• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos do Hobbit X Elfos do SDA

Eu também notei uma diferença absurda nos elfos do Hobbit pros do SdA... Os do hobbit parecem uns bobalhões, não são nem a sombra da majestosa e sábia raça dos eldar que constam no SdA e no Silmarillion, mas eu atribuí essa diferença a 2 motivos:
1) O Hobbit é um livro infantil, não tinha muito porque fazer os elfos serem sérios
2) O SdA é posterior ao hobbit, acho q qdo o Tolkien viu no q ia dar o SdA (uma obra mais séria e complexa) resolveu mostrar os elfos em sua plenitude :mrgreen:
 
O Hobbit não é infantil... acho que no Hobbit, o foco é simplesmente o que o Bilbo tá fazendo, e não o q tá acontecendo na TM. Os hobbits são infantis (mais ou menos, né..), mas o livro em si é a visão do Bilbo pra tudo, é quase totalmente o que ele tá vendo e passando por. Pro Bilbo, não fazia diferença quem era o Necromante, e sim saber qual seria sua próxima refeição.
Concordo que Tolkien tava ainda muito no início em relação à tudo, então ele não podia fazer de cara um livro super incrementado... Ainda mais que, se no SdA a gente as vezes fica perdidinho (na primeira ou segunda vez que lê...), ninguém ia entender nada do Hobbit se ele começasse a dissertar sobre a vida de Smaug, a linhagem de Thranduil ou a presença dos Istari na TM... sendo que tudo isso ainda não estava ainda completo, todinho explicado
 
1) O Hobbit é um livro infantil

Vamos esclarecer de vez essa questão:

O HOBBIT não é um livro infantil, ele é adulto em questão nos seus assuntos , mas foi escrito pra crianças. Há muita diferença de ser infantil e ser escrito pra para o publico infantil. :wink:

Entenderam melhor ? :mrgreen:
 
iraneon disse:
pra mim um livro que é escrito para crianças é um livro infantil!
Com certeza! Por isso eu acho que O Hobbit também não foi escrito para crianças... foi um livro com uma narrativa mais despojada e simples.
(É também um pouco estranho, um bando de marmanjão que nem a gente ser fascinado por um livro "infantil"...)
 
Sr. Cachopardo disse:
1) O Hobbit é um livro infantil

Vamos esclarecer de vez essa questão:

O HOBBIT não é um livro infantil, ele é adulto em questão nos seus assuntos , mas foi escrito pra crianças. Há muita diferença de ser infantil e ser escrito pra para o publico infantil. :wink:

Entenderam melhor ? :mrgreen:

Vamos ver se alguem consegue entender esse meu maravilhoso raciocionio:

Livro infantil é com ilustrações, curto (não em conteudo), rápido, conta normalmente uma história alegre, e uma serie de outros fatores simples. Já um livro do porte do O Hobbit (que NÃO é infantil) tem detalhismo, longo pra crianças de 10 anos que estam iniciando (vejam bem: iniciando, não aqueles assiduos) na leitura, e uma serie de tambem outros fatores mais aprofundados.

Quem fala que O Hobbit é infantil ou é por q não leu, ou não entendeu. Quem leu O Hobbit sabe que ele é profundo e magnifico em detalhes. O Hobbit, um livro escrito pra crianças (não tão crianças assim, quer dizer maiores, ou adolescentes), como eu quis dizer não é infantil (em conteudo: um livro pode ser infantil no sentido fraco). O Hobbit é rico em detalhes e uma criança de 10 anos inexperiente nesse mundo mágico não vai entender alguns termos que tolkien usa. (não que eu esteja insunuando que elas são inferiores e "burras")

Mas vcs podem vir dizer: "mas O Hobbit não é aconselhado para as pessoas que querem conhecer e entrar de cara no mundo de tolkien ?" Sim, isso é verdade, O Hobbit é o 1º livro que um curioso precisa ler pra saber sobre Tolkien. Apesar disso O Hobbit não é infantil.

Bem, é isso :wink:
 
Sr. Cachopardo disse:
Sr. Cachopardo disse:
1) O Hobbit é um livro infantil

Vamos esclarecer de vez essa questão:

O HOBBIT não é um livro infantil, ele é adulto em questão nos seus assuntos , mas foi escrito pra crianças. Há muita diferença de ser infantil e ser escrito pra para o publico infantil. :wink:

Entenderam melhor ? :mrgreen:

Vamos ver se alguem consegue entender esse meu maravilhoso raciocionio:

Livro infantil é com ilustrações, curto (não em conteudo), rápido, conta normalmente uma história alegre, e uma serie de outros fatores simples. Já um livro do porte do O Hobbit (que NÃO é infantil) tem detalhismo, longo pra crianças de 10 anos que estam iniciando (vejam bem: iniciando, não aqueles assiduos) na leitura, e uma serie de tambem outros fatores mais aprofundados.

Quem fala que O Hobbit é infantil ou é por q não leu, ou não entendeu. Quem leu O Hobbit sabe que ele é profundo e magnifico em detalhes. O Hobbit, um livro escrito pra crianças (não tão crianças assim, quer dizer maiores, ou adolescentes), como eu quis dizer não é infantil (em conteudo: um livro pode ser infantil no sentido fraco). O Hobbit é rico em detalhes e uma criança de 10 anos inexperiente nesse mundo mágico não vai entender alguns termos que tolkien usa. (não que eu esteja insunuando que elas são inferiores e "burras")

Mas vcs podem vir dizer: "mas O Hobbit não é aconselhado para as pessoas que querem conhecer e entrar de cara no mundo de tolkien ?" Sim, isso é verdade, O Hobbit é o 1º livro que um curioso precisa ler pra saber sobre Tolkien. Apesar disso O Hobbit não é infantil.

Bem, é isso :wink:

Tipo...já vi quem dissesse que o Senhor dos Anéis é infantil.
De resto é difícil dizer o que acho... Não acho que seja infantil... Pelo menos não é leitura para uma criaça pequena, isso sem dúvida, mas a verdade é que foi escrita para criaças. As crianças no tempo do Tolkien eram mais obrigadas a ler, porqanto um livro até como Senhor dos Anéis era leitura normal... Agora com esta nova sociedade que temos, ~em que existem livros coloridos, cheios de imagens e com bonequinhos giros, o livro já passa a outro nível que concerteza já passa para um mais desenvolvido. Até porque na sociedade atual as crianças quase não lêm. Basea-se tudo à volta dos desenhos animados. Bom, resumindo, não podemos dizer que o livro é infantil ou não, porque varia com as sociedades. Na de Tolkien era livro infantil. Na nossa não.
 
mas veja só...Tolkien escreveu esse livro infantil para os filhos dele...e demorou 10 anos para terminar o livro.. acho que o livro foi amadurecendo assim como os filhos dele.. x)~...

{{oh capitan, my capitan.. esse filme é lindo =)..}}
 
Como vcs não tem certeza de que o Tolkien não tinha as ideias todas fixas na cabeça. Que eu saiba, Tolkien ja havia escrito as primeiras ideias do SILMARILLION em 1916 durante a primeira guerra, em um leito de hospital em uma base militar. Não sei onde eu li isso, mas é verdade.
 
Sr. Cachopardo disse:
Sr. Cachopardo disse:
1) O Hobbit é um livro infantil

Vamos esclarecer de vez essa questão:

O HOBBIT não é um livro infantil, ele é adulto em questão nos seus assuntos , mas foi escrito pra crianças. Há muita diferença de ser infantil e ser escrito pra para o publico infantil. :wink:

Entenderam melhor ? :mrgreen:

Vamos ver se alguem consegue entender esse meu maravilhoso raciocionio:

Livro infantil é com ilustrações, curto (não em conteudo), rápido, conta normalmente uma história alegre, e uma serie de outros fatores simples. Já um livro do porte do O Hobbit (que NÃO é infantil) tem detalhismo, longo pra crianças de 10 anos que estam iniciando (vejam bem: iniciando, não aqueles assiduos) na leitura, e uma serie de tambem outros fatores mais aprofundados.

Quem fala que O Hobbit é infantil ou é por q não leu, ou não entendeu. Quem leu O Hobbit sabe que ele é profundo e magnifico em detalhes. O Hobbit, um livro escrito pra crianças (não tão crianças assim, quer dizer maiores, ou adolescentes), como eu quis dizer não é infantil (em conteudo: um livro pode ser infantil no sentido fraco). O Hobbit é rico em detalhes e uma criança de 10 anos inexperiente nesse mundo mágico não vai entender alguns termos que tolkien usa. (não que eu esteja insunuando que elas são inferiores e "burras")

Mas vcs podem vir dizer: "mas O Hobbit não é aconselhado para as pessoas que querem conhecer e entrar de cara no mundo de tolkien ?" Sim, isso é verdade, O Hobbit é o 1º livro que um curioso precisa ler pra saber sobre Tolkien. Apesar disso O Hobbit não é infantil.

Bem, é isso :wink:

Continuo não concordando. Pra mim, um livro escrito para crianças É infantil sim. Pelo que vc escreveu, acho q seu conceito de livro infantil é diferente do meu. Eu não acho que livro infantil seja bobinho, sem profundidade, cheio de figuras ou pequeno. Se vc acha isso, te aconselho ler um volume do sítio do Picapau amarelo do Monteiro Lobato (que dito pelo próprio autor, É INFANTIL). Tem poucas figuras e é bem grande, mas é infantil. Isso derruba seu conceito né? :wink:
Mas enfim, acho q quem não acha o Hobbit infantil devia lê-lo de novo. (Depois dos filmes do SdA eu resolvi reler tudo, do Hobbit ao Contos e vi q , realmente o Hobbit é beeeeeem mais infantil) Não tem a seriedade e complexidade do SdA. Mas nem por isso deixa de ser bom. :mrgreen:
Parem de achar q livro infantil = ruim
 
Eu não sei. Pra mim o hobbit não é infantil. Se o hobbit for infantil então (me desculpem a comparação) seria a mesma coisa de Harry Potter. :mrgreen:
 
Acredito que quando Tolkien escreveu o hobbit ele estava mais interessado numa história que causasse interesse pelo seu estilo "aventura" e não pela profundidade e idéias subentendidas que podemos ver no SdA. Sem dúvida alguma o hobbit é um livro que foi feito sem preocupaçoes de seguir tão rigidamente uma linha historica como é feito nos outros livros. Talvez seja porque ele foi feito para um público menos maduro, talvez seja o próprio Tolkien que ainda não havia desenvolvido maturidade literal para escrever uma obra mais profunda ou talvez ele não tivesse consciencia do tamanho que sua obra viria a ser(interligada e muito cheia de detalhes). Mas o único que pode dizer isso sem dúvida é o próprio hehe

Quanto ao conceito de "livro infantil", acho que não tenho nada a dizer... Seja do gênero infantil ou não, num é isso que importa!
 
Lúthien_Tinúviel disse:
mas veja só...Tolkien escreveu esse livro infantil para os filhos dele...e demorou 10 anos para terminar o livro.. acho que o livro foi amadurecendo assim como os filhos dele.. x)~...

{{oh capitan, my capitan.. esse filme é lindo =)..}}

Vai ao ponto de morrer, não? :lol:
:wink:
Acho que isso não foi bem assim... É verdade que o Tolkien escreveu isto para ele e para a sua família. Mas daí ao livro amadurecer com os filhos... Não é com os filhos, como já disse, é com a sociedade. As sociedades vão mudando, e as suas maneiras de ver as coisas também. O livro originalmente foi infantil, talvez, mas agora já não é.

Como vcs não tem certeza de que o Tolkien não tinha as ideias todas fixas na cabeça. Que eu saiba, Tolkien ja havia escrito as primeiras ideias do SILMARILLION em 1916 durante a primeira guerra, em um leito de hospital em uma base militar. Não sei onde eu li isso, mas é verdade.

O Tolkien tinha já escrito alguns contos durante o seu tempo nas trincheiras de guerra, é verdade. Alguns desses contos foram ora para o Silmarillion ora para os Contos Inacabados. Agora só me lembro da QUeda de Gondolin... Mas também escreveu outros. Só não foi num hospital, por assim dizer. Foi na zona onde cuidavam os feridos. E nas trincheiras, não numa base militar. Mordor?

Eu não sei. Pra mim o hobbit não é infantil. Se o hobbit for infantil então (me desculpem a comparação) seria a mesma coisa de Harry Potter.

Harry Potter não é livro infantil, desculpem. Eu sei qu a autira mesmo diz que é livro para crianças, mas que também não é aconselhável para gente abaixo dos 8 anos. Disse isso numa entrevista que li à tempos. Os dois primeiros são até infantis, mas os últimos e estes que estão para vir não são. Os livros vão mudando de estilo à medida que o personagem cresce. A primeira vez que li o Cálice de Fogo ( 10 anos ), tive pesadelos com o Voldemort durante uma semana.
 
Forlindon disse:
axo eu que foi a sombra mesmo... porque eu naum senti tanta difenreça assim nao... :obiggraz:

Também penso assim, o que ocorre no SDA é algo que faz os elfos ficarem sérios e preocupados, e com certeza, pouco alegres.
 
Possivelmente isso seja verdade, mas é indiscutível que a ótica com que é narrado o hobbit é de certa forma muito mais lúdica do que Sda.. concordam!?
Fica então a dúvida se os elfos estavam "bobos" pelos tempos alegres ou pela própria natureza d'"O Hobbit"... acredito mais na segunda opção.
 
Lúthien_Tinúviel escreveu:
mas veja só...Tolkien escreveu esse livro infantil para os filhos dele...e demorou 10 anos para terminar o livro.. acho que o livro foi amadurecendo assim como os filhos dele.. x)~...

Bom, e quanto ao fato de Tolkein ter escrito parte dos mitos do Silmarillion antes de O Hobbit??? Acho que Tolkien começou a escrever parte dos mitos do Silmarillion quando ainda estava em um leito de hospital na Primeira guerra??? Pode ser que as suas ideias tenham realmente amadurecido. Mas ele devia ter pelo menos um "protótipo" da que iria acontecer. E O Hobbit é so um prelúdio do Senhor dos Aneis.
 
Concordo com essa idéia do prelúdio de Sda, mas será que foi uma coisa planejada ou será que após a criação d'O Hobbit ele teve a idéia de torná-lo um prelúdio?? :o?:
Provavelmente alguém já deve ter lido algo sobre isso... Contem-me!! :mrgreen:
 
Ao contrário, SdA foi a continuação do Hobbit.
As pessoas gostaram tanto do Hobbit, que pediram uma continuação. A partir dai veio o SdA
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo