Eu me refiro a alguns jogadores de D&D que conseguem adaptar as duas coisas. Alguns jogadores de vampiro que mudaram para o D20
Mas Saiff, você fala isso como se o d20 fosse uma espécie de
meio-termo entre AD&D e Vampire. Aí eu pergunto:
meio-termo em relação a quê?
Objetivamente, que características de d20 se assemelham a Vampire? Na minha opinião, muito pouco, ou mesmo nenhum.
Veja bem, Vampire (e todo WoD) é um jogo com forte ênfase no
clima de jogo, no
tom da ambientação, que usa muita ficção em seus textos para dar esse "tom e clima" junto com um cenário fundamentado em política e intriga racial-ideológica inter-faccional, mas, em termos de
regras (e este é o fator principal para a análise), este usa mecanismos para abordar esse clima - a alta qtde de atributos e pericias sociais, mentais e espirituais dos mais diversos tipos; a Humanidade e Willpower, que abordam o tema "O monstro interior vindo à tona" além da própria moralidade do seu personagem (que é consequencia deste mostro vir à tona);
Ou seja, Vampire,
by the book, estimula/direciona/sugere partidas que explorem fortemente esse "clima" dark com horror-pessoal e socialização política inter-faccional.
O mais perto que já vi disso no universo D&D - esse enfoque pesado no "clima e tom" da ambientação, foi com os cenários de Ravenloft e principalmente
Planescape, para AD&D. Só que esse enfoque pesado consiste predominantemente na bordagem feita pelos textos e ilustrações dos livros, não pelas
regras. Planescape tem algumas modificações mecanicas sutís que promovem este "clima", como o aprofundamento das tendências e sua ligação com os planos e energias do multiverso, e as facções com suas crenças e convicções que permitem habilidades diferentes para seus membros. Mas ainda assim isso é
muito sutil, e não se compara ao sistema de WoD - que mostra ter sido projetado exatamente para esse tipo de ambientação. E como se não bastasse, todo cenário de Planescape e Sigil é para a AD&D, não d20.
Espero ter sido claro em meus argumentos. De qualquer forma a minha conclusão é: "O quê d20 tem a ver com Vampire?" Objetivamente falando, absolutamente nada, a meu ver. Por quê ,
mecanicamente, este não se importa em explorar a fundo temas diferentes de
combate tático heróico/cinemático/irrealistico, que é exatamente o que WoD sempre fez muito bem, e continua fazendo.
d20 continua explorando exatamente o que D&D sempre explorou - combate tático heroico/cinematico/irrealistico, só que agora, com maior flexibilidade de conceitos e ambientações diferentes, através das inúmeras classes de prestigios, feats, talents, multi-classing, etc.
Exatamente por isso Saiff, você e o Sky sempre falam: Apesar de vários livros de gêneros diferentes (suspense, terror, sci-fi, etc. ), d20
não consegue ser genérico - este só se destaca (em comparação aos outros jogos) fazendo combate tático heróico/cinemático/irrealistico. Seja num cenário de Suspense, de Terror, de Cyberpunk, de Pós-Apocalipse, do que for.
Então Saiff, pra finalizar: (esse limite de 30 minutos para editar posts é horrível! Não dá pra estender pra 1 hora não? ).
O que fez uma grande massa de jogadores de Vampire aderir o d20?
Não sei. Já mostrei meu argumento (no post anterior) que refuta a possibilidade de semelhanças nos jogos. Não há semelhança em termos de sistema, então não é essa a causa.
Se há semelhança na forma como este era jogado, e como o d20 é jogado hoje? Pode ser, mas é impossível avaliar as causas disso.
A minha opinião (que é pura especulação
mesmo, sem objetividade alguma) é que Vampire simplismente
encheu o saco. Veio como uma Tsunami, varrendo o mundo do RPG e redefinindo o modo de encarar o hobbie. Mas deu o que tinha que dar. Pronto. Eu mesmo jogava muito, mas de repente me ví não suportando mais aquele clima de "auto-depressivos sem causa". Não aguentava mais nem olhar pros livros. E acho que isso pode ter sido um fator importante na migração de jogadores de Vampire para outros jogos. A febre passou.
Da mesma forma que a atual febre por d20 alguma hora vai passar (inclusive nos USA já está dando sinais de passar), assim como a febre OD&D passou, a febre Cthulhu passou, a febre GURPS/HERO passou, e a febre Vampire passou.