• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Elfos do Hobbit X Elfos do SDA

Então isso bate com a minha teoria de que O Hobbit foi uma Obra com menos atenção a detalhes e inter-relacionamento com o mundo criado pelo professor. O Hobbit foi uma obra em que Tolkien não tinha noção da proporção que sua Obra viria a ser; por isso talvez a incompatibilidade dos elfos do hobbit com do Sda e de alguns trechos que não são tão fieis a história de Arda.
 
Alatáriel disse:
Sr. Cachopardo disse:
Sr. Cachopardo disse:
1) O Hobbit é um livro infantil

Vamos esclarecer de vez essa questão:

O HOBBIT não é um livro infantil, ele é adulto em questão nos seus assuntos , mas foi escrito pra crianças. Há muita diferença de ser infantil e ser escrito pra para o publico infantil. :wink:

Entenderam melhor ? :mrgreen:

Vamos ver se alguem consegue entender esse meu maravilhoso raciocionio:

Livro infantil é com ilustrações, curto (não em conteudo), rápido, conta normalmente uma história alegre, e uma serie de outros fatores simples. Já um livro do porte do O Hobbit (que NÃO é infantil) tem detalhismo, longo pra crianças de 10 anos que estam iniciando (vejam bem: iniciando, não aqueles assiduos) na leitura, e uma serie de tambem outros fatores mais aprofundados.

Quem fala que O Hobbit é infantil ou é por q não leu, ou não entendeu. Quem leu O Hobbit sabe que ele é profundo e magnifico em detalhes. O Hobbit, um livro escrito pra crianças (não tão crianças assim, quer dizer maiores, ou adolescentes), como eu quis dizer não é infantil (em conteudo: um livro pode ser infantil no sentido fraco). O Hobbit é rico em detalhes e uma criança de 10 anos inexperiente nesse mundo mágico não vai entender alguns termos que tolkien usa. (não que eu esteja insunuando que elas são inferiores e "burras")

Mas vcs podem vir dizer: "mas O Hobbit não é aconselhado para as pessoas que querem conhecer e entrar de cara no mundo de tolkien ?" Sim, isso é verdade, O Hobbit é o 1º livro que um curioso precisa ler pra saber sobre Tolkien. Apesar disso O Hobbit não é infantil.

Bem, é isso :wink:

Continuo não concordando. Pra mim, um livro escrito para crianças É infantil sim. Pelo que vc escreveu, acho q seu conceito de livro infantil é diferente do meu. Eu não acho que livro infantil seja bobinho, sem profundidade, cheio de figuras ou pequeno. Se vc acha isso, te aconselho ler um volume do sítio do Picapau amarelo do Monteiro Lobato (que dito pelo próprio autor, É INFANTIL). Tem poucas figuras e é bem grande, mas é infantil. Isso derruba seu conceito né? :wink:
Mas enfim, acho q quem não acha o Hobbit infantil devia lê-lo de novo. (Depois dos filmes do SdA eu resolvi reler tudo, do Hobbit ao Contos e vi q , realmente o Hobbit é beeeeeem mais infantil) Não tem a seriedade e complexidade do SdA. Mas nem por isso deixa de ser bom. :mrgreen:
Parem de achar q livro infantil = ruim

Tudo bem fique pensando que O Hobbit é infantil e eu não, cada um pensa e gosta no que quer, o problema é que eu tento explicar uma coisa e as vezes as pessoas não entendem, mas tudo bem, isso não importa muito.
Agora fazendo comparações de O hobbit com SdA eu não sei bem se é certo, pois tem de ver O Hobbit em si, e não comparar com o sdA que claro que é bem mais "adulto".


...
 
Voltando ao assunto do topico.

Eu acho, tenho quase certeza que isso é devido as circunstancias de cada epoca, a epoca do senhor dos anéis é mais sombria que a do hobbit, por isso os elfos agem de maneira diferente. Olha o Silmarillion por exemplo, é ainda mais sombrio que o senhor dos aneis, você ja leu? Os elfos são ainda mais "estranhos".

Eu tbm achei os Elfos do Silma estranhos... eles eram profundos d+...Uns eram sabios d+ e outros eram até maus e não demonstravam sabedoria alguma, tomando atitudes até parecidas com as dos homens.

Os do Hobbit são até mais alegrinhos e talz... mas...

Os Elfos que eu mais gostei foram os do SDA, mostrando sabedoria e impulsividade ao mesmo tempo, enfim, mais equilibrados.
 
As atitudes que os elfos tomam no Silma num é por falta de sabedoria, muitas vezes é pelo excesso de orgulho que faz parte da natureza deles! Tipo o Fëanor, o cara era fodão, mas por orgulho(até um pouco de egoísmo) acabou fazendo coisas que não devia. Mas isso não quer dizer que ele num fosse sábio, pelo contrário!
 
As atitudes que os elfos tomam no Silma num é por falta de sabedoria, muitas vezes é pelo excesso de orgulho que faz parte da natureza deles! Tipo o Fëanor, o cara era fodão, mas por orgulho(até um pouco de egoísmo) acabou fazendo coisas que não devia. Mas isso não quer dizer que ele num fosse sábio, pelo contrário!

Vc vai me dizer que os filhos de feanor não eram idiotas, estapafúrdios, grotescos e bizarros ??? :x

Mas tbm haviam elfos que faziam real juz a sua raça, tais como Finrod Felagund !! :grinlove: :mrgreen:
 
Hahaha não acho que eles sejam tudo isso que você falou. É claro que não pode se comparar um Finrod com alguns dos filhos do Fëa, mas mesmo assim, acho que muuuuitos no lugar dos filhos do Fëanor teriam feito pior.

PS: Não que eu goste dos filhos dele, mas tem muita gente pior por ae!!
 
Continuo achando que os elfos nunca mudaram. Pensem comigo: os elfos não eram sempre tristes ou prufundos. Os Homens não viam o cotidiano dos elfos. So daria pra saber se os elfos de cada livro eram diferentes se Tolkien nos descrevesse o cotidiano dos elfos em cada época ou livro. Ainda acho que no caso do Hobbit, o Tolkien mostrou mais um cotidiano dos elfos. Ja no SDA mostrou outro aspecto da vida dos elfos. Mas mesmo assim, quando os caras da Sociedade do Anel não estavam lá, quem sabe os elfos não dessem suas festinhas alegrinhas?
 
O próprio Tolkien já falou que escreveu O Hobbit no que ele chama de "estilo ruim"; não que seja infantil; e ele não escreveu para os filhos dele; ele mesmo disse que os filhos dele odiavam esse tipo de leitura, infantil.

Ele também diz (se não estou enganado, é numa entrevista ao Sunday Times, de Londres) que se ele soubesse o grau de sucesso que O Hobbit atingiria, teria escrito ele com mais cuidado; exemplo que ele mesmo dá são os Trolls; se a coisa fosse pra ser realmente séria, ele nunca faria os Trolls se comportarem daquela forma, nem ter nomes "terrenos".

O Hobbit nem ia se passar na Terra-média; o Tolkien só aproveitou algumas coisas do mundo que estava desenvolvendo (como, por exemplo, a geografia) para que pudesse ter mais liberdade literária.

O Hobbit é bem legal, mas se tem outros lugares que refutam qualquer coisa dita n'O Hobbit em relação às obras, então a gente tem que considerar a outra fonte (um Silmarillion, por exemplo), e não O Hobbit.

Que as informações contidas n'O Hobbit não são de todo confiáveis é fato; até o Tolkien diz isso, de certo modo, quando admite que o escreveu num "estilo ruim" e que o escreveria com mais cuidado se soubesse a dimensão que o livro tomaria. A estória do Sauron e dos Anéis nunca tinha sido cogitada antes dos pedidos de continuação do Hobbit; só pra ter um exemplo.
 
Olha, por mim podem falar o que quiserem, mas anões de barba azul (sim, isso está no Hobbit!) é coisa de livro infantil! E mesmo o Tolkien denominando de "estilo ruim" pra mim é apenas um livro sem a pretensão do SDA, o q é plenamente justificável, afinal, quem podia imaginar o sucesso em que o Hobbit se transformaria?
Talvez até o Tolkien tenha se ressentido um pouco pelo hobbit ter feito tanto sucesso e era a "obra boba" dele (não é essa minha opinião, eu adoro o Hobbit), enquanto o Silmarillion q deveria ser sua obra prima era refutado pelos editores...
 
Eu senti essa diferença, mas nao só sobre os elfos, como em vários outros aspectos, como por exemplo a maneira do texto descritivo de tolkien mais rapida e menos cansativa em "O Hobbit" e mais longa e cativante em sda, ms sei lah, pode ser só impressão. :mrgreen:
 
Acredito que em O Hobbit, os elfos estavam num periodo de alegria maior, devido a que Sauron não havia tornado-se publico ainda, tipo, ele não tinha se revelado novamente...e por isso, a TM estava em certa "paz" ainda...

ate mais...
 
Não, num é só impressão não! Eu concordo contigo e já comparei vários trechos dos dois livros. O Sda descreve com mais acuidade os ambientes e detalhes, de forma mais calma, enquanto o Hobbit é um livro mais dinâmico, menos preso a descrição fidelíssima do que se passava e voltado muito mais para as ações ocorridas.
 
Também penso assim... na época em que se passa o conto do Hobbit, o povo ainda não estava ciente do retorno de Sauron, tanto que Gandalf teve que estudar ...

( ops... tive que editar, ele não ficou esses 17 anos estudando... ele ficou um tempo preso em orthanc... )

... para descobrir do que se tratava o ánel de Bilbo.
 
Eu acho que não.. Acho que realmente o Hobbit foi uma Obra feita com menos coerência com o resto das suas Obras... (até porque ele foi escrito sem a intenção de se enquadrar num mundo com tamanha complexidade, que veio a se tornar só depois)
 
No The Hobbit os elfos eram mais alegres pelo fato da sombra ainda não haver...(só um pouquinho) mas concordo que o livro é mais infantil...
 
só um pouquinho ?

Jajrhï disse:
No The Hobbit os elfos eram mais alegres pelo fato da sombra ainda não haver...(só um pouquinho) mas concordo que o livro é mais infantil...

esse só um pouquinho é o q ? por acaso vc quis dizer que o mal estava começando a aparecer, começando a ganhar formas ? Hum... que eu saiba esse só um pouquinho era representado pelo Smaug, se bem que ele não representa a tal sombra

:think:
 
Eles não podiam ser felizes simplesmente por sê-lo? Precisam de um motivo específico para isso?

Estamos condicionados a ver elfos como criaturas amarguradas, angustiadas; ver um deles com bastante alegria pode parecer estranho, mas não necessariamente o é.
 
Fëaruin Alcarintur disse:
Eles não podiam ser felizes simplesmente por sê-lo? Precisam de um motivo específico para isso?

Estamos condicionados a ver elfos como criaturas amarguradas, angustiadas; ver um deles com bastante alegria pode parecer estranho, mas não necessariamente o é.

é por aí, depende do ponto de vista, só por parecer que eles estão serios parece que é o fim do mundo, mas não, é só um momento de tristeza... Muito bem Fëa :wink: .....
E quando um elfo esta feliz parece que esta feliz demais e viu o passarinho verde
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo