• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Ladrão de Raios - Rick Riordan

Saiu uma entrevista com o autor da série na revista Época:

ÉPOCA – O senhor era professor. A experiência em sala de aula o ajudou de alguma maneira a escrever a saga de Percy Jackson?
Rick Riordan – Com certeza. Quando escrevi O ladrão de raios, imaginei-me lendo-o em voz alta para meus alunos. Eu queria criar um romance que retivesse a atenção da classe inteira, não apenas dos alunos que já amassem ler. Eu fui um leitor relutante quando criança. Como professor e escritor, faço um esforço consciente para atingir aquelas crianças que, como eu, talvez não sejam grandes leitoras. Tento usar o que sei sobre os interesses das crianças – o que elas acham engraçado, interessante – para fazer o romance andar. Ensinar em escola foi um ótimo treinamento para me tornar um autor de livros infantis.

ÉPOCA – Por que criar um herói com dislexia e déficit de atenção?
Riordan – Quando meu filho mais velho tinha nove anos, foi diagnosticado com esses problemas. Ler era muito difícil para ele. A única matéria de que ele gostava na escola era mitologia grega. Comecei a contar-lhes histórias em casa, e foi daí que Percy Jackson nasceu. Fiz Percy disléxico e com déficit de atenção para meu filho se identificar com ele. Essas diferenças de aprendizado seriam uma indicação de que você pode ser um semideus. Meu filho não teve problemas para acreditar nisso!

ÉPOCA – Como teve a idéia de misturar mitologia grega com a vida dos adolescentes contemporâneos?
Riordan – Quando você lida com história ou literatura, o truque é sempre torná-las relevantes para um público moderno. Um jovem leitor sempre vai pensar: “por que eu deveria me importar com histórias que aconteceram há milhares de anos?” O problema se resolve quando a história acontece hoje. A premissa da série também é que a mitologia greco-romana influenciou profundamente a sociedade moderna. Os mitos ainda estão por todo lugar – na literatura, na TV, nos filmes, na arte, na arquitetura. Uma vez que você conhece mitologia, você a reconhece aonde quer que vá.

ÉPOCA – Percy não é muito ligado em tecnologia, que é tão presente na vida dos adolescentes. Por quê?
Riordan – Hoje é tão fácil ficar conectado. Mas eu precisava de Percy sozinho, então decidi que os semideuses não podem usar celulares. A tecnologia é como um sinalizador que alerta todos os monstros sobre a presença de um herói. Se um herói pode simplesmente mandar um SMS para seus amigos quando precisa de ajuda, isso tira todo o drama da história! Além disso, posso fazer os jovens leitores pensar: “Nossa, o que eu faria sem meu celular?”

ÉPOCA – Percy, que é também o narrador, é um menino sarcástico e irônico. Por que o quis assim?
Riordan – Talvez isso venha de mim. Possivelmente esse é o estado natural de um garoto de escola, entre 11 e 14 anos de idade. Essa é a faixa etária que eu conheço melhor, e se você não desenvolve um bom senso de humor e algumas tiradas, você nunca enfrenta bem esse período.

ÉPOCA – O senhor já sabia muito de mitologia. Mas teve de estudar outros assuntos para escrever os livros sobre Percy Jackson?
Riordan – Faço muita pesquisa, mas boa parte não é intencional. Por exemplo, cada cenário da série é um lugar em que eu e minha família já estivemos. Sempre conto as histórias aos meus filhos antes, e quis usar os lugares com os quais eles têm uma ligação pessoal – Nova York, Los Angeles, Denver, Las Vegas, Saint Louis. Para O mar de monstros (livro dois) Percy faz um cruzeiro pelo Caribe. Isso é algo que eu nunca havia feito, então minha família teve de viajar num cruzeiro para “pesquisa”. Ser escritor é dureza!

ÉPOCA – O senhor acha que a série Percy Jackson pode aumentar o interesse das crianças pela literatura clássica? Já ouviu falar de algum fã seu que decidiu ler Odisseia, de Homero, ou Eneida, de Virgílio?
Riordan – Escuto isso o tempo todo de professores e de bibliotecários. Professores usam o Percy Jackson com frequência como aquecimento para seus módulos sobre Homero ou sobre mitologia grega. Bibliotecários contam que suas seções de mitologia juntavam poeira até que Percy Jackson apareceu, e agora não conseguem manter os livros nas prateleiras. Acho isso maravilhoso.

ÉPOCA – Quais as diferenças entre escrever para crianças e para adultos, na sua opinião?
Riordan – Escrever para crianças é mais complicado, pois é um público mais difícil. Elas não vão ficar com você se sair dos trilhos. Você tem que manter a história em movimento e dar-lhes uma razão para se importar com ela. No entanto, escrever para crianças é muito mais divertido, porque elas ficam bastante entusiasmadas com os livros de que gostam. Também é algo gratificante, pois tenho a chance de transformar as crianças em leitores para a vida toda.

ÉPOCA – O senhor está envolvido na produção do filme O ladrão de raios? O que espera dele? E como é ver algo que escreveu adaptado para o cinema?
Riordan – Não, não estou envolvido. Provavelmente é melhor assim, porque não tenho a menor ideia sobre como se faz um filme e tenho certeza de que bagunçaria tudo. É algo ao mesmo tempo empolgante e que me deixa ansioso. John Le Carré uma vez disse que ver alguém transformar um livro seu num filme é como assistir a alguém transformar seus bois num caldo de carne. É verdade. Na minha opinião, o livro é sempre melhor que a versão para o cinema. Mas é claro, todo mundo está tão empolgado com o filme. Eu apenas espero que façam direito.

Fonte: Revista Época
 
Bem legal essa entrevista! Acho que falei na minha apresentação, mas foi esse tópico que me fez descobrir o Meia Palavra. :)
Eu estava procurando no google quando sairia a continuação do Ladrão de Raios e um dos links era o desse tópico.
Eu achei genial a forma com que o autor interligou a mitologia grega com a vida contemporânea e o humor sarcático do personagem principal me ganhou. O Ladrão de Raios e O Mar de Monstros são extremamente divertidos e muito interessantes. Estou numa dúvida cruel aqui se encomendo os outros três em inglês mesmo ou aguardo as publicações em português.
 
O Tauil só leu a entrevista que a Anica postou!!!! XD
Ou pior, ele não me considera alguém. :(

Mas falando sério, Tauil, o livro é bom demais! Muito interessante e divertido, como eu já disse no post que está acima do seu. Virei fã da série. Até postei um tópico sobre o segundo livro, O Mar de Monstros, que é tão bom quanto O Ladrão de Raios. Coloquei um trechinho do livro lá, que não tem problema ler, não entrega a história, mas a gente consegue perceber o quanto é divertido e como interliga a mitologia grega com a vida de um adolescente nos dias de hoje. Dá uma olhada: :)
http://www.meiapalavra.com.br/showthread.php?tid=2967
 
Olá...

Os livros são muito bons... Eu praticamente comi o segundo livro (Mar de Monstros) li em uma tarde... Achei muito melhor do que o primeiro, mais engraçado em certos momentos e com um final de cair o queixo.

Grande abraço...
 
Mais um que entra para a minha lista de livros que quero ler, bem, está mais parecendo um pergaminho do que uma lista, acho nem se eu vivesse mais 100 anos conseguiria ler tudo e olha que não acredito viver mais de 10!
 
ih gente fiquei como ultima a postar mas tudo bem, eu acho o seguinte do livro:
superdemais o livro eu achei varias partes do livro bem engraçadas e tambem me deixou com uma duvida no ar sera que annabeth e percy ficam juntos.
não me levem a mal mas eu gosto de historias de aventura seguido de um pouco de romance, pra mim não tem coisa melhor que isso, mas seria uma pena se eles so se passassem por amigos, quer dizer pra mim......
bem vou parar de falar,oops, escrever mas sera que alguem sabe se os dois ficam juntos, por favor quem souber de algo diga, to morrendo de curiosidade pra ler o mar de monstros.....
agora sim eu paro de falar
¬¬
 
Ahh eu como ja postei no tópico de apresentações conheci o fórum por meio desse tópico, assim como ja foi dito por outro membro procurando alguma notícia da continuação dessa série... mas pelo visto ainda nem sinal da continuação do "o Mar de Monstos"
Então não resta mais nada a nao ser esperar!
Flw!
 
Acabei de ler hoje.
É realmente muito bom. Dá para notar que o livro foi escrito inteirinho nos moldes de Harry Potter, mas vale a pena deixar a criticidade de lado e curtir a história, que afinal é um ótimo entretenimento. A leitura é leve e instigante, deixa o leitor vidrado em cada passo dado pelo protagonista. As alusões à mitologia são coerentes, embora os deuses sejam apresentados sob forma moderna. Vale a pena a leitura, recomendo.
 
Oi Alisson, sei lá, eu não achei que o livro seja no muito parecido com os do Harry Potter. Somente o fato de que é um menino e ele é diferente, e precisa aprender sobre essa diferença que existe entre ele e os mortais normais :)
Mas todo o desenrolar da estória e as razões porque acontecem as situações em que ele se mete e é exigido são bem diferentes. A personalidade do menino é um outro ponto que eu destaco e que difere bastante do Harry. A condição dele é totalmente diferente, eu acho, pois o que acontece no acampamento é mais uma descoberta do poder que já exite nele, o que não vejo no Harry. Acho que com o Harry é mais um apredizado que depende muito de terceiros e com o Percy não. Não sei, mas na minha visão, as semelhanças entre as duas estórias são mínimas.
 
[align=justify]Sim, Lana, o conteúdo das duas séries não é o mesmo, e eu também seria capaz de listar inúmeras diferenças entre o Percy e o Harry quanto à personalidade. O que eu quis dizer é que tive a impressão de que o Rick Riordan quis repetir a fórmula deixada por Rowling, uma espécie de "receita de bolo" que ele resolveu seguir.
Tipo, teve a ideia de escrever um livro infanto-juvenil que envolvesse mitologia grega e desenvolveu uma história diferente sob um molde já consagrado: um garoto diferente que descobre pertencer a um mundo o qual não sabia existir; é levado a um lugar cheio de crianças como ele, onde se sente bem e toma lições, de alguma forma; se envolve em aventuras junto com o melhor amigo meio atrapalhado e uma garota sabe-tudo; é o ponto central de uma profecia que desconhece. Sim, o livro se desenrola de forma diferente, Hermione e Annabeth não são idênticas, muito menos Grover e Rony, mas não há como negar que a premissa dos personagens é a mesma. Quíron vagamente lembra Dumbledore e por aí vai. Para mim, as semelhanças são significativas, sim.
Mas lembrando que isso é só a minha impressão sobre a história, talvez Rick Riordan sequer tenha lido um livro de J.K. Rowling na vida e isso tudo seja paranoia minha mesmo. :dente:
E além de que, não vejo mal algum em utilizar uma "fórmula" de sucesso para desenvolver uma história diferente. E isso de modo algum desmerece o livro, que, como falei, é muito bom e vale a pena ser lido. ^^[/align]
 
Alisson, você ainda não leu O Mar de Monstros? Agora que você colocou todas as semelhanças que encontrou, entendi seu comentário. É que a continuação muda bastante esse cenário com relação ao Quíron e o Groover, pelo menos eu achei isso. E aí acabei misturando tudo, não levando em consideração que você estava comentando apenas O Ladrão de Raios, me desculpe. :timido: É que os dois ficam meio que em segundo plano nessa continuação. Até acho que pela maneira com que 'O Mar' terminou, eles voltem a ter mais destaque novamente, mas estão surgindo novos personagens que, acredito, vão aumentar as diferenças entre as duas séries. E acho que vai ser muito legal! Não deixe de ler O Mar de Monstros que está ótimo! :tchauzim:
 
Eu estou lendo O Mar de Monstros, Lana.
Ainda estou na metade do livro, mas já percebi as diferenças. :sim:
 
uma coisa digo..... eu ja li os dois livros.
li o ladrão de raios em tres dias e o mar de monstros em unico dia...... certo eu comecei á ler numa livraria mas isso e o de menos.
concordo com alisson, harry potter tem suas semelhanças com percy e annabeth com hermione isso inclui gorver no pacote junto de rony, quanto aos dois, a unica diferença para mim e que grover e um satiro, pois vejam bem:
rony e desajeitado e grover tambem, os dois se metem em varias enrascadas e podem ser bem engraçados.
mas acho que estou apenas reforçando a iéia de alisson
XD
 
Saiu o teaser trailer do filme:


Não é muito revelador, só mostra uma cena, na verdade. Os efeitos ficaram legais.
 
Última edição por um moderador:
o treailer pode não ser assim tão relevante mas é muito bom, na estréia do filme vou estar lá..... sorte que vai ser época de férias
:rofl:
 
Alisson disse:
Saiu o teaser trailer do filme:


Não é muito revelador, só mostra uma cena, na verdade. Os efeitos ficaram legais.

Gostei bastante do teaser.. eu nao tinha visto ainda e concordo com você em relação aos efeitos!

acho que é um filme que vai fuigir um pouco do que está ocorrendo por ai... uma história diferente da que estamos acostumados a ver ultimamente no cinema! (mesmo que feita numa "receita conhecida")

Só espero que não fuja muito do livro para não estragar a espectativa dos fãns!

Estarei lá na estreia com certeza ^^
 
Última edição por um moderador:
[size=medium]olha a minha história:Estava eu procurando novidades sobre o maravilhoso livro e coleção que Rick Riordan escreveu quando achei esse site.XD
Achei legal e me juntei a vocês!!!Devo dizer olá povão!!!
Hei.Eu queria dizer também que eu já li Ladrão de raios,Mar dos monstros,A maldição dos Titãs.Eu baixei os três últimos tendo somente o primeiro.
O quarto eu li por uma tradução do Google e ficou horrível.Eu baixei os outros em ótima qualidade no www.4shared.com
Que a saga continue tão boa quanto está!!!:winner:
E que o filme faça jus ao seu título!!!:winner:
Adoro ler pessoas!:lendo:
Bjs,
Fui!!
 
Sou fãn de carterinha de Harry Potter...
E hoje dia 22 de julho, olhando livros na livraria saraiva (site), vi esse livro, O Ladrão de Raios, e me interessei, ao ver mais sobre, corri na livraria da minha cidade comprar um exemplar, estou muito feliz... ainda não comecei a ler, mas segundo os relatos de todos aqui, terei que repartir o meu fanatismo por harry com o Percy tbm, :P

Abraço pessoal...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo