• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos do Hobbit X Elfos do SDA

Incrível, mas quando eu li "O Hobbit" pela primeira vez tive a mesma impressão que carinha que abriu este tópico. Creio que no SDA eles tinham uma maior consciência que o mundo estava mudando e que o tempo deles na Terra Média já estava no fim. Ou até eles já poderiam ter esta idéia em "O Hobbit", mas Tolkien pode ter dado preferência de mostrar elfos mais felizes.
 
nào sei se já escrevi isso mas devemos lembrar-nos do grupo de gildor pois eles eram bem alegres!
 
Eu acho que talvez os elfos do livro não fossem TÃO sérios, pois o filme também mudou muito nossa visão...
E quando o professor escreveu o Hobbit, não havia qualquer vislumbre da sombra (ou muito distante) na própria mente dele... por isso não há tristeza.
 
se voce ver no silmarillion os da epoca d'O hobbit são mais preucupados pois tolkien já havia escrito o senhor dos aneis, e no livro O hobbit elrond aparece sempre com um ar de preucupação :think:
 
Nao acho q os elfos tenham mudado de um livro para o outro, apenas a atitude foi mudada ja que a situação não era nada boa, não eh que os elfos não tivessem um passado en "O Hobbit" na verdade se voce tivesse uma vida tão longa quanto um elfo também iria zuar o tempo inteiro sempre que a paz mundia fosse estabelecida, por outro lado, se algo fosse capaz de de destruir essa paz, voce também mudaria de atitude e passaria a ter uma postura mais seria, e o passado cairia sobre suas costas.. alem disso, os elfos tambem se mostram reservados en "O Hobbit", não vamos esquecer que por mais de uma vez as luzes se apagaram quando Bilbo e seus companheiros chegaram ao rei da floresta..isso mostra que os elfos da floresta mudaram de atitude assim que se sentiram ameassados..se eles se mudaram de atitude tão depressa e por tão pouco imagine como estariam se nasguls aparesseçem com frequencia pela terra media!
 
Ainur Elf-King disse:
Será que sou só eu que acho ou os elfos do SDA são bem diferentes do Hobbit? Porque no Hobbit eles estão cantando, sempre felizes, amigáveis, até meio "malucos" :D ... no SDA eles são muito mais sérios, profundos sábios e graves... :|
Seria porque Tolkien mudou a visão dos Elfos que tinha, do Hobbit para o SDA? Ou porque, com a Sombra de Sauron cobrindo a TM, eles estavam mais sérios mesmo? Ou os elfos de Valfenda são mais felizes que os de Lothlorien?...
Alguém acha alguma coisa?

Eu achei que os elfos do Hobbit eram uns seres que até metiam nojo com aquela inimozade, que não chegam a justificar, pelos anões, que passam a vida sem fazer nada e a brincar ( ok, sei que estou a exagerar, mas foi a impressão que me deu :roll: ), e que adoram gozar os outros, e ser incomodativos. Sei que eles não são assim, mas foi o que me pareceu...
Por isso eu prefiro os do Senhor dos Anéis, parecem mais sábios, e é verdade que talvez mais tristes. Mas isso justificasse, pois na altura do Senhor dos Anéis, eles começam a sentir que o mundo estava em guerra, e que esta seria a última que eles fariam. Era altura de abandonarem este mundo para ir para outro...
 
Acho que os elfos nunca foram tristes. De fato, "triste" não era bem o q o mestre Tolkien queria que os elfos fossem. Ele queria mostrar os elfos como a esperança, aqueles que traziam traquilidade e esperança para os corções dos homens e dos povos da terra media. Talvez voces tenham percebido que sempre que alguém põe os pés em terras élficas, se sente mais tranquilo. Então, se os elfos fossem tristes, como eles trariam paz aos corações dos homens. Vejam a simbologia: os elfos estão mais perto dos Valar, coisa que os homens não estão (incluindo os outros povos da Terra-Media). Então, eu vejo que Eru deu aos elfos a maior sabedoria, a maior beleza, enfim, tudo para que os elfos se tornem uma luz de esperança e paz na terra media.
 
Ar-Alkaiser disse:
Acho que os elfos nunca foram tristes. De fato, "triste" não era bem o q o mestre Tolkien queria que os elfos fossem. Ele queria mostrar os elfos como a esperança, aqueles que traziam traquilidade e esperança para os corções dos homens e dos povos da terra media. Talvez voces tenham percebido que sempre que alguém põe os pés em terras élficas, se sente mais tranquilo. Então, se os elfos fossem tristes, como eles trariam paz aos corações dos homens. Vejam a simbologia: os elfos estão mais perto dos Valar, coisa que os homens não estão (incluindo os outros povos da Terra-Media). Então, eu vejo que Eru deu aos elfos a maior sabedoria, a maior beleza, enfim, tudo para que os elfos se tornem uma luz de esperança e paz na terra media.

Quando digo tristeza, é mais uma melâncolia em relação ao mar, aquela nostalgia que não passava. Eles sentiam saudades do mar, e isso passava uma sensação de tristeza a quem lê o livro. Tristeza e paz não são antóinimos. Podem estar relacionados.
 
Ultimamente estou terminando de ler sobre os Anais dos reis e governantes (final do Sda) e percebi que O Hobbit em si não poderia se aprofundar muito em relação à origem dos elfos, anões e demais criaturas. Primeiro, antes de tudo, ele é um relato sobre o "achado" do Um Anel por Bilbo e, conseqüentemente, uma introdução do Sda. E segundo, como a principal tarefa de Gandalf era investigar os planos de Sauron e auxiliar as criaturas de bom coração da TM, ele sabia da existência de Smaug ao norte (ver Sda v. III, Apêndices - Anais dos Reis e Governantes, III - O Povo de Dúrin). Assim, a meu ver, outro principal tema d'O Hobbit é contar essa história (que é apenas uma pequeníssima parte de toda a Grande História): imaginem o mal que atingiria o Norte da TM se Sauron usasse do poder do Dragão?
Talvez, pel'O Hobbit ser um livro onde se mostre esses dois principais temas, a questão dos elfos serem mais felizes ou mais tristes que no Sda não seria de muita importância. Por todo a obra do mundo do Sda estar interligada uma à outra, é importante não analisar um livro isoladamente. :)
 
Minalcar disse:
Ultimamente estou terminando de ler sobre os Anais dos reis e governantes (final do Sda) e percebi que O Hobbit em si não poderia se aprofundar muito em relação à origem dos elfos, anões e demais criaturas. Primeiro, antes de tudo, ele é um relato sobre o "achado" do Um Anel por Bilbo e, conseqüentemente, uma introdução do Sda. E segundo, como a principal tarefa de Gandalf era investigar os planos de Sauron e auxiliar as criaturas de bom coração da TM, ele sabia da existência de Smaug ao norte (ver Sda v. III, Apêndices - Anais dos Reis e Governantes, III - O Povo de Dúrin). Assim, a meu ver, outro principal tema d'O Hobbit é contar essa história (que é apenas uma pequeníssima parte de toda a Grande História): imaginem o mal que atingiria o Norte da TM se Sauron usasse do poder do Dragão?
Talvez, pel'O Hobbit ser um livro onde se mostre esses dois principais temas, a questão dos elfos serem mais felizes ou mais tristes que no Sda não seria de muita importância. Por todo a obra do mundo do Sda estar interligada uma à outra, é importante não analisar um livro isoladamente. :)

É preciso ter em conta que o Hobbit quando foi escrito, Tolkien ainda não tinha uma ideia muito fixa do que iria fazer. mais tarde com o Senhor dos Anéis.
 
iraneon disse:
Nao acho q os elfos tenham mudado de um livro para o outro
mas mudaram, repare bem...

Exatamente, os elfos do hobbit como muitos disseram, eram felizes, pois o mal ainda não tinha chegado em peso, isso é, o mal existia, mas só no SdA que ele se revelou por causa do Anel, daí os elfos ficam preocupados pois sem a destruição do Anel eles seriam escravizados, por isso sem ou com a destruição eles vêem que é chegada a hora deles partirem e dar lugar ao dominio dos homens, na 4º era, aí que ta o motivo do ar de preocupação. :wink:
 
Swanhild disse:
O Hobbit pode começar infantilzão mas depois ele muda para um tom mais sério.

Um dos poucos vislumbres que temos dos elfos alegres em Valfenda no SdA é quando um grupo discute o poema de Bilbo sobre Eärendil. Mas acho que é só.

O Hobbit não é infantil! N'O Hobbt, Tolkien adaptou a narração aom ambiente retratado. Os Hobbit são um pouco cômicos e pitorescos, e em geral a vida nos primeiros ambientes do Hobbit são muito felizes...
 
Tolkien e o Anel:

iraneon disse:
o hobbit não é infantil, o que acontece é que nem tolkien sabia do um anel!

Eu tambem pensava assim iraneon, mas agora penso diferente: Tolkien era detalhista profundo, ele tinha que colocar um inicio, meio e fim pra cada história e personagem.
Portanto vc esta certo em parte iraneon, Tolkien não pensou no anel da forma que fosse originar O Senhor dos Anéis do jeito que é,mas de uma forma (penso) que fosse um simples anel que usando ele tornaria invisivel que o usava.

Portanto, Tolkien de um jeito ou outro teria de dar uma explicação para o anel, e não simplesmente joga-lo na história e não solucionar o caso.

:wink:
 
eu falei do UM ANEL, no hobbit ele era só um anel mágico mas como pediram uma continuação tolkien criou todo um histórico para o SdA. tolkien não sabia as proporções que o anel ganharia quando escreveu o hobbit! :aham:
 
iraneon disse:
eu falei do UM ANEL, no hobbit ele era só um anel mágico mas como pediram uma continuação tolkien criou todo um histórico para o SdA. tolkien não sabia as proporções que o anel ganharia quando escreveu o hobbit! :aham:

exatamente o que eu quis dizer no post anterior :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo