• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ensaio sobre a Cegueira (Blindness, 2008)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    18
Olha, não duvido que possa virar um bom filme.

Mas nunca vai ser um ensaio sobre a cegueira.
 
Eu sei que por trailer não dá para ter muita idéia, mas acho que no livro o principal é a ambientação desenvolvida pelo Saramago (o lance da sujeira por todos os lados, os cegos pisando em merda, etc.), é afinal de contas o que cria o clima sufocante da história. Mas pelo trailer, as roupitchas pareciam todas muito limpinhas, mesmo quando eles já estavam andando em fila nas ruas (o que indica que é mais para o final do filme). Enfim, curiosa eu estou, mas é quase certeza que passará longe, muito longe da experiência da leitura.
 
Olha, no blog o Meirelles já disse que ia dar um jeito de amenizar toda a bosta, urina e vômito do filme, até pra platéia não ter que olhar em outra direção da tela, o que é até bem compreensível (o que vc lê em páginas não é tão repugnante quanto o que vc vê na sua frente).
Terminei de ler o livro, qualquer lado que o Meirelles caia vai ser pra fazer do filme uma bomba inesquecível, pode tanto virar um thrillerzinho vagabundo como uma chatice dotada de uma auto-importância insuportável. (no trailer tem uma imagem de nossa senhora de olhos vendados, isso têm no livro, mas do jeito que colocaram ali, ficou ridículo).
 
Sem querer defender, mas julgando pelo trailer não dá para ter uma noção muito básica do que vai acontecer. Eles mostram o começo da epidemia e depois uma cena isolada de quando está tudo devastado já.

Porém eu estou com os dois pés atrás para o filme, mesmo achando que o Meirelles seria competente, ele tem a Miramax para vetar os extremos. E pensando bem, o extremo às vezes nem fará juz ao retrato do livro. Vamos aguardar.
 
E Saramago chorou em Cannes.


Minhas expectativas com relação ao filme subiram 80%.
 
Última edição por um moderador:
Já eu acho que, exatamente pela recepção da imprensa e crítica ter sido mista, a reação de Saramago tem maior valor, elevando minhas expectativas em relação ao filme.

De qualquer forma, julgamento só farei após assistir ao filme no cinema.
 
Mais um pôster:

attachment.php
 

Anexos

  • Blindness.jpg
    Blindness.jpg
    51 KB · Visualizações: 153
Thriller psicológico sobre um estado clínico bizarro e estrelando Julianne Moore lembra algo né? Pena que Blindness não deve ser tão bom quanto.
 
Última edição:
Muitas das críticas negativas ao filme chegam a ser ridículas. Nota-se que os autores das ditas nunca leram o livro na vida, prendendo-se a elementos insignificantes, como a doença, para justificarem a sua má impressão e/ou não terem capacidade para discernir o que importa na história: "We never get a clear explanation for what is happening", "A white blindness? - that's scientifically inaccurate!"; ou, cúmulo: "It's a dull MacGuffin for an anti-religious and misantropic plot, which required further explanation and makes us feel manipulated". Francamente, não vou alterar as minhas expetativas a partir disso.

E se o Saramago gostou é provavelmente bom, no mínimo.
 
Estou desconfiado, mas bem curioso pra ver sim, e pretendo gostar. Vou certamente assistir assim que estrear aqui.
 
O livro é incrível, comecemos por aí.
É um material extremamente foda, e visto pela época em que foi escrito, extremamente visual. É isso que o torna tão bom, um livro que fala sobre a cegueira e que sabe levar a sua visão ao sentimento daqueles que sofrem da misteriosa doença.
Eu acho foda.

Quanto ao filme, li diversas notícias a respeito, vi os trailers e confesso que estou com a expectativa alta. Acho a Julianne Moore uma ótima atriz, e como foi dito aqui, já demorou para ela ser prestigiada pela Academia com um Oscar no curriculo.

Logo mais - não custa nada sonhar - estréia, aí sim vai dar pra expor nossas opiniões claramente! =D
 
E aí? Estréia essa semana. Alguém leu o livro para refrescar a memória e acabar com a adaptação?
Estou terminando de reler para ter uma sessão 'completa'.
 
Pips, não consegui ler o livro ainda, mas pelo que eu já ouvi o pessoal dizendo, é o típico filme que é impossivel chegar perto do livro. Vamos ver. Depois que eu vi o Saramago chorando fiquei animado.
 
Para o Saramago a adaptação foi perfeita (pelo menos pelo que falam). Ontem li na veja um treco que me fez morrer de rir. Diz que em Cannes alguns jornalistas chegaram pro Meirelles e perguntaram "Por que o oftalmologista não aproveitou que a mulher dele enxergava para tentar buscar uma vacina para a cegueira? Por que o governo não tentou arrumar uma vacina?" e diz que o Meirelles respondeu todo contrangido "Gente, isso não é Eu sou a Lenda, é uma metáfora" :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo