1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ensaio sobre a Cegueira (Blindness, 2008)

Tópico em 'Cinema' iniciado por Fausto, 15 Mar 2007.

?

Sua nota para o filme:

1. 10

0 voto(s)
    0,0%
  2. 9

11,1%
  3. 8

44,4%
  4. 7

27,8%
  5. 6

5,6%
  6. 5

0 voto(s)
    0,0%
  7. 4

5,6%
  8. 3

5,6%
  9. 2

0 voto(s)
    0,0%
  10. 1

0 voto(s)
    0,0%
  11. 0

0 voto(s)
    0,0%
  1. eowathiel

eowathiel dançando lambada com um

Nunca li o livro mas já ouvi falar dele... Estou curiosa para ver o filme!

2. Fausto

Fausto Lovely head

Bem legal no começo o que ele diz sobre no teatro haver personagens e no cinema haver atores. Ele devia inclusive ter falado que as pessoas em Ensaio sobre a Cegueira não têm nome. Fecharia bem com a comparação. "..a personagem não tem nome, ela é a própria Julianne Moore, no cinema é assim.."

3. Tisf

Tisf Delivery Boy

Com a estréia do filme nos Estados Unidos daqui uma semana talvez isso dê uma mudada.

4. Gabritto

Gabritto Usuário

Achei o filme absurdamente fidedigno ao livro.
    Conseguia seguir as passagens do livro enquanto estava no cinema, sai extremamente satisfeito.

É fato que o filme é muito mais brando que o livro, mas isso já era algo esperado. Teve algumas cenas que foram refilmadas após a exibição no festival de Veneza, justamente por estarem fortes demais.

Gostei bastante, tudo na medida certa! =D

5. Jedi Solo

Jedi Solo The Greatest Jedi

Vi agora mesmo o filme e achei fantástico. É uma pena que nunca li o livro, felizmente meus pais tem e vou começar a ler amanhã. Vou comentar melhor o filme após saber o lado literário da história.

6. Duilin

Duilin Eruhín Alcarohtar

Eu achei o filme fascinante.
    Nunca li... Mas o filme foi denso, forte.

Muito bom!

7. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

E o cinemark daqui ainda não colocou o filme em cartaz. Começo a desconfiar que não vou poder assistir Cegueira nos cinemas. :|

8. Ana Lovejoy

Ana Lovejoy Administrador

9. Fausto

Fausto Lovely head

Meu deus do céu, é incrível a quantidade de gente retardada no mundo.

10. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Poizé.

Como ele pode afirmar essas coisas sem ter visto o filme? :dente:

11. Nandes

Nandes Usuário

Bom, ver ele não vai conseguir de jeito nenhum mesmo.

12. Tisf

Tisf Delivery Boy

Engraçado que ninguém reclamou do livro quando saiu.

13. Ecthelion

Ecthelion Mad

Alguém sabe se o livro saiu em braile?

14. Deriel

Deriel Administrador

Como se alguém tivesse lido :no:

Saramago deve ser tão obscuro para os americanos quanto Imre Kertész ou J. M. Coetzee são para nós (em geral). Além de ser um comunista que defende Cuba... quer motivo maior pra ele não ser lido por lá?

15. Thalion

Thalion Mas que puxa!

Aqui tambem nao... To vendo que so vou ver na Sessao da Tarde xP

Pior que eu tava louco pra ver esse filme =X

16. Eldaráto Calimanar

Eldaráto Calimanar On the heels of his desire

Saí atordoado. Perturbador, com cenas dignas de quadros.

- Casal oriental conversando de costas para o público, e frente ao paredão com uma fogueira ao lado.

- Cena das mulheres com os sacos de água limpando o corpo.

17. Tisf

Tisf Delivery Boy

É uma pena que teve essa repercussão negativa nos EUA. O filme foi bem mal lá :tsc:

18. _Kain

_Kain Preacher

Gostei mais do que de qualquer coisa que eu já tenha lido do Saramago fora O Conto da Ilha Desconhecida (o Ensaio, especificamente, eu ainda não li), logo depois da sessão eu diria que gostei 'bastante', atualmente eu acho que só 'gostei' faz mais sentido. Enfim. Se não tivesse as filosofices meio (muito, na real) bestas do Saramago eu acho que seria melhor. Nada contra abstração alegoria, tudo contra abstração alegoria de coisas idiotas XD. Enfim. Meirelles > Saramago, e devia se importar menos com a opinião dele e mais com... filmes.

(Eu diria 'oi, quero que discordem de mim hahaha' mas na real nem tou querendo causar exagerando, eu acho o Saramago no geral bem superestimado/sem gracinha.)

19. Hobbit Bonzinho

Hobbit Bonzinho Usuário

é dele aquela famosa frase "O pior cego é aquele que não quer ver".

20. Primula

Primula Moda, mediana, média...

Tem duas piadas: uma sobre o povo americano e outra que surgiu no seio da América

1) quem fala duas línguas é bilingue, quem fala várias línguas é poliglota.

E quem fala uma língua?

Americano (apesar que tem o livro do Saramago em inglês :roll:)

2) Você leu o livro ou está esperando o filme?

Não gosto muito de Saramago, mas a cegueira do Presidente da federação de cegos, e dos cegos que assistiram ao filme é clara: é cegueira MENTAL.

Daqui a pouco vão proibir as pessoas de estudar sobre a caverna de Platão!

Compartilhar