elrondcelebrian

Celebrían

Esposa de Elrond; mãe de Arwen. Celebrían foi a filha de Galadriel e Celeborn, o Senhor e Senhora de Lothlórien. Não se sabe sua data de aniversário. No ano de 109 da Terceira Era, ela casou com Elrond e eles mudaram para Valfenda. Tiveram filhos gêmeos: Elladan e Elrohir, que nasceram em 130 e a filha Arwen nasceu em 241.

Em 2509, Celebrian estava viajando sobre as Montanhas Nebulosas através do Passo do Chifre Vermelho para a casa de seus pais em Lothlorien quando foi capturada por Orcs. Ela foi ferida e atormentada pelos Orcs, antes de seus filhos encontrar e salvá-la. Elrond foi capaz de curar suas feridas físicas, mas Celebrian permaneceu incomodado por suas lembranças, medo e ela não conseguia mais encontrar a alegria da Terra-média. Ela deixou a Terra-média em 2519 e navegou sobre o mar para as Terras Imortais.
Os filhos de Celebrian gastaram muitos anos caçando Orcs, em retribuição ao tormento à sua mãe. Não se sabe se Elladan e Elrohir escolheram permanecer na Terra-Média ou ir para as Terras Imortais. Arwen, filha de Celebrían, escolheu mortalidade e viveu na Terra-média com o marido Aragorn até sua morte. Elrond permaneceu na Terra-média após a queda de Sauron. Em setembro de 3021, ele navegou sobre o Mar para se juntar à sua esposa.
Notas:
Na primeira edição de O Senhor dos Anéis, a data de casamento de Celebrían e Elrond é dada como no ano 100 da Terceira Era. Celebrían é mencionada em “A História de Galadriel e Celeborn” no Contos Inacabados. No entanto, uma vez que existem contraditoriamente versões desse conto, a informação pode não ser considerada totalmente confiável. Em uma versão, Celebrían tinha um irmão chamado Amrogth e Galadriel trouxe seus dois filhos para morarem em Lothlórien entre 1350 e 1400 da Segunda Era. É dito que Elrond conheceu Celebrían quando ela visitou Valfenda por volta de 1701 da Segunda Era e ele caiu de amor com ela em seguida, mas não dizia a ela dos seus sentimentos. Celebrían diz ter acompanhado seus pais para viver em Belfalas.
Nomes e Etimologia:
Celebrían significa “rainha de prata”. A palavra celeb significa “prata”. A terminação rian significa “presente da coroa” de  sendo “coroa” e anna sendo “presente”.

Comentários

  1. adorei o site, sou fã incondicional de literatura fantastica, e meu autor predileto é Tolkien seguido pelo brasileiro Murilo de Rubião até indico a falar sobre o conto o ex-magico do Murilo de Rubião, desculpe se estiver me precipitando pois ainda não olhei o site todo, mas gostaria de ler artigos sobre Fingolfin e Tom Bombadil que são meus personagens predileto das obras de Tolkien!!!!
    gostei muito desse artigo sobre Celebrían, parabens pelo otimo trabalho que faz nesse site!!!

  2. Interessante o romance trágico que é baseado a partir dessa união. Arwen sendo muito parecida com Lúthien e Elrond na terra média até a conclusão da guerra para depois voltar para sua esposa.
    Tolkien é pura poesia! haha