Having Fun

As gravações na Nova Zelândia foram extensas e cansativas, como lembra o diretor Peter Jackson: "As filmagens algumas vezes duravam horas e somente aqueles mais estóicos ag?entavam o rojão. Várias cenas movimentadas foram interrompidas pelos roncos altos de um ator exausto que não conseguira ficar acordado."
 
No entanto, mesmo com tanto trabalho, o elenco conseguiu arranjar tempo para se divertir, tanto entre as filmagens, quanto nos dias de folga (geralmente os domingos, já que eles filmavam seis dias por semana). Entre passeios, churrascos, esportes radicais e muitas brincadeiras, eles fizeram tudo o que tinham direito, aproveitando ao máximo o que a Nova Zelândia tinha a oferecer.

Na categoria "esportes radicais" eles simplesmente arrasaram e não há como tocar neste assunto sem mencionar Orlando Bloom. Uma das primeiras coisas que o ator inglês fez ao chegar à Nova Zelândia foi testar o bungee jumping mais alto disponível. Peter Jackson conta que "Orlando simplesmente não conseguia parar com o bungee jumping". Parece que ele gostou tanto que conseguiu convencer os colegas Billy Boyd e Dominic Monaghan a se juntarem a ele. Bloom também experimentou saltar de pára-quedas, o que aparentemente não foi radical o suficiente para os seus padrões: "bungee jumping é muito mais intenso que paraquedismo. A adrenalina do paraquedismo dura apenas os 30 segundos de queda livre, mas se jogar no ar com apenas alguma coisa amarrada aos seus pés, é diferente…"

Foi Bloom também quem começou com a história do surf, convencendo Billy Boyd a comprar uma prancha. "Nunca tínhamos surfado antes. Você pode imaginar nosso primeiro dia na praia, com nossas pranchas novinhas e roupas de borracha. A água estava congelando e todos os surfistas se viraram para nós com um olhar de desprezo. Ficamos longe deles até pegar o jeito. Não demorou muito tempo para Elijah, Viggo e os outros caras se juntarem a nós".

Surfando durante a noite Billy e Bloom tiveram uma experiência interessante. Billy viu algo na água que julgou ser um tubarão e, por razões óbvias se segurança, não hesitou em colocar o amigo Orlando entre ele e a criatura ameaçadora, que os atores, mais tarde, concluíram ser apenas uma inofensiva foquinha. Depois que as filmagens terminaram Billy, Dominic e Orlando viajaram para a Flórida e continuaram surfando juntos. Sean Austin e Elijah Wood fizeram o mesmo, só que na Califórnia, onde moram. Os garotos também aproveitaram as montanhas da Nova Zelândia para praticarem snowboard.

E quem pensa que só a ala jovem do elenco se divertiu está muito enganado. Sir Ian McKellen fez trilha nas montanhas de Arthurs Pass, passeou de barco em Auckland, remou na Golden Bay e conheceu o Parque Nacional de Tongariro. Foi também com Orlando Bloom conhecer o campo de cricket de Wellington. Na opinião de Peter Jackson "Ian McKellen é o mais jovem velho de 60 anos que eu já conheci na vida. Ele tem um espírito brincalhão e sempre terá um brilho no olhar".

Os passeios do elenco muitas vezes eram familiares. A esposa e a filha de Sean Austin, assim como os pais de Dominic, costumavam acompanhá-los. "Meus pais conheceram os caras e até mandaram presentes para eles no Natal". Os churrascos nas casas de Billy e Dominic eram uma constante. Eles mesmos cozinhavam e descreviam o processo como uma "operação militar". A dupla também aproveitava os dias de folga para praticar mergulho.

A vida noturna era agitada e se os hobbits se divertiam no Dragão Verde, o elenco não deixava por menos e literalmente "enchia a cara" nos pubs locais. Certa noite, depois de muita vodka, Elijah Wood e o colega Dominic Monaghan subiram em uma fonte, que de acordo com Elijah o incomodava e, digamos, usaram a estátua como mictório.

Nem todos os passeios eram regados a etanol, alguns eram bem mais comportados e incluíam peças de teatro e shows como o do Radiohead, que de acordo com Bloom "confirmou minha crença na criatividade, na arte e na música". O elenco também conheceu fazendas, parques e outros locais turísticos da Nova Zelândia.

Aproveitando a proximidade da Austrália, eles visitaram o set de Star Wars – Episódio II em Sydney. "No momento em que chegamos, o pessoal de George Lucas começou a anunciar nos Walkie-talkies atenção, os hobbits chegaram ", recorda Sean Astin.

Não era apenas fora do set que a equipe se divertia. Entre as filmagens eles arrumaram tempo até para acampar. "Certa vez eu [Peter Jackson] queria filmar o nascer e o pôr-do-sol para uma cena da Sociedade. Viggo disse eu vou acampar e logo todo mundo estava lá". A equipe da maquiagem e outros atores que não estavam filmando fizeram um círculo com os trailers, acenderam uma fogueira e cozinharam salsichas. "Acampamos, filmamos o nascer do sol e fomos pescar", relembra o diretor. Aliás, pescar, era um dos progra
mas favoritos de Viggo Mortensen. Quando voltava para as acomodações depois das filmagens, a equipe teve uma surpresa: "de repente uma figura cruza a estrada à nossa frente! Eu poderia jurar que era Aragorn, ou melhor, Viggo Mortensen, ainda vestido como Aragorn, levando uma vara de pescar! A figura desapareceu em umas moitas. Horas mais tarde ele retornou triunfante ao hotel com o peixe capturado", conta Peter Jackson.

Ainda no set uma certa rivalidade surgiu entre "as raças da Terra Média". Homens declararam guerra contra hobbits e elfos. Viggo e Orlando não paravam de implicar um com o outro. "Vig costumava me chamar de Elf boy e eu o chamava de filthy human (humano imundo). Como um elfo eu nunca tinha arranhões e nunca me sujava e Viggo aparecia coberto de sangue e suor. Ele me dizia: Vá fazer as unhas!" Orlando continua: "Eu rasguei a peruca do Viggo uma vez em uma briga. O maquiador dele teve um chilique". E com toda razão, já que as perucas, feitas de cabelo natural, eram caríssimas.

Dominic conta que Orlando também sofreu um atentado durante a noite: "Nós invadimos o quarto dele e o carregamos escada a baixo. Billy e eu sentamos em seus joelhos e Sean Bean segurou os braços dele para trás. Viggo ergueu a camisa de Orlando e estapeou a barriga dele. Ele estava quase chorando, pobre bebê".

Monaghan também foi vítima dos "humanos imundos": "Eles detonaram o meu trailer e então detonamos o do Viggo". O trailer de Orlando também sofreu avarias. Foi revestido de fita de vedação pelo filho de Viggo Mortensen. A vingança veio quando Viggo encontrou peixe podre em seu trailer.

Depois de tudo isso alguém ainda duvida que eles saibam se divertir?