A Lenda de Sigurd e Gudrún, de Tolkien, nas bancas em Portugal.

 Lisboa, 06 Abr (Lusa) – "A Lenda de Sigurd e Gudrún", obra inédita e póstuma de J. R. Tolkien, com anotações do filho do escritor, vai ser publicada em Portugal em edição bilingue "o mais tardar em Novembro", informou hoje a editora. Em declarações à Lusa, o director editorial das Publicações Europa-América, Francisco Pedro Lyon de Castro, precisou que a contratação daquela obra de Tolkien "ficou concluída sexta-feira".

"As negociações com a editora original de Tolkien e com Christopher Tolkien [filho do escritor] começaram há alguns meses, mais concretamente no final de Janeiro, e o acordo só ficou concluído na sexta-feira", disse, acrescentando estar "muito satisfeito" por o filho do escritor britânico "ter autorizado a publicação em edição bilingue".

 

 

Francisco Pedro Lyon de Castro não adiantou pormenores sobre a obra de Tolkien, alegando que a versão britânica – "The Legend of Sigurd and Gudrún" – vai ser lançada oficialmente a 09 de Maio e que a editora portuguesa "acabou de receber a versão original em versão PDF".

Indicou, no entanto, que aquela obra inédita e póstuma do escritor britânico – escrita antes de "O Hobbit" e de "O senhor dos Anéis" – é composta por "dois poemas épicos separados – um sobre Sigurd e outro sobre Gudrún", gira em torno de lendas nórdicas e "contém muitas anotações do filho do escritor sobre as lendas nórdicas e sua contextualização literária".

Em simultâneo com a edição de "A Lenda de Sigrud e Gudrún", que em Portugal terá entre 300 e 350 páginas, as Publicações Europa-América contam lançar "O canto das Valquírias", uma obra do escritor francês Édouard Brasey que versa sobre O anel dos Nibelungos, referiu ainda Lyon de Castro.

Publicações Europa-América deu já à estampa nove títulos de Tolkien, o último dos quais "Os filhos de Húrin", lançado em 2007 também com anotações e comentários de Christopher Tolkien.

Fonte: Notícias RTP – Lisboa

Comentários