• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Preconceito no RPG: D&D/D20

Digamos que vamos jogar COPS. Atual Rio de Janeiro, os jogadores serão policiais subindo o morro. Procurando armas, drogas... É ação pq é certo que vai ter tiroteio e a idéia é essa. Vamos jogar no D20? Não dá. Queremos simular ação real aqui. Vc mesmo disse que o D20 não serve para "humanos" nesse sentido. Nossos policiais precisam sentir o clima e o D20 não passa esse clima por ser épico. Jogar D20 na segunda guerra mundial? Não dá também... As regras do F.U.B.A.R são boas e ajudam a simular melhor que D&D, mas falta muito para ficar parecido com um combate real.

Bah, usaria o Spycraft. Fácil.

O jogo é bastante interessante no sentido de apresentar mecânicas de jogo pra tempos atuais, melhores até que o d20 modern.
 
O jogo é bastante interessante no sentido de apresentar mecânicas de jogo pra tempos atuais, melhores até que o d20 modern.

e

O d20 nunca teve a pretensão de ser realista no combate, ele usa um sistema abstrato, que é muito mais simples, ágil e, por que não?, divertido.

De onde eu venho isso é chamado de contradição. Além de outra afirmação sua de que D20 não simula humanos.

Bem e ainda assim acho vc cai no problema citado eu creio, já que não conheço Spycraft.
 
Mas tu já jogou o Star Wars d20? O combate é tão abstrato quanto o do Spycraft ou do D&D. No entanto tu usa pistolas e todo o tipo de armas de fogo tranquilamente.
 
Isso foge completamente do assunto meu caro Deriel. Eu quis mostrar que D20 não fica bem nesse cenário e por isso não é genérico para todo título de ação.

E eu disse que usaria do d20 Modern pra isso. Sua opinião do sistema cair bem ou não é outra coisa. Existe opção e é isso que eu disse. Aprender outro sistema é muito pior, pro meu grupo, do que usar o d20 Modern :cool:
 
Mas tu já jogou o Star Wars d20? O combate é tão abstrato quanto o do Spycraft ou do D&D. No entanto tu usa pistolas e todo o tipo de armas de fogo tranquilamente.

Estou falando que como simulador de ação real o D20 não funciona. Vc não sente o medo do combate, medo de se ferir... Isso é proprio do D&D ou D20. Num cenário baseado no mundo real, com pessoas mesmo. Eu não vejo como ser D20. Sim essa é a proposta do GURPS, simular, mas então sua afirmação de que o D20 é 'generico' para ação não se sustenta. Ele falha em ação real, não cinematográfica.

E eu disse que usaria do d20 Modern pra isso. Sua opinião do sistema cair bem ou não é outra coisa. Existe opção e é isso que eu disse.

Esse não é o foco da discussão. Até agora estou lutando para provar que o D20 quer ser generico, mas não consegue, mesmo se limitá-lo a ação.
 
Os meus jogadores de D&D estão no nível 16. Eles passam o tempo inteiro com medo de morrer. É porque eu coloco adversários a altura deles.
 
Os meus jogadores de D&D estão no nível 16. Eles passam o tempo inteiro com medo de morrer. É porque eu coloco adversários a altura deles.

Esse não é o foco da discussão. Até agora estou lutando para provar que o D20 quer ser generico, mas não consegue, mesmo se limitá-lo a ser genérico na ação.
 
Um parentese bobo:

O Libro del Acedrex, o primeiro tratado de xadrez do Ocidente, composto em 1283 por Alfonso o Sábio, começa pela rotunda afirmação: “Deus quis que os homens naturalmente tivessem todas as formas de alegria para que pudessem suportar os desgostos e tribulações da vida, quando lhes sobreviessem. Por isso os homens procuraram muitos modos de realizar com plenitude tal alegria e criaram diversos jogos que os divertissem (...) E esses jogos são muito bons etc.”
 
Última edição:
Acho que o seu foco da discussão é outro :eek:

Dá pra jogar de tudo com d20 sim. Você achar que não é bom já é opinião sua, oras. Ruim é ter que ficar estudando n sistemas só pra poder jogar ambientações diferentes. Eu prefiuro usar d20 e boas, dá pra jogar em qualquer ambientação (mesmo que você pessoalmente ache ruim) sim.
 
Acho que o seu foco da discussão é outro

Dá pra jogar de tudo com d20 sim. Você achar que não é bom já é opinião sua, oras. Ruim é ter que ficar estudando n sistemas só pra poder jogar ambientações diferentes. Eu prefiuro usar d20 e boas, dá pra jogar em qualquer ambientação (mesmo que você pessoalmente ache ruim) sim.

É que o moderador afirma que D20 não é genérico. E já disse que não é questão de gosto. Vc que sempre diz que prefere não ter que aprender outro sistema. Isso é questão de gosto. Estamos discutindo sobre D20 e não o que vc ou qualquer outro gosta. É sobre as capacidades do sistema. Pq alguns tem preconceito contra ele? Ele é generico? As regras se encaixam bem nos cenários?... Respostas a essas perguntas com argumentos. Algo que falta nessas discussões da valinor. Me perdoem mais a administração parece ter dificuldades em separar gosto pessoal nas discussões.
 
É totalmente irrelevante se somos Administrador ou Moderador. Discutiremos igual qualquer outro, mas isso parece te doer um monte, que Moderadores e Administradores participem da discussão ao invés de serem meros policiais. Enfim, discussão pra outro canto e não pra cá. EU não vou deixar de discutir, sendo Admin ou não, lamento que eu não satisfaça seus "padrões de discussão ou foco".

Utilizando de meus poderes Administrativos, e como isso não é uma democracia, quem quiser continuar com esse papo o Fale Conosco está aberto, este tópico está fechado a isso :g:

Aham, voltando ao assunto.

É sobre as capacidades do sistema. Pq alguns tem preconceito contra ele? Ele é generico? As regras se encaixam bem nos cenários?... Respostas a essas perguntas com argumentos.

Como eu já disse n vezes (mas vc não acha satisfatório), eu uso d20 pra todas as ambientações, sem prejuízos. Dá pra jogar d20 em todas as ambientações, e existem regras pra isso. O resto é questão de gosto, de querer usar d20. Eu quero e uso, as regras funcionam e o jogo flui bem, seja fantasia, seja moderno.
 
Esse não é o foco da discussão. Até agora estou lutando para provar que o D20 quer ser generico, mas não consegue, mesmo se limitá-lo a ser genérico na ação.

Claro que é o foco da discussão. O que eu quero demonstrar é que, colocando desafios à altura dos personagens, o medo de morrer vai ser constante. É óbvio que se tu colocar um bando de espiões de nível altíssimo para prender, digamos, o Cebolinha, que tentou derrotar a Mônica, é óbvio que vai ser uma barbada.
 
Olha só, Horror, suspense, pós-apocalipse, sci-fi, etc. são o quê? No meu dicionário são gêneros diferentes.


Por que então existe d20 Call of Cthulhu, Darwins World, Modern, etc.? Estes não são jogos de gêneros diferentes? (horror, pós-apocalipse, sci-fi, ) :eek:

Heim?
 
Então tanto Deriel como Sayffiros estão, ao mesmo tempo, certos : d20 pode servir pra qualquer coisa que o grupo quiser, por quê abrange vários gêneros , ou seja - é genérico.


Ufa! Foi tão difícil assim??? :mrgreen:
 
Ora meu caro Deriel, se pensa assim, que acha então dessa afirmação de Sky?

Continuo na minha afirmação: o d20 não é genérico. Ele só abrange jogos de ação, e, nesse sentido, pode ser utilizado em qualquer cenário/ambiente.
 
Eu acho que a opinião dele é a opinião dele, oras bolas. :obiggraz:

Aqui não é lugar de meras opiniões. É um debate e em debates existe uma coisa chamada argumentos. Ou vc argumenta ou não está dizendo nada. Se for só opinar é questão de gosto e não estamos discutindo gosto. Entendeu?
 
Você tá pirando completamente errado. O cara acha que d20 não presta pra algo que não seja ação? Problema dele. Eu uso pra tudo, por várias razões, ação ou não. Se isso não te satisfaz, bom, problema seu.
 
Você tá pirando completamente errado. O cara acha que d20 não presta pra algo que não seja ação? Problema dele. Eu uso pra tudo, por várias razões, ação ou não. Se isso não te satisfaz, bom, problema seu.

É pra q vc está aqui no forum então?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo