• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2012

Minhas metas serão mais pé-no-chão para o ano vindouro.
Se o mundo não acabar, pretendo:

1. Ler 50 livros;
2. Não comprar mais livros*;
3. Ler o livro que me derem no amigo-secreto;
4. Começar a escrever um livro.



* a menos que seja uma promoção imperdível, para completar coleção, ou exigência da faculdade.

A desculpa para comprar algum livro desejado é sempre essa "promoção imperdível", então, cuidado :sim:
 
Hehe. Nah. Mas eu falo imperdível do tipo aquelas do Submarino: R$ 9,90 e tal.
 
Estou pressentindo que 2012 será um ano de muitas tribulações no campo das leituras. Só posso fazer três previsões por enquanto:

- Ler no máximo 2 livros em inglês por mês;
- Ler pelo menos 10 livros em alemão no ano;
- Ler "Ulysses" (é chegada a hora do confronto).
 
Consegui pensar em 3, por enquanto:

1. Ler 5 mulheres;
2. Ler 5 livros de poesia;
3. Ler 5 livros que tenho e que não foram lidos;

Tenho um pressentimento de que isso vai ser tudo que eu vou ler ano que vem, mas vamos ver. Ainda quero ler o Steinbeck desse ano também (As Vinhas da Ira)...

Ok, acabei de pensar em outra meta:

4. Ler 5 prêmios Nobel;
 
Estou pressentindo que 2012 será um ano de muitas tribulações no campo das leituras. Só posso fazer três previsões por enquanto:

- Ler no máximo 2 livros em inglês por mês;
- Ler pelo menos 10 livros em alemão no ano;
- Ler "Ulysses" (é chegada a hora do confronto).

Ulysses vai ter tradução nova, acho que é um sinal.
 
Isso é tão difícil...

- Ler, pelo menos, 4 livros em inglês;
- Ler os últimos 4 livros da Coleção do Capitão Alatriste, em espanhol (não foram traduzidos ainda =/);
- Ler Jogo da Amarelinha;
- Ler 2666 ou Putas Assassinas (ou os dois);
 
Só tenho uma resolução: comprar poucos livros pra lazer. E só essa já é difícil, vou fazer mais do que essa meta não. Não sou boa em auto-programações, pra que me enganar? Sou de fazer o que dá na telha, especialmente com lazer... então fazer metas, planos, etc, é furada. O que vou tentar é segurar a compulsão por novos livros, pra não gastar dinheiro e espaço com algo que não vá render nada imediatamente =p
 
1º ler mais do que li esse ano
2º ler algo da literatura russa
3º ler 1 livro em inglês (bem simplizinho)
4º ler Desejo e Reparação

Vamos ver se cumpro! XD
 
Formando mais uma resolução: conhecer melhor os escritores que estarão na Flip 2012.

- Ler "As Correções" do Franzen e "Reparação" do McEwan;
- Ler no máximo 2 livros em inglês por mês;
- Ler pelo menos 10 livros em alemão no ano;
- Ler "Ulysses" (é chegada a hora do confronto).
 
Tô anotando no bloquinho todo mundo que fala que vai ler jogo da Amarelinha. VOU COBRAR, HEIN, GALERINHA.
 
Literatura brasileira. Preciso ler mais e conhecer...
Eu também, ando muito displicente em relação a isso, uma vergonha.

esse ano eu apostei alto em literatura brasileira, 40% dq eu li. tá certo q TODOS os livros q classifiquei como ruim (7) foram brazucas, mas acho q os excelente (7) compensaram a aposta. e mesmo no caso dos ruins assumo 1 pouco a culpa por ñ ter sido tão criterioso assim, escolhi + pelos autores q pelas obras, algo q pretendo evitar daqui p frente.
 
Ao menos você leu, e bastante, o suficiente pra poder achar ruim ou bom. Eu quase que nem isso fiz, só li dois livros de autores brasileiros este ano, hehe. E se considerarmos que um deles não foi feito pra ser comercializado nas lojas então só li um mesmo, rs
 
Ler mais que esse ano. Só isso já vai me deixar contente. Esse ano foi uma confusão e acabei com muito pouco ânimo e li muito pouca coisa.

Mas, já que sonhar não custa nada, né:

- Ler os livros de tradução que estão empilhados aqui
- Ler mais novidades e parar de ficar só com os livros velhos, um monte de coisa boa saindo e eu não leio quase nenhum
(e, se isso também couber como um tipo de resolução literária) Escrever mais.
 
Vou adicionar mais uma e corrigir uma para não ser tão ambiciosa:

- ler Doutor Jivago;
- ler Anna Karienina (esses dois estão desde 2010 na minha lista, mas acho que agora vai);
- ler pelo menos 10 livros de Ficção Científica;
- ler pelo menos 10 livros de literatura brasileira;
- só comprar o que vou ler imediatamente (a não ser que seja uma promoção de arrancar os cabelos, );
- ler pelo menos 10 livros que tenho aqui já faz algum tempo;
- ler pelo menos 5 livros de poesia;
- ler algum livro do Saramago.
 
. Ler meu primeiro livro em inglês, ao menos. XD
. Ler Retrato do artista quando jovem, Ulisses, Vício Inerente, Contra o Dia, V., Vineland.
. Só.
 
- Terminar as leituras de O Resto é Silêncio e Caminhos Cruzados, de Erico Verissimo. Já perdi a conta de quantas vezes as larguei pela metade, seja pelo excesso de trabalho, por preguiça ou simples desleixo;
- Reler O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo. Li, a primeira vez, com 26 anos. Agora, nas portas de 31, é hora de constatar se a história permanece a mesma;
- Reler Incidente em Antares, de Erico Verissimo.
- Ler 200 Crônicas Escolhidas, de Rubem Braga. Comprei num sebo, há décadas e, desde que chegou em casa, só enfeita a estante.
- Ler toda a obra de Graciliano Ramos. Dizem que, com o tempo, os filhos vão se parecendo cada vez mais com os pais. Pois então, Mestre Graça é o escritor preferido do meu velho. Veremos se não só fisicamente, mas também em gostos literários, pai e filho caminham juntos;
- Ler e reler Machado de Assis, de quem fiquei ausente desde o vestibular (grande erro, meus amigos... grande erro);
- Reler O grande mentecapto e O encontro marcado, de Fernando Sabino.
-
Reler Homens e Caranguejos, de Josué de Castro;
-
Ler O inverno de nossa desesperança, de Steinbeck;
- Reler As Vinhas da Ira e Ratos e Homens, de Steinbeck;
- Ler A morte de Artêmio Cruz, de Carlos Fuentes;
-
Ler O Amor nos tempos do cólera e Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.
- Cumprir essa lista, independente das leituras obrigatórias da faculdade e do trabalho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo