É amanhã: The Legend of Sigurd and Gudrún

Estamos a uma hora do lançamento oficial de um livro inédito de Tolkien para o público de língua inglesa (e para todo mundo que fala inglês, claro): The Legend of Sigurd and Gudrún vem aí. A obra, com introdução de Christopher Tolkien, já pode ser encomendada em livrarias virtuais do Brasil e dos EUA, entre outros locais. O valor fica em torno de R$ 90,00, por enquanto — a edição é de capa dura. A pergunta que fica é: vale a pena?
 

O tema, claro, merece destaque: trata-se de uma versão feita por Tolkien da história de Sigurd, o grande herói da mitologia escandinava (mais conhecido pelo nome alemão Siegfried), conhecido como "o príncipe dos heróis do Norte". Sigurd é o matador do terrível dragão Fáfnir. Mas, por uma trama de ciúme e traição, acaba sendo assassinado, o que leva à terrível vingança de sua esposa.

 Tolkien escreveu sua versão ao longo dos anos 1920, quando era professor na Universidade de Leeds. Talvez o que mais afugente os fãs, no entanto, seja a forma literária adotada: versos que seguem a métrica tradicional escandinava durante a Idade Média. Também é importante lembrar que Tolkien ainda não havia alcançado a maturidade literária nessa época, a julgar por outras obras do período já publicadas. 

Mesmo assim, se você está disposto a um desafio literário e intelectual, e sabe inglês, claro, ouso dizer que terá grande prazer com a leitura. Eu, pelo menos, já vou encomendar o meu. 

 

 

Comentários