• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ensaio sobre a Cegueira (Blindness, 2008)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    18
:lol:

Adorei a resposta dele!

Eu li o livro e confesso que estou super curioso pra ver o que o Meirelles fez. Ele acabou cortando um pouco da narração do personagem do Glover e cortou a cena de estupro. Foram duas coisas apontadas como ponto negativo em Cannes.
 
A parte do estupro é marcante e cria um "gancho" importante dentro da trama. Será que a adaptação vai conseguir atingir o mesmo impacto sem ela? Difícil.

E eu tô louco pra ver a tesoura em ação. :twisted:
 
Não sei se ele cortou ou suavizou a cena, essa é a questão. Pelo que o Meirelles falou no blog, as pessoas que viram nas sessões de teste ficaram chocadas.
 
Acho que quem não leu o livro vai/iria ficar chocado mesmo. Mas quem leu está esperando tudo isso, inclusive a cena de estupro. Nesse caso, veremos um filme "suave" demais, em comparação com o livro. :|
 
Para mim Ensaio Sobre a Cegueira está entre os melhores livros que já li, talvez por isso resolvi fazer um cadastro pra poder postar aqui (antes só frequentava como visitante).

*Por precaução só leia depois de ter assistido o filme.*
Acabei de assistir o filme. Mesmo sendo fã do Meirelles não estava muito confiante que renderia um bom filme, para minha surpresa gostei muito do que vi.

Confesso que o filme anda rápido demais tudo parece muito curto (realmente o filme poderia ter feito uso de mais uns 20min, acredito que quem não leu o livro deva ficar bem confuso, principalmente na primeira parte do filme). Isso pra mim foi um dos pontos mais negativos.

Já na parte da ambientação (que se não me engano ele diz no blog que teve que dar uma diminuída na sujeira) acho que acertou a mão. Sobre a parte do estupro o que foi mostrado foi o suficiente, a cena poderia ter sido um pouco mais longa, mas se for ver , o filme inteiro tem esse mesmo problema.

Uma cena que me incomodou foi quando o Homem da venda preta narra o que havia acontecido fora da quarentena, tá certo que no livro ele narra algumas partes, mais achei que não funcionou no filme (especificamente nessa parte).

Pra não alongar muito, alguns dos efeitos de camêra (não sei se é o termo correto) foram muito bons, o Primeiro cego recuperando a visão quando o café se misturava no leite foi foda. Gostei também das atuações

É isso ai, ansioso pra ler a opinião de vocês.
 
Última edição:
Maravilhoso e brutal, como o livro. Quando saí do cinema parecia que eu tinha levado uma paulada na cabeça.

Julianne Moore e Gael Garcia Bernal são as melhores atuações.

O casal de japoneses tem uma cena belíssima.

Fidelidade absoluta ao livro. Cenas grotescas e marcantes.

Fotografia fantástica. O uso das luzes e os ângulos quebrados de câmera desnorteiam o tempo todo.

Como o livro, não joga simbolismos e metáforas na cara do espectador... mas não deixa de ser um grande convite a reflexão.

Enfim, excelente. Pretendo rever pra tirar mais conclusões.
 
O casal de japoneses tem uma cena belíssima.

Qual?

Me contorci em cenas como aquela do supermercado. Essa e a
do Mark e a Alice transando
são bem fodas.

Não li o livro, gostei do filme, mas preciso refletir um pouco sobre. Até porque reflexão o filme não me trouxe muita. A narração e o negro vendado não contribuíram.
 

Quando a japonesa chega no hospício e se apresenta, e ele a reconhece pela voz. E um sai procurando pelo outro, e a câmera mostra tudo em primeira pessoa. É foda.

A cena do supermercado foi talvez a mais forte pra mim. Não sei porque, já que tem várias cenas mais escatológicas e violentas, mas achei essa muito, muito pesada.

A cena na chuva é de chorar.

Não gostei da narração, acho que o Meirelles fez bem em ter diminuído. Por mim podia ter tirado tudo. Simplesmente não combinou com o resto.

E o momento:

"Eu não vou esquecer a sua voz!" "E eu não vou esquecer a sua cara!"

...é MUITO foda.
 
Última edição:
Vi o filme.

Importante dizer que nunca li o livro e tudo que eu percebi me afetou de maneira inédita, o que considero bom pra esse caso. Simplesmente adorei o filme, achei foda em níveis épicos. Impressionante como o Meirelles sabe o que faz.

O filme me deixou emocionado/ nervoso/ sbrubbles tanto na cena do supermercado como na das mulheres. Forte, tenso e cruel.

:clap:
 
Vi e não gostei. Não li o livro, mas sei qual a premissa básica da história: que, ao perdermos a visão, tornamo-nos iguais.

Coisa que não acontece no filme. É clara a distinção entre o "grupo dos mocinhos" e "os outros". A narração em off do Glover é constrangedora, que bom que eu, como andróide, pude desabilitar a minha audição nessa hora e colocar pra tocar no meu mp3 interno "When the man comes around", do Johnny Cash.

Atuações variando entre ruins e hediondas, com exceção do Bernal cantando Stevie Wonder e o cachorro que parece de pelúcia.
 
Procurada básica no google:

Opa, consulta Wikipédia também campeão.

Até existe um ponto no livro em que acontece essa coisa de igualdade, mas não é a premissa como um todo. A premissa do livro é mais sobre a involução do homem.
 
O filme me deixou emocionado/ nervoso/ sbrubbles tanto na cena do supermercado como na das mulheres. Forte, tenso e cruel.
Sim. E o que foi aquela cena das
mulheres trazendo a companheira morta depois do estupro coletivo, colocando-a na cama e limpando? Aquilo lá era uma pintura!

Ah sim e pra mim nem é sobre homem ou mulher especificamente, mas uma fábula moral de modo geral.
 
Última edição:
Muito muito bom, mas esperava um tiquinho mais.

Culpa do Meirelles que me deixou mau-acostumado só fazendo filmaço.
 
http://www.imdb.com/title/tt0861689/ratings

Saquem só a disparidade entre Males e Females. E a disparidade entre US e Non-US (no caso, quase todos brasileiros). Sexismo, xenofobia, ufanismo..? Incrível que, assim como Tropa de Elite, não é o filme (pretensamente reflexivo) que serve de análise social, e sim a própria repercussão dele entre as pessoas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo