• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão [1ª temporada] Episódio 5 (com spoilers)

Qual sua nota para o quinto episódio da primeira temporada?

  • 10

    Votos: 9 20,5%
  • 9

    Votos: 3 6,8%
  • 8

    Votos: 5 11,4%
  • 7

    Votos: 12 27,3%
  • 6

    Votos: 6 13,6%
  • 5

    Votos: 2 4,5%
  • 4

    Votos: 1 2,3%
  • 3

    Votos: 4 9,1%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 2 4,5%

  • Total de votantes
    44
Essa série tá um espetáculo, muito acima do que eu esperava e meu hype tava alto.

A cena de abertura desse quinto episódio é pra mim top3 de cenas do Tolkien no audiovisual. Delicada, bonita, a música ficou muito boa (não tinha curtido muito no teaser). A Nory contemplando o Estranho contemplando as estrelas é muito bacana.

Fico feliz de ver que as reações de “lol” e os comentários negativos sobre a série tanto no Reddit quanto no Instagram estão cada dia menores. A audiência nos EUA tá 4x maior que a de House of the Dragon (que eu estou adorando tbm e acho Boba essa forçação de colocar as duas como competidoras). Segunda temporada já vai começar a ser grava e as (várias) escorregadas de roteiro aqui e ali devem ser melhoradas nos próximos episódios e temporadas.

Galera do coração peludo, ainda há tempo! Deem o braço a torcer e venham ser feliz com a gente!
 
Eu sempre achei mesmo que o conceito tinha tudo a ver com a elaboração do que Tolkien depois falou sobre o Elemento Morgoth, de que o Fading e a presença do EM na matéria física da Terra-média só poderiam mesmo estar conectados e que o "despertar por mentes malignas" sugeria mesmo um efeito "degenerativo" sobre os Elfos e tudo que os rodeia. O Tolkien tb, antes, atribuía parte desse efeito ao próprio Sol criado do fruto de Laurelin.

O lance é que os efeitos disso, pra conveniência dramática do PJ e dos showrunners da Amazon, são exponencialmente acelerados pra criar drama, urgência e tensão onde isso está em falta nos livros.

E isso era mesmo um dos grandes óbices pra criar uma narrativa dramática audiovisual pra Segunda e Primeira Eras. Nesse sentido eles conseguem descascar um tremendo abacaxi com algumas liberdades pontuais. Mostram dentro de seis meses no "mundo" da série o que se torna aparente com 2500 anos nos livros.

Similar a todo o tratamento dado ao tema Dol Guldur-Necromante nos romances onde o próprio Tolkien teve que rebolar pra justificar, via retcon, a aparente negligência e burrice do Conselho Branco ao lidar com o assunto ( acabando por deixar o Necromante na Floresta Tenebrosa relativamente " de boa" por milhares de anos. O PJ contornou o problema "contraindo" a timeline toda pra um ano só.





Aí embaixo Angus Mcbride incluindo Galadriel como "guerreira" no ataque do Conselho Branco a Dol Guldur na capa do suplemento de RPG do MERP de 1995 (último com capa do Mcbride). Provável origem pro take do PJ sobre o episódio.

Ver anexo 94464
A cena do Adar se "despedindo" da luz do Sol parece ser um indicativo de que ele usará a espada maligna para acender o Orodruin e criar o manto de fumaça e cinzas vulcânicas. Tipo, para fazer com que os Orcs tenham um lar fora do subterrâneo.

Tudo parece que tá caminhando pra Sauron/Halbrand usar as forças de Númenor para destruir Adar e perverter o plano original do elfo caído. Me parece que Adar tem um plano mais benéfico pros Orcs, e Sauron quer simplesmente a escravidão desta raça.

Eu acho que a atuação do Um Anel será na segunda temporada. É a oportunidade perfeita para exercitar as capacidades aumentadas de Sauron. Se eu fosse os roteiristas, usava e abusava dele usando o Um para corromper reinos inteiros, dominar Orcs, Trolls e outros monstros; causar mega erupções vulcânicas, tempestades terremotos, dominando a dimensão dos espectros, etc.

Isso esclareceria pro público, já acostumado com os filmes, dos poderes do Anel quando bem utilizados/acessados por alguém poderoso. Tem muita gente que pensa que a joia só deixa a pessoa invisível.
 
Última edição:
Acho que é nesse episódio que veremos os místicos, como são chamados na trilha sonora. Quer dizer, se eles não são os místicos, não sei quem mais pode ser.

Enfim, dado tudo que vimos até agora, meu palpite é que eles vão aparecer para interagir com os hobbits e o homem-do-meteoro. Acho que já passou do tempo de duas coisas acontecerem: (1) alguma tensão envolvendo os harfoots (a carroça ficando para trás na migração não conta) e (2) alguém mais aparecer procurando o meteoro. Não é possível que não tenha ninguém na Terra-média interessado em investigar um fucking meteoro. Os elfos em Tir-harad olharam o meteoro caindo e foda-se. Creio que os místicos (que pelo o que li são Rhûn) estão em peregrinação procurando sua estrela guia saurônica.
@Grimnir parece que acertamos em relação a aparição deles, pena que nao desenvolveu muito essa parte.
 
Pensando aqui na crítica que eu mesma fiz, e que mais gente fez, sobre a inconsistência do discurso do Gil galad e do elrond sobre paz...

Pode ser que eles tenham mandado a galadeiwl embora justamente porque eles concordavam com ela de que o mal não tinha cessado. Mas que a visão do futuro mostrava que a galadriel seria essencial ao retorno do sauron. Então eles estariam "de boa fé" ao mandar ela embora, porque sem ela a visão não se concretizaria. E aí acontece uma self fulfilling prophecy, já que ela acaba encontrando o Halbrand que provavelmente é o sauron. Daí a árvore é consumida ainda mais pelas trevas e o Gil galad desespera e aperta o cerco nos anões pelo mithril, já que o plano A de mandar a galadriel embora não funfou.

Ainda assim, veja bem... Elfo noldo é o tipo de elfo que acaba sendo babaca com mais frequência. Mas esses noldos da série estão insuportáveis. O único noldo bacana na série é o finrod, que não aparece quase nada.
 
A cena do Adar se "despedindo" da luz do Sol parece ser um indicativo de que ele usará a espada maligna para acender o Orodruin e criar o manto de fumaça e cinzas vulcânicas. Tipo, para fazer com que os Orcs tenham um lar fora do subterrâneo.
A escultura de pedra em Ostirith tem um detalhe bem interessante: sacrifício humano. Morgoth approves.



@Grimnir parece que acertamos em relação a aparição deles, pena que nao desenvolveu muito essa parte.
Pois é, nem fala. Achei que poderiam ter pelo menos um segundo diálogo. Estou achando bastante curioso que ainda não apareceu nenhuma teoria sobre a constelação d'O Estranho que inclusive aparece no 'escudo' que um dos três místicos carrega.
 
Última edição:
A escultura de pedra em Ostirith tem um detalhe bem interessante: sacrifício humano. Morgoth approves.




Pois é, nem fala. Achei que poderiam ter pelo menos um segundo diálogo. Estou achando bastante curioso que ainda não apareceu nenhuma teoria sobre a constelação d'O Estranho que inclusive aparece no 'escudo' que um dos três místicos carrega.
A galera está com dúvida se é mesmo uma constelação ou a la sigil Saurônico acaba sendo pontos em um mapa.


A "constelação" parece estar incluída no livro do Sadoc Burrows feito com os caracteres goblins das Cartas de Papai Noel.
 
Última edição:
Phuulish Phellow analisando a abertura do seriado e seus "padrões na areia":


It is now generally accepted that the peculiar opening sequence of The Rings of Power is an extended reference to the Ainulindalë, the Music of the Ainur, the Creation Myth of J.R.R. Tolkien’s legendarium. Recall that this myth – the first chapter of the published Silmarillion – consists of Eru Ilúvatar creating the Ainur, and then having the Ainur sing the Universe into existence. The show attempts to represent this by so-called Chladni Figures (https://en.wikipedia.org/wiki/Ernst_Chladni#Chladni_figures), whereby sound vibrations create patterns out of sand… literally music giving birth to meaning, and the shaping of existence out of raw material.


Well and good. Can we be more precise about these representations? Some parts are obviously clearer than others, but I figured I would make an heroic stab at making sense of it.


I don’t think this is the Ainulindalë in a literal sense, but something broader… a representation of Tolkien’s universe from the Beginning to the World as we find it, a comment on Creation as represented by Music on Matter.



  • 0:01-0:12: The stirring of the sand, and the formation of nine circles. I do not know what the individual image of 0:06 is supposed to represent, if anything, but my interpretation of the nine circles is that this is a representation of the Valar. Potentially the central one is Melkor as originally conceived, plus the eight most powerful Valar, the Aratar.
  • 0:13-0:27: Out of the work of the Valar comes the Two Trees (we’re skipping the Lamps).
  • 0:28: The Awakening of the Elves.
  • 0:29-0:35: The Princes of the Noldor, as represented by the series of eight-pointed stars.
  • 0:36-0:40: Out of the Noldor comes a representation of the three Silmarils.
  • 0:41-0:48: I am uncertain about the diamond-shape with the four lines coming out at right angles, but I think its dissolution into two rival shapes might represent the dissolution of the House of Finwë into the Fëanorian and Fingolfinian factions. At a stretch, also the divide between Aman and Middle-earth, with the Helcaraxë between?
  • 0:49-0:53: Further generations of Elves?
  • 0:54-0:58: The snaking line of black sand is a clear-cut reference to the Discord of Melkor worming its way into the heart of creation. The change in the music is also noticeable.
  • 0:59-1:04: A representation of the Awakening of Men?
  • 1:05-1:11: The world of Arda itself, the Marred Creation… but nevertheless Our World.

Overall, perhaps not as striking or familiar as the molten metal in a mould from the Title Announcement, but an exceptionally clever piece of work nonetheless. Potentially too clever.
 
Última edição:
Gostei do Estranho dando um sai-pra-lá nos wargs (?) e a musiquinha à la Disney não ficou tão ruim no contexto como quando ouvi só o áudio, mas ainda preferia algo menos disneyesco, se era pra ter música (e não precisava repetir nos créditos, né?); gostei daquele velhote passando vergonha lá na frente do Adar e a galerinha se fodendo por tabela, já que seguiram o cara errado; gostei do Durin sendo zoeiro e magnânimo. Achei o Arondir e o núcleo todo da Bronwyn bem sacais. Númenor tá de boa, mas foi muito vai-não-vai, até que finalmente foi. Vamos ver onde vai dar. Halbrand continua um personagem desgostável; a Galadriel só é cabeça-dura, mas ele é 100% sem graça mesmo (além de mau-caráter rs). Ao contrário do que um certo babaca aí sugeriu, nunca dei nota 10 a nenhum episódio. Pra esse eu vou dar 9. Quem sabe até o final da temporada eu seja merecedor do reproche dos gênios.
 
Mithril e a Árvore de Lindon provenientes das Silmarills, não faz sentido.
Galadriel largou a armadura e espada no navio, pulou no mar, derrepente surge novamente de armadura e espada no final desse episódio, parece que a Amazon fez entrega flash de Valinor para Númenor.
Diálogo do Elrond vocês ja comentaram, sem sentido, "olha, não posso falar, é uma promessa".
Aparece magicamente uma estatua com a dark sword em ostirith.
No geral achei esse episódio no mesmo nível do episódio 4, cheio de coisa sem sentido, sem pé nem cabeça, tempo de tela perdido, falas e diálogos desconexos, os elfos evidênciando algum tipo de obscuridade sem sentido, dizendo que precisam fazer de tudo pelo Mithril pela própria sobrevivência (wtf, não estavam em tempos de paz?)
Enfim, mais da metade da temporada, nada de novo, até agora sabemos exatamente a mesma coisa que soubemos no episódio 1, where's Sauron?
A série esta parecendo uma linha temporal maluca, feita por alguma cagada do Flash.
 
A série, literalmente, matou os numenorianos. Sei que devemos respeitar a opinião alheia, mas me desculpem, dar nota 10 para um episódio desses que ridicularizou a mais poderosa civilização do universo tolkeniano?

Tolkien inspirou-se no mito de Atlântida para criar a civilização numenoriana, formada por homens altos (literalmente, eles eram enormes), tecnologicamente avançados e poderosos em mente e corpo. Construíram o mais forte exército que toda a Arda já viu. Fizeram as tropas de Sauron, no auge de seu poder, fugirem de medo sem lutar.
Em Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, após a batalha em Helm Deep, quando Théoden, Éomer e a comitiva remanescente da sociedade do anel estão indo para Gondor, eles encrontam um grupo de dunedain do norte no meio do caminho, cerca de duas dezenas deles indo em auxílio de Aragorn a pedido de Elrond. O rei Théoden fica assustado quando vê os caras. Ele sente a energia que os caras emanam e confessa que apenas aquele pequeno grupo valia mais que um exército dos melhores homens da Terra-Média. Isso porque os rangers eram apenas descendentes dos antigos numenorianos, com apenas uma fração de seu poder original.

Eu tenho de ver nessa série da Amazon os numenorianos sendo retratatos como garotos gordinhos e ingênuos que mal sabem pegar numa espada e tomam um couro de uma elfinha? Até um edain (HallBrand) luta melhor que eles.
 
A série, literalmente, matou os numenorianos. Sei que devemos respeitar a opinião alheia, mas me desculpem, dar nota 10 para um episódio desses que ridicularizou a mais poderosa civilização do universo tolkeniano?

Tolkien inspirou-se no mito de Atlântida para criar a civilização numenoriana, formada por homens altos (literalmente, eles eram enormes), tecnologicamente avançados e poderosos em mente e corpo. Construíram o mais forte exército que toda a Arda já viu. Fizeram as tropas de Sauron, no auge de seu poder, fugirem de medo sem lutar.
Em Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, após a batalha em Helm Deep, quando Théoden, Éomer e a comitiva remanescente da sociedade do anel estão indo para Gondor, eles encrontam um grupo de dunedain do norte no meio do caminho, cerca de duas dezenas deles indo em auxílio de Aragorn a pedido de Elrond. O rei Théoden fica assustado quando vê os caras. Ele sente a energia que os caras emanam e confessa que apenas aquele pequeno grupo valia mais que um exército dos melhores homens da Terra-Média. Isso porque os rangers eram apenas descendentes dos antigos numenorianos, com apenas uma fração de seu poder original.

Eu tenho de ver nessa série da Amazon os numenorianos sendo retratatos como garotos gordinhos e ingênuos que mal sabem pegar numa espada e tomam um couro de uma elfinha? Até um edain (HallBrand) luta melhor que eles.
IMG_20220924_040720.jpg
 
parece que a Amazon fez entrega flash de Valinor para Númenor.
Adorei. :rofl::rofl::rofl:
No geral achei esse episódio no mesmo nível do episódio 4, cheio de coisa sem sentido, sem pé nem cabeça, tempo de tela perdido, falas e diálogos desconexos, os elfos evidênciando algum tipo de obscuridade sem sentido, dizendo que precisam fazer de tudo pelo Mithril pela própria sobrevivência (wtf, não estavam em tempos de paz?)
Concordo com tudo, mas achei o episódio tão fofinho. :grinlove:
Sei que devemos respeitar a opinião alheia
Não necessariamente. A gente precisa respeitar as pessoas; a opinião delas, não. Toda opinião é questionável.​
mas me desculpem
Não tem do que se desculpar. Você não ofendeu ninguém, apenas apresentou os motivos pelos quais está achando que a série não está do seu agrado. E o fez de maneira tranquila, tanto que, mesmo que eu discorde — tô amando a série — curti seu post.​
dar nota 10 para um episódio desses que ridicularizou a mais poderosa civilização do universo tolkeniano?
Sim.
 
A série, literalmente, matou os numenorianos. Sei que devemos respeitar a opinião alheia, mas me desculpem, dar nota 10 para um episódio desses que ridicularizou a mais poderosa civilização do universo tolkeniano?

Tolkien inspirou-se no mito de Atlântida para criar a civilização numenoriana, formada por homens altos (literalmente, eles eram enormes), tecnologicamente avançados e poderosos em mente e corpo. Construíram o mais forte exército que toda a Arda já viu. Fizeram as tropas de Sauron, no auge de seu poder, fugirem de medo sem lutar.
Em Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, após a batalha em Helm Deep, quando Théoden, Éomer e a comitiva remanescente da sociedade do anel estão indo para Gondor, eles encrontam um grupo de dunedain do norte no meio do caminho, cerca de duas dezenas deles indo em auxílio de Aragorn a pedido de Elrond. O rei Théoden fica assustado quando vê os caras. Ele sente a energia que os caras emanam e confessa que apenas aquele pequeno grupo valia mais que um exército dos melhores homens da Terra-Média. Isso porque os rangers eram apenas descendentes dos antigos numenorianos, com apenas uma fração de seu poder original.

Eu tenho de ver nessa série da Amazon os numenorianos sendo retratatos como garotos gordinhos e ingênuos que mal sabem pegar numa espada e tomam um couro de uma elfinha? Até um edain (HallBrand) luta melhor que eles.

Parece que você esqueceu que não é uma missão militar oficial e sim uma ajudinha com a tchurma que quis ir, não o exército real de Númenor. Seriam apenas 500 homens e ficaram apenas 300

Calma que teu exército fodônico ainda vai aparecer. Faltou pensar um pouco antes de opinar :p
 
A série, literalmente, matou os numenorianos. Sei que devemos respeitar a opinião alheia, mas me desculpem, dar nota 10 para um episódio desses que ridicularizou a mais poderosa civilização do universo tolkeniano?

Tolkien inspirou-se no mito de Atlântida para criar a civilização numenoriana, formada por homens altos (literalmente, eles eram enormes), tecnologicamente avançados e poderosos em mente e corpo. Construíram o mais forte exército que toda a Arda já viu. Fizeram as tropas de Sauron, no auge de seu poder, fugirem de medo sem lutar.
Em Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, após a batalha em Helm Deep, quando Théoden, Éomer e a comitiva remanescente da sociedade do anel estão indo para Gondor, eles encrontam um grupo de dunedain do norte no meio do caminho, cerca de duas dezenas deles indo em auxílio de Aragorn a pedido de Elrond. O rei Théoden fica assustado quando vê os caras. Ele sente a energia que os caras emanam e confessa que apenas aquele pequeno grupo valia mais que um exército dos melhores homens da Terra-Média. Isso porque os rangers eram apenas descendentes dos antigos numenorianos, com apenas uma fração de seu poder original.

Eu tenho de ver nessa série da Amazon os numenorianos sendo retratatos como garotos gordinhos e ingênuos que mal sabem pegar numa espada e tomam um couro de uma elfinha? Até um edain (HallBrand) luta melhor que eles.
Não somente o aspecto físico é o diferencial. É o auge mental e espiritual da humanidade! O mais perto que o Homem chegou dos planos de harmonia Corpo x Mente x Alma, após a Queda.

Com o clima de polarização e politicamente correto que estamos vivendo, colocar somente pessoas altas, fortes e belas na tela não seria bem visto.

Talvez criticariam a série como um referência à eugenia, (talvez) racismo, citações à superioridade racial (pseudo) ariana também.

Pior, poderiam achar que a série defenderia neo-colonialismo (fardo do homem branco) se mostrassem que Númenor foi a base "civilizatória" ao ensinar sobre agricultura, metalurgia e engenharia aos homens selvagens na T.M. E isso, mesmo com a diversidade étnica que a série tá mostrando.

Ok, até entendo o temor dos produtores neste sentido. Não quer referenciar tanto o aspecto físico? Certo, trate do aspecto mental/espiritual. Mesmo com a ilha em seu crepúsculo espiritual e decadência moral, dava pra mostrar esse diferencial com os outros seres humanos da Terra-média.

Não no sentido supremacista, mas sim a tragédia que sobrevirá com um povo abençoado com filetes de luz vinda de Valinor, que foram ensinados por um anjo-guerreiro (Eonwe), que tinham qualidades élficas, tinham poderes mentais (telepatias com animais, alguns podiam prever certos eventos do futuro), viviam séculos também. Mas tudo isso se perdeu pq eles se tornaram mais "humanos" e menos "élficos", além de serem enganados por Sauron.
 
Última edição:
Toda Númenor mostrada na série é linda, todo mundo de lá é super saudável, as cidades limpas e organizadas, centros de sabedoria sendo reverenciados, palácios excelentes, todo mundo bem vestido (até os "Trabalhadores Braçais") - acho que cada um tem um paraíso na cabeça.

Elendil pra mim está representando bem Númenor
 
Última edição:
Sobre o exército, acho que poderia ter tido algo melhor do que "precisamos de voluntários". Realmente é uma força expedicionária, estão explorando ainda a tal ameaça nas terras do Sul, mas a própria rainha vai junto. Achei que denotou um certo despreparo militar e que foi um plot device para Isildir e seus amigos continuarem na história, mas enfim, ainda está porvir o grande momento númenóriano.
 
Gente, um trem que não foi muito comentado — sobre o quinto episódio —, mas que eu acho sensacional, é a perspicácia do Pharazôn. ( Alfajor, né @Béla van Tesma ? Não consigo mais falar o nome verdadeiro do personagem. :rofl: ). Até o presente momento, a retórica do usurpador está incrível.
 
Sobre o exército, acho que poderia ter tido algo melhor do que "precisamos de voluntários". Realmente é uma força expedicionária, estão explorando ainda a tal ameaça nas terras do Sul, mas a própria rainha vai junto. Achei que denotou um certo despreparo militar e que foi um plot device para Isildir e seus amigos continuarem na história, mas enfim, ainda está porvir o grande momento númenóriano.

Ah sim, eu também não gostei muito. Eu acho (espero, sinceramente) que essa viagem esteja sendo o equivalente da viagem de Aldarion (que levou a carta de Tar-Meneldur a Gil-galad) de 882 SE

O auge do poder de Númenor estava um pouco além, nos anos 3.200 SE (Pharazon ainda vai casar a força com Míriel)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo