• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 6 (com spoilers)

Qual sua nota para o sexto episódio da primeira temporada?


  • Total de votantes
    42
É com isso que fazem piada nos comentários. Geralmente uma compressão de tempo pode vim acompanhada de uma concordância temporal não acha? Por exemplo, no tempo de uma batalha (orcs vs a turma do arondir) foi possível ocorrer eventos que levariam muito mais tempo. Quando você tem o andamento da batalha pra medir o tempo, a compressão temporal (feita no caminho da água por exemplo) perde corcordância, pra fazer a compressão é melhor usar de elementos independentes, arcos distintos. Isso é oq acho pelo menos, nada daqui foi baseado em opinião de algum profissional. mas em outras séries percebo que respeitam o tempo de ocorrência de eventos, apesar de mostrar tudo acontecendo em poucos minutos.
Mas são poucas séries que têm que lidar com a problemática de entrelaçar tantos locais distintos com distâncias definidas em mapa e com a distância e dimensão com as quais o Tolkien gosta de trabalhar.

Dadas as dificuldades de extrair o drama desse tipo de contexto logístico pro audiovisual é de se esperar mesmo que a time compression de um seriado como o Rings of Power seja mais pronunciada e os resultados mais "evidentes" e marcados em tela. Esse tipo de cenário tem, por força, que contar também com a indulgência do espectador

Tolkien também cometeu suas próprias liberdades e licenças poéticas com a geofísica e plausibiliade logística de certas coisas, por exemplo, quando resolveu salvar Frodo e Sam da destruição do Anel na Orodruin. Eu mesmo bolei uma explicação fânon pro evento:




  • The climactic scene in The Lord of the Rings where Frodo and Sam, having destroyed the Ring and precipitated the eruption of Mount Doom, make it, utterly exhausted, to one of the last firm rocky outcrops which is surrounded by a river of molten lava. The book skirts over the issue of the sheer heat of their surroundings might in itself be fatal to them, ignores the possibility the air they are breathing might not only be superheated but poisonous, and allows a large bird to swoop down to pick them up without instantly becoming Mordor Fried Eagle or at the very least having its flight feathers scorched off. The film adaptation requires serious suspension of disbelief on this one.
 
Última edição:
Acho que o correto seria Adar enviar o homem depois da torre cair > a galadriel chegar e combater os orcs > descobrirem que a espada é falsa > arrumarem um comboio pra procurar a espada > ir pra outro arco > dar a impressão que os dias passaram > explodir o vulcão unindo dois arcos (como aqueles misticos). Acho que ficaria legal
Exatamente. Essa pressa em jogar tudo de uma vez como numa sopa, sem detalhamento, sem profundidade faz com que tudo fique sem nexo. Se eles tivessem se preocupado em contar um arco por vez e na concomitância dos eventos mostrassem todos juntos na sequência a coisa estaria em outro patamar. Mas minha teoria outra vez: essa 1ª temporada é a mistureba pra fazer parecer que esses personagens e suas histórias tem a mínima importância, só para no meio do processo ser criado o clima de "queremos ver Sauron" e a partir daí começar o foco só nele e como ele influencia todas as coisas fazendo tudo girar em torno de si, tornando a coisa toda um reality show de uma pessoa só feito para apreciação (como um show egoico de um ídolo pop). Vamos ver se isso vai acontecer. É o que me parece por isso o desleixo nesse primeiro momento. O Show de Sauron, disse o portal ligado à Amazon.
 
Mas são poucas séries que têm que lidar com a problemática de entrelaçar tantos locais distintos com distâncias definidas em mapa e com a distância e dimensão com as quais o Tolkien gosta de trabalhar.
Pois é, eu pessoalmente acho que existiam opções para amenizar esse problema, como a alternativa que citei mais acima. Até parece que entendo algo de cinema :rofl:

Tolkien também cometeu suas próprias liberdades e licenças poéticas com a geofísica e plausibiliade logística de certas coisas, por exemplo, quando resolveu salvar Frodo e Sam da destruição do Anel na Orodruin. Eu mesmo bolei uma explicação fânon pro evento:

Bem legal isso daqui
 
Não há nenhum problema em você achar que "teria sido legal se mostrassem X, Y e Z" para dar a impressão de que passou mó tempão; e eu posso concordar numa boa com isso, como aliás teria sido legal um monte de outras coisas possíveis. O problema é achar que, por não terem mostrado X, Y e Z, logo a água só pode ter viajado em 2 minutos na velocidade da luz, como se fosse uma conclusão lógica, porque foram apenas 2 os minutos no seu relógio. E, claro, a partir daí fazer um deboche. Isso é só má vontade. Há uma infinidade de outras coisas que podem ser criticadas com justeza (e o foram): a própria existência daquela represa lá, a espada mágica feita só para abri-la, ninguém ter percebido que o embrulho era um embuste, aquela torre que se mantinha em pé com uma única corda, a estratégia de guerra duvidosa dos campônios, há quanto tempo estavam cavando esses túneis e como ninguém notou isso, etc... Insistir numa possível água ultrarrápida é só... :blabla:
 
Não há nenhum problema em você achar que "teria sido legal se mostrassem X, Y e Z" para dar a impressão de que passou mó tempão; e eu posso concordar numa boa com isso, como aliás teria sido legal um monte de outras coisas possíveis. O problema é achar que, por não terem mostrado X, Y e Z, logo a água só pode ter viajado em 2 minutos na velocidade da luz, como se fosse uma conclusão lógica, porque foram apenas 2 os minutos no seu relógio. E, claro, a partir daí fazer um deboche. Isso é só má vontade. Há uma infinidade de outras coisas que podem ser criticadas com justeza (e o foram): a própria existência daquela represa lá, a espada mágica feita só para abri-la, ninguém ter percebido que o embrulho era um embuste, aquela torre que se mantinha em pé com uma única corda, a estratégia de guerra duvidosa dos campônios, há quanto tempo estavam cavando esses túneis e como ninguém notou isso, etc... Insistir numa possível água ultrarrápida é só... :blabla:
MAS QUANTOS PONTOS INTERESSANTES VOCÊ TROUXE AQUI PRA EU CRITICAR

no good satan GIF
 
Pois é, eu pessoalmente acho que existiam opções para amenizar esse problema, como a alternativa que citei mais acima. Até parece que entendo algo de cinema :rofl:


Bem legal isso daqui
Acho que o correto seria Adar enviar o homem depois da torre cair > a galadriel chegar e combater os orcs > descobrirem que a espada é falsa > arrumarem um comboio pra procurar a espada > ir pra outro arco > dar a impressão que os dias passaram > explodir o vulcão unindo dois arcos (como aqueles misticos). Acho que ficaria legal

A alternativa que vc deu não levou em conta o fato de que a o punho da arma não estava acessível pro Adar enquanto ele não tomasse a vila e a apreendesse com Arondir. Se ele mandasse o Waldreg sem ela ele não conseguiria fazer nada.

Tb ia fazer parecer que os heróis da história iam ficar como baratas tontas procurando a relíquia enquanto o resultado não ia mudar pq Waldreg já tinha dianteira suficiente.

Ia tirar toda a graça e dramaticidade da situação se eles já soubessem que algo grave ia acontecer por não terem conseguido pegar a peça.

Os autores queriam o "punch" de criar uma falsa sensação de alívio no espectador e depois mostrar as consequências de cair no engodo do Adar. E queriam que isso fosse uma lição pros personagens também que deveriam compartilhar dos sentimentos da audiência.
 
Última edição:
A alternativa que vc deu não levou em conta o fato de que a o punho da arma não estava acessível pro Adar enquanto ele não tomasse a vila e a apreendesse com Arondir. Se ele mandasse o Waldreg sem ela ele não conseguiria fazer nada.

Tb ia fazer parecer que os heróis da história iam ficar como baratas tontas procurando a relíquia enquanto o resultado não ia mudar pq Waldreg já tinha dianteira suficiente.

Ia tirar toda a graça e dramaticidade da situação se eles já soubessem que algo grave ia acontecer por não terem conseguido pegar a peça.

Os autores queriam o "punch" de criar uma falsa sensação de alívio no espectador e depois mostrar as consequências de cair no engodo do Adar. E queriam que isso fosse uma lição pros personagens também que deveriam compartilhar dos sentimentos da audiência.
É, são decisões que os diretores tomaram com certo objetivo, mas pra mim (que tenho um gosto duvidoso) ficaria melhor se tivesse essa demora na erupção, intercalando com outros eventos.

Levei em conta que o adar pegou a espada do arondir naquela hora mesmo, do mesmo jeito que aconteceu. A diferença seria na busca pela espada (algo que parece justificavel de acontecer) e a mudança pra outro arco. A diversão estaria na trolagem do Adar e o quão eles ia ficar puto indagando ele aonde encontrar a espada. Poderia até haver uma perseguição, baseada na inteligência do arondir em relacionar a escavação com os planos de adar e seguir a pista. Cabia várias coisas pra criar tensão e interesse, mas parece que só teve efeitos visuais bonitos ao meu ver.
 
O problema é achar que, por não terem mostrado X, Y e Z, logo a água só pode ter viajado em 2 minutos na velocidade da luz, como se fosse uma conclusão lógica, porque foram apenas 2 os minutos no seu relógio.
Não acho que pessoal calcula o tempo pelo relógio na vida real, "2 min" é trash talk. O que pesa é a falta de noção de tempo passando, baseado no ambiente que que eles se encontram ali no momento. É claro que para alguns basta assumir que se passou tempo suficiente, mas para outros não da essa impressão. É algo que vai de pessoa pra pessoa, e por isso acho que esse assunto ja é digno de discussão. É por isso também que esse assunto veio a tona na comunidade, porque realmente passa essa impressão.
 
Lord Of The Rings Circles GIF by HBO Max
Round And Round Spinning GIF by Arrow Video

Os heróis iam ficar assim com o esticamento desse arco de Tir Harad...Para mim, dramática e narrativamente, gostando ou não do modo com que eles fizeram, o final "bombástico" funciona pra muito mais do que só na criação de efeitos especiais. Qualquer interlúdio ali só dissiparia a potência do efeito.

E,nessa com todas as liberdades logísticas que eles praticarem, deu pra ver bem pra onde foi o dinheiro gasto.
Muito pior pra mim é quando a gente vê um filme tipo X-Men Confllito Final com 250 milhões de doletas torrados e sai topando com coisas como:

 
Não acho que pessoal calcula o tempo pelo relógio na vida real, "2 min" é trash talk. O que pesa é a falta de noção de tempo passando, baseado no ambiente que que eles se encontram ali no momento. É claro que para alguns basta assumir que se passou tempo suficiente, mas para outros não da essa impressão. É algo que vai de pessoa pra pessoa, e por isso acho que esse assunto ja é digno de discussão. É por isso também que esse assunto veio a tona na comunidade, porque realmente passa essa impressão.

Me referi a a falta de ritmo. Por exemplo game of thrones, entre uma cena e outra sabemos o quanto de tempo se passou pela iluminação, roupas diferentes e outros meios, e como é bem escrito ninguém questiona se foi tudo no mesmo dia. Em ROP a falta de uso de alguns recursos e as decisões que ditam como o tempo passa acabam com a imersão. Ficaremos dois dias em Númenor pra em meio episódio chegarem como se fosse um dia, com eles cavalgando como loucos quase como se soubessem via Google Mapas.
Acho que pra algumas pessoas o fato de não estar imerso no que está vendo nao influencie e pra outros sim.
 
Última edição:
Exatamente. Essa pressa em jogar tudo de uma vez como numa sopa, sem detalhamento, sem profundidade faz com que tudo fique sem nexo. Se eles tivessem se preocupado em contar um arco por vez e na concomitância dos eventos mostrassem todos juntos na sequência a coisa estaria em outro patamar. Mas minha teoria outra vez: essa 1ª temporada é a mistureba pra fazer parecer que esses personagens e suas histórias tem a mínima importância, só para no meio do processo ser criado o clima de "queremos ver Sauron" e a partir daí começar o foco só nele e como ele influencia todas as coisas fazendo tudo girar em torno de si, tornando a coisa toda um reality show de uma pessoa só feito para apreciação (como um show egoico de um ídolo pop). Vamos ver se isso vai acontecer. É o que me parece por isso o desleixo nesse primeiro momento. O Show de Sauron, disse o portal ligado à Amazon.
Os showrunners disseram que não têm interesse em fazer da série o Show de Sauron, Isso com certeza na primeiro ano. Tb não me parece que uma história Sauronicêntrica ia ter um Celebrimbor idoso, apagado e harfoots zanzando por aí com um Stranger à tiracolo.



“It would be very tempting to make the first season of this show The Sauron Show, very villain-centric,” McKay says. “But we wanted that level of evil and complexity of evil to emerge out of a world that you’re invested in — not because evil is threatening it immediately. We wanted you to fall in love again with Middle-earth. We wanted you to understand and relate to the struggles that each of these characters are having before we test them in a way they’ve never been tested before.”

Foi legal saber tb que a Netflix ofereceu uma quantia pro Tolkien Estate ATÉ MAIOR do que da Amazon.

 
Última edição:
Me referi a a falta de ritmo. Por exemplo game of thrones, entre uma cena e outra sabemos o quanto de tempo se passou pela iluminação, roupas diferentes e outros meios, e como é bem escrito ninguém questiona se foi tudo no mesmo dia. Em ROP a falta de uso de alguns recursos e as decisões que ditam como o tempo passa acabam com a imersão. Ficaremos dois dias em Númenor pra em meio episódio chegarem como se fosse um dia, com eles cavalgando como loucos quase como se soubessem via Google Mapas.
Acho que pra algumas pessoas o fato de não estar imerso no que está vendo nao influencie e pra outros sim.
A Míriel dormiu e acordou sentada com a mesma roupa que estava vestindo antes. Na verdade fora Galadriel eu acho, praticamente ninguém troca de roupa. A transição de dias é muito difícil. Quando a gente assiste novela sempre tem aquela cena curta aérea da cidade, por exemplo, mostrando dia/tarde/noite. Aí não. Uma cena é dia, outra noite, e nessa passagem pode ter ido várias semanas já. Eles não sabem trazer a passagem de tempo pra dentro do roteiro. E por conta de querer jogar picadinho de cada núcleo aí que lasca tudo de uma vez.
 
E por conta de querer jogar picadinho de cada núcleo aí que lasca tudo de uma vez.

Ainda bem, por isso mesmo, que um dos "núcleos" " has gone nuclear" no sentido explosivo do termo...

Explode Raven Symone GIF by The Animal Crackers Movie
Matt Leblanc Adam Burns GIF by CBS
 
Última edição:

Ela sai explicando o que já foi dito antes.... uma parte significativa dos 450 milhões de dólares gastos na série, excluindo os 200-250 da aquisição dos direitos foi despendido na aquisição e construção da infraestutura das cinco temporadas.

Much has been made of the $450 million price tag for production. Is that number accurate? Did the sheer amount of investment going in make this even more daunting?
We’re building infrastructure for five seasons. We’re building a small city. We were always going to spend what we needed to spend to get it right. I’m fortunate to be working at this company where we want to be financially disciplined, but nobody wanted to compromise on what this would be visually. I think it was all money really well spent. If you look at how people are reacting to the visual experience of the show, that’s been overwhelmingly positive.

Os outros anos vão exigir um gasto significativamente menor, como já foi falado na entrevista da Hollywood reporter:
 
Achei interessante esta entrevista.


Estou postando aqui porque foi publicado logo após o 6o episódio.

Está em francês, recomendo o deepl translator para ler. Caso algo não fique claro, avisem 😅

Achei audacioso o entrevistado por ter tacado pau na trilogia original do Peter Jackson, mas em geral gostei bastante dos comentários dele sobre a adaptação de Numenor em rings of power. Aliás, a coisa que ele parece ter gostado (tolerado?) melhor na série foram os harfoots 😂
 
Se alguém tiver ficado curioso sobre vulcões por causa do episódio, o Kurzgesagat publicou há pouco um videozinho sobre o tema. :hihihi:

(Por enquanto, só legenda em inglês, I guess)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo