• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ulisses (James Joyce)

o que eu li varia entre o dia da primeira saída e da primeira trepada do joyce com a então noiva. :dente:
 
Opa, comprei um exemplar lançado pela Penguin-Companhia.
Mas não sei se tenho erudição suficiente para ler agora.
Tentarei ainda essa ano.
Eu espero.
 
Por alguma estranha razão, não consigo ver o vídeo da entrevista.
Alguém sabe me dizer se o Galindo explica o porquê de ter mantido o "y" no título? :D
 
Por alguma estranha razão, não consigo ver o vídeo da entrevista.
Alguém sabe me dizer se o Galindo explica o porquê de ter mantido o "y" no título? :D

Ele responde essa dúvida com outra dúvida:

Uma última coisa. Por que Ulysses com y? Bom, depois de explicar tanta coisa aqui talvez eu possa me arriscar a usar as palavras que foram um dia de Guimarães Rosa e, recentemente, de Quentin Tarantino, quando lhe perguntaram o sentido da estranha ortografia de Inglorious Basterds: tem coisas que é melhor deixar para o leitor resolver…

O Tuca fez uma postagem no Especial James Joyce sobre isso:

http://blog.meiapalavra.com.br/2012/06/15/yes-nos-temos-ulysses/

Achei a interpretação dele bem coerente :think:
 
Já achava a capa demais, pelo labirinto, pelo confuso, pelo bonito, mesmo, mas essa "revelação" matou a pau.

Não li o livro todo, mas já estudei ele e acabei lendo (diversas vezes) o final, que é uma das coisas mais fantásticas que já li. Nunca mais ouvi um Yes sem pensar em Ulysses.
 
Acabei de ler a tradução do Galindo. Não tive experiência com as outras 2 traduções. Entendi ao finalizar a leitura a importância que é dada a obra, de fato é um marco de ruptura com as obras antecedentes, um exercício estilístico para não falar em excentricidade, uma espécie de compêndio sobre a humanidade que abrange os temas mais variados (política, religião, economia, ciência, artes), de certa forma antecipando os principais questionamentos vigentes no século XX.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo