércia, à falta de ambição, à ignorância, ao medo de assumir responsabilidades e riscos, a viver o dia-a-dia em iludido contentamento, em ocupações humildes, repetitivas e cansativas, deixando-se conduzir pelos mais fortes e enérgicos — artesãos, operários, camponeses (sudras).

Ao contrário do igualitarismo islâmico, o hinduísmo tem uma concepção social que se expressa nesse sistema de castas, adotado no tempo das invasões arianas (cerca de 1.500 - 2.000 a. C.). As castas, segundo eles, nada mais são do que partes diferenciadas de um corpo divino. Na Índia, antes da independência, elas somavam umas 3 mil, resultantes das subdivisões das quatro castas "clássicas": os Brâmanes (sacerdotes), os Xátrias (guerreiros), os Vaixás (comerciantes) e os Sudras (camponeses e artesãos).

Apesar do sistema de castas ter sido rejeitado pela Constituição Indiana de 1950 (devido à pressão de políticos ocidentalizados), ele continua a fazer parte da cultura da Índia moderna. Actualmente, no hinduísmo, existem mais de 3.000 sub-castas não-oficiais.

Um adendo particular à referência das invasões arianas.

Uma vez ouvi dizer ou li - não lembro quando ou onde - que os Dalit eram, na verdade, o povo nativo da região. Com a invasão ariana, os conquistadores criaram as castas para justificar a forma como trataram os conquistados. Mas, não sei se isso confere...

(pq raios o nome de um deus hindú virou nome de cerveja no Brasil? Alguém me explica? Pode isso, produção???)

Melhor não confundir uma coisa, porque religião é formada por humanos e por isso sujeita a falhas.

Exato.

O erro do vini é confundir Deus e religião.
Se Deus existe ele está muito acima das religiões mundanas. As religiões DIZEM que falam por Deus... o que NÃO quer dizer que seja verdade. Religião é uma invenção humana.

Vocês falam que a religião cristã fez isso, isso e isso de mau... mas só pra lembrar que Cristo, quando tava pregado na cruz pediu que Deus, seu Pai, perdoasse os homens por terem feito aquilo.

O problema foi que os humanos continuaram enfiando o pé na jaca... :roll: E muito pior do que antes de Jesus vir. As atrocidades só pioraram... e o PIOR, ainda disseram que o faziam em nome dele.

Uau! eu chamei maomé de deus! eu sou um idiota que não sabe de nada que eu falo

blá blá blá

Você vem aqui DISCUTIR RELIGIÃO, fala um monte de ASNEIRAS sobre religiões que NÃO CONHECE e ainda por cima NÃO QUER SER CORRIGIDO???

Vê se cresce!!!
Gente, tem certeza que esse usuário não tem 13 anos de idade??? Fala sério, hein...

Se você quer discutir religião - ainda mais com quem é mais preparado no assunto que você - você TEM que pesquisar e estudar se não quiser ser corrigido e passar vexame!

Tem que ter um mínimo de noção de história, filosofia e mitologia, só pra começar. Até pq, aqui neste fórum, tá CHEIO de gente que estuda isso - e eu não sou uma delas (não mais, pelo menos). Apenas me interesso no assunto.

Então... SIM, você será constantemente corrigido, até porque quem chegou chegando cheio de marra aqui no fórum foi VOCÊ, se achando mais esperto e inteligente que todo mundo... e, NÃO, não vai ser levado a sério enquanto não der respostas com um MÍNIMO de coerência, conhecimento e humildade.

Você só está colhendo o que plantou!!!

vou errar uns acentos tb, dai vcs fogem do tema dinovu e usam argumentos ad hominem para me ofender beleza!?

Olha quem fala de "ofender", né... chama todo mundo que discorda dele de "idiota" e acha que ser corrigido quando FALA BOBAGEM é ofender.

Ou seja... CRIANÇA em fórum de adulto! E acredite, tem gente mais nova que você aqui que é mais "evoluído" (inteligente, maduro, sagaz...) do que você!

Enfim, to só esperando o dilbert ter a resposta dele, pra me retirar.

paz e evolução a todos.

:rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:


Enfim, a bíblia é puro conto de fadas, por isso nem me darei ao trabalho de responder.

Errado de novo... a Bíblia - e suas variantes - é um relato de acontecimentos da Antiguidade, sob um ponto de vista fervorosamente religioso! Ou seja... o que aquelas pessoas que presenciaram e descreveram consideraram milagres, pois acreditavam nisso, se acontecessem hoje poderiam ser interpretados de outra forma. Nem por isso, deixaria o acontecimento de ser real.

Então depois vc me mostra onde eu argumento atacando os outros.

Quer uma lista?

Sim, mas se como o dilbert disse "se for a VONTADE DE DEUS. Se O CRIADOR DO UNIVERSO me pedir" dai ele bate até com avião em prédio.

Vai ser corrigido... de novo... :roll: :roll: :roll:

Não confunda MEIA DÚZIA de radicais loucos, com uma enorme maioria totalmente pacífica!

Radicalismo, fanatismo... existe em TODA e qualquer religião, ou até mesmo na ausência dela (ateísmo). Você mesmo está se mostrando um ateu FANÁTICO (e isso não é um elogio!)

Portanto... roto falando do rasgado.

Na boa, vini? Você NUNCA vai chegar a lugar algum, pq vc não sabe manter um diálogo. A maneira como você se expressa é tão chata quanto a daqueles chatos que batem na porta da sua casa com uma Bíblia debaixo do braço às 7hs duma manhã de domingo. E enquanto você se expressar assim ninguém irá dar a mínima para seus argumentos. "Pregar" o ateísmo é tão chato quanto pregar qualquer crença. Você não empurra suas crenças goela abaixo das outras pessoas. Isso se chama intolerância. A mesma intolerância que muitos apontam como um dos males de muitas religiões (e de fato é), você tem demonstrado ao querer fazer sobrepor seu conjunto de valores sobre os demais. O seu ateísmo transborda dos problemas de inúmeras religiões: intolerância, incapacidade de diálogo.

Exato. :joinha:

E apenas para que você não fique se questionando sobre minha crença: eu sou agnóstico. Na real, acho muito mais provável a inexistência de uma divindade do que a existência. Mas nosso conhecimento e nossos sentidos são limitados, incapazes de sondar e sentir a completude do universo. Então, por mais que não se apresentem provas sobre a existência de um deus, ele também não é completamente impossível. Ausência de evidência não é evidência de ausência.
No fim das contas, eu não dou a mínima para essa questão de existência ou não de um deus. Eu guio minha vida por princípios ético-morais que julgo independentes disso.

ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ.... :iei: :iei: :iei: achei alguém que pensa igual à mim!!! :joy:

Mas eu não escolhi ser agnóstico. Foi algo que surgiu naturalmente. Eu não me tornei agnóstico por alguém ter vindo vomitar essas ideias na minha cara. Eu acredito que esse tipo de crença deve emergir de dentro para fora, como resultado de uma constante reflexão e indagação. Ninguém vai largar sua crença pq alguém veio num fórum de internet e começou a vociferar algo diferente, por mais que você acredite que sua linha de raciocínio seja perfeita.

Exatamente igual comigo...

E o que eu acho que há de melhor no agnosticismo é a liberdade de manter a mente aberta e se permitir rever sempre seus conceitos e crenças. Se aprofundar, crescer, mudar, evoluir (a verdadeira evolução de pensamento e espírito: o amadurecimento). Sem se prender a dogmas restritos.

E enfim, peço desculpas por tomar o tempo de todos, digo que de minha parte não estou chateado com absolutamente nada referente ao fórum, simplesmente vejo uma perda de energia muito grande em argumentar contra 7 pessoas ao mesmo tempo, sendo que todas pre-supõe que eu sou um escroto filha da puta, e estão automaticamente inclinadas a me execrar.

Agora vem o discursinho que ele acha que o fará ter uma postura superior LOL.

Pré- qualquer coisa significa julgar antes de ver, conhecer. Não é o caso aqui. VOCÊ está demonstrando, por conta própria ser um fanático tolo e sem base de argumentação, quem não quer aprender sobre aquilo que não conhece e não sabe o significado da palavra DIÁLOGO. Se foi julgado dessa forma é porque foi dessa forma que VOCÊ se apresentou!

Enfim, o que eu queria dizer já não é importante, aprendi hj a ser mais respeitador com as crenças, e farei o possível para não mais entrar nesse mérito.

Não é mais importante ou você não sabe defender suas idéias com argumentos válidos, coerentes e de forma amistosa?

Tomara mesmo que tenha aprendido a respeitar as diferenças!

Mais uma vez, desculpe a todos e vamos a outros tópicos, finjam que esse tópico de hj foi só um spam indesejavel que lhe tomou algum tempo.

:blah: :roll: facepalm.gif

O rapaz já está com -36 de karma.
Barbaridade.
Ele é um fenômeno.

É porque o objetivo de vida dele é chegar a -100. Por isso não o negativarei mais... Isso só serve pra alimentar o troll!
 
Última edição:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo