1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

O Ladrão de Raios - Rick Riordan

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por joao p., 3 Fev 2009.

1. joao p.

joao p. Guardião da Luz de Arinium

Percy Jackson - O Ladrão de Raios

Desde quando J.K. Rowling terminou a saga de Harry Potter, muitos estão se indagando quem iria ser o sucessor do jovem bruxo. A resposta veio no final do ano passado para nós brasileiros, seu nome é Percy Jackson.

Percy Jackson e os Olimpianos é uma série de livros juvenis de aventura escritos pelo autor Rick Riordan que começou a ser publicada em 2005 nos EUA e vem se tornando sucesso absoluto de crítica e venda. A série parte de uma premissa interessante. O que aconteceria se os deuses gregos ainda estivessem vivos no mundo atual e com as mesmas características e vícios da Mitologia?

O livro nos apresenta um garoto chamado Perceu “Percy” Jackson que não se ajusta em nenhuma escola por ser considerado indisciplinado, hiper-ativo e disléxico. A história começa com ele aos 12 anos e prestes a ser expulso de sua sétima escola, ele mora com a mãe e o padrasto que odeia e não sabe quem é seu pai. De repente, sem nenhuma explicação lógica começa a ser perseguido por feras mitológicas e outras entidades da Mitologia Grega, tais como Fúrias, Parcas e o Minotauro.

Quem conhece mitologia, comentou que a série é bem fiel as histórias da mitologia, as características de cada deus, monstro e entidade são mantidas mas adaptadas a realidade atual. A única liberdade que o autor tomou foi a existência de uma filha para Atena, já que na mitologia a deusa nunca teve filhos ou casos com mortais.

O livro é recheado de referências as mitologias gregas, Percy descobre todo um mundo mágico que julgava jamais existir, muito parecido quando Harry descobre a existência de bruxos no mundo contemporâneo. Alguns irão considerar plágio o que Rick fez, porém ele apenas utilizou um padrão que deu certo para as aventuras da escritora Rowling, pegue três crianças, jogue-as em mundo mágico e dê a elas uma missão.

Quatro livros já foram publicados em inglês, com um ainda a ser lançado:

O Ladrão de Raios (The Lightning Thief)
    O Mar de Monstros (The Sea of Monsters)
    A Maldição dos Titãs (The Titan’s Curse)
    A Batalha do Labirinto (The Battle of the Labyrinth)
    O Último Olimpiano (The Last Olympian)

a história parece boa, pelo menos eu achei criativa
    Será que vai ser realmente o sucessor de HP?????

2. Shaytan

Shaytan Usuário

RE: Percy Jackson - O Ladrão de Raios

Gosto muito de Mitologia, fiquei curioso para ler os livros, infelizmente meu inglês ainda não me permite ler e entender 100% um livro, alguma previsão para o lançamento dos outros livros aqui no Brasil?

3. imported_Capitu

imported_Capitu Usuário

Qunado eu comprei o Eclipse veio um folhetinho dentro falando desse livro. Citou até que ele tinha ficada na lista dos mais vendidos nos EUA.

4. Alisson P.

Alisson P. Usuário

A moda agora é arranjar sucessores para Harry Potter, já disseram o mesmo com Tunnels, Coração de Pedra, The Eyes of a King e uma infinidade de outros títulos que seguem a linha de Rowling. Mesmo desacreditado, pretendo dar uma olhada nesse livro, já que sou fascinado por mitologia grega.

5. joao p.

joao p. Guardião da Luz de Arinium

na comu no orkut estavm dizendo que o segundo livro sai em março ou em abril (o primeiro já foi lançado!)

6. Shaytan

Shaytan Usuário

Vou esperar um pouquinho mais para ler então, sou extremamente curioso, caso goste do livro ficarei impaciente esperando a tradução dos outros ^^.

7. Liv

Liv Visitante

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
    O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Duas palavras: EU QUERO! *___*

8. Ramalokion

Ramalokion Mecha-de-Folha

Até me interessei... mas eu tenho como politica deixar lançarem pelo neos 2 livros de uma série pra poder comprar! Vai que eu gosto e depois tenho que esperar pra ler?

9. Bilbo Bolseiro

Bilbo Bolseiro Bread and butter

Eu estava me interessando enquanto lia a descrição, até chegar nessa parte: "(...)O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI.(...)". Aí meu interesse minguou, rs

10. Alisson P.

Alisson P. Usuário

Adoro mitologia grega, com certeza esse vai pra minha wish list. :lendo:
    Uma coisa que não gostei foi o modo como a mídia vem rotulando a série. Aff, ninguém mais pode lançar um livro de fantasia infanto-juvenil sem ser apontado como 'novo sucessor de Harry Potter'? Já perdi a conta de quantos "sucessores" a imprensa já arrumou depois do fim da série de Rowling. ¬¬

P.S: Já existe um
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    sobre isso aqui no fórum, Liv.

11. Liv

Liv Visitante

Mesclado o tópico está.

12. Cadortel

Cadortel Usuário

Já li o Ladrão de raios, e considero melhor que Harry Potter, pelo menos no arquétipo dos semideuses, bem retratados na narrativa, e o tom de viver as aventuras em nosso mundo, não tranto dos humanos como trouxas e sim mortais, logo posto meu artigo no Homemnerd para vcs verem oq traz Rick Riordan.:lily:

13. Márcio Bicalho

Márcio Bicalho Usuário

Bem, se ainda não é outro Harry Potter bem que está no caminho.

Em Junho de 2004 a 20th Century Fox adquiriu os direitos de filmagem do livro
    . Em Abril de 2007 o diretor
    foi contratado para conduzir o projeto
    . Em Novembro do mesmo ano o roteirista
    foi contratado para adaptar um roteiro baseado no livro. O título oficial para o film é "Percy Jackson and the Lightning Thief"
    e a estréia está prevista para 12 de Fevereiro de 2010
    . Também está confirmado que o ator
    foi escalado como Percy Jackson e
    como Grover Underwood
    .
    atuará como Annabeth Chase
    .

14. Liv

Liv Visitante

Belo post, Van Door!

Eu geralmente gosto de adaptações de literatura infanto-juvenil, raramente erram nos filmes.(Salvo, é claro, alguns HP's ) Vamos ver esse!

15. Alisson P.

Alisson P. Usuário

Hehe, o Percy Jackson vai ser o guri de Efeito Borboleta, legal. Quanto ao Chris Columbus como diretor... Humm, acho que realmente estão apostando na série como sucessora de Harry Potter, né?

16. Breno C.

Breno C. Usuário

Meu grande medo em relação a essa criações baseadas na mitologia Grega ou em qualquer outra, é distorção que se dá aos personagens. Colocar Zeus como um deus bonzinho ou Hades como um puta sádico doentio é maldade com a história. Mas estão dizendo que o livro é fiel, minha pergunta é: até onde vai essa fidelidade?

Agora é ler para saber mais detalhes.

17. Alisson P.

Alisson P. Usuário

Eu também estive pensei nisso quando ouvi falar de Percy Jackson pela primeira vez... Mas quem leu parece garantir que a história não chega a ser tão deturpada quanto aquele desenho da Disney, por exemplo, que fez Hércules matar o minotauro, namorar com a Medusa e ser filho de Hera e Zeus. :susto: Acho que o Rick Riordan deve ter estudado atentamente os mitos gregos antes de escrever esse livro (ou assim espero).

18. Celly Borges

Celly Borges Usuário

Esse livro é maravilhoso! Se continuar assim com certeza vai ultrapassar Hp em preferência - para mim, ao menos.

Nossa, não vejo a hora de ler a continuação!

É viciante! Paguei 25 reais, e valeu cada centavo!

19. renatadayres

renatadayres Usuário

os livros sao otimos,em relaçao aos deuses e outros seres mitologicos o livro é bem fiel,zeus nao é nada bonzinho e hades bem,nao é nenhum santo mas tampouco um sadico fdp.o livro realmente me prendeu,li em um so dia,custa em torno de 25/30 nas lojas mas comprei por 20 no site das americanas.vale a pena ler

20. Liv

Liv Visitante

Não sabia desse link com a mitologia, mó legal, heim?

Compartilhar