Errata do 'O Senhor dos Anéis'

Sempre que eu comento que “O Senhor dos Anéis” possui uma errata, de certa forma extensa, desperta-se muito interesse e curiosidade. Pra ser bem exato não existe uma errata oficial, mas sim uma compilação extra-oficial de erros citados por Christopher Tolkien dentro da série The History of Middle-earth feita pelo pessoal da Tolkien Online no longínquo ano de 2000.

Segue a tradução do artigo introdutório à errata (a errata em si é bastante longa para ser traduzida, pelo menos por agora):

Tolkien era um perfecionista. Sabemos isso a partir da quantidade de trabalho que está dentro das histórias que todos amamos. Ele nunca foi capaz de terminar o Silmarillion devido ao nível de detalhes que ele precisava. Muitas pessoas também são ciente de que tanto o Hobbit quanto o Senhor dos Anéis passaram por várias edições onde mudanças significativas foram realizadas em edições mais atuais.

O que muitas pessoas não percebem é que ainda existem muitos erros no Senhor dos Anéis. Um de nossos frequentadores habituais do Messageboard, Halbarad, me envio uma lista de erros que ele compilou enquanto lia a séria The History of Middle Earth. Nesta série Christopher Tolkien cita muitos erros textuais. Halbarad os compilou em uma lista e enviou a mim. Ele também citou em seu e-mail que ele está certo de que a lista de forma alguma está completa e ele sabe de vários outros erros. Se acontecer de ver um erro que não está na lista envie-o para Ted@theonering.com ou vá para o Messageboard clicando aqui e postando seu próprio erro. Nós vamos discuti-lo e corrigir nossa errata de Tolkien.

O link original do artigo é Errors in Middle-earth e o link direto para a errata é Lord of the Rings Errata