Fãs alemães vão filmar O Silmarillion!

Cerca de 40 fãs de Tolkien de toda a Alemanha estão trabalhando no projeto ambicioso de colocar a história da criação do mundo de Tolkien, Arda, também na esfera cinematográfica.

Por trás do projeto estão fãs de Tolkien que se conheceram ao longo dos anos em vários eventos, como o RingCon – que acontece anualmente na Alemanha – ; para isso,  juntaram forças com a “Associação Projeto Silmarillion e.V.”, autora do projeto. O filme é de baixo orçamento e é custeado pelos próprios realizadores e por doações, e obviamente não visa o lucro.

O curta-metragem chama-se ARDA – A WORLD IS RISING e é sobre alguns dos temas essenciais do O Silmarillion. Dizem os realizadores do projeto:

 “Nosso curta-metragem é sobre alguns dos temas centrais do O Silmarillion, como a criação e formação de Arda e dos seus povos e a importância dos Valar e Maiar neste processo, especialmente na criação da Luz e quão importante ela é para o desenrolar dos acontecimentos. Arda é o mundo onde todos os livros de JRR Tolkien, como ‘O Silmarillion’, ‘O Hobbit’ e ‘O Senhor dos Anéis’, acontecem”.

O lançamento para 2011 também não é por acaso:

Mary Fritz como Yavanna

 “Tendo em vista o 10 º aniversário da RingCon e as filmagens em curso de ‘O Hobbit’, a temática Tolkien está cada vez mais em evidência mais uma vez na mídia, por isso nós fãs decidimos, nesta edição [do evento], também lançar o projeto”, justificam.

 Para concretizar este plano, em julho deste ano uma equipe de filmagem profissional filmou a primeira parte de um trailer que terá por volta de dois minutos. As filmagens ocorreram nas proximidades de Karlsruhe, Alemanha, e foram realizadas em lugares de natureza tranqüila. Elas também mostram alguns dos protagonistas, juntamente com os figurinos feitos à mão e adereços.

Personagens – quem arrisca identificá-los?

 

 Atualmente, uma parte de Arda – A World is Rising está em sua pós-produção e no planejamento do segundo bloco de filmagens. O trailer será exibido no RingCon2011 (que ocorrerá em outubro) e tem o apoio da Deutsche Tolkien Gesellschaft (Sociedade Tolkien Alemã) e do fansite HerrDerRinge-Film. O projeto também será apresentado nos estandes da Sociedade Tolkien e do site. O objetivo não é só atrair público, mas também despertar o interesse e motivar mais fãs a participarem do projeto, porque ainda há necessidade de um monte de colaboradores como, por exemplo, técnicos de maquiagem, cabeleireiros, aderecistas, técnicos de iluminação, editores de vídeo, cinegrafistas, figurinistas, costureiros e etc.

 Para mais informações sobre o projeto visite o site oficial Project-Silmarillion.de e a página do projeto no Facebook.

Comentários

  1. Parabéns aos Deutschs pela iniciativa!!!! Fico sempre feliz em ver os fãs envolvidos das mais diversas maneiras em mostrar o mundo criado pelo professor…só fico com ciúmes.. bem que poderia ser por aqui…hehehe
    A propósito alguém aí topa tentar recriar os fróis de Gondor aqui na terrinha??? Será que funfava??? Ainda descubro…hehehe

    Em tempo..aquele cidadão ao fundo da imagem tá dando a maior pinta de Melkor, não? uahuahau

    1. Hehe Seria MUITO bacana recriar os faróis…
      Tô estudando a possibilidade e as chances de sucesso…
      Idéias são bem vindas usurpando!!!! Mãos a obra !!!!

  2. Nó! Boa sorte pro nosso querido Deutscher Leute!
    Tomara q consigam fazer tudo ai :D
    Acho que o Usurpando tem razão: “Elbereth, Melkor, Yavanna e Aule”

      1. hahahaha Pode ser q seja msm…
        Acho q não colocariam uma foto assim de cara do Melkor não…
        E se colocassem, seria ele separado.
        Pode ser q seja o Ulmo msm

  3. sempre imaginei que estes contos em questão seriam melhor representados em animação dada a descrição poética e aberta a imaginação livre em vários aspectos. Mas fico feliz em ver fãs fazendo um trabalho desse, parecem que estão caprichando o quanto podem… parabéns a eles.

    PS: mesmo não sendo capitaneado por uma produtora ou distribuidora profissionais o projeto não estaria sujeito aos direitos de exploração de Silmarilion?

    1. Não está sujeito pois não visa o lucro. Não vão vender o filme nem tem gente ganhando dinheiro com ele (só gastando rs). O mesmo vale para aqueles fan films com temática Tolkien também, o The Hunt for Gollum e o Born of Hope. São dois exemplos, aliás, de filmes que ficaram muito bons, IMO. =]

  4. Pô O Silmarillion poderia ser transformado em uma série de TV com animações ou até com uns desenhos bem locos (tipo animatrix ou algo mais bem desenvolvido). São estórias espetaculares, valeria a pena!
    É uma boa iniciativa dos alemaos, mas vai ficar tosco, isso é certo.

  5. Concordo com o(a) EW. Preferia muito mais uma animação a um filme como esse. Só por essa foto dá pra sentir como fica bizarro (Eu não sou fã nem mesmo dos SdA, e queria que O Hobbit fosse animação…). Mas bom proveito pra quem gosta. Quanto aos personagens chuto em Varda, Aulë (pelo fato do seu corpo parecer ser de pedra), Yavanna, e Oröme.

  6. Hahaha todos condenam os “fróis” do amigo acima haha :D… Eu não sabia que eles estavam fazendo isso, mesmo eu morando na Alemanha nesse momento :o… Salve Tolkien, para sempre Eterno em nossas vidas!!!