As belas ilustrações de “O Senhor dos Anéis” em estilo medieval russo

Foto do autor
Escrito por Edson Lima

As ilustrações feitas para os livros de J. R. R. Tolkien são bem conhecidas, pelos menos as feitas pelos mais famosos artistas e ilustradores ocidentais, como John Howe, Ted Nasmith e Alan Lee, só para citar alguns. No entanto, as ilustrações feitas por outros artistas nada conhecidos no Ocidente não são menos belas e impressionantes.

As imagens abaixo, à primeira vista, podem parecer saídas de alguma cópia de uma bíblia medieval ortodoxa russa, mas uma olhada mais atenta mostrará ao leitor de Tolkien passagens do livro O Senhor dos Anéis que ele reconhecerá imediatamente (apesar de algumas necessitar de um pouco mais de esforço).

Seu criador é o artista ucraniano Sergei Iukhimov e suas aquarelas evocam no observador uma sensação lendária da Terra-média, além de adicionar um certo ar histórico à publicação em língua russa de O Senhor dos Anéis.  Você pode até não gostar do estilo das ilustrações, mas não ficará indiferente a elas. Confira, clicando nelas para ampliá-las.

SdARusso1

SdARusso2

SdARusso3

SdARusso4

SdARusso5

SdARusso6

SdARusso7

SdARusso8

SdARusso9

SdARusso10

SdARusso11

SdARusso12

SdARusso13

SdARusso14

SdARusso15

SdARusso16

SdARusso17

SdARusso18

SdARusso19

Você pode ver estas e outras ilustrações da Terra-média de Iukhimov em estilo medieval ortodoxo no site Live Memory e no Tumblr Egelantier.

Em junho de 2010 publicamos uma notícia similar com as xilogravuras do artista russo Mikhail Belomlinskyi para a edição de O Hobbit de 1976, na então União Soviética. Veja em O Hobbit Russo.

Fonte: io9

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex