Árvore favorita de Tolkien será derrubada em Oxford

Foto do autor
Escrito por Edson Lima

Uma das árvores favoritas do Professor J.R.R. Tolkien, um magnífico pinheiro negro do Jardim Botânico de Oxford, será cortada por razões de segurança depois de na semana passada dois grandes galhos caírem.

Pinus nigra PC111150 copy

De acordo com a Tolkien Society, uma das árvores favoritas do Professor J.R.R. Tolkien, que fica no Jardim Botânico de Oxford, será cortada por razões de segurança. As autoridades de Oxford e a reitoria da Universidade foram obrigadas a tomar a difícil decisão depois de um lamentável incidente no fim de semana passado, em que dois dos grandes galhos do grande pinheiro negro (pinus nigra) caíram. A árvore será cortada para garantir a segurança de estruturas vizinhas, em especial para garantir a segurança de funcionários e visitantes do Jardim Botânico.

tolkien_ultima_foto_conhecida--JRR Tolkien at the Botanical Gardens in OxfordO dr. Alison Foster, diretor interino do Jardim Botânico, anunciou sua intenção de realizar uma homenagem à árvore em vista de sua conexão com Tolkien.

“O pinheiro negro foi um dos destaques de muitas visitas ao Jardim Botânico e estamos muito tristes de perder uma árvore tão icônica. Temos a intenção de propagar, apartir desta árvore magnífica, para as gerações futuras, esta importante conexão com Tolkien, para que essa ligação não seja perdida. Estamos considerando o uso da madeira do pinheiro negro em um projeto educacional, nos moldes do projeto One Oak, e esperamos realizar um evento para homenagear a árvore e suas muitas associações”.

tolkien-and-the-tree-2331“Tolkien odiava a destruição gratuita de árvores sem nenhuma razão, mas para mim essa decisão foi tomada pelas razões certas, e era inevitável”, disse Stuart Lee, editor do livro A Companion to J.R.R. Tolkien e professor da Universidade de Oxford. Lee também completa:

“Costuma-se dizer que o pinheiro negro inspirou os Ents de O Senhor dos Anéis, e que ele [Tolkien] gostava da árvore e que viu algo nela que o inspirou a criar Barbárvore. Mas, na verdade, os Ents têm muitas fontes, e em Inglês Antigo, Ent significa gigante, e o amor de Tolkien para com as árvores vem desde a infância”.

O presidente da Tolkien Society, Shaun Gunner, disse também ficar triste com a derrubada da árvore, mas que aprova a decisão, especialmente a intenção de manter seu legado, de alguma forma. E acrescentou: “Tolkien teria ficado triste de ver a árvore cair. Mas ele gostaria de vê-la sendo tratada com dignidade.”

Acompanhar
Avisar sobre
guest

1 Comentário
Mais Recente
Mais Antigo Mais Votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

[…] alguns dias noticiamos que um magnífico pinheiro negro, localizado no Jardim Botânico de Oxford, conhecido como a […]

1
0
Gostaríamos de saber o que pensa, por favor comentex