Blind Guardian

 
 Formado na pequena cidade Alemã de Krefeld, Blind Guardian é uma fusão perfeita do power metal europeu (cheio de temas de fantasia/ficção) com a velocidade e precisão técnica do speed metal. Os membros Hansi Kürsch (vocais, baixo), Marcus Siepen (guitarra), André Olbrich (guitarra) e Thomas Satuch (bateria) inicialmente se nomearam Lucifers Heritage ("Herança de Lúcifer"), mas decidiram alterar quando em 1986 sua demo tape começou a alcançar popularidade no underground.

Eles assinaram com o selo No Remorse e lançaram o "Battalions of Fear" em 1988, seguido de "Follow the Blind" um ano depois, que auxiliaram a banda a criar fama no Japão. "Tales from the Twilight World" tornou-se um hit no underground alemão, o que levou a banda a assinar com a Virgin Records alemã; sua estréia em um grande selo aconteceu com o "Somewhere Far Beyond", lançado em 1992. Após o álbum ao vivo "Tokyo Tales", de 1993, o Blind Guardian uniu-se ao antigo produtor do Metallica, Flemming Rasmussen para o lançamento, em 1995, do "Imaginations From the Other Side". Em 1996 foi lançado "Forgotten Tales", que é uma coleção de covers e versões alternativas, preparando o palco para, em 1998, lançarem "Nightfall in Middle-Earth", um álbum conceitual inspirado da obra de Tolkien.

Em 2002, lançam o álbum "A Night at Opera", um álbum muito aguardado por críticos e fãs, fugindo um pouco do tema medieval e com novas sonoridades, dividindo os fãs. Em 2003 lançam mais um CD ao vivo, nomeado simplesmente como "Blind Guardian – Live", com seus maiores sucessos num cd duplo. O álbum é aclamado pelos fãs.

 
Em 2004 é lançado o primeiro DVD da banda, "Imaginations Through The Looking Glass", com um fantástico show ao vivo. No mesmo ano, o Blind Guardian termina a longa parceria com a Virgin Records, mas logo assina contrato com uma nova gravadora, a Nuclear Blast.

Em 2005 os fãs são surpreendidos pela notícia da saída do baterista Thomen Stauch, devido a divergências musicais. Frederik Ehmke é anunciado como substituto de Stauch.

Discografia Completa do Blind Guardian

Músicas do Blind Guardian inspiradas na obra de J.R.R. Tolkien:
Battalions of Fear (CD 1988)
Majesty
Run For The Night
By the Gates of Moria
Gandalfs Rebirth

Tales From the Twilight World (CD 1991)
Lord of the Rings

Somewhere Far Beyond (CD 1992)
The Bards Song (In the Forest)
The Bards Song (The Hobbit)

Imaginations from the Other Side (CD 1995)
Imaginations from the Other Side

Nightfall in Middle-Earth (CD 1998)
War of Wrath
Into the Storm
Lammoth
Nightfall
The Minstrel
The Curse of Fëanor
Captured
Blood Tears
Mirror Mirror
Face the Truth
Noldor (Dead Winter Reigns)
Battle of Sudden Flame
Time Stands Still (at the Iron Hill)
The Dark Elf
Thorn
The Eldar
Nom the Wise
When Sorrow Sang
Out on the Water
The Steadfast
A Dark Passage
Final Chapter (Thus Ends…)

Site Oficial:http://www.blind-guardian.com

Marcus Siepen, Hansi Kürsch, André Olbrich e Frederik Ehmke