• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar 2015

o Ida, se concorrer, será na categoria melhor estrangeiro, né? Tomara que pelo menos seja indicado :amor:
 
Em teoria, poderia concorrer em outras categorias também, já que parece que estreou nos EUA em maio deste ano, mas o mais provável mesmo é que só seja indicado a filme estrangeiro.
 
esse The Babadook, ó, bem bom. o final pode incomodar um tico quem procura o filme pelo terror, mas é satisfatório como metáfora.

pergunta para vocês que manjam dos paranauê: only lovers left alive está sendo completamente ignorado porque as pessoas acham que não é tudo isso ou porque tem alguma coisa que o torna não elegível?
 
esse The Babadook, ó, bem bom. o final pode incomodar um tico quem procura o filme pelo terror, mas é satisfatório como metáfora.

Eu gostei de Babadook também, embora o terceiro ato ameaçasse cruzar a linha do intenso para o ridículo. E o final eu achei inesperado, mas interessante. Talvez o filme funcionasse melhor como terror puro se aquilo fosse tratado como subtexto, não sei, mas como temática funciona, acaba saindo do lugar comum dos filmes de terror atuais.

Vocês falando de ler O Hobbit para o Arthur no outro tópico e eu fiquei me segurando para não comentar para terem cuidado na hora de deixarem o filho escolher o livro para ser lido. XD

pergunta para vocês que manjam dos paranauê: only lovers left alive está sendo completamente ignorado porque as pessoas acham que não é tudo isso ou porque tem alguma coisa que o torna não elegível?

É uma pena, mas acho que é a primeira opção, já que foi lançado nos EUA em abril deste ano, pelo que vi no IMDb.
 
Eu gostei de Babadook também, embora o terceiro ato ameaçasse cruzar a linha do intenso para o ridículo. E o final eu achei inesperado, mas interessante. Talvez o filme funcionasse melhor como terror puro se aquilo fosse tratado como subtexto, não sei, mas como temática funciona, acaba saindo do lugar comum dos filmes de terror atuais.

SPOOOILERS

sim, há uma quebra ali na hora em que ela vai levar as minhocas no porão. você entende: ela finalmente decide cuidar da depressão, ao invés de tentar ignorá-la. mas ao mesmo tempo não tem como não ficar meio "wuuut?" para o que tinha se desenvolvido até então.

(acho foda que o gurizinho tem pira com monstros antes do babadook aparecer. ou seja, a mãe já dava umas alopradas antes)

Vocês falando de ler O Hobbit para o Arthur no outro tópico e eu fiquei me segurando para não comentar para terem cuidado na hora de deixarem o filho escolher o livro para ser lido. XD

TODO livro pop up que eu leio para o arthur agora eu lembro do filme :rofl:

É uma pena, mas acho que é a primeira opção, já que foi lançado nos EUA em abril deste ano, pelo que vi no IMDb.

pena mesmo. em um ano em que todo mundo reclama que (só para variar) está fraco de indicação para atriz e que algumas vão entrar só para fechar o número de indicações, a tilda em only lovers chuta bundas. =/
 
Eu estava gostando desse babadook até um pouco mais do meio pro final... ficou parecendo que essa coisa toda de babadook foi mais para chamar o povo que quer ver um filme de terror com o título de um monstro esquisito...
e, tipo, um monte de coisas meio que soaram desnecessárias - tipo o negócio das baratas, para reforçar que a protagonista está vendo coisas...

A metáfora no final me soou forçada, meio didática demais, sei lá, não me convenceu... do tanto que mostraram o monstro "de verdade" e depois o marido dela como fonte da loucura dela, ficou meio que a sensação de que quem fez o filme ou se apoiasse no sobrenatural de vez e deixasse a parte real (o marido, a depressão etc) por baixo, subentendida, ou o contrário... do jeito que ficou, ficou meio: "ó, tá vendo esse monstro feio aqui e tudo? é a lembrança da perda da mulé que tá causando isso". Fora que a relação da mãe com o filho ficou tão agressiva de um modo tão repetitivo que ficou sem saco pra eles, tipo, ah, que se dane essa mulé =P
Até o meio também da direção eu estava gostando, mas me cansei dela também, dos cortes ágeis e tudo... eu realmente não sei como faria isso diferente porque não fui eu quem veio com a ideia pra esse filme, mas acho que menos tempo, mais concisão e foco, e menos alopramento ajudariam, talvez...

(tava esperando pra falar sobre esse filme na minha próxima atualização do censo, mas como trouxeram-no à tona...
 
Se tiverem curiosidade, há também o curta no qual o filme foi baseado, Monster:


A metáfora no final me soou forçada, meio didática demais, sei lá, não me convenceu... do tanto que mostraram o monstro "de verdade" e depois o marido dela como fonte da loucura dela, ficou meio que a sensação de que quem fez o filme ou se apoiasse no sobrenatural de vez e deixasse a parte real (o marido, a depressão etc) por baixo, subentendida, ou o contrário... do jeito que ficou, ficou meio: "ó, tá vendo esse monstro feio aqui e tudo? é a lembrança da perda da mulé que tá causando isso".

Na minha interpretação, o monstro existe de verdade, não? A cena com o prato de minhocas no porão indica isso. Até aquela cena, tudo poderia ter se passado na mente dela e tal, mas o final (assim como o do curta) mostra que era realmente uma manifestação sobrenatural e é conseguindo confrontar o problema que ela aprende a controlá-lo (o que a faz encarar a dor do passado da mesma forma).
** Posts duplicados combinados **
Ah, e saíram os indicados ao 21st SAG Awards:

THEATRICAL MOTION PICTURES

Outstanding Performance by a Male Actor in a Leading Role

STEVE CARELL / John du Pont – "FOXCATCHER" (Sony Pictures Classics)
BENEDICT CUMBERBATCH / Alan Turing – "THE IMITATION GAME" (The Weinstein Company)
JAKE GYLLENHAAL / Louis Bloom – "NIGHTCRAWLER" (Open Road Films)
MICHAEL KEATON / Riggan – "BIRDMAN" (Fox Searchlight Pictures)
EDDIE REDMAYNE / Stephen Hawking – "THE THEORY OF EVERYTHING" (Focus Features)


Outstanding Performance by a Female Actor in a Leading Role

JENNIFER ANISTON / Claire Bennett – "CAKE" (Cinelou Films)
FELICITY JONES / Jane Hawking – "THE THEORY OF EVERYTHING" (Focus Features)
JULIANNE MOORE / Alice Howland-Jones – "STILL ALICE" (Sony Pictures Classics)
ROSAMUND PIKE / Amy Dunne – "GONE GIRL" (20th Century Fox)
REESE WITHERSPOON / Cheryl Strayed – "WILD" (Fox Searchlight Pictures)


Outstanding Performance by a Male Actor in a Supporting Role

ROBERT DUVALL / Joseph Palmer – "THE JUDGE" (Warner Bros. Pictures)
ETHAN HAWKE / Mason, Sr. – "BOYHOOD" (IFC Films)
EDWARD NORTON / Mike – "BIRDMAN" (Fox Searchlight Pictures)
MARK RUFFALO / Dave Schultz – "FOXCATCHER" (Sony Pictures Classics)
J.K. SIMMONS / Fletcher – "WHIPLASH" (Sony Pictures Classics)


Outstanding Performance by a Female Actor in a Supporting Role

PATRICIA ARQUETTE / Olivia – "BOYHOOD" (IFC Films)
KEIRA KNIGHTLEY / Joan Clarke – "THE IMITATION GAME" (The Weinstein Company)
EMMA STONE / Sam – "BIRDMAN" (Fox Searchlight Pictures)
MERYL STREEP / The Witch – "INTO THE WOODS" (Walt Disney Studios Motion Pictures)
NAOMI WATTS / Daka – "ST. VINCENT" (The Weinstein Company)


Outstanding Performance by a Cast in a Motion Picture

BIRDMAN (Fox Searchlight Pictures)

ZACH GALIFIANAKIS / Jake
MICHAEL KEATON / Riggan
EDWARD NORTON / Mike
ANDREA RISEBOROUGH / Laura
AMY RYAN / Sylvia
EMMA STONE / Sam
NAOMI WATTS / Lesley

BOYHOOD (IFC Films)
PATRICIA ARQUETTE / Olivia
ELLAR COLTRANE / Mason
ETHAN HAWKE / Mason, Sr.
LORELEI LINKLATER / Samantha

THE GRAND BUDAPEST HOTEL (FOX SEARCHLIGHT PICTURES)
F. MURRAY ABRAHAM / Mr. Moustafa
MATHIEU AMALRIC / Serge X.
ADRIEN BRODY / Dmitri
WILLEM DAFOE / Jopling
RALPH FIENNES / M. Gustave
JEFF GOLDBLUM / Dep. Kovacs
HARVEY KEITEL / Ludwig
JUDE LAW / Young Writer
BILL MURRAY / M. Ivan
EDWARD NORTON / Henckels
TONY REVOLORI / Zero
SAOIRSE RONAN / Agatha
JASON SCHWARTZMAN / M. Jean
LÉA SEYDOUX / Clotilde
TILDA SWINTON / Madame D
TOM WILKINSON / Author
OWEN WILSON / M. Chuck

THE IMITATION GAME (The Weinstein Company)
MATTHEW BEARD / Peter Hilton
BENEDICT CUMBERBATCH / Alan Turing
CHARLES DANCE / Commander Denniston
MATTHEW GOODE / Hugh Alexander
RORY KINNEAR / Nock
KEIRA KNIGHTLEY / Joan Clarke
ALLEN LEECH / John Cairncross
MARK STRONG / Stewart Menzies

THE THEORY OF EVERYTHING (Focus Features)
CHARLIE COX / Jonathan Hellyer Jones
FELICITY JONES / Jane Hawking
SIMON McBURNEY / Frank Hawking
EDDIE REDMAYNE / Stephen Hawking
DAVID THEWLIS / Dennis Sciama
EMILY WATSON / Beryl Wilde
 
Vou ver esse curta ;)
mas também na cena final, ok, ela põe o prato la, as se não me engano, nessa hora mostra apenas isso, o prato indo à escuridão... O que encrenquei mais, como falei, foi ter mostrado demais o marido dela como manifestação, podia ter deixado por conta do background criado pra ele o nosso entendimento de que ele também "assombra" a protagonista. E sim, isso provavelmente é coisa da mente dela, e, de todo modo, o próprio monstro pode ser também... Pessoalmente apenas não me agradou esse desenvolvimento todo, podia ter menos repetição e um foco...
 
mas tem foco

o babadook é a depressão. lembra dos versos do livro? "quanto mais você me ignora, mais forte eu fico" entre outros. e o que causou a depressão dela? a morte do marido no acidente de carro. por isso ela piorou (e o babadook apareceu) no aniversário de morte dele. e por isso ela tinha que ir naquele quarto: cuidar da depressão, tratá-la, e não ignorá-la

acho que vale um split aqui no tópico e abrir um para o filme, não? :think:

edit: mensagens sobre o babadook copiadas para o tópico sobre o filme
 
Última edição:
Naquela enquete de filme mais aguardado de 2013, lembro de ter votado em Snowpiercer, portanto não preciso nem dizer que vi logo que saiu em qualidade decente por aí, né. :dente: Talvez as minhas expectativas estivessem altas demais, mas fiquei um tanto quanto dividido em relação ao filme. Há muito ali para se admirar, muita coisa menos convencional e interessante, mas senti que algo se perdeu, talvez por ter sido uma produção internacional, mais cara, etc. De qualquer forma, a Tilda está muito bem, num papel bem diferente dos que ela interpretou em Only Lovers Left Alive e Hotel Budapeste. Adoraria vê-la entre as indicadas ao Oscar, mas acho que as chances são pequenas.
 
Achei interessante essa lista dos melhores filmes de 2014 do site do Ebert:

O texto é grande, mas na lista estão:

10. “Two Days, One Night” (Jean-Pierre & Luc Dardenne)
9. “Selma” (Ava DuVernay)
8. “The Immigrant” (James Gray)
7. “Birdman” (Alejandro G. Inarritu)
6. “Only Lovers Left Alive” (Jim Jarmusch) :grinlove:
5. “Ida” (Pawel Pawlikowski) :grinlove:
4. “The Grand Budapest Hotel” (Wes Anderson) :grinlove:
3. “Boyhood” (Richard Linklater) :grinlove:
2. “Inherent Vice” (Paul Thomas Anderson) ainda não vi, mas já :grinlove:
1. “Under the Skin” (Jonathan Glazer) :grinlove:



Fiquei ainda mais com vontade de ver esse Under The skin, por ter ficado em primeiro, acima de Inherent Vice...

(não sabia onde postar isso, mas queria compartilhar, então minha desculpa é a de que esses filmes provavelmente têm bastantes chances de irem pro oscar =P )
 
Última edição:
Eu fiquei com coceira na mão de ir na sessão de Deux Jours, Une Nuit por aqui. Era em som original.
Mas é fodis. Ouvir em francês/árabe com subtitulos em alemão. Apostando no meu francês básico.
Muitos filmes dos Dardenne você até consegue assistir sem precisar do texto, mas não sei se esse é um desses.

Idem pra Mommy.
 
Fiquei ainda mais com vontade de ver esse Under The skin, por ter ficado em primeiro, acima de Inherent Vice...

Eu adorei, está no meu top 10 deste ano, embora meu favorito do Jonathan Glazer ainda seja Birth. Eu vi a trilha aparecer em algumas listas de melhores álbuns do ano também. O [F*U*S*A*|KåMµ§] parece não ter apreciado muito, porém. Eu achei um dos melhores filmes de ficção científica dos últimos anos. :dente:

Eu fiquei com coceira na mão de ir na sessão de Deux Jours, Une Nuit por aqui. Era em som original.
Mas é fodis. Ouvir em francês/árabe com subtitulos em alemão. Apostando no meu francês básico.
Muitos filmes dos Dardenne você até consegue assistir sem precisar do texto, mas não sei se esse é um desses.

Hmm, acho até que poderia ser visto sem legendas, mas eu não aconselharia. É uma mesma situação que é repetida ao longo de todo o filme e é na resposta das pessoas a essa situação que reside a grandeza do filme. Os diálogos são simples, realistas, mas acho que muito se perderia se você não entender nada do que disserem. Btw, é uma pena que a Marion Cotillard provavelmente não vá concorrer ao Oscar, ela está soberba em Dois Dias, Uma Noite.
 
Eu não apreciei muito mas não desgostei também.
Vamos ver se lembro.



SPOILERS



Se recordo bem, me incomodou 2 pontos.
Primeiro foi a quebra de estilo do filme, principalmente na primeira metade. Eu até depois li no IMDb a explicação dessa mudança, mas continuei achando não justificado. Falo do filme inteiro ser feito muito cuidadosamente com escolha de cenário, trilha de fundo (muitas vezes sem), iluminação, etc. Tudo para dar um ar mais de simbologia do que "mundo real" a narrativa. Mas o filme era constantemente cortado pelas cenas da Scarlett indo catar os homens na rua num estilo de filmagem que eu não entendia no início se era pra simular um documentário ou se era para parecer meio amador por algum motivo específico. Com vazamento de sons no fundo, câmera estática.
Como disse, depois li no IMDb que as cenas foram assim porque de fato era uma câmera escondida com a Scarlett realmente chamando homens não-atores pro carro. Mas, como disse também, pareceu meio gimmick, não achei propósito pra isso já que ia de encontro com todo o estilo que o filme queria passar.
Segundo que achei que ele explicitava um pouco demais o ponto que queria passar ao colocar tantas cenas com espelhos (e uma simulação no final em que o ser alien olha para seu próprio rosto falso), com os olhos e a mensagem da superficialidade das relações.

Mas não achei ruim.
Adorei a ambientação do filme. Como ele se inicia num tom bem escuro da noite em que ela busca suas vítimas, com câmeras mais em close sobre ela e os demais personagens, pra depois clarear e abrir quando ela passa a vislumbrar o mundo em outra ótica.
A construção da personagem da Scarlett também é impecável. O rapaz com a deficiência física encanta na sua fragilidade.
E diferente da primeira metade do filme, considerei a segunda metade impecável com a personagem da Scarlett se descobrindo e se humanizando. Apesar de no final padecer na sua forma verdadeira.
 
O Ida entrou no shortlist dos melhores estrangeiros :grinlove: Tenho visto bastantes atos de promoção do filme (fotos do elenco reunido, debates etc) nos usa, parece que tem chance!


Oscar 2015 | Nove filmes disputam indicação para Melhor Filme Estrangeiro

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os nomes dos nove filmes restantes que ainda disputam uma das cinco vagas para indicação de Melhor Filme Estrangeiro para o Oscar 2015. O representante do Brasil, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, ficou de fora da lista. Confira:

Argentina, Relatos Selvagens, de Damián Szifrón
Estônia, Tangerines, de Zaza Urushadze
Geórgia, Corn Island, de George Ovashvili
Holanda, Accused, de Paula van der Oest
Mauritânia, Timbuktu, de Abderrahmane Sissako
Polônia, Ida, de Pawel Pawlikowski
Rússia, Leviathan, de Andrey Zvyagintsev
Suécia, Força Maior, de Ruben Östlund
Venezuela, The Liberator, de Alberto Arvelo

A Academia vai anunciar os cinco selecionados para compor a lista de indicados em janeiro de 2015. A cerimônia que apresentará os vencedores será em 22 de fevereiro.

Do omelete http://m.omelete.uol.com.br/cinema/...utam-indicacao-para-melhor-filme-estrangeiro/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo