• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar 2015

Vou ficar p. (preparem-se para o meu possível - mas esperançosamente inexistente - mimimi no dia 22) se o roteiro adaptado cair nas mãos de qualquer outra pessoa que não o Paul Thomas Anderson :naonaona:
Quero vê-lo discursando :D

Mas você sabe que isso seria uma grande surpresa, não? Imitation, Whiplash e agora American Sniper são muito mais prováveis. Dos 5, só não vi Vice ainda, então minha torcida seria por Whiplash.
 
por falar em roteiro adaptado, gone girl fora foi surpresa para mim, nao que estivesse torcendo por ele, mas todo mundo dava como certa a presença ali nos indicados, né? minha torcida nssa categoria por enquanto é whiplash.
 
Como o espectador comum está reclamando muito lá fora sobre a ~~falta de plot~~ de Vice, realmente é bem mais capaz que o eletrizante Whiplash, embora provavelmente de adaptação menos laboriosa (actually, nem sabia que tinha livro disso), leve o prêmio... Pelo que dizem da qualidade formulaica de imitation game, iria ficar ainda mais embasbacado que esse ganhasse (ainda assim quero muito ver o filme)...
E estou doido para ver o do Eastwood :iei:

E tá, sei que pode parecer coisa de fã delirante, mas de tudo o que as boas fontes dizem lá fora, e pelo roteiro ter sido tirado de um livro do Pynchon, ponho muita fé em PTA e prefiro pensar em um mundo alternativo que o filme até iria indicado como melhor filme...
 
Última edição:
Como o espectador comum está reclamando muito lá fora sobre a "falta de plot" de Vice, realmente é bem mais capaz que o eletrizante Whiplash, embora provavelmente de adaptação menos laboriosa (actually, nem sabia que tinha livro disso), leve o prêmio... Pelo que dizem da qualidade formulaica de imitation game, iria ficar ainda mais embasbacado que esse ganhasse (ainda assim quero muito ver o filme)...
E estou doido para ver o do Eastwood :iei:

E tá, sei que pode parecer coisa de fã delirante, mas de tudo o que as boas fontes dizem lá fora, e pelo roteiro ter sido tirado de um livro do Pynchon, ponho muita fé nesse roteiro de PTA e prefiro pensar em um mundo alternativo que o filme até iria indicado como melhor filme...

eu fico com a sensação de que eles não levam em conta a dificuldade em adaptar, é mais o roteiro em si. até porque para analisar a troca de mídias (o que incluiria a dificuldade de adaptação) todo mundo que vota nessa categoria teria que necessariamente ter lido os livros de onde foram adaptados os roteiros. e aí tem casos tipo o before midnight, que nem foi adaptado de livro mas entrou como adaptado ano passado. enfim, acho que a diferença entre adaptado e original é mais para preservar os devidos créditos ao criador do enredo. acho.

o imitation game eu realmente não faço ideia de pq ter sido indicado. dava fácil o lugar dele para o gone girl que, como já comentaram lá no tópico do filme, tinha lá seus furos. mas mesmo assim não era formulaico como imitation. peguei uma birra desse filme que acho que até contra o cumberbatch vou torcer (não mais do que para o bradley cooper, há!).
 
de todo modo, fiquei feliz que Birdman (esse é o que eu não vi mas sei que vou amar desse ano, junto com Vice) e Budapeste estão liderando... Espero que aquele ganhe uma distribuição mais ampla por causa das indicações e tal e passe num cinema mais próximo daqui donde moro...
 
Mas ainda sobre o roteiro: por que q whiplash ta em adaptado... Em tudo quanto é lugar só vi o nome do diretor no roteiro (até geralmente quando é baseado numa história aparece no imdb isso)... Teve algum curta antes desse longa com o plot parecido ou algo assim?
 
Mas ainda sobre o roteiro: por que q whiplash ta em adaptado... Em tudo quanto é lugar só vi o nome do diretor no roteiro (até geralmente quando é baseado numa história aparece no imdb isso)... Teve algum curta antes desse longa com o plot parecido ou algo assim?

Teve sim. Com o Johnny Simmons e o JK Simmons.
 
o imitation game eu realmente não faço ideia de pq ter sido indicado. dava fácil o lugar dele para o gone girl que, como já comentaram lá no tópico do filme, tinha lá seus furos. mas mesmo assim não era formulaico como imitation. peguei uma birra desse filme que acho que até contra o cumberbatch vou torcer (não mais do que para o bradley cooper, há!).
Imitation Game teve campanha forte do Harvey Wenstein. O Fincher não fez campanha pro Oscar. Mesmo assim, como a recepção de Gone Girl pela crítica e pelo público foi ótima -- bilheteria muito maior que a dos oito indicados a Melhor Filme --, achei que conseguiria indicação a roteiro e filme. Que nada, entrou a Rosamund Pike e só. É assim, campanha pesa e muito.

Pro Oscar do ano que vem, Ron Howard já atrasou o filme dele de março para dezembro. Obviamente só de olho nas premiações. Claro que a estratégia de estreia tardia não é garantia de sucesso, vide Selma. Mas acho que, no caso de Selma, houve um pouco de desinteresse: a Academia deve ter se sentido desobrigada tendo premiado 12 Anos de Escravidão ano passado (escroto né). Sniper Americano usou a estratégia e ficou entre os mais indicados.
 
Última edição:
snubs e surprises da variety

SNUB: Jennifer Aniston, “Cake.”
Nobody campaigned harder than Jennifer Aniston this awards season, crisscrossing between New York and Los Angeles at Q&A’s in support of her drama about a woman living with chronic pain. The problem is that “Cake,” which received mixed reviews out of Toronto and had to be self-distributed by Cinelou Films, wasn’t an Oscars movie (the Golden Globes nominated her because they love celebrities, and SAG is friendlier to TV actors who transition into film). Many Academy voters that I talked to weren’t impressed by the script, and they felt that Aniston was much better in “The Good Girl.”

SNUB: Ava DuVernay, “Selma.”
The Academy had a chance to make history by nominating DuVernay as the first African American female director for making “Selma,” the powerful drama about the 1965 civil rights marches. But instead, they once again recognized five men, which prompted immediate outrage on Twitter.

SNUB: Jake Gyllenhaal, “Nightcrawler”
Gyllenhaal, who lost 30 pounds to play LA crime paparazzo Lou Bloom in Dan Gilroy’s directorial debut, deserved an Oscar nomination for best actor, and his omission in the category is a shame. The performance has its diehard fans. But this year, the best race was more crowded than ever, and my guess is that Gyllenhaal—who picked up all the pre-cursor nominations—narrowly missed out.

SNUB: “The Lego Movie”
The fourth most successful movie of 2014—with a domestic box office gross of $258 million—was thought to be a strong contender to win best-animated film. But somehow Oscar voters managed to snub the comedy directed by Phil Lord and Chris Miller, instead nominating lesser-known titles “Song of the Sea” and “The Tale of Princess Kaguya.”

SNUB: “Unbroken”
Two months ago, Angelina Jolie’s drama about World War II hero Louis Zamperini was thought to be an Oscars frontrunner. But after it was snubbed by both the Golden Globes and SAGs, it lost most of its momentum, despite an impressive box office gross that’s already crossed $100 million domestically. Of the eight movies nominated for best picture, six of them are indies, and the two studio releases–“Selma and American Sniper”–are only now expanding wider into theaters.

SNUB: David Oyelowo, “Selma”
His role as Martin Luther King, Jr., also didn’t make the cut in the best actor race, despite glowing reviews. After receiving a Golden Globe nomination, many thought that Oyelowo had a strong shot at an Oscars run, but there were seven actors (along with Gyllenhaal) competing for the five slots.

SNUB: “Interstellar”
The reason that the Academy now nominates up to 10 movies for best picture is so that Oscar voters can find room for blockbusters like this space epic directed by Christopher Nolan. But they still managed to snub Nolan even with the extra slots, which begs the question: Why is there even an expanded best picture race? Nolan also missed out in the best director category, where he’s never been nominated.

SNUB: “Gone Girl
Another high-profile hit, Fincher’s “Gone Girl” wasn’t able to earn nominations in best picture or best director. At least breakout star Rosamund Pike landed her first best actress nomination for playing Amazing Amy.

SNUB: “Foxcatcher”
Its director Bennett Miller managed to eke out a nomination, but the film—about real-life Olympic wrestler Mark Schultz (Channing Tatum) who befriends a disturbed millionaire (Steve Carell)—didn’t appear in the best picture category.

SNUB: Jessica Chastain, “A Most Violent Year”
Chastain had a strong year with “Interstellar,” “The Disappearance of Eleanor Rigby” and “A Most Violent Year,” and she was expected to receive her third Oscar nomination for the latter drama, directed by J.C. Chandor, about a 1980s oil merchant’s wife. But the film may have not been seen by enough Academy voters.

SNUB: “Life Itself”
After snubbing 1994’s “Hoop Dreams” for best documentary (which outraged Roger Ebert), the Oscars short-listed Steve James’ documentary about the film critic’s final days. The Sundance tearjerker, which recently aired on CNN, was thought to be a lock in the category, and given the love of Ebert within the Academy, it could have won if it had made the cut.

SNUB: Amy Adams, “Big Eyes”
Adams was supposed to be the actress to take home the Oscar this year, until viewers say the Tim Burton biopic about painter Margaret Keane. But even with the mixed reviews, this year’s weak actress category meant she had a shot at her sixth nomination. Perhaps many felt that it wouldn’t be worth nominating her again if she wasn’t going to take the prize.

SNUB: Clint Eastwood, “American Sniper”
Despite a best picture nomination for his drama about Navy Seal Chris Kyle—and a nod this week from the Director’s Guild of America—Eastwood wasn’t able to lock up a best director nomination for his best film in years.

SURPRISE: Bradley Cooper, “American Sniper”
Cooper packed on 40 pound of muscle, learned how to fire military rifles and completely disappeared onscreen to star in “American Sniper.” He earned the best reviews of his career, but the lack of a SAG or Golden Globe nomination makes his last-minute entrance in the best actor race a surprise. Then again, the Academy loves Cooper—it’s his third consecutive nomination, following “Silver Linings Playbook” and “American Hustle.“

SURPRISE: Marion Cotillard, “Two Days, One Night”
Most film critics were cheering this morning when Cotillard’s name was announced in the best actress race. She gives one of the most nuanced performances in the year in the Dardenne brothers drama about a depressed factor worker women who had just been laid off. But Oscar pundits were worried that the Cannes drama hadn’t been widely screened, and that Cotillard could cancel herself out with her other strong lead performance in James Gray’s “The Immigrant.” But the weighted ballot for the Oscars, which reward passion, worked in Cotillard’s favor, as there were enough fans of “Two Days, One Night.”

SURPRISE: Laura Dern, “Wild”
After missing out on a Golden Globe and SAG nomination, Dern picks up her first Oscar nod since 1992’s “Rambling Rose” for playing Cheryl Strayed’s mother.

SURPRISE: Bennett Miller, “Foxcatcher”
Miller picks up his second career Oscar nomination for directing (after 2006’s “Capote”), even though “Foxcatcher” didn’t land a best picture nomination. He got in over Ava DuVernay (“Selma”), Damien Chazelle (“Whiplash”) and Clint Eastwood (“American Sniper”).

SURPRISE: “Inherent Vice,” Adapted Screenplay
Paul Thomas Anderson’s trippy adaption of the Thomas Pynchon novel left many viewers confused, but the Academy managed to still find a way to recognize the director of “Boogie Nights” and “There Will Be Blood.” He took a spot that could have gone to Gillian Flynn, the former Entertainment Weekly critic who adapting her own novel into the script for David Fincher’s “Gone Girl.”
 
Rachei com essa matéria da Variety começar com essa imagem:

jennifer-aniston-cake.jpg

Quanto aos snubs (e à academia em si) deixo aqui um pedaço desse post sobre a Ava DuVernay:
As the L.A. Times reminded us a couple of years ago, the Academy — aka the Oscar voters, the people making these decisions — is, like the people nominated for Best Director this year, “overwhelmingly white and male.” And obviously interested in rewarding those most like themselves.

*Depois eu traduzo, tô no trabalho :chibata:
 
Última edição:
Felicissimo com a nossa coprodução ali nos documentários. Assistam O Sal da Terra, é lindissimo.
E feliz com CitizenFour também pela relevância do assunto. Já imaginaria a fodelância que seria ver um Snowden no palco junto com os produtores aceitando o prêmio através de um robô de presença remota. :-P


Eu achava que ia ficar relativamente defasado com as premiações mas vendo os indicados até que escolhi bem qual filme ir assistir nos poucos lugares disponíveis aqui por perto.
Quando voltar ao Brasil vai dar pra pegar os restantes antes da premiação.
Relatos Selvagens, divertidíssimo. Leviatã, fantástico (não fiz tópico pra ele pois achava que seria vazio, mas talvez valha a pena agora que ele é premiado no Globo e indicado ao Oscar). Estou pra ver Ida, falta só achar um aparelho de DVD em algum lugar aqui com colegas.



estou doido pra ver Mr. Turner...
Não fique doido.
Eu fui ansioso pois quando passou em Cannes eu li vários reviews elogiando e dizendo que era um ano pro Timothy disputar vários prêmios.
:blah:
Na verdade não só ele, mas o filme inteiro é um festival de overacting.

Mas a fotografia do filme de fato evoca muito bem as pinturas do protagonista, não desmerece estar ali.
De novo não lembro da trilha, não me marcou. Mas já entro com birra nessa categoria mesmo depois de saber que Birdman não poderia entrar por tecnicalities.



A disputa de ator coadjuvante está forte, né?
Pois achei Unbroken um filme apenas bom, mas o trabalho do japonês que faz o The Bird eu indicaria como uma das melhores do ano. E é o primeiro trabalho de cinema do cara, talvez dê pra dar um grande crédito pra Jolie.
Dos que assisti, eu trocaria pelo Hawke, por mais que ame Boyhood.


Enfim.
Depois penso mais na lista.



PS:
E, como coloquei no outro tópico.
1 hora de Everything is Awesome!
 
Rachei com essa matéria da Variety começar com essa imagem:

Ver anexo 60732

Quanto aos snubs (e à academia em si) deixo aqui um pedaço desse post sobre a Ava DuVernay:


*Depois eu traduzo, tô no trabalho :chibata:
As vezes o que me incomoda nesses textos é que apesar de levantar uma questão importantíssima (e de fato é um choque ver 86 anos, 4 indicações), pra falar que a Ava foi roubada da indicação o texto tem que esmiuçar e explicitar qual indicado merecia menos.

Eu ainda não vi Selma então não posso falar.
Eu duvido que eu chegue a pensar que ela mereceria mais que o Linklater ou o Inarritu, mas espero que esteja enganado, pois significaria que está no meu aguardo um PUTA DUM FILME DU CARALHO.
Mas não duvido que o trabalho dela seja mais relevante que a do Tyldum que faz um direção bem apenas dentro dos conformes. Não vi Foxcatcher então também não posso comparar.
Mas estaria pronto. Um nome ao boi.
O texto poderia ter dado ao menos um nome ao boi e argumentado na comparação em vez de apenas louvar Selma. Me ganharia mais.

Claro que a indicação poderia vir apenas pelo peso do statement. Também válido, não me ganharia mas aceitaria pois de fato o Tyldum de fora não poderia chorar por nada.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo