Filho de Christopher Tolkien comenta "The Chrildren Of Húrin"

Adam
Tolkien, filho de Christopher Tolkien, foi entrevistado pela Sociedade
Tolkien da Espanha, e falou do novo livro de seu avô, a ser publicado
em 2007.
 

 

Sobre material novo em "The Children Of Húrin"

Adam diz que muitas partes do texto são essencialmente as mesmas que aparecem em outros trabalhos, particularmente "Contos Inacabados", mas alguns trechos serão novos, exceto para aqueles leitores que leram em detalhe "The History Of Middle-Earth". O texto como um todo pode ser chamado de "novo", por ser uma recomposição de textos publicados e outras "partes" que não haviam sido publicadas anteriormente. Um quebra-cabeças montado.

Outro detalhe é o formato do texto, uma narrativa independente e com texto completo, sem comentários editoriais interrompendo o conto.

Adam ainda diz que seu pai, Christopher, acredita que pode haver muitos leitores que acharam "O Silmarillion" muito difícil e distante em estilo, para se sentirem atraídos pela história, e que desejaram ficar longe da série "History Of Middle-Earth" com seu conteúdo repleto de notas e comentários editoriais, e diferentes versões dos contos escritos por J. R. R. Tolkien. Eles esperam então que estes leitores sejam atraídos por "The Children of Húrin" e descobrir, desta forma, este grande conto, que era tão importante para o Professor Tolkien.

Ele ainda comenta que o texto do livro é todo de J. R. R. T., exceto por retrabalhos menores de natureza estilística e gramatical. O trabalho de Christopher, foi de produzir um texto conciso, que seja interpretação fiel dos escritos de seu pai, usando o máximo de fontes ao longo das décadas.

 

Sobre a possibilidade do mesmo ocorrer com contos como "A Queda de Gondolin", "Beren e Lúthien" e "A Balada de Leithian"

Adam Tolkien fala que o problema com tais contos é que seu avô nunca os reescreveu extensivamente como fez com "The Children Of Hútin", então há menos material para trabalhar, de forma que seria mais difícil produzir um volume que valhesse a pena.

 

Sobre se um possível filme de O Hobbit  (ou dois) seria bom para os livros, por atrair novos leitores, como ocoreu em SdA, ou se seria prejudicial

"Isso vai depender do filme".
 

———-

Você pode ler a entrevista completa (em espanhol ou em inglês) clicando no link a seguir: Entrevista com Adam Tolkien.

 
Comente esta notícia!