• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Ladrão de Raios - Rick Riordan

Eu concordo com tudo em Gênero, número e grau Petra!

Já tinha até comentado isso em algum outro tópico! Sinceramente, adaptações pro cinema eu entendo, mas o que fizeram com o filme não foi adaptação! Simplesmente não tem nada a ver com o livro, nem a objetivo principal do Percy é o mesmo! Eu queria ter a oportunidade de conversar com os diretores e roteiristas do filme e perguntar se eles ao menos leram o livro! :ameaça:
 
Nossa! Que revolta essa de vocês. XD
Então vou ficar um pouco longe do filme por enquanto,
e olha que nem o livro me empolgou muito, o que direi do filme então?:tedio:
 
Para você que ainda não entrou nessa vibe Percy Jackson, seria algo como Harry Potter sem Voldemort, entende?

É mais ou menos isso mesmo. Tirei do artigo do Diego postado aqui.

Algumas pessoas que não tinham lido o livro e viram o filme gostaram bastante dele, então talvez ele não seja tão desesperador quanto eu penso. Mas vá lá Claudinha, se aventure no filme, mas vá com a idéia de que não é nem mesmo uma cópia infiel do livro, é quase como outra história.
 
lukazmenezes disse:
Pra quem gosta de mitologia e tem hábito de ler as lendas gregas, ficou um pouco fácil de desvendar alguns mistérios, mas apesar disso, a narrativa do livro é perfeita, o livro é bem agradável e simples de ler, falando assim n tenho do q reclamar (e não achei o livro clichê) ¬¬

Para mim foi o contrário Lukaz, não sei nada sobre lendas gregas, mitos, deuses, até me senti meio perdida no começo da história, mas nada que atrapalhe a leitura!

Eu comecei a ler e não parei mais, achei a história divertida, personagens cativantes, mistura que deu certo entre os deuses e o mundo contemporâneo... Uma história que dá vontade de estar junto com os personagens, ser filha(o) de um deus olimpiano também :rofl:
 
Eu tinha uma noção muuuuuito básica de mitologia grega. Inclusive, depois do livro me interessei horrores, mas até hoje não achei nenhum livro bom sobre o assunto, só livros voltados para crianças (com uns desenhos bem feios!). Se alguém aí souber de algum, avisa ae! XD
 
Anne! disse:
Eu tinha uma noção muuuuuito básica de mitologia grega. Inclusive, depois do livro me interessei horrores, mas até hoje não achei nenhum livro bom sobre o assunto, só livros voltados para crianças (com uns desenhos bem feios!). Se alguém aí souber de algum, avisa ae! XD

Eu li e gostei desse daqui: Mitologia Grega de Pierre Grimal, um livro de bolso da L&PM, da coleção Encyclopaedia.
É pequeno e baratinho, e serviu pra eu ter uma noção do assunto.
 
Clara V. disse:
Anne! disse:
Eu tinha uma noção muuuuuito básica de mitologia grega. Inclusive, depois do livro me interessei horrores, mas até hoje não achei nenhum livro bom sobre o assunto, só livros voltados para crianças (com uns desenhos bem feios!). Se alguém aí souber de algum, avisa ae! XD

Eu li e gostei desse daqui: Mitologia Grega de Pierre Grimal, um livro de bolso da L&PM, da coleção Encyclopaedia.
É pequeno e baratinho, e serviu pra eu ter uma noção do assunto.

Para conhecer melhor a mitologia grega e um pouco de outras recomendo O Livro de Ouro da Mitologia. Ele tem umas 500 páginas mas é um dos melhores livros sobre o tema que li!! E no Submarino está menos de R$ 20!!!
 
Rafaela disse:
Clara V. disse:
Anne! disse:
Eu tinha uma noção muuuuuito básica de mitologia grega. Inclusive, depois do livro me interessei horrores, mas até hoje não achei nenhum livro bom sobre o assunto, só livros voltados para crianças (com uns desenhos bem feios!). Se alguém aí souber de algum, avisa ae! XD

Eu li e gostei desse daqui: Mitologia Grega de Pierre Grimal, um livro de bolso da L&PM, da coleção Encyclopaedia.
É pequeno e baratinho, e serviu pra eu ter uma noção do assunto.

Para conhecer melhor a mitologia grega e um pouco de outras recomendo O Livro de Ouro da Mitologia. Ele tem umas 500 páginas mas é um dos melhores livros sobre o tema que li!! E no Submarino está menos de R$ 20!!!
Valeu pela dica Rafaela.
Queria mesmo saber sobre um livro bom de mitologia.

Faz tempo que to com vontade de ler O Ladrão de Raios. Pelo que eu li até agora não é chupinhado do Harry Potter apesar de ter coisas em comum.
 
Rafaela disse:
Para conhecer melhor a mitologia grega e um pouco de outras recomendo O Livro de Ouro da Mitologia. Ele tem umas 500 páginas mas é um dos melhores livros sobre o tema que li!! E no Submarino está menos de R$ 20!!!

Deu uma olhada lá Rafaela, e esse que vc tá falando é o da Martin Claret?
 
O livro foi uma grande obra de Rick. Mesmo com as incontáveis comparações com o livro de Rowling, Percy Jackson e o Ladrão de Raios conseguiu fascinar a muitos, até mais que o grande sucesso Harry Potter.

A saga hoje está completa, se encerrando totalmente com o livro: Arquivos do Semideus. Ainda não o li, mas com alguns comentários que olhei no fórum, creio que será uma grande aventura.

Em termos de tradução ou erros de impressão, posso falar que este é muito bem traduzido e impresso, não encontrei nenhum erro.

Quando falamos do filme, concordo plenamente com quem diz que foi um desgosto assistí-lo. Sei que para se elaborar um filme, devem ser cortadas algumas cenas do livro, mas nunca em exagero. A história foi alterada, e creio que muitos fãs não gostaram do que viram.
 
Vinicius Underwood disse:
O livro foi uma grande obra de Rick. Mesmo com as incontáveis comparações com o livro de Rowling, Percy Jackson e o Ladrão de Raios conseguiu fascinar a muitos, até mais que o grande sucesso Harry Potter.

A saga hoje está completa, se encerrando totalmente com o livro: Arquivos do Semideus. Ainda não o li, mas com alguns comentários que olhei no fórum, creio que será uma grande aventura.

Em termos de tradução ou erros de impressão, posso falar que este é muito bem traduzido e impresso, não encontrei nenhum erro.

Quando falamos do filme, concordo plenamente com quem diz que foi um desgosto assistí-lo. Sei que para se elaborar um filme, devem ser cortadas algumas cenas do livro, mas nunca em exagero. A história foi alterada, e creio que muitos fãs não gostaram do que viram.

Cara, eu gostei muito da saga Percy Jackson como literatura pipoca, para ler cada livro num dia, mas acho HP bem melhor, até porque acontece mais coisa. Só para lembrar, a saga acaba em O Último Olimpiano. Quanto aos Arquivos do Semideus, mesmo eu que gostei de PJ, odiei o livro, é puro caça-níquel com nada interressante. Foi uma das piores compras que fiz este ano.
 
Comecei a ler The lightening thief e confesso q não gostei muito, mas quero tentar novamente, pois gosto de mitologia, acho q o momento nã era propício.
 
Essa questão das adaptações ou "adaptações" como é o caso do Ladrão de Raios é beeem complicada. Quem lê os livros dificilmente fica satisfeito com o que está nos filmes ou então, quem não é leitor acha os filmes ruins. São linguagens muito diferentes, no cinema o roteirista pensa visualmente, precisa passar o máximo de informações possíveis através de imagens, diferente do escritor que utiliza fluxos de consciência, quantos diálogos desejar e ainda conta com um narrador que pode explicar determinadas coisas. Livros filmados dificilmente geram bons filmes, podem até agradar aos fãs leitores, mas como obras fílmicas individuais são ruins.
Infelizmente o Ladrão de Raios não é uma coisa e nem outra: é um filme ruim e uma adaptação pior ainda. Quando se adapta uma história as mudanças são válidas - uma vez que necessárias -, mas acho que há um limite, não se pode desvirtuar a história original, perder a essência das personagens. E é bem o que acontece em O ladrão de raios. O cinema hollywoodiano, especialmente o infantojuvenil está cada vez mais raso e simplista.
 
É verdade Mariana, a questão é que o filme ficou horrível mesmo analisando somente como um filme, se analisar como adaptação nem se fala. É como se tivessem adaptado Harry Potter tirando o Voldemort e colocando o Draco Malfoy como principal vilão.
 
Concordo com a Mariana também, o filme ficou muito ruim mesmo. Até meus amigos que não leram o livro detestaram o filme, e eu, que li, então, nem se fala. Me arrependi de ter pagado o ingresso do cinema. Mas ainda há casos piores. Só de pensar na adaptação de Eragon, eu fico bravo. Melhor nem falar nisso....
 
Bom, retomando a discussão do livro...

Gostei da resenha do Diego para o Meia Palavra. E achei interessante o dinamismo que ele dá a história, com capítulos curtos e sempre rodeados de novidades e muita ação... além disso trazer a mitologia para os dias atuais foi uma sacada inteligente, e ele constroi isso muito bem no decorrer do primeiro livro.

E já vi alguns estudos sobre escritas baseadas em técnicas usadas nesse livro... o que é no mínimo curioso!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo