“A Queda de Númenor” com Lançamento Simultâneo no Brasil

Em novembro, os brasileiros poderão ler o novo livro de J.R.R. Tolkien, “A Queda de Númenor”, editado pelo experiente tolkienista Brian Sibley – um lançamento simultâneo com as edições inglesa e alemã! A edição é em capa dura e conta com ilustrações do premiado artista Alan Lee.

E mais! A compilação dos textos da edição nacional bem como a tradução dos textos inéditos em Português e do nosso querido Gabriel “Tilion” Brum (que também traduziu os Cursos de Quenya e Sindarin, que estarão retornando muito em breve para a Valinor)

Gil-galad em “Os Anéis de Poder”

Duas imagens de Gil-galad, incluindo a famosa Aeglos. Gil-Galad foi o Alto-Rei dos Noldor na Terra-Média durante a Segunda Era, e um dos mais notáveis Elfos da história de Arda. Ficou famoso pela sua sabedoria, valentia, e a amizade com Elendil. Mais tarde, Gil-Galad e Elendil viriam a opor-se a Sauron, e juntos derrotariam o Senhor Negro, embora tal ato de bravura lhes tenha custado as vidas.

Saiba mais sobre Gil-galad:

O Senhor dos Anéis: As Duas Torres será exibido com trilha sonora tocada por orquestra no Ibirapuera

As produtoras Alea Espetáculo & Artes e a americana Cami Music, em parceria com a Ingresso Rápido, trazem para São Paulo o segundo filme da saga do cine concerto original que conquistou o mundo: The Lord of The Rings In Concert: The Two Towers (O Senhor dos Anéis In Concert: As Duas Torres). O espetáculo será apresentado nos dias 17 e 18 de julho de 2022 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Sob orientação do premiado Maestro brasileiro Adriano Machado, 250 músicos da Orquestra Sinfônica Villa Lobos interpretam ao vivo a trilha sonora do compositor Howard Shore, enquanto o filme O Senhor dos Anéis: As Duas Torres de Peter Jackson é exibido em tela gigante com imagem e som em alta definição.

Continue lendo

Nota de Repúdio

Todas as principais comunidades de fãs e estudiosos de Tolkien no Brasil se unem contra a discriminação. Confira a nota conjunta abaixo, que eu e a toda a equipe da Valinor endossamos completamente.

NOTA DE REPÚDIO

Registramos o nosso repúdio aos posicionamentos preconceituosos, sobretudo em relação à cor de pele de alguns atores do elenco da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, do Prime Vídeo.

Muitos desses comentários, publicados em diversas redes sociais, não constituem simples liberdade de expressão ou posicionamento crítico. Em vez disso, são discursos meramente passionais, carregados de visões subjetivas e preconceituosas, destinadas aos atores e às atrizes. As características físicas, étnicas, sociais e de gênero não prejudicam a fidedignidade de uma adaptação.

As obras de Tolkien transmitem mensagens de amizade, companheirismo, fidelidade, amor ao próximo, compaixão, inclusive a união entre povos diversos em prol de um bem comum. Lamentamos falta de sensibilidade necessária para compreender e respeitar tais valores e mensagens tão bem transmitidos pelo Professor.

Nós, enquanto Leitores, Colecionadores, Produtores de conteúdo, Membros de Tocas, Artistas, Escritores, Tradutores e admiradores do trabalho de J.R.R. Tolkien repudiamos quaisquer ideologias que, de maneira racista e preconceituosa, retratam negativamente grupos sociais, sejam eles quais forem.

Esta ação conjunta é um ato de consciência!

GRUPOS SIGNATÁRIOS

1.Calendário Tolkien

2.Círculo Nazgûl

3.Clube Literário Tolkieniano de Brasília

4.Colecionador Tolkien

5.Conselho Branco

6.Dicionário Tolkien

7.Distopia Cultural

8.Elfico Etc

9.Explicando Tolkien

10.Filhos de Durin

11.Gondor University Brazil

12.O Bolseiro

13.O Dekinha

14.O Hobbit e O Senhor dos Anéis

15.O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel

16.O Senhor dos Anéis Brasil

17.Série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

18.Terra-média Brasil

19.Toca BA.

20.Toca CE

21.Toca GO

22.Toca RJ

23.Toca RN

24.Toca RS

25.Toca SC

26.Toca SP

27.Toca Vale do Paraíba

28.Toca Rio Preto

29.Tolkienista

30.Tumba do Balin

31.Turno da Elfa

32.Valfenda – A Última Casa Amiga

33.Valinor

34.Vila dos Hobbits

Matéria da “Vanity Fair” revela detalhes da Série da Amazon “O Senhor dos Anéis”

A Revista Vanity Fair publicou uma matéria sobre a série do Senhor dos Anéis que estreará em 2 de setembro de 2022 na Amazon Prime (teremos um teaser no Super Bowl LVI que acontece neste domingo 13 de fevereiro de 2022). Bastante texto e várias fotos da série, como uma Galadriel guerreira em sua armadura:

Galadriel, comandante dos Exércitos do Norte (?!)

… uma Anã sem barba e…

Princesa Anã Disa (!?), interpretada por Sophia Nomvete, na entrada de Khazad-dûm

.. um Elfo das Florestas diferentão de cabelo curto e pele bem escura:

O elfo das florestas Arondir, interpretado por Ismael Cruz Córdova, é uma personagem criada para a série

Há uma série de outras fotos incluindo caçadores nômades, namoro de Elfo e Humana Mãe-Solteira, Galadriel numa tempestade no mar e um Elrond como um líder politicamente ambíguo (!?).

Vou trabalhar na tradução do texto completo, mas por enquanto divirtam-se com a matéria original:

https://www.vanityfair.com/hollywood/2022/02/amazon-the-rings-of-power-series-first-look

“Obras póstumas de J. R. R. Tolkien” para Download Grátis!

Caso tenha perdido a live de lançamento, não seja bobo de novo e corra aproveitar este livro, que está com download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP .

Sinopse

O livro foi criado a partir de um curso sobre J. R. R. Tolkien na Universidade de São Paulo, pouco tempo depois do falecimento do filho e herdeiro do escritor, Christopher Tolkien. Decidiu-se que o tema do curso seria as obras póstumas editadas pelo herdeiro. Os organizadores consideram terem cumprido o propósito de contribuir para a consolidação da obra de Tolkien, autor de O senhor dos anéis e O hobbit, dentre outras obras consagradas. Espera-se que o leitor consiga perceber os artigos não apenas como uma valiosa contribuição acadêmica, mas também como um testemunho da amplitude intelectual de Tolkien, cuja obra congrega diversas disciplinas, mas, no entanto, revela novas e sinuosas trilhas que exigem dos estudiosos disposição e paciência inabaláveis. Nessa coletânea circunscrevem-se mitos e fortes signos da narrativa bíblica, apesar da assumida ficcionalidade, que evidenciam um caráter incomum da produção de Tolkien, dinamizada por singular poder imaginativo, trazendo-nos, segundo os organizadores, “travessos Elfos, com poderes mágicos e grande ligação com a potência da luz e das estrelas que reverenciam, estão a traçar caminhos que dimensionam, para a sua época, o destino de Tolkien, sua filosofia, sua estética e seu poder criador”.

Sair da versão mobile
%%footer%%