• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos do Hobbit X Elfos do SDA

Será que sou só eu que acho ou os elfos do SDA são bem diferentes do Hobbit? Porque no Hobbit eles estão cantando, sempre felizes, amigáveis, até meio "malucos" :D ... no SDA eles são muito mais sérios, profundos sábios e graves... :|
Seria porque Tolkien mudou a visão dos Elfos que tinha, do Hobbit para o SDA? Ou porque, com a Sombra de Sauron cobrindo a TM, eles estavam mais sérios mesmo? Ou os elfos de Valfenda são mais felizes que os de Lothlorien?...
Alguém acha alguma coisa?
 
Eu percebi essa diferença também. Creio que, além da sombra, os Elfos d'O Hobbit sejam mais alegres, brincalhões, porque se trata de um livro infantil. Sei lá, talvez não tenha nada a ver... :roll:
 
Eu acho, tenho quase certeza que isso é devido as circunstancias de cada epoca, a epoca do senhor dos anéis é mais sombria que a do hobbit, por isso os elfos agem de maneira diferente. Olha o Silmarillion por exemplo, é ainda mais sombrio que o senhor dos aneis, você ja leu? Os elfos são ainda mais "estranhos".
 
O Hobbit eh mais infantil.. nao eh tao profundo... foi onde tdu começou, os elfos de lah tem a aparencia mais alegre por isso... a historia em si eh mais leve... Jah no Sda e no Silma, como a Tia Guinevere postou eh uma epoca diferente e a historia eh mais complexa.... sem falar q no silma tem akele bando de noldor nojento.... :wink:
 
É uma diferença bem perceptível, e não são só os elfos. Repara na descrição do Condado e dos hobbits, nos dois livros. E na descrição das viagens e dos caminhos percorridos. Bem diferentes.
Eu acho que não tem nada a ver com o desenrolar da história não. É pq O Hobbit era pra ser um conto infantil, e portanto Tolkien adotou um estilo bem mais leve e despreocupado, sem tantos detalhes, tantas menções à antiga mitologia, como vemos no SdA. Mas as pessoas (adultas) começaram a querer saber mais sobre hobbits, etc, e assim ele resolveu que, pra satisfazer tantas curiosidades, estaria ok escrever em um estilo mais sério e pesado, com mais informações e referências a coisas inexplicadas. Elfos carregando o peso dos anos e a tristeza do mundo nas costas não cabiam n'O Hobbit.
No Silma é diferente, pq o Tolkien não "adotou" nenhum estilo pra escrever a hirtória. (mas isso já nem vem ao caso).

E não fala mal dos Noldor, não!! :evil: Nojento é o Eol! :P :mrgreen:
 
acho que seria um pouco de tudo, mas principalmente o desenrrolar das histórias.
Claro que no hobbit, que é um livro mais infantil, Tolkien deve usar uma linguagem mais leve, menos complicada, c/ menos descrições, mas até aí, ele não precisava mudar o comportamento de ninguém.
Acho que no tempo do hobbit, os elfos são algres e tranquilos pois não uma ameaça aterrorizante qnto sauron no SdA., por isso eles levam suas vidas sempre alegres e cantando, divertindo-se.
mas c/ a volta de sauron o nengócio fica sim mais sério, por isso um ar mais pesado aos elfos, mais preocupados c/ o destino de arda...
 
Creio que talvez o filme influenciou muito nossa opinião sobre elfos - talvez eles não sejam TÃO sérios que nem na telinha do cinema.
 
E o que vc me diz de Dol Guldur, a fortaleza de Sauron ao sul da Floresta das Trevas? (Aliás, o que me diz desse nome, Floresta das Trevas?) A Sombra de Sauron não havia desaparecido, e depois de repente, com o Achado do Anel, ela retorna. Ela estava presente, sempre crescendo, e os elfos sabiam disso. Mas n'O Hobbit, isso não passa de impressão, e não há nenhuma menção explícita à Sombra (que eu me lembre - e se houver não há de ser mto elaborada).
Mas eu tb não disse que o comportamento das pessoas mudou. Gandalf é Gandalf, com suas respostas vagas e suas coisas a fazer, não importa o livro; e não havia música nos Salões de Elrond qdo Frodo estava lá? Mas não eram como as músicas d'O Hobbit, e essa mudança não foi pq os tempos eram outros. E os elfos estariam sempre preocupados com o destino de Arda, com Sauron longe ou perto. Só que n'O Hobbit não se fala nisso. Pq a intenção era outra.
 
é chegada a hora deles partirem pro oeste...

no livro O Hobbit os elfos parecem ser mais alegres que os do livro dos SdA. Isso devido no SdA a chegada da hora deles partirem para as terras imortais e fazer as suas tarefas e tal (como diz no livro e filme, enfim...)

Me lembro n'O Hobbit que eles festejavam mais, já no Senhor dos Anéis eles parecem ser mais tristes e mais distintos das outras raças, pois como dise ^acima^ cegou a hora deles partirem pro Oeste... :wink:
 
Não só a intenção era diferente como a história era diferente. Da mesma forma que o Necromante não era Sauron, os elfos d'O Hobbit não eram os eldar do SdA. Os elfos d'O Hobbit eram como fadas, seres alegres da floresta, não os decadentes e trágicos herdados do silma. A diferença básica entre os dois é que os elfos d'O Hobbit não tem passado. Eles não são noldor ou sindar, ou nandor ou avari, e nenhuma grande história estava lá. Por exemplo, o Rei da Floresta é apenas o Rei n'O Hobbit, mas no SdA ele é Thranduil, filhos de Orodreth, um sinda Doriathrin. Ele não tinha nome porque não tinha história. Diferente de Elrond, que era um personagem do silma incutido no livro. O passado determina o que o personagem é, pois é de onde vem cada alegria e amargura que o permeiam. Determina como ele vê o mundo, age e sente, ou seja, o passado é o personagem. Os elfos d'O Hobbit não são exatamente personagens. São de um tipo genérico, pré-determinado. Individualmente seriam mais como exemplo do panorama geral que o contrário.

Os elfos d'O Hobbit são só uma imagem, resumindo, enquanto os do SdA são personagens de um Drama Existencial, com passado belo e trágico, e um futuro claro e temeroso pela frente. A diferença é essa.
 
isso é verdade Ringil Æ, pois Tolkien realmente só se aprofundou depois, no Silma e no SdA (entre outras)

No livro O Hobbit ele não havia citado todos nomes, pois se ele se aprofundasse mais, então seria mais grandiosa (no sentido de conteudo)...

Ao invés dele fazer como no SdA que o seus personagens falavam : Salve Aragorn, filho de Arathorn! (por exemplo) ele apenas descrevia n'O Hobbit Rei da floresta, sem mais delongas...

:wink:
 
O silma é anterior em grande parte ao Hobbit. O que Tolkein fez foi abobecer o silma n'O Hobbit, e depois voltar a amadurecer, e amadurecer ainda mais. :)
 
Os elfos d'O Hobbit são só uma imagem, resumindo, enquanto os do SdA são personagens de um Drama Existencial, com passado belo e trágico, e um futuro claro e temeroso pela frente. A diferença é essa.

Qdu li o Hobbit me lembrei nitidamente de como imaginava um elfo antes de ler sda (li primeiro sda e depois o hobbit :mrgreen: ).. sao do tipo simpaticos alegres... enfim elfos do jeito q os contos populares acreditam, retratados superficialmente... essa imagem muda em sda nitidamente... por isso acredito q no Hobbit nao se possa levar muita base para informaçoes... afinal tdu era mais superfcial...

Ah mais uma coisa... qdu li o Hbbit fikei com a impressao de q nao era o mesmo Elrond :lol: tamanha a diferença q eu achei... mas isso vai mais de interpretaçao de cada um...
 
....

sim, disso eu sabia que algumas histórias do Silma eram anteriores na TM ao livro O Hobbit, mas é que o livro O Hobbit foi o 1º a ser lançado e só depois é que parece que Tolkien se aprofundou mais ainda (se é que já não estava aprofundado). Ele não havia criado os nomes de alguns personagens, mas isso não tem tanta importância, já que depois foram criados os nomes, mas seria triste em ficar sem nome...

:wink:
 
Eu acho que é por causa da sombra que estava sobre a terra-média.....com tanto perigo na TM, eles naum iam sair cantando felizes por aí.... mas isso naum significa que eles ñ poderiam cantar e ficar felizes.... mas eu tb acho que tolkien mudou um pouco seu modo de pensar do hobbit para o sda..........
 
Aredhel Undómiel disse:
Eu acho que é por causa da sombra que estava sobre a terra-média.....com tanto perigo na TM, eles naum iam sair cantando felizes por aí.... mas isso naum significa que eles ñ poderiam cantar e ficar felizes.... mas eu tb acho que tolkien mudou um pouco seu modo de pensar do hobbit para o sda..........

Pode ser minha cara Aredhel Undómiel, pois não só pode ter sido mudado seu modo de pensar, mas a história que foi crescendo e amadurescendo, pois o mal presente no SdA é muito assustador que n'O Hobbit por parte do Smaug, o magnifico.

Pois O SdA envolve a TM e todos seus povos no objetivo de derrotar Sauron e o mal, já O Hobbit envolve a faixa norte da TM, sem mexer com a emoção e sobrevivência que é retratado no SdA.

:wink:
 
é tb senti essa diferença... mas ñ são só os elfos que ficaram tristes de uma hora pra outra, toda a TM tb ficou meio sombria. Acho tb que é por causa da sombra. :mrgreen:
 
O que vocês acham da parte final do Hobbit, digamos depois que os Anões chegam na Montanha, em comparação com o começo do livro? O Tolkien mesmo achava que o Hobbit não era uniforme na maneira de abordar o cenário e os personagens periféricos da história. O modo como Thorin morre, por exemplo, é algo que devesse aparecer num típico livro infantil? O Hobbit pode começar infantilzão mas depois ele muda para um tom mais sério.

Um dos poucos vislumbres que temos dos elfos alegres em Valfenda no SdA é quando um grupo discute o poema de Bilbo sobre Eärendil. Mas acho que é só.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo