• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2012

A minha meta de ler mais coisas do Brasil tá indo para as cucuias. Pelo menos estou conhecendo excelentes autores como valter hugo mãe, Mia Couto e Iam McEwan. =]
 
A minha meta era ler mais livros doque em 2011. Essa eu já consegui.
E também comprar menos livros doque em 2011. Essa eu falhei miserávelmente.
Agora estou tentando manter a média de leitura em 5 livros por mês.
Em 2013 eu bolo resoluções mais elaboradas e sigo mais a risca.
 
- Terminar as leituras de O Resto é Silêncio e Caminhos Cruzados, de Erico Verissimo. Já perdi a conta de quantas vezes as larguei pela metade, seja pelo excesso de trabalho, por preguiça ou simples desleixo;
- Reler O Tempo e o Vento, de Erico Verissimo. Li, a primeira vez, com 26 anos. Agora, nas portas de 31, é hora de constatar se a história permanece a mesma;
- Reler Incidente em Antares, de Erico Verissimo.
- Ler 200 Crônicas Escolhidas, de Rubem Braga. Comprei num sebo, há décadas e, desde que chegou em casa, só enfeita a estante.
- Ler toda a obra de Graciliano Ramos. Dizem que, com o tempo, os filhos vão se parecendo cada vez mais com os pais. Pois então, Mestre Graça é o escritor preferido do meu velho. Veremos se não só fisicamente, mas também em gostos literários, pai e filho caminham juntos;
- Ler e reler Machado de Assis, de quem fiquei ausente desde o vestibular (grande erro, meus amigos... grande erro);
- Reler O grande mentecapto e O encontro marcado, de Fernando Sabino.
-
Reler Homens e Caranguejos, de Josué de Castro;
-
Ler O inverno de nossa desesperança, de Steinbeck;
- Reler As Vinhas da Ira e Ratos e Homens, de Steinbeck;
- Ler A morte de Artêmio Cruz, de Carlos Fuentes;
-
Ler O Amor nos tempos do cólera e Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.
- Cumprir essa lista, independente das leituras obrigatórias da faculdade e do trabalho.

Não li uma página dessas resoluções. Não adianta: esse negócio de planejar nunca foi meu forte. Aqui, é tudo na base do bumba-meu-boi.
 
Fazendo um balanço meio atrasado:

1. Ler 5 mulheres:
0 de 5!! (ainda não li nenhuma ficção feminina :| Já tenho várias em mente, mas não peguei os livros e o tempo ainda)

2. Ler 5 livros de poesia lírica;
3 de 5 (essa aqui eu deveria ter dito "lírica", então assim ficam 3 de 5)

3. Ler 5 livros que tenho e que não foram lidos;
0 de 5 (essa resolução vai acabar passando já tô vendo)

4. Ler 5 prêmios Nobel;
3 de 5 (tinha esquecido que Steinbeck ganhou Nobel...)

Bom, fora a três, acho que ainda dá para cumprir as outras (acho que vou usar o GameShark e ler mulheres que ganharam o Nobel, não?)
 
Se forem poetisas, então...
Só fica melhor se você já tiver os livros. Haha.
 
Minhas metas serão mais pé-no-chão para o ano vindouro.
Se o mundo não acabar, pretendo:

1. Ler 50 livros;
2. Não comprar mais livros*;
3. Ler o livro que me derem no amigo-secreto;
4. Começar a escrever um livro.

* a menos que seja uma promoção imperdível, para completar coleção, ou exigência da faculdade.

Quanto ao primeiro, estou indo bem. Já foram 40 (tudo bem que estou apelando para livrinhos curtos, como peças de teatro e infanto-juvenis, mas é um furo na regra, não é propriamente uma violação...);
Quanto ao segundo, estourei minha quota de compras há muuuito tempo;
Quanto ao terceiro, ainda estou em tempo de ler o presente do Mavericco; inclusive já o pus no criado-mudo do quarto;
Quanto ao quarto, estou em tempo também, e com muitas ideias; só preciso decidir com qual começo... Quem sabe algo juvenil, já que no fim do ano vem o concurso do Barco a Vapor? =D
 
Pois é, não tinha (nem tenho)! Poderia ter mentido e comprado que ninguém ia saber, né?

Mas tem o problema que só umas 2 ou 3 poetisas ganharam o Nobel. :|
 
- ler Doutor Jivago;
- ler Anna Karienina;
- ler pelo menos 10 livros de Ficção Científica; (3 de 10)
- ler pelo menos 10 livros de literatura brasileira; (8 de 10)
- só comprar o que vou ler imediatamente; (falhando miseravelmente [notem vocês o gerúndio do verbo])
- ler pelo menos 10 livros que tenho aqui já faz algum tempo; (resolução cumprida)
- ler pelo menos 5 livros de poesia; (3 de 5)
- ler algum livro do Saramago (resolução cumprida)
 
Como diz o sábio povo: fodido, fodido e meio.
Continue comprando agora. Haha.
 
1. Terminar Infinite Jest (ou seja, as míseras 750 páginas que faltam). (Mais umas dez páginas lidas)
2. Terminar 2666 (parei depois de terminar a parte dos críticos). (SIM, SIM, SIM!)
3. Terminar O Arco-íris da gravidade (parei pela pág. 100). (Mais umas quarenta páginas lidas, nesse ritmo, termino antes de completar meio século de vida)
4. Terminar Oblivion, A supposedly fun thing I'll never do again e Consider the lobster. (Avancei, mas pouco)
5. Parar de largar livros antes de terminar. (HAHA)
6. Ler Anna Kariênina. (É, não...)
7. Ler O idiota e Os demônios. (Comecei Os demônios, mas o não cumprimento do item 5 me impediu de continuar)
8. Ler Ruído branco. (Li outro do Delillo, será que conta?)
9. Em um mundo ideal: reler Os irmãos Karamázov. (Quanta ingenuidade...)
 
Ai, que tristeza, Rodrigo.
Ano que vem, faça como a Bel.
 
Hora de ter também o meu momento de consciência de leitura.

Estou pressentindo que 2012 será um ano de muitas tribulações no campo das leituras.

Parabéns, Gigio do passado, você estava certo. Está complicado mesmo arranjar mais tempo para ler...

- Ler no máximo 2 livros em inglês por mês;

IMPOSSIBRU! Só esse fim de semana li dois, em modo berserk de leitura. A ficção científica e a não ficção puxam muito para o inglês...

- Ler pelo menos 10 livros em alemão no ano;

OK, faltam só 9.

- Ler "Ulysses" (é chegada a hora do confronto).

Tenho férias daqui a duas semanas. Será um confronto um homem, dois Ulysses (Galindo e original), 10 dias. Quem sobreviverá?
 
Já cheguei atrasado, então vou apenas fazer uma resolução para esses três últimos meses
1) Ler 50 livros; Faltam 14.
 
Quero modificar minhas metas
1) Ler 50 livros E/OU 12 mil páginas Caso não alcance 50 livros, vou considerar mil páginas por mês, que seria algo como 250 páginas por semana, ou seja, um livro em média de páginas;
11815 páginas

2) Ler 10 obras brasileiras
1. AMADO, Jorge. Pastores da Noite [ 235 pgs]
2. AMADO, Jorge. Capitães da Areia [280 pags]
3. TAUNAY, Alfredo Maria . Inocência [208 pags]
4. AMADO, Jorge. Gabriela Cravo e Canela [Não li por causa da novela!!!] [370 pags]
5. BUSETTO, Áureo. A democracia Cristã no Brasil [306 pags]
6. FURTADO, Celso. A formação econômica do Brasil [Outro que ganhei da cia] [352 pags]
7. ACHIAMÉ, Fernando. Livro Novíssimo [Poeta e Historiador Capixaba] [232 pags]
8. MOSÉ, Viviane. Pensamento chão [77 pags]

3) Ler 5 obras de literatura em língua portuguesa não escritas no Brasil
1. ESPANCA, Floberta. Sonetos [220 pags]
2. COUTO, Mia. Estórias Abensonhadas [ganhei da Cia] [160 pags]
3. SARAMAGO, José. Memorial do Convento [Genial] [357 pags]
4. SARAMAGO, José. Ensaio sobre a Lucidez [Ano de eleição] [328 pags]

4) Ler 10 livros em Castelhano E/OU de literatura Latino Americana e Espanhola [ao menos 1 em castelhano] Feito
1. BOLAÑO, Roberto. 2666 [856 pags]
2. BOLAÑO, Roberto. Os detetives Selvagens [624 pags]
3. CESARES, Adolfo Biyo. A invenção de Morel [136 pags]
4. NERUDA, Pablo O Coração Amarelo [ 88 pags] [bilingue - castelhano]
5. SABATO, Ernesto. O Túnel [Primeira tijolada] [152 pags]
6. NERUDA, Pablo. Livro das Perguntas [155 pags]
7. SABATO, Ernesto. Sobre Heróis e Tumbas[Segunda Tijolada] [624 pags]
8. BORGES, Jorge Luis. O Aleph [181 pags]
9. LLOSA, Mario Vargas. Pataleón e as Visitadoras [256 pags]
10. LOSSA, Mario Vargas. Travessuras da Menina Má [fiquei com vontade de ir a paris] [302 pags]

5) Ler 3 Livros de Literatura Espírito Santense[Ou capixaba como queiram]
1. MOSÉ, Viviane. Pensamento chão [77 pags]
2. ACHIAMÉ, Fernando. Livro Novíssimo [Poeta e Historiador Capixaba] [232 pags]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo