• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Memória de Minhas Putas Tristes - GG. Márquez

“No ano de meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem.” Assim começa o livro Memórias de Minhas Putas Tristes, lançado em 2004 pelo Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez com a tradução de Eric Nepomuceno, vencedor do Prêmio do Prêmio Jabuti 2004 pela tradução de Viver para Contar.

De todos os livros que Gabo já escreveu, nota-se que o amor é o guia de seus personagens. Nesse caso não seria diferente. Aqui, conhecemos um nonagenário cronista e jornalista que na noite de seu aniversário decide se presentear com uma noite de amor com uma adolescente virgem. Porém, ao vê-la dormindo delicadamente, ele decide não acordá-la e ali começa uma linda história de amor. A história de um primeiro amor.

CONTINUE A LER ESSE ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
a pedofilia é nojenta. a exploração sexual também. e para terminar, gramáticos eruditos são um pé no saco. o anti-herói dessa história tinha de tudo pra me desagradar mas me surpreendeu. porque também foi capaz de amar
 
Também fui uma das que amou o "memórias", li "duma" vez numa tarde de aula chata (no fundinho da sala...).

Achei uma historia comum, mas tão bem contada (mas tão bem contada), que me fez amar o autor e ter certeza que ele será um dos meus queridinhos daqui em diante. Estou com "cem anos..." e "do amor e outros demônios" pra ler também, mas tenho que seguir a minha lista (senão vira bagunça :timido:)

Que bom que todos aqui disseram que é melhor ainda... estimula a ler com mais carinho ainda. :sim:
 
Nunca tinha lido nada desse autor, apesar de saber que tem muita gente aqui que é super fã dele. Como a mãe comprou esse livro esses tempos e eu tava a fim de ler algo pequeno e "leve", peguei ele pra ler ontem, mesmo sendo um livro de poucas páginas e letras grandes, imaginei que ia demorar uns 3 dias pra ler, devido a ressaca literária em que estou metida desde uns 3 meses atrás. Me enganei redondamente. Cheguei no ponto de ônibus, tirei o livro da bolsa e comecei a ler. Só consegui parar quando tava aqui na frente do cartório pq eu era obrigada a entrar pra trabalhar.
Sim, o livro é recheado de prostituição e, mesmo os mais "românticos" fãs do autor vão ter que concordar comigo que no momento que se descobre que a menina tem 14 anos, dá um nojo danado do velho. Quando eu li aquilo, fiquei de cabelo em pé e já ia me perguntando "como pode tantas pessoas terem gostado desse livro???" Mas insisti e continuei lendo. A narrativa é boa, envolvente e ele escreve de uma forma bem poética sobre as coisas mais corriqueiras, como o fato de ter que mudar a rede de lugar durante o dia por causa da forma como o sol corre pelas janelas da casa.
Enfim, o livro é bom. Apesar de ser uma história relativamente simples e que teria muitos elementos que causam repulsa, a forma como o autor escreveu fez com que se tornasse uma história bonita e muito interessante.
Fiquei com interesse em ler outros livros dele, mas vou esperar um pouco pra ler num momento em que eu perceba que vou apreciar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo