[SPOILER] 10 minutos de O Hobbit: o que foi visto no vídeo

Na terça-feira passada, foi exibido em Las Vegas 10 minutos de O Hobbit, na convenção CinemaCon. Abaixo, está a análise detalhada das cenas do curto vídeo feita pelo fansite alemão Herr Der Ringe-film.  O pessoal não viu o material em si, mas a análise a seguir baseia-se nos vários relatos feitos pelos que estiveram em Las Vegas e viram o vídeo. Mesmo que as descrições sejam um substituto pobre para a apresentação real, provavelmente você terá uma impressão razoavelmente adequada do que foi mostrado no vídeo. Portanto, e ATENÇÃO, o que vem escrito abaixo é puro SPOILER!!! A análise do vídeo:

O vídeo começa com bela fotografia das paisagens épicas da Nova Zelândia! A trilha sonora de Howard Shore acompanha as grandes cenas que são mostradas. Sobre os picos das Montanhas da Névoa, o sol nasce, também pode-se ver um pouco da fotografia aérea já conhecida, mostrada no trailer, onde você pode passear pelas paisagens  com os anões. Além disso, O Hobbit será novamente um épico comercial para promover a Nova Zelândia.

Em seguida há algumas cenas parcialmente conhecidas do trailer, entre elas o velho Bilbo contando a Frodo a história de sua jornada. Depois vemos como o jovem Bilbo encontra Gandalf. Esta sequência é seguida por outras bem conhecidas, incluindo a introdução dos personagens anões feita por Gandalf.

O encontro com os trolls: Bilbo tenta negociar com os três enormes trolls, os quais são um pouco idiotas. Com um forte sotaque cockney, os trolls discutem qual a melhor maneira de jantar Bilbo. Thorin corre até a clareira para atacar os trolls, juntamente com outros anões. Os anões cravam seus machados e outras armas nas pernas dos trolls. Uma cena que é aparentemente próxima a apresentada no livro, mas lá os anões são pegos facilmente pelos trolls. Presumivelmente no filme, eles também, e gradualmente, acabarão dentro de sacos.

 Uma cena do Conselho Branco: as gravações ainda estão acontecendo e você pode ver telas verdes ao fundo: Elrond, Galadriel, Gandalf e Saruman estão sentados em torno de uma mesa. Galadriel faz considerações sobre uma espada escura, que ela identifica como a “Lâmina Imortal”. Suspiros dos outros, e Galadriel diz que é a espada do Rei-Bruxo, que foi derrotado há muito tempo nas guerras dos reinos do norte. Ele foi preso em suas masmorras, no norte, que foram seladas com a poderosa magia dos Magos, e mais ninguém poderia abri-las. Mas agora aconteceu o que não poderia ter acontecido: a fuga do Rei- Bruxo! Saruman olha atentamente para a lâmina. Uma história muito interessante é abordada aqui, porém, ainda não fica totalmente claro como isso vai acontecer nos filmes: o fato é que Peter Jackson, abordando a história dos Espectros do Anel, naturalmente está construindo uma ponte para a trilogia e introduzindo o espectador mais profundamente na mitologia da Terra-média.

Gandalf percorre os calabouços de Dol Guldur, e parece estar procurando algo, quando de repente é atacado por Thráin. Uma cena que também foi vista em uma parte do trailer. Thráin é o pai de Thorin Escudo de Carvalho, e foi capturado por Sauron e é mantido prisioneiro em sua fortaleza, Dol Guldur. Gandalf entra na fortaleza para salvar Thráin, mas ele já está completamente louco, e assim morre. De acordo com o romance o anão dá para Gandalf o mapa para a entrada secreta de Erebor e a chave correspondente. Peter Jackson pode estar preparando mais alguma coisa para este encontro, como pôde ser visto com a luta entre os dois no trailer.

 Gandalf e Galadriel estão em Valfenda na cachoeira. Galadriel pergunta ao Mago Cinzento porque ele escolheu um hobbit para a viagem. Gandalf responde calmamente que ele às vezes sente medo, mas pensar em Bilbo, em seguida, sempre lhe dá um novo ânimo. Galadriel então carinhosamente toca seu rosto e diz que não precisa ter medo, porque ele possui muitos amigos. Não está claro se essas cenas do Conselho Branco aparecerão durante a estadia dos anões em Valfenda, ou aparecerão em outro momento.

Gandalf vagueia através das masmorras escuras do Norte, a única luz vem de seu cajado. Subitamente, um pássaro aparece e voa a sua volta, e de repente Radagast, o Castanho está atrás dele. A ave pousa com um casal de outras aves em um ninho de pássaro na cabeça de Radagast, que se esconde sob seu chapéu. A cena é interrompida e ambos estão falando sobre o Rei-Bruxo. Radagast, em geral, aparece em cenas bobas e que deixam muitas perguntas sem resposta: Como ele chegou para o encontro entre os dois? E onde estão essas masmorras? São nas ruínas de Carn Dum? Cerca de 2000 anos antes de O Senhor dos Anéis, no norte reinou o Rei-Bruxo em Angmar, que foi fundada para fazer oposição a Arnor, o reino dos Dúnedain do norte. Carn Dum era a capital deste império de terror.

 Então você vê Radagast em um passeio de carroça, ou trenó, pela floresta, puxada pelo que perecem ser coelhos grandes e cinzas. Embora Tolkien descreva mesmo Radagast como um amigo dos pássaros e animais silvestres, estes detalhes lembram Nárnia um pouco demais.

Vamos para a Floresta das Trevas: os anões estão em fuga pela floresta e cobertos com teias de aranha. Em uma cena, Tauriel aparece aos saltos com um arco e flecha, aparentemente, ela persegue os anões. Mais tarde, Legolas, também aparece apontando sua flecha diretamente  para o nariz de Thorin. “Eu não hesitarei em atirar em você, anão!” ele ameaça. Legolas veste suas roupas verdes com motivos silvestres, as mesmas que você já conhece de O Senhor dos Anéis. Tauriel tem cabelos castanhos trançados, e está vestindo traje semelhante ao do Legolas, só que em tons de marrom.

Vemos os anões nos barris flutuando rio abaixo. Na sequência, aparentemente não finalizada, você ainda pode ver as marcas feitas para o departamento de efeitos.

Adivinhas no Escuro: Bilbo pede a Gollum para lhe mostrar o caminho para fora das montanhas, mas Gollum se debate querendo em troca um jogo de adivinhas antes: vitória de Bilbo, relutantemente ele vai lhe mostrar o caminho para fora da escuridão, mas mesmo assim pretende jantar Bilbo, que deixa sua espada em segurança à mão. A cena mostra os traços esquizofrênicos de Gollum que já conhecemos a partir da trilogia.

Comentários

  1. VEI EU AMO VCS DA VALINOR SEMPRE TRAZENDO AS NOTICIAS EM PRIMERA MÃO AQUI NO BRASIL VCS ENTAO DE PARABENS NOTA 1000!!!! PRA VCS VLW

    Dezembro chega logo pelo amor de Iluvatar!!!!!!!! *—–*

  2. POR FAVOR, QUEM NÃO LEU A DESCRIÇÃO, NÃO LEIA MEU COMENTÁRIO!
    Estou em êxtase! Fico imaginando o trabalho que farão com a Mitologia!!! Essa atenção ao Rei-Bruxo nunca me passara pela cabeça!!! Quanta curiosidade!!! Nossa, fui arrebatado!!! Pela descrição, Radagast participará das investigações na Floresta das Trevas ou na pesquisa acerca do paradeiro do Rei-Bruxo!!! Ou seja: o Mago Castanho não aparecerá somente no encontro em sua Casa!!! Veremos ele em Ação – aparentemente!!!
    E para me emocionar ainda mais: “Embora Tolkien descreva mesmo Radagast como um amigo dos pássaros e animais silvestres, estes detalhes lembram Nárnia um pouco demais”. Lindo!!! Maravilhoso!!! Só não compreendo o motivo de os redatores da descrição pontuarem como negativa a semelhança com Nárnia!
    Não aguento mais esperar!!!
    Os passarinhos se aninham na cabeça do Mago!!! Hahahahaha!!! Muito Lindo!!! Pena que não fizeram nenhuma descrição da caracterização do Castanho!!!

    1. Desde o século passado, na verdade, o negativismo e o pessimismo são a onda do momento, infelizmente. Absolutamente nada é satisfatório para a maioria, o que para mim, é uma lástima. Basta abrir os olhos e infinitos motivos lhe trarão a felicidade, mas o pessoal prefere usar Ray Ban. Bem…
      Nárnia é uma ótima referência (independentemente da relação dos autores ou dos diretores responsáveis pelas adaptações das obras).
      Ponto para o PJ!

  3. AMIGOS ESTAREI DENTRO DE 3 SEMANAS PUBLICANDO MEU LIVRO, BEM PARA QUEM GOSTA DO GÊNERO FANTASIA É ALGO QUE VALE A PENA VOCÊS LEREM,FICAREI FELIZ EM RECEBER SUAS CRÍTICAS OU SUGESTÕES, SERÁ PUBLICADO DE INÍCIO NO SITE http://WWW.EBOOK.COM(ACHO QUE SEM O BR NO FIM) O TÍTULO É MEMÓRIAS DE UM MAGO: AS TORRES DO NORTE E DO SUL, QUALQUER COISA ME MANDEM E-MAIL OK?DEVEMOS INCENTIVAR OS AUTORES AQUI NO BRASIL TAMBÉM, TEMOS MUITA GENTE QUE ESCREVE ALGO INTERESSANTE,LÓGICO QUE NÃO ESTOU COMPARANDO MEU 1° LIVRO COM ESSA TRILOGIA QUE TAMBÉM AMO,DIFA-SE DE PASSAGEM A MAIOR OBRA LITERÁRIA DO SECULO PASSADO!

    ABRAÇO A TODOS

  4. alguém poderia me responder a respeito dessa parte de o senhor dos nazguls ter sido trancado em suas masmorras? eu já pesquisei e não encontro nada a respeito nem me lembro disto quando li as obras de Tolkien (de os istaris o terem trancado lá).

    1. Também já dei uma procurada nisso e não achei nada. Tanto nos apêndices como nos Contos inacabados. Se estiver lá, a informação passou batida por mim. Mas eu acho que o Peter jackson e os outros é que inventaram isso. Quem duvida? heuheuheu Mas nem to ligando muito não, até achei interessante isso. mas vamos ver como vai ficar no fim.