• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 5 (com spoilers)

Qual sua nota para o quinto episódio da primeira temporada?

  • 10

    Votos: 9 20,5%
  • 9

    Votos: 3 6,8%
  • 8

    Votos: 5 11,4%
  • 7

    Votos: 12 27,3%
  • 6

    Votos: 6 13,6%
  • 5

    Votos: 2 4,5%
  • 4

    Votos: 1 2,3%
  • 3

    Votos: 4 9,1%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 2 4,5%

  • Total de votantes
    44
Ah, mais um trem que não falei: tadinha da Nori. :cry: Comentário muito bem elaborado, de grande relevância para o bom andamento do tópico. Não precisam me agradecer. É, sempre, um prazer postar nos tópicos desta série maravilhosa.
 
Cinco episódios.... e nem um único peitinho; um mamilo de perfil, que fosse; uma silhueta de sombra contra a parede... Nada. :buaa:

Enquanto isso, a fofoca sobre o Halbrand ser Sauron ainda parece convincente (Eru queira que não). Esses leaks aí, vou te contar. Só decepção.
 
Cinco episódios.... e nem um único peitinho; um mamilo de perfil, que fosse; uma silhueta de sombra contra a parede... Nada. :buaa:

A série tem Censura 14 anos (hoje em dia é Classificação Indicativa né?)

Eles tomam muito cuidado em cobrir sempre muito bem a Galadriel, mesmo no mar só de camisola
 
Tem gente querendo que os numenorianos, mesmo os jovens, já sejam guerreiros prontos. Tolkien se inspirou em Atlântida ou Esparta, afinal?:lol:
Havia alguma expectativa de que um dos aspectos para demonstrar esse "afastamento das tradições élficas" seria o colonialismo, a depredação de outros povos e a (possível) cultura militarista que já estava imperando na ilha no período de Tar-Palantir e Miriel:

Ocorreu assim que os númenorianos pela primeira vez estabeleceram grandes colônias nas costas ocidentais das terras antigas, pois sua própria terra lhes parecia restrita, e eles não tinham descanso nem alegria dentro de seus limites; e agora desejavam prosperar e dominar a Terra-média, já que o oeste lhes fora negado.
Amplos portos e fortes torres eles construíram; e lá muitos fixaram residência; mas agora apareciam mais como senhores, chefes e cobradores de tributos do que como alguém que presta auxílio ou ensina. E as enormes embarcações dos númenorianos eram levadas
para o leste pelos ventos e voltavam sempre carregadas. O poder e a majestade de seus reis aumentavam; e eles bebiam, se banqueteavam e se vestiam em ouro e prata.

Na série, me parece que será Ar-pharazôn que iniciará o período de conquistas e colonização da T.M:

Muitas vezes viajara como líder nas guerras que os númenorianos iniciavam então na região litorânea da Terra￾média, procurando cada vez mais ampliar seu domínio sobre os homens. E, assim, conquistou
grande renome como comandante, tanto em terra quanto no mar

Na adaptação, Númenor parece ter entrado voluntariamente num período de isolacionismo (quase) total similar ao Período Edo - quando o Japão fechou-se para o mundo exterior: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Período_Edo

Na série, Númenor está num periodo de paz e navegação, sem se importar com os assuntos da Terra-média (isso acabou, se não me engano, após as viagens de Aldarion, muitos séculos antes de Miriel).

E mesmo a inspiração da Atlântida de Platão tem sim referência à cultura imperialista e conquistas militares, pois a ilha também era uma potência marítima que tinha conquistado muitas partes da Europa ocidental e África.

Detalhe interessante da série: o afastamento da cultura élfica se vê não só pela abolição da língua élfica no cotidiano, mas também na arquitetura:

gatmwi20wvn91.jpg


A torre de Tar-Palantir parece ser um último resquício de uma tentativa em resgatar a cultura élfica. O resto da arquitetura de Númenor parece ter erradicado o estilo élfico até nas construções. O que subentende-se ter alcançado também a arte e a escrita élfica na ilha.
 
Última edição:
Mas uma "cultura imperialista e militar" remete-nos muito mais a Roma que a Esparta, em todo caso. Em Esparta o foco ao treinamento militar era tanto, e desde a tenra idade, que as demais atividades eram exercidas por escravos. Isso até gerava um problema, que era nunca poderem abandonar a cidade com todos os guerreiros sob risco de revolta interna, etc. Tinha escravos em Númenor? Se não tinha, é apenas natural imaginar que muitos numenorianos simplesmente se ocupavam de outras coisas, e que nem todos eram guerreiros lindos e sarados, nem tampouco filósofos ou cientistas. Tinha numenoriano pançudo vendendo cerveja num bar, certamente outro pançudo bebendo cerveja, etc. O avanço tecnológico de uma civilização não exige que cada um de seus membros seja um gênio, assim como o domínio militar não exige que cada um seja um guerreiro. Por isso é que essa idealização toda aí como a descreveram não me convence.

Sem dúvida, o exército deles deveria ser foda. E nesse ponto a série pecaria, por não ter conseguido passar uma impressão de poderio bélico. Afinal, apenas cinco barquinhos mixurucas para acompanhar a própria rainha? E se dois queimam antes de zarpar, não era o caso de arranjarem outros dois? Quer dizer... Se alguém planejou a expedição com a necessidade de irem cinco, não há boa razão para que agora três sejam o bastante, né? :lol:
 
A organização às pressas caçando voluntários ficou estranha mesmo.

Agora, Númenor é inegavelmente superior a tudo que apareceu dos homens da Terra-média. Falta o que?
 
Que coisa linda!

- Ajudaria se vc cantasse a canção da caminhada da sua mãe.

- Papoula, solta a voz!

"Por trás das montanhas o sol vai deitar
A luz desta torre n é mais meu lar
Eu acendo a fogueira e durmo no chão
Trocando o abrigo pela vastidão
Ouço o chamado de terras além
Que revelam as trilhas dos dias que vêm
E eu sigo vagando nos dias que vêm
Tão pouca comida e água pra mim
O corpo diz não, mas a trilha diz sim
Eu sou tão pequena na imensidão
Que o único alento vem de uma canção
Sinto o chamado de terras além
Procuro guiar-me nos dias que vêm
Prometam ajudar-me nos dias que vêm
Enfrento a aventura com este refrão
Nem todos que vagam perdidos estão
Não importa a tristeza nem a solidão
Nem todos que vagam perdidos estão."

Não, não é Disney.

- Meu querido Frodo! - Exclamou Gandalf. - Os hobbits são de fato criaturas surpreendentes, como já disse antes. Pode-se aprender tudo o que se há pra saber deles em um mês, e apesar disso ainda podem depois de cem anos surpreendê-lo.

Gandalf em Bolsão - A Sociedade do Anel, O Senhor dos Anéis

- Eu não ronco!
- Ronca, sim!

:abraco:
 
Última edição:
O Hobbits de Nova York não choraram, mas o do Havaí, sim.

Até a dubladora cambaleou em:

"-O corpo diz não, mas a trilha diz sim."

🥲

Até solucei, Amore. #tamujuntu
 
Última edição:
Parece que você esqueceu que não é uma missão militar oficial e sim uma ajudinha com a tchurma que quis ir, não o exército real de Númenor. Seriam apenas 500 homens e ficaram apenas 300

Calma que teu exército fodônico ainda vai aparecer. Faltou pensar um pouco antes de opinar :p
Eu pensei muito, mas você não pensou na resposta. Tanto que sua emenda foi pior que o soneto original. Você está sugerindo que a poderosa Númenor não tinha condições de enviar uma guarnição militar a Terra-Média, sendo necessário recrutar jovens inexperientes para a realização do feito? Isso seria a conduta de uma nação pobre e falida incapaz de arregimentar militares veteranos para a atividade, não o caso da maior civilização do mundo.

Sem contar que, nos tempo de Ar-Pharazon, Númenor viveu o seu auge - foi uma civilização que não entrou em decadência antes de colapsar (pelo menos não materialmente, só espiritualmente) - sendo que eles tinham grandes guarnições militares em Tharbad, Pelargir e Umbar nessa época. Não faça contorcionismo retórico para defender uma série bem fraquinha bicho, principalmente quando a própria história já oferece material o suficiente para produtores e roteiristas não cagarem nela como estão fazendo.

Eu estou perfeitamente ciente que em algum momento eles terão de mostrar uma "Númenor potência" na série, mas isso ficará inverossímil dentro da narrativa da série. O espectador leigo na obra de Tolkien não será capaz de entender como um povo que manda pescadores à guerra do nada aparece com um exército que vai colocar Annatar pra fugir. Então, seu contorcionismo para justificar a Númenor da série como algo digno da retratada pelo criador da obra é um esforço inglório (e inútil).

A promessa de "superar" o autor terminou como piada.
 
Última edição:
Sobre o exército, acho que poderia ter tido algo melhor do que "precisamos de voluntários". Realmente é uma força expedicionária, estão explorando ainda a tal ameaça nas terras do Sul, mas a própria rainha vai junto. Achei que denotou um certo despreparo militar e que foi um plot device para Isildir e seus amigos continuarem na história, mas enfim, ainda está porvir o grande momento númenóriano.
Mas então, a Númenor isolada da Terra Média mostrada na série só existiu em seus primeiros 750 anos de existência, ainda nos tempos de Tar-Meneldur, o filho dele, Aldarion, já havia iniciado, com a fundação da Guilda de Aventureiros, a exploração da Terra-média e a fundação de cidades-fortaleza na região. Milênios depois, nos tempos de Ar-Pharazon, Tharbad, Pelargir e Umbar já eram cidadelas desenvolvidas e independentes e ainda havia o povoado fiel de Dol Amroth. No período que a série quer retratar os numenorianos já eram fortes na Terra Média e tinha forte presença militar ali. Tanto que uma das razões de Sauron se embrenhar em Mordor e buscar influenciar os edain do extremo leste (easterlings) e do extremo sul (haradrim) foi justamente pela presença dos numenorianos ali.
 
Eu pensei muito, mas você não pensou na resposta. Tanto que sua emenda foi pior que o soneto original. Você está sugerindo que a poderosa Númenor não tinha condições de enviar uma guarnição militar a Terra-Média, sendo necessário recrutar jovens inexperientes para a realização do feito? Isso seria a conduta de uma nação pobre e falida incapaz de arregimentar militares veteranos para a atividade, não o caso da maior civilização do mundo.
Sem contar que, nos tempo de Ar-Pharazon, Númenor viveu o seu auge - foi uma civilização que não entrou em decadência antes de colapsar (pelo menos não materialmente, só espiritualmente) - sendo que eles tinham grandes guarnições militares em Tharbad, Pelargir e Umbar nessa época. Não faça contorcionismo retórico para defender uma série bem fraquinha bicho, principalmente quando a própria história já oferece material o suficiente para produtores e roteiristas não cagarem nela como estão fazendo.

Eu estou perfeitamente ciente que em algum momento eles terão de mostrar uma "Númenor potência" na série, mas isso ficará inverossímil dentro da narrativa da série. O espectador leigo na obra de Tolkien não será capaz de entender como um povo que manda pescadores à guerra do nada aparece com um exército que vai colocar Annatar pra fugir.

A promessa de "superar" o autor terminou como piada.

Primeiro: óbvio que Númenor tinha condições de levar militares, mas a própria rainha-regente não quis e solicitou candidatos;

Segundo: Pharazon ainda não é Ar-Pharazon

Terceiro: Você tá locão
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.494,79
Termina em:
Back
Topo