• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Religião é um mal, Deus é amor.

Status
Fechado para novas mensagens.
"teísta não pode provar que deus existe tanto quanto você não pode provar que ele não existe."

Exemplo.

Um professor reprova uma aluna, a aluna após a aula se esconde no banheiro, fica 2 horas após a saída escondida, e o professor continua na sala de aula corrigindo provas, após esse período a aluna sai da escola, e acusa o professor de assédio sexual, nesse período de duas horas em que o professor estava corrigindo provas, e ela no banheiro, é completamente plausivel que possa ter ocorrido o assédio, prove que o professor não cometeu o crime.

NÃO! isso se chama inversão do ônus de prova.

Quem alegou o evento extraordinário foi a menina, logo é ela que tem que provar que o assédio aconteceu, e não o professor provar que não assediou a menina.

Eu posso afirmar uma infinidade de coisas que ninguem terá como provar que eu não fiz, posso dizer que a 2 minutos atrás eu fui abdusido por uma nave intergalática, passei 200 anos em outra dimensão, e quando eu voltei só tinha passado 2 minutos do tempo real, prove que estou errado!? Você não tem como provar isso, mesmo que seja extremamente improvável, no final termina com a minha palavra defendendo a "minha verdade".

Ou seja, não existe isso de provar que deus não existe, porém é possível apresentar diversas provas claras que mostram o quão improvável é que realmente exista alguma divindade.

"Não. Fé é o nome do sentimento de confiança em uma idéia."

Não confundam fé com confiança.

Confiança pode ser testada, provada, estudada e possui fundamento, não 100% confiável, mas tem motivos de existir, e se caso eu chegar a conclusão que minha confiança em determinado algo era infundado, eu abandono a ideia e deixo de confiar, sem pestanejar.

não, fé e você acreditar mesmo que todas as evidencias estejam contra, essa é a "virtude", acreditar mesmo que todos digam ao contrário.

"porque na hora que sujeito puxa a cara da verdade, ele tá se colocando numa posição arrogante de conhecedor dos fatos. e meu, não tem como ser conhecedor dos fatos sobre isso. porque é algo pessoal."

A partir do momento em que "a verdade" se torna algo pessoal, já não é uma verdade absoluta.

Me digam uma coisa, alguém aqui gosta de ser enganado!? creio que não, tenho certeza que grande parte diria que prefere a verdade, independente se for boa ou ruim, até porque realidade e verdade não é questão de escolha, a natureza ta ai, foda-se se vc acredita nela ou não, a vida esta acontecendo. Mas dai a partir do momento, em que você vai por um caminho, e tudo aponta que o caminho que você esta seguindo esta cheio de falhas e furos, e ainda assim você escolhe por querer seguir nesse caminho acreditando... (através da fé pra deixar mais claro), você não esta indo atrás da verdade, e sim atrás do que você quer acreditar.

E depois me perguntam a razão de não ver com bons olhos quem começa a aprender filosofia, retórica e dialética...

vinidmx, você está misturando muitos argumentos sem muita coerência em seus posts. Abdução e teste da Confiança? Assim fica difícil. O primeiro exemplo da abdução é fácil de se quebrar; você pode jurar de pés juntos que estes fatos aconteceram, porém, se não apresentar algo ou alguma experiência plausível de que esteve fora deste planeta, fisicamente, o argumento é nulo. Eu poderia pedir que me apresente algum item totalmente extraterreno ou um relato descritivo de pelo menos cinco anos do local, da cultura, do idioma (partindo do pressuposto de que você interagiu com os seres) e que não tivesse nenhuma semelhança com as deste mundo.

E Confiança não pode ser testada, provada ou estudada como se fosse uma substância palpável. É um sentimento totalmente abstrato e facilmente dissimulável pela parte interessada.
 
A partir do momento em que "a verdade" se torna algo pessoal, já não é uma verdade absoluta.

E você acredita nA Verdade? Em uma verdade absoluta?

Eu penso que verdade é justamente uma construção pessoal. Repetindo um pouco de algo que eu já falei antes: partindo do princípio que nossos sentidos e conhecimentos são limitados (e sempre serão), como podemos assegurar que o que sentimos e pensamos é a verdade absoluta?

Ideia que já expressei em outro tópico: nossos sentidos são como "filtros" do que existe e ocorre no universo. É o meio pelo qual temos noção e consciência do mundo ao nosso redor, mas eles não nos transimitem toda a informação contida no meio que nos cerca. Tomemos nossa visão, por exemplo, que é mais avançada que a de muitos animais, e também muito inferior à de outros, que não apenas conseguem ver com mais precisão mas também em espectros de cores muito mais diversos. Ou então nosso olfato, que é algo grosseiro comparado à capacidade olfativa dos cães e de tantos outros animais.

Nossos sentidos são nossas ferramentas para perceber o mundo, mas não significa que o mundo é exatamente como nossos sentidos nos informam. Há muita informação passando despercebida, ficando presa nos "filtros", e consequentemente falhamos em perceber a totalidade do universo.


Ainda ontem ouvi uma ideia interessante que pode ser encaixada aqui: de que o universo é tão complexo e amplo, tão cheio de relações e possibilidades, que praticamente qualquer teoria criada pode provar-se verdadeira, encontrando uma correspondência no universo em algum momento, em algum aspecto.

btw, lembrei agora de uma frase do Aleister Crowley que é interessante e faz pensar sobre essas questões também:

"Uma rosa vermelha absorve todas as cores,
menos a vermelha;
Vermelha, portanto, é a única cor que ela não é.
Essa Lei, Razão, Tempo, Espaço,
toda Limitação, cega-nos à Verdade
Tudo o que sabemos sobre o Homem, Natureza, Deus,
é apenas aquilo que eles não são;
é aquilo que rejeitam como repugnante
"
 
Nao quero defender ninguem, mas acho hipocrisia ter trancado o outro topico (que tinha uma premissa mais interessante) e deixar esse aberto soh pra voces fazerem um tipo de witch hunt ou ensinar uma licao. E o primeiro que vier reclamar do meu portugues vai tomar uma macumba na cara, pq todo mundo ve atrocidades pelo forum afora e nao chegam perto de fazer o escarceu que fizeram aqui (e pq nao sei mexer no tablet direito ainda).

E assim, galera falando que manja horrores de religiao, mas tem muita bosta escrita em menos de dez paginas que faria qql riponga que estuda teologia, filosofia e afins ficarem com seus dreads em pe (-karma, cola mais).

Pra nao passar em branco, nao acredito na entidade Deus representada pelas religioes, mas nao nego a existencia de um ser superior ou entidade que gera o universo, parte pq acredito que ser ateu eh muito triste, parte por que jah vi muita coisa estranha nessa vida (jah disse que sei fazer macumba?).

Pior coisa da religiao, ou na te-la, eh a necessidade de se esfregar na cara a fe, tendo crenca ou nao. Normalmente eu seria contra esse tipo de topico aqui, pela ignorancia alheia (interpretem como quiserem), mas ultimamente voto para que criem uma area inteira sobre isso. Se discutido com paciencia e boa moderacao pode dar muito certo (olha o ibope e page views admsssss).

Peace,out.

Edit: Paganus, reza pelos meus sisos arrancados, ta doendo demais. Tksssss.
 
Última edição:
Poderia haver uma área para filosofia como existe para ciência, e religião poderia ser discutido nela. Acho muito mais produtivo que todo tópico que toque o tema de religião acabar levando a uma discussão off-topic sobre a existência de Deus. Tá, eu sei que vivo fazendo isso mas reconheço que é uma merda então...

@Kyra: ofício da noite: oração pela dor dos dentes da Mari, anotado
 
attachment.php
 

Anexos

  • ui.jpg
    ui.jpg
    63,5 KB · Visualizações: 135
Última edição:
Não sei tanto quanto muitos sobre as questões históricas do lado BOM e RUIM da religião como muitos aqui o sabem, e muito menos poderia dizer/provar se Deus realmente existe.

Sei o que minha crença religiosa/filosófica engloba dessas várias seitas e religiões citadas, evitei postar quaisquer opiniões nestes vários tópicos porque justamente não me sinto capaz de uma discussão totalmente teórica sobre o assunto, sei o que aprendi na prática, buscando eu mesma, por "minha" curiosidade, e assim me basta até adquirir mais conhecimentos e poder prover a outros algo mais que discussões fajutas sem dizer absolutamente nada.

Primeiro, vou falar “MINHA OPINIÃO”.

Por que religião é ruim?

Porque manipula, engarrafa e engana muitas pessoas de modo global sob um medo de um SER maior. Deus quer isso, Deus mandou assim, Deus é aquilo... em algo que muitas vezes pode não fazer sentido, as pessoas escutam, não absorvem, pensam que compreenderam (e não digo que não compreendem, pois que entendem a sua maneira) e saem transmitindo SUAS VERDADES e não o que realmente foi dito. (Preste atenção, de modo algum disse que há uma verdade suprema) Cada ser humano enxerga e compreende o mundo que o rodeia do modo que lhe é possível assim como interpreta o que é CERTO e ERRADO do modo que lhe foi ensinado ou que ele ABSORVEU em sua consciência e que foi capaz de traduzir para SEU entendimento INDIVIDUAL.

Mas é certo que todo humano sabe o que é CERTO assim como sabe o que é ERRADO por natureza (discorde se quiser, mas ao fim, sabemos quando fazemos algo errado).

Por que religião é boa?

Porque ao fim o humano é HUMANO, e todo ser humano, não importa-lhe as respostas que receba, vive no constante POR QUE da vida. Por quês movem os homens, por quês sugerem objetivos e dão esperanças, por quês – inquietudes, curiosidade, o sempre inconformado tem um POR QUE de viver...
Religião sacia uma brecha do ser que nem ele mesmo entende. Alguns buscam na racionalidade entender, mas nessa causa, respostas não são exatas, como pede o racional, nem toda resposta a razão trouxe... (Que jogue a pedra quem crê em evolucionismo, não importa-me, tenha sua crença, tenho a minha, todos acreditam em algo ao fim). ^^

Se disseres que Deus não existe, prove-me não com teorias insanas, mas algo sólido, (como pede a Razão e Racionalidade) assim como não tentarei provar-lhe que existe Deus com minhas teorias insanas e nada sólidas (na minha crença e racionalidade).

Religião BOA x RUIM


Diga o que for, mas “para mim” antes uma organização que dê um sentido a vida de muitos do que um povo desgovernado e imprudente que mata porque pensa que a vida não tem nenhum sentido maior.
Sim, não nego a deturpação de muitas coisas na boca de muitos religiosos, humanos mentem, usam o poder, querem o poder, fingem, etc.,etc.,etc., (Não sou extra-terrestra, só pra confirmar) =D
Não se pode culpar toda uma história e uma crença por seus inescrupulosos que falam... que passam algo mais antigo.

Por tudo quanto é lógico, todo homem tem racionalidade, nem tudo que se manda se deve fazer, toda pessoa sabe distinguir quando quer ou não fazer algo, quando acha errado ou não.
Se faz por medo de que Deus mandou, bem, não é culpa do mandante, use sua Cabeça, pois que nasceu com ela, use o cérebro, se não fossemos parar usar seríamos animais irracionais como todo animal qualquer.
Se “talvez algum anteriorano (sim inventei essa palavra) superior deixou algo em que crer e acreditar, algo de esperança não há quem possa provar que não esteja falando” verdade” ou “mentira”, foi no passado, não estávamos presentes, deixe que tomem como quiserem, que relevem si próprios o que acreditar. (Alguns irão dizer, sim, mas como fugir dessa MENTIRA ou VERDADE se somos apresentados a ela desde crianças?) Meu, nem sempre somos crianças, e meu, uma hora crescemos, se as respostas que temos não nos é suficientes então buscamos outras e mais outras, a verdade é se fazer a pergunta: “Sei tudo o que preciso? Posso viver com TUDO isso ou SÓ com isso?) Se sim, viva, se não, veja seus POR QUES sozinho. ^^

A verdade é que essas discussões nunca chegarão a um fim, por isso o tópico é “discussões” e não “CONCLUSÕES”... Quer conclusão? Caminhe sozinho, discuta, debata, mas continuará numa conclusão individual, pois que cada ser humano compreende de modo Individual...

“A Religião é um mal, Deus é amor...”
Não entendi realmente seu título porque tu EDITASTES o PRIMEIRO post, assim não posso entender bem o que tentastes dizer com ele.
 
Tô até agora esperando ele me responder.

Pois é! ^^
O que eu entendo com esse título é que ele Crê em Deus, mas como um sentimento, Deus existe como entidade mas não como força que comanda e atua mandando...É o sentimento, o sentimento puro ou algo do gênero, mas ele não soube explicar, foi um tanto turvo e subjetivo, sempre querendo falar mais e acabou por sair de seu próprio contexto e entrando em demais áreas! ^^
 
Bem... esse tópico agora ta me deixando assim
05fb5fccf63ef5998b5a25d73afc6293c6d240de.jpeg


Pois...
1. perdeu o sentido,
2. não terá explicação coerente de seu criador,
3. ta virando massacre ao guri já que o mesmo não tem capacidade evolutiva de discutir corretamente e tenta se esquivar, falhando miseravelmente, atraindo cada vez mais pessoas tentando entender, demonstrar seus pontos de vista de frisarem oS erroS do maluco..

=/
 
Desculpa se fui eu quem definitivamente desviu o tópico. :mrgreen:
Juro que tentei ao máximo manter uma linha desde o início! ^^
 
A argumentação é, Deus não existe fisicamente, e sim é um sentimento assim como o amor, se vc perguntar pra um árabe que é deus, ele vai dizer que é Mohammad, pra um crente, Deus é o cara do velho testamento ou jesus, enfim, Deus é um termo abrangente que incorpora os sentimentos que temos por divindades, sentimento pelo inxplicável (que se torna cada vez mais explicável graças a ciencia), sentimento de gratidão que as pessoas tinham pelo sol, chuva e etc...
Na verdade Deus está mais relacionado com idéia do que sentimento. Sentimento implica experiência, e se você não é Abraão, você não teve experiências com Deus como entidade tangível e portanto sensorial.

Acho que o que lhe falta entender é que a crença em Deus não se trata de um conhecimento, mas sim uma premissa para o conhecimento. Pensa assim: eu só posso afirmar que 2 x 4 = 8 se eu assumir que 1 é a unidade, e 1 + 1 = 2. 2 x 4 = 8 é o conhecimento, 1 como unidade combinado com 1 + 1 = 2 é a premissa.

sobre os agnósticos, a diferença entre um e o ateu é que o agnóstico não dá uma resposta assertiva sobre a pergunta "deus existe?", e o ateu dá.

A ciência se aproveitou muito mais do que qualquer religião pra criar castas. Tenho que dar o exemplo do eugenismo nazista de novo? Eugenismo que existia em todas as partes do mundo na época, EUA, Brasil, Japão...
opa, calma lá, a ciência não se aproveitou de nada. é absolutamente a mesma relação que você próprio apontou entre cruzadas x religião: se alguns cientistas fizeram determinadas coisas, isso não quer dizer que essas coisas foram intenção da ciência (se é que faz algum sentido dizer que ciência pode ter uma intenção). aí vc comete o tão amado neste tópico: ad hominem :lol:

Fiquei alguns minutos tentando responder seriamente ao tópico, mas faltou um fator essencial: o tópico não é sério. Todas as minhas tentativas acabaram se reduzindo em piadas - algumas até boas, mas como eu falei que ia responder sério, vou só sair de fininho. :assobio:
internet-serious-business.jpg

@tópico
quer dizer então que o pagz era badass. eu fico tentando imaginar isso, mas não consigo... :think:
 
opa, calma lá, a ciência não se aproveitou de nada. é absolutamente a mesma relação que você próprio apontou entre cruzadas x religião: se alguns cientistas fizeram determinadas coisas, isso não quer dizer que essas coisas foram intenção da ciência (se é que faz algum sentido dizer que ciência pode ter uma intenção). aí vc comete o tão amado neste tópico: ad hominem
Tá certo. Inverti o erro dele, mas continuei no erro u.u
 
E depois me perguntam a razão de não ver com bons olhos quem começa a aprender filosofia, retórica e dialética...

Epa epa epa EPA! Não vamos confundir as coisas aqui... Eu prometi não responder mais ao vini, mas acho que vale a pena responder a isso nesse tópico. Não, nem 10% de quem aprende e se dedica a filosofia, retórica e dialética concorda com ele. Aliás, ele é um péssimo retórico, tanto é que não conseguiu convencer ninguém, e o principal propósito da retórica é justamente persuadir. Pra chamar esse cara de filósofo ele precisaria dar justificativas boas do motivo de ele pensar do modo como ele pensa, o que pelo menos a maioria aqui concorda que ele não fez. E não há um pingo de dialética nessa situação: ele postou o que achava e assim que começou uma discussão com argumentos sobre o que ele disse, ele deletou tudo do primeiro post e tirou o corpo fora. Inclusive pediu mil vezes pros moderadores fecharem o tópico. Não fale mal dos filósofos por causa dele, PLZ. ¬¬
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo