“O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos” | Guia oficial revela detalhes do filme

Foto do autor
Escrito por Edson Lima

Novos e reveladores detalhes de O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos acabam de vir à luz por meio do Guia Oficial do Filme, de Brian Sibley, que acaba de chegar às lojas da Espanha. Por isso, os fãs espanhóis do El Anillo Único anteciparam os detalhes de cenas e personagens que veremos na última parte da trilogia O Hobbit. Mas cuidado, o texto abaixo traz muitos SPOILERS!

Trailer62

O Mal do Dragão

O mergulho de Thorin na loucura está resumido nesta frase expressa por Richard Armitage. “É a ganância por ouro, um vício que causa efeitos físicos na pessoa e cria dentro dela uma psicose que a faz achar que todo mundo está tentando roubá-la. Thorin testemunhou os efeitos do mal do dragão em seu avô e sente um pânico insuportável com a possibilidade de sofrer disso em sua própria carne. Quando ele chega à Montanha Solitária e contempla a vastidão do tesouro de Erebor, já compreende que sucumbiu.”

TrailerLBDLCE32

Galadriel

No guia Cate Blanchett admite o desejo que tinha de voltar a interpretar a Senhora de Lórien, e também revela alguns detalhes interessantes sobre a personagem. “Peter queria dar um lado obscuro para Galadriel. E se refere a ele como uma ‘angústia mental’, que é aquela sensação de luta interna, a guerra civil entre o seu lado mau e o lado bom. Quando vem em auxílio de Gandalf, Galadriel tem que lutar contra o poder sedutor do Necromante que atrai outras criaturas para um escuro vazio. Galadriel tem que usar toda a sua força para enfrentá-lo, e ao ver isso testemunhamos seu poder incrível e entendemos o quão rápido esse mesmo poder, que eu usei para fazer o bem (se não fosse a pureza e a força de espírito de Galadriel), pode ser posto a serviço do mal.”

A Língua Negra

Blanchett também confirmou que Galadriel usará a Língua Negra durante sua batalha com o Necromante. “A Língua Negra possui um som poderoso, forte e muito gutural”, diz a atriz australiana. A impressão é compartilhada por Benedict Cumberbatch, que passou muito tempo recitando suas falas na Língua Negra para interpretar o Necromante. “Eu me diverti falando [na Língua Negra]. Ela é áspera, gutural e visceral (e um pouco feia), mas ótima para brincar com sons produzidos pela boca”, diz o ator inglês. “A Língua Negra é uma língua de luta”, diz Cumberbatch. O renomado linguísta David Salo foi contratado para criar diálogos em Língua Negra [entre outras] e que foram usados em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.

Trailer35

 Saruman

O grande Christopher Lee também fala ao Guia Oficial sobre o papel de Saruman neste filme e diz que é muito diferente do que é visto em O Senhor dos Anéis. “Desta vez, a presença do personagem é completamente diferente: é o Saruman original, o nobre, decente e o líder dos magos que luta ao lado dos bons.”

Trailer34

 Elrond

Steve McMichael, mestre de esgrima e coreógrafo de lutas do filmes, diz que Hugo Weaving tem uma “dramática luta de espadas contra os Espectros do Anel em Dol Guldur.”

Trailer37

 O Necromante

O Guia Oficial do Filme revelou que o Necromante enfrentará Gandalf, Galadriel e Elrond e que cenas de luta eram necessárias. Para isso, Benedict Cumberbatch usava um traje de captura de movimento com cabos elásticos amarrados às costas e que restringiam seus movimentos. “Os cabos sempre o puxava de volta. Isso criou um efeito sutil, mas poderoso, de que se tratava de uma força, como um vazio escuro que nunca sacia o seu apetite e que constantemente está absorvendo a energia de tudo ao seu redor para aumentar seu poder “, diz Terry Notary, coreógrafo de cenas de ação.

Trailer28

Peter Jackson e a Batalha dos Cinco Exércitos

E, claro, sendo o Guia Oficial não poderia faltar o comentário de Peter Jackson, revelando detalhes interessantes sobre os Orcs. “De um lado está a força que Gandalf viu congregando-se em Dol Guldur e liderada por Azog, e em segundo lugar, Legolas e Tauriel encontram outro grupo marchando para o sul direto de Gundabad sob o comando do Bolg”, confirmando que a misteriosa fortaleza que foi vista no trailer é realmente no Monte Gundabad. “Sauron não quer que os Anões restaurem seu reino. Sauron teme que, sem a ajuda do dragão, os Anões novamente se tornem um poderoso reino, e sabe que agora é o momento para atacar.”

Trailer60

Richard Taylor, a Batalha dos Cinco Exércitos e suas criaturas

Richard Taylor, fundador e diretor criativo da Weta Workshop, também tem algumas palavras sobre a batalha. “Nós todos queríamos que esta fosse a batalha mais extraordinária que jamais foi vista em uma tela de cinema: cinco poderosos exércitos lutando em um terreno extremamente difícil, em que as diferentes forças aproveitam as características da paisagem que melhor se adaptam às suas capacidades físicas e suas habilidades.”

Taylor também fala sobre as várias criaturas e animais que povoam o campo de batalha. “Teremos Anões montados em javalis blindados e outros montados em carros puxados por cabras da montanha também blindadas. Há criaturas escavadoras (como vermes parecidos com cobras, musaranhos e toupeiras gigantes) que podem cavar túneis e emergirem do solo entre as fileiras inimigas; e enormes Trolls guerreiros especialmente treinados para lutar da forma mais cruel e eficaz em batalha.”

Trailer51

Mas não haverá apenas criaturas e animais no campo de batalha, haverá também Anões e Homens. “Eu sempre quis fazer uma armadura de estilo medieval projetada de modo que quando o soldado a colocasse pareceria-se como um pequeno tanque. E isso é exatamente o que fizemos, e cobrimos os Anões com uma armadura elaborada, construída quase como uma peça de arquitetura, que através das fendas entre as placas de aço pode-se ver apenas a sua barba formidável”, disse Taylor, que também admite que o exército dos Homens da Cidade do Lago são a antítese dos Anões. “Eles têm um pequeno exército, por isso, quando chamados às armas, são equipados com uma coleção de armas improvisadas, ferramentas de uso diário, como arpões de pesca, facas para limpar peixe, âncoras e redes.”

E, claro, não podem faltar os Orcs. “Peter queria que fossem uma força armada esmagadora, altamente inteligente e disciplinada. Para este fim, concebemos algumas das armas mais cruéis que já foram projetadas”, diz Taylor. “Peter queria evitar um pouco as armaduras com muito metal, então eles são protegidos por armaduras feitas com um pouco mais de couro e ossos.”

Trailer78

 Joe Letteri sobre a Batalha dos Cinco Exércitos

Depoimento de Joe Letteri, assistente da Weta Digital e responsável por criar os efeitos visuais da trilogia. “A batalha acontece em várias etapas em frente ao portão de Erebor, em Valle e na Colina do Corvo”. Ele também diz que esta batalha inclui criaturas e máquinas de guerra que são novidades para os fãs. “No que se refere às criaturas que se espera ver, nós queríamos que tivessem um aspecto o mais distante possível do habitual. Tudo tem um design único.”

Trailer69

A relação Tauriel x Kili

Sobre uma das questões mais controversas dos filmes, o artista conceitual John Howe também tem a sua opinião. “A relação entre Tauriel e Kili é como uma daquelas histórias de amor, onde as pessoas afetadas acreditam que estão se apaixonando uma pela outra, quando o que realmente acontece é que elas estão apenas rejeitando o mundo ao seu redor e só se aproximam por isso, algo que nunca aconteceria se fosse de outra forma… Então, é uma espécie de ‘quase história de amor’, com o potencial para ser tragicamente comovente.”

Dain-d2Dáin Pé-de-Ferro

Billy Connolly revela alguns detalhes muito interessantes sobre Dáin, que parece não ter um papel muito grande no filme. “Eles disseram que seria apenas uma participação especial, pequena, mas importante”, diz o ator escocês, que também fala do aspecto do anão. “Ele tem a testa e as bochechas tatuadas e uma enorme cicatriz de batalhas anteriores, ela corre pelo lado esquerdo do rosto”, diz Connolly. “Eu tenho o cabelo vermelho longo que cai sobre as minhas costas, e uma barba vermelha também adornada com jóias cintilantes e que chega até minha cintura. Meu bigode tem extensões que caem como um par de presas. Eu tenho também anéis grossos. Um em forma de cabeça de javali”.

A visão de Connolly sobre Dáin é bem clara. “Meu personagem é aterrorizante. Ele transmite a sensação de que vai dar uma mordida em sua cara”. O ator, comediante e músico escocês está particularmente animado com a primeira aparição de Dáin na tela, montado em um javali selvagem que corre em linha reta em direção ao exército dos Elfos. “É como a aparição de um vilão do cinema. Os Elfos estão imóveis, e corro na direção deles, e quando eles percebem que não vou desviar, abro caminho por suas fileiras, lançando olhares de profundo desprezo.”

Connolly também fala que a arma de Dáin é um machado duplo. “Seu tamanho é de quase dois metros e a lâmina é curvada como uma cimitarra para destrinchar pessoas. Na outra extremidade há uma bola com espinhos protuberantes, como um ouriço para rebater na cara do adversário.”

Trailer100

 A Colina do Corvo

Jackson explica no Guia que a Colina do Corvo irá desempenhar um papel na Batalha dos Cinco Exércitos “Nós não queríamos que todos os combates tivessem lugar no campo de batalha geral. Também estávamos à procura de um lugar um pouco diferente e isolado. Por isso escolhemos a antiga torre de vigia na Colina do Corvo para se tornar o posto de comando de Azog, que de lá tem uma visão ampla do campo de batalha que está diante dele.” Ele também observa um detalhe interessante sobre os Anões da Companhia, e que estes estão relutantes em se engajar na batalha. “Como cineasta você tem que enfrentar o momento em que Thorin e o resto do grupo finalmente decidem fazer a coisa certa e deixar a Montanha para ajudar seus irmãos em sua luta com os Orcs. Os Anões concordam que para derrotar o inimigo é necessário ‘cortar a cabeça da serpente’: uma tentativa de liquidar o líder com a esperança de que isso leve os Orcs ao caos.”

TrailerLBDLCE56

Dan Hennah, desenhista de produção dos filmes, descreve como é a antiga torre de vigia. “É uma antiga fortaleza em ruínas que fica em um contraforte da Montanha Solitária. Há um lago que é alimentado pela água do degelo. Gandalf acredita que poderia ser um bom lugar para manter Bilbo seguro porque parece ser um bom refúgio. Mas logo mostra ser um lugar perigoso e uma cena-chave da batalha final é ali revelada”, diz Hennah, que também observa que “o lago congelado protagoniza um encontro crucial na batalha.”

Mais detalhes revelados por outros livros e guias do “O Hobbit 3”, pelo The One Ring:

TrailerLBDLCE103

* Goblins podem participar na Batalha dos Cinco Exércitos, de acordo o livro de Jud Fisher, o Visual Companion. Além disso, também participarão da batalha tipos diferentes de trolls, como Trolls da Neve, Trolls da Caverna e Olog-Hai.

thranduil-feud-2

* Thranduil desenhou um colar de pedras preciosas para a sua esposa e que está em poder dos anões. Portanto, o Rei-Élfico não está atrás do ouro dos Anões, mas sim do colar, que pode ser visto no prólogo da edição estendida de Uma Jornada Inesperada [imagem acima]. “Em sua mente esta é a única coisa que lhe pertence que traz lembranças de sua falecida esposa.”

TrailerLBDLCE25

* Tauriel e Legolas ajudarão o povo da cidade do Lago a se reagrupar antes de se dirigirem para o Norte [Gundabad].

* Tauriel deixa os anões às margens do Lago Comprido para se juntar a Legolas em “negócios urgentes no Norte.”

TrailerLBDLCE30

* Sauron “mantém vivo o prisioneiro [Gandalf] para descobrir a verdade sobre quem são os portadores dos Três Anéis de Poder dos Elfos.”

* Thorin pensa que um dos anões da Companhia roubou a Pedra Arken.

azogdestaque1

* Será a primeira vez na trilogia que haverá referência a Bolg como filho de Azog, que será chamado de “a prole de Azog, o Profanador.”

Acompanhar
Avisar sobre
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex