Editora britânica publica edição ampliada de “As Aventuras de Tom Bombadil”

Foto do autor
Escrito por Edson Lima

As-Aventuras-de-Tom-Bombadil-expA editora britânica HarperCollins acaba de publicar uma edição ampliada de As Aventuras de Tom Bombadil com material inédito escrito pelo Professor J. R. R. Tolkien.


De acordo com o site da Tolkien Society, esta nova edição, editada por Christina Scull e Wayne G. Hammond, inclui os dezesseis poemas originais do livro e versões preliminares dos mesmos, além de um fragmento de uma história em prosa que Tolkien escreveu sobre Tom Bombadil nos tempos do rei Bonhedig. Tal como na edição original, esta nova edição ampliada traz ilustrações de Pauline Baynes, ilustradora aprovada e admirada pelo próprio Tolkien.

Segundo comunicado da HarperCollins:

“Um dos personagens mais intrigantes de O Senhor dos Anéis, o divertido e enigmático Tom Bombadil, também aparece nos versos que se diz terem sido escritos pelos Hobbits e preservados no “Livro Vermelho”, como as histórias de Bilbo e Frodo Bolseiro e seus amigos. As Aventuras de Tom Bombadil reúne esses e outros poemas, principalmente relacionados com as lendas e brincadeiras do Condado no final da Terceira Era.

Esta edição especial foi ampliada para incluir versões anteriores de alguns dos poemas de Tolkien, um fragmento de uma história em prosa com Tom Bombadil e notas de aclamados estudiosos de Tolkien, como Christina Scull e Wayne G. Hammond.”

As Aventuras de Tom Bombadil foi lançado pela primeira vez em 1962. No Brasil, a Editora Martins Fontes publicou o livro em 2008. Esta edição brasileira é bilíngue, o que permite ao leitor comparar o texto original em inglês com a sua tradução para o português. Além disso, a capa da edição nacional é ilustrada pelo artista John Howe.

Mais informações sobre a edição brasileira e sobre o livro, acesse Lançado “As Aventuras de Tom Bombadil”, pela Martins Fontes e As Aventuras de Tom Bombadil.

Ainda não há informações sobre o lançamento por aqui desta edição ampliada.

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex