Saiba quais cenas você poderá ver na Versão Estendida de “A Desolação de Smaug”

Foto do autor
Escrito por Edson Lima

O diretor Peter Jackson já confirmou a Versão Estendida de O Hobbit: A Desolação de Smaug, o segundo filme da sua nova trilogia, e ela terá mais de 25 minutos adicionais. Porém, quais cenas estendidas e passagens novas veremos nesse acréscimo de tempo?

Smaug-Main-TitleAs informações abaixo lhe trarão algumas certezas, algumas fortes possibilidades e outras coisas bem incertas, no entanto, se você não quer estragar sua surpresa e não gosta de SPOILERS, pare sua leitura por aqui ou siga por sua própria conta e risco!

Possível capa da VE do "O Hobbit 2".
Possível capa da VE do “O Hobbit 2”.

Dito isto, vamos às imagens e informações sobre as novas cenas da Versão Estendida de A Desolação de Smaug. Tudo o que verá na lista a seguir foi colhido em videoblogs, notícias e declarações de atores e produção, fotos oficiais e trailers. Esta é uma adaptação (com algumas modificações e acréscimos) da lista muito bem compilada pelos fãs espanhóis do El Anillo Único, cujos dados revelarão que a Versão Estendida do segundo filme O Hobbit terá cenas mais fiéis aos textos de Tolkien.

Um prólogo ampliado?

Talvez esta cena, junto com o encontro do anão Thráin e Gandalf em Dol Guldur, seja aquilo que os fãs de Tolkien mais querem ver no filme e ficaram confusos e decepcionados quando nada apareceu. Trata-se do primeiro encontro entre Thráin, o pai de Thorin, e Gandalf, e quando o anão entrega ao mago a chave de Erebor e o mapa que mostra o caminho até a Montanha Solitária.

Em dezembro do ano passado, a roteirista Philippa Boyens declarou em algumas entrevistas que veríamos “a história completa de Thráin, o pai de Thorin, interpretado por um brilhante ator Inglês [Anthony Sher]”.

Em uma dessas entrevistas perguntou-se a Boyens por que não tínhamos visto Thráin entregar a chave e o mapa para Gandalf, e ela respondeu que tinha sido por uma questão de tempo, mas que estaria na Versão Estendida.

“Peter decidiu que essas coisas funcionam melhor na versão estendida. Se você é um fã de Tolkien vai querer ver como isso acontece.”

Outras fontes também sugerem que a história de Thráin será mostrada no prólogo de Desolação de Smaug, que poderá então ser ampliado. Uma reportagem da revista britânica Empire, do ano passado, realizada durante as filmagens adicionais, dizia que a unidade de reforço, dirigida por Christian Rivers, estava rodando cenas do prólogo “em que os anões e os orcs estão claramente demonstrando seus ressentimentos mútuos. Depois, Rivers busca o conselho de Jackson sobre a melhor maneira de Thror cair, interpretado por Jeffrey Thomas.”

Por fim, o próprio Richard Armitage, o Thorin, admitiu em uma entrevista em vídeo que gostaria de ver na Versão Estendida o momento em que Thráin perde seu pai Thror na Batalha de Azanulbizar, que também já foi vista num flashback em Uma Jornada Inesperada.

HobbitLDDS-VE2

As cenas poderiam ser um flashback dentro de outro flashback, quando em Bree Thorin diz a Gandalf que seu pai Thráin abandonou enlouquecido o campo de batalha logo após ver seu pai Thror ser decapitado pelo orc albino Azog.

Muito mais cenas na casa do troca-peles Beorn

Outro momento muito esperados pelos fãs do livro O Hobbit e muito decepcionante para eles foi o encontro do mago, do hobbit e dos anões com o grandalhão Beorn. Cenas muito enxugadas e modificadas. Mas parece que isso será revertido na Versão Estendida, para alegria dos fãs.

hobbitdos159

hobbitdos65

Em uma entrevista do ano passado, em um podcast promovido pela Empire Magazine, Martin Freeman revela que cenas em que Gandalf apresenta para Beorn, aos poucos, Bilbo e os anões, foram rodadas e que “foi uma apresentação muito divertida”, mas que também levou muito tempo para rodar.

Freeman diz que na manhã seguinte à noite em que Gandalf, Bilbo e os anões passam na casa de Beorn, e antes da cena em que você vê Beorn dentro de sua casa pela primeira vez no filme, teve outra sequência fora dela, em que Bilbo e Gandalf se aproximam do troca-peles (que estava cortando lenha com um machado) para agradecer por permitir que passassem a noite sob seu teto. E, em seguida, os anões foram apresentados um a um ou aos pares. Pode-se também ver a cena em que Beorn dá a Thorin, e aos outros, arcos para a viagem através da Floresta das Trevas (na entrada da Floresta Thorin está com o arco).

beornaxeman

hobbitlddsrodaje1 hobbitdos54

lddspromo14

lddspromo13

hobbitldds-ve4

Também no início do ano passado e também para a Empire, o ator sueco que interpreta Beorn, Mikael Presbrandt, revelou que filmou uma cena em que tortura um orc para tirar-lhe informações. “’Comecei com uma severa cena de tortura’, confessou o ator sueco. ‘Foi estranho e embaraçoso’”. No livro O Hobbit, Beorn admite ao grupo hospedado em sua casa que passou a noite caçando orcs e wargs.

Além de tudo isso, um set do brinquedo Lego, intitulado “Emboscada em Dol Guldur”, mostra o personagem Beorn entre os orcs da fortaleza em ruínas do Necromante, indicando que possa haver aí uma explicação, talvez num flashback, sobre as algemas que Beorn possui presas aos pulsos e vistas na versão de cinema. Na adaptação de Peter Jackson, Beorn foi aprisionado e torturado pelos orcs de Dol Guldur, assim como o restante do seu povo.

lego-emboscadadolguldur

Também em entrevista, o diretor Peter Jackson revela que teremos mais cenas com Beorn na Versão Estendida do segundo filme O Hobbit. Ao portal Den of the Geek, o neozelandês disse:

“Seu personagem faz mais no terceiro filme, de uma forma que eu não vou explicar. Mas ele tem mais coisas para fazer e vai voltar para a história. Eu quase coloquei nesta [história] coisas que vão acontecer no terceiro filme. Mas o mais fantástico desse personagem, que é original de Tolkien, é que o desenvolvemos de uma forma diferente, o tornamos uma figura bastante enigmática. Não necessariamente um personagem bom ou mau. Ele vive por suas próprias regras, como ele diz no filme: ‘Eu não gosto de anões, mas de orcs eu gosto menos.’

Esta é a forma como ele escolhe de que lado estará. E vai haver um pouco mais dele na versão estendida do filme. Filmamos muitas cenas com Mikael. Mas quando montamos o filme, e vimos a duração dessas coisas, lhe demos forma e as estruturamos da melhor maneira que pensei que poderia funcionar na versão cinematográfica. Então você tem mais algumas coisas para esperar ver: um bocado de cenas [de Beorn] a mais na versão estendida do filme, e mais dele, que eu não vou dizer, no terceiro filme!”

[Atualização] Assista um vídeo japonês de bastidores em que cenas inéditas de Beorn podem ser vistas: Beorn The Shape Shifter.

Bombur cai no Rio Encantado e Thorin avista o Cervo Branco

Outras cenas muito esperadas pelos fãs do livro O Hobbit e que não apareceram na versão de cinema do segundo filme foi a queda do gordo anão Bombur no Rio Encantado, que corta a Floresta das Trevas (rio cujas águas não podem ser bebidas nem usadas para banho, advertiu Beorn no livro), e do avistamento de um magnífico cervo branco, também na Floresta.

A cena com Bombur já foi mencionada algumas vezes tanto por Boyens quanto por Armitage, e em uma foto do início de 2012 podemos ver os companheiros de Bombur (possivelmente aos resmungos e xingamentos) tendo de carregá-lo pela Floresta depois que o anão cai na água do famigerado rio. A imagem fala por si.

Hobbit-set198

Em uma entrevista, na qual Richard Armitage também mencionou a sequência com Bombur, o ator revelou outra cena da Floresta das Trevas que poderá ser vista na Versão Estendida, em que Thorin e Bilbo avistam o cervo branco de Thranduil.

“Nós filmamos uma versão muito mais longa da Floresta das Trevas. Há uma muito agradável, onde Bombur cai no Rio Encantado, e temos que levá-lo em sequência. E Thorin e Bilbo veem o cervo branco, que é a manifestação do Rei-Élfico, que corre pela floresta, e Thorin tenta matar simbolicamente o cervo com seu arco. Fiquei decepcionado por ela não poder estar no filme, porque eu acho que é um bom exemplo da relação entre Thorin e o Rei-Élfico.”

hobbitdos89

hobbit-set50

As cenas de Thráin e Gandalf em Dol Guldur

E, certamente, chegamos ao que devem ser as mais esperadas de todas as cenas: as sequências de Gandalf e Thráin em Dol Guldur. São imagens já vistas no primeiro trailer de Uma Jornada Inesperada, em dezembro de 2011, e depois mais cenas no primeiro trailer de A Desolação de Smaug e até mesmo rapidamente em alguns videoblogs.

trailer-dds70

trailer-dds62

Estas cenas são amplamente mencionadas no livro The Hobbit: The Desolation of Smaug – Chronicles: Art & Design.

“O Mago Cinzento descendo os corredores escuros, emaranhados e entrecortados, do antigo castelo até que ele é atacado por um agressor enlouquecido que é o próprio Thráin, filho de Thror. Pai de Thorin e herdeiro do trono de Erebor, Thráin está enlouquecido por causa da dor e tormento que ele sofreu como um prisioneiro do Necromante, que em breve Gandalf reconhecerá por outro nome. Thráin passou décadas nessa masmorra labiríntica, despido e espancado, mas, graças à habilidade de Gandalf ele recuperou a sanidade o suficiente para revelar uma verdade terrível a tempo; está sendo construindo algo muito mais poderoso do que o Sábio havia se atrevido a suspeitar e um antigo mal que está pronto para se erguer novamente na Terra-média, desta vez com o poder de um dragão recrutado para a sua causa.”

“Há uma reminiscência de Gollum no Thráin velho: um personagem que no passado era bom, ou pelo menos decente, mas uma série de circunstâncias ou erros o deixou completamente louco. O desafio para nós foi dar-lhe uma aparência mais desleixada e ameaçadora possível, mantendo um pingo de sua humanidade aparente, ou melhor, ananidade.”

videoblog27

videoblog13

hobbitdos190

hobbit_500

Como já foi visto nas fotos e trailers, Thráin cai sobre Gandalf, pegando-o de surpresa, e ambos vão lutar por um tempo, até que o mago faz com que o anão recupere temporariamente sua sanidade. Thráin lhe contará, então, a verdade escondida em Dol Guldur, e logo depois Azog surpreende ambos e Thráin guia Gandalf pela fortaleza labiríntica até o aparecimento do próprio Sauron, cena então vista na versão de cinema.

Em um “perguntas & respostas” com os fãs, promovido pela revista Empire, a roteirista Philippa Boyes também declarou que o encontro do velho Thráin com Gandalf em Dol Guldur será visto na Versão Estendida.

Eu tinha certeza de que iríamos ver a cena infame onde Gandalf encontra Thráin em Dol Guldur… Você vai explicar como Gandalf consegue a chave? Pergunta feita por benjobuff

-P. B.: Estará na versão estendida. Se tivéssemos começado esses filmes com Gandalf já ciente do que se passa em Dol Guldur,teríamos perdido a tensão imediatamente. E Thráin é interpretado por um dos melhores atores ingleses, Sir Anthony Sher, e ele é insano, mas sua loucura vai e vem de uma ótima maneira.

thrain1

Outras possíveis cenas:

* Thranduil interroga todos os anões antes de mandá-los para as masmorras, exceto Thorin.

trono-thranduil

* Mais cenas entre Thranduil e Legolas, que reforçam a relação entre os dois.

lddsbroll

* Em uma entrevista em que foi perguntado que cenas eram mais fáceis e mais difíceis de cortar, Boyens falou do banquete dos Elfos na Floresta, e reconheceu que era uma sequência que tinha sido mais fácil de remover.

“O banquete dos Elfos foi fácil de cortar. Eu acho que se tivéssemos feito primeiro O Hobbit provavelmente teríamos tido o banquete dos Elfos. Mas, para mim, foi muito parecido com Sonho de uma Noite de Verão. Seria como um conto de fadas.”

 Embora a roteirista não diga se foi cortada somente da versão de cinema, a cena também está de acordo com o livro O Hobbit. Aguardemos, nunca se sabe.

*A sequência da fuga dos anões nos barris também pode ser ampliada, já que imagens dessa sequência que aparecem nos trailers não foram vistas no filme, incluindo cenas da elfa Tauriel.

trailer-dds60

*A sequência no barco de Bard também pode ser ampliada, já que imagens não vistas no filme foram mostradas no evento de março do ano passado, dirigido aos fãs que compraram os DVDs/Blu-rays do primeiro filme.

* Novas cenas em Esgaroth, onde o Senhor da Cidade recepciona os anões com uma festa e os veste com roupas típicas da cidade. O Senhor aparece vestido como um bufão. Há também uma cena em que uma das filhas de Bard acorda Bofur com um balde de água fria. Cenas mencionadas no livro The Hobbit: The Desolation of Smaug – Chronicles: Art & Design.

hobbitdos51

* A companhia de Thorin atravessa a destruída e carbonizada cidade de Valle quando estão à caminho de Erebor, como vista nesta foto. Cenas dos anões em Valle também aparecem em videoblogs.

hobbitdos33

* Bilbo rouba um cálice do tesouro de Smaug. Em uma das muitas entrevistas que a roteirista Philippa Boyens tem dado nos últimos tempos ela menciona essa passagem filmada e que está em total conformidade com o livro.

“Há coisas extraordinárias que eu espero que estejam na versão estendida, coisas tão simples como Bilbo pegar um pequeno cálice. E como isso deixa Smaug completamente louco.”

Como visto acima, há coisas confirmadas e outras que não tem confirmação, mas que foram vistas ou mencionadas em algum lugar, assim, podem aparecer na Versão Estendida de O Hobbit: A Desolação de Smaug. No entanto, Peter Jackson é famoso por filmar muito e deixar de lado cenas que não aparecem nem nas versões estendidas (O Senhor dos Anéis está cheio delas). Por isso, aguardem novas postagens ou a chegada da Versão Estendida do segundo filme, possivelmente para novembro de 2014.

E depois de tudo isso e se você ainda tiver disposição, confira estes vídeos com uma compilação de filmagens e fotos, feita por fãs, do que provavelmente veremos na Versão Estendida do segundo O Hobbit.

Fontes: El Anillo Único I. II. III. IV, Empire I. Empire (via Heirs of Durin), Herr Der Ringe-film

Acompanhar
Avisar sobre
guest

3 Comentários
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] novo trailer confirma os rumores sobre novas cenas com Beorn e a cena cortada da versão de cinema em que Gandalf encontra o Anão […]

[…] Estendida de A Desolação de Smaug terá mais de 25 minutos de cenas novas e ampliadas. Confira AQUI o que mais você poderá ver nesta edição especial, que chegará ao mercado em DVD, 3D e HD […]

[…] O primeiro e talvez mais interessante dos vídeos, Beorn The Shape Shifter, mostra muitas cenas novas na casa do troca-peles, e possivelmente estarão na Versão Estendida de A Desolação de Smaug, como a cena em que Beorn corta lenha e é apresentado aos anões por Gandalf (saiba mais sobre  esta e outras cenas que poderemos ver nesta edição especial AQUI). […]

3
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex